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Simulado SEGPLAN-GO de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado SEGPLAN-GO de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO SEGPLAN-GO DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso SEGPLAN-GO.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da SEGPLAN-GO que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores SEGPLAN-GO, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado SEGPLAN-GO de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso SEGPLAN-GO.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso SEGPLAN-GO. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO SEGPLAN-GO
Para realizar o simulado SEGPLAN-GO você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado SEGPLAN-GO você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para SEGPLAN-GO é aqui!


#168781
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(1,0) 1 - 

Com relação as práticas conservacionistas e fatores de formação do solo é CORRETO afirmar:

I. A matéria orgânica é fonte dos elementos N, S, P às plantas. E seu conteúdo na maioria dos solos, varia entre 1 a 10%. A matéria orgânica (MO) do solo é a parte da fração sólida constituída de compostos orgânicos de origem animal e vegetal, em seus diferentes estágios de transformação. O estágio mais avançado de transformação é denominado de húmus.

II. Para conservar a natureza, particularmente o solo e a água, é necessário o envolvimento coordenado e integrado de todos os fatores. E a bacia de drenagem devido a sua interdependência dos atributos abióticos e bióticos no seu interior, localiza de forma natural o problema de conservação. Por isso a pequena bacia de drenagem deve corresponder a unidade fundamental de trabalho na conservação do solo e água.

III. Na conservação do solo são usadas várias práticas edáficas e vegetativas, porém nem sempre são suficientes para evitar a erosão. Por isso é necessário a adoção de procedimentos complementares para reduzir a velocidade de escoamento superficial e consequentemente a capacidade de transporte de sedimentos. São exemplos: barreiras mecânicas, terraços, canais escoadouros, bacias de captação de águas pluviais e barragens, dentre outras.

IV. A equação universal de perda de solo (USLE), é utilizada para estimar a erosão entre sulcos e no sulco. Dentre suas variáveis estão a erodibilidade da chuva (R) e a erosividade do solo (K). A erodibilidade da chuva (R) é representada por um índice numérico que expressa a capacidade, esperada em dada localidade de causar erosão, em dada área sem proteção. A erosividade do solo (K) é a resistência do solo a erosão hídrica, sendo dependente de outros fatores.

  • a) I e II
  • b) I, II e IV
  • c) III e IV
  • d) I, II e III
  • e) I, III e IV
#168782
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(1,0) 2 - 

Com relação ao solo e os seus fatores de formação, assinale a opção FALSA:

  • a) As partículas primárias do solo (argila, silte e areia) geralmente se encontram agrupadas, formando partículas maiores (agregados), dando ao solo a sua estrutura. As partículas do solo areia, silte e argila, apresentam características diferenciadas, tanto do ponto de vista físico e químicos, como mineralógico, influenciando em grande parte os processos que governam a dinâmica do solo.
  • b) O intemperismo é o conjunto de modificação de ordem física (desagregação) e química (decomposição) que as rochas sofrem ao aflorar na superfície da Terra. Os fatores que controlam a ação do intemperismo são o clima, relevo, fauna e a flora, a rocha parental, e o tempo de exposição aos agentes intempéricos.
  • c) Na formação dos solos ocorrem reações físicas, químicas e biológicas que determinam diferentes horizontes, com características peculiares. Os solos com horizonte B latossólico, são solos pouco desenvolvidos, profundos, bastante intemperizado, com muita diferenciação entre horizontes.
  • d) São reconhecidos cinco fatores que influenciam na formação do solo: material de origem ou rocha parental (M); tempo ou idade (I); clima (C); relevo (R); e organismos vivos (O). A atuação desses últimos quatro fatores em diferente intensidades sobre o material de origem (M), podem resultar diferentes tipos de solo.
  • e) A erosão hídrica, propriamente dita pode ser dividida nas seguintes fases: desagregação, transporte e deposição. A desagregação é primeira fase do processo erosivo, com o desprendimento das partículas. Depois ocorre o transporte que é a transferência das partículas de solo de um local para outro. E por último a deposição desse material desagregado.
#168783
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(1,0) 3 - 

Tendo como princípio os conceitos de infiltração, encrostramento superficial e escoamento superficial é CORRETO afirmar:

I. Infiltração é o processo pelo qual a água atravessa a superfície do solo. Assim sendo, a disponibilidade de água tem relação direta com quantidade de água que infiltra no solo. Essa água que infiltra também determina o balanço de água na zona radicular das culturas. O processo de infiltração também é de fundamental importância para o manejo e conservação do solo e da água.

II. Encrostamento superficial é um fenômeno causado pelo impacto da gota de chuva sobre o solo, promovendo o rearranjo das partículas e o adensamento e consolidação de uma estrutura superficial. Uma vez formado esse encrostamento a taxa de infiltração é consideravelmente aumentada.

III. O escoamento superficial corresponde ao segmento do ciclo hidrológico relacionado ao deslocamento das águas sobre a superfície do solo. Associado a esse escoamento há o transporte de partículas de solo em suspensão.

  • a) Todas as afirmações são corretas.
  • b) I e III são corretas.
  • c) II e III são corretas.
  • d) Somente a III é correta.
  • e) I e II são corretas.
#168784
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(1,0) 4 - 

De acordo com a Resolução CONAMA nº 01/86, que trata dos critérios básicos e as diretrizes gerais para uso e implementação da Avaliação de Impacto Ambiental como um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, assinale a alternativa FALSA:

  • a) Essa resolução trata da elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão competente, com relação ao processo de licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente.
  • b) O EIA desenvolverá, no mínimo, as seguintes atividades técnicas: Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto; Análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas; Definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos; Elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos, indicando os fatores e parâmetros a serem considerados.
  • c) O EIA, além de atender à legislação, em especial os princípios e objetivos expressos na Lei de Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA, obedecerá também as diretrizes adicionais fixadas pelo órgão estadual ou municipal competente considerando as peculiaridades do projeto e características ambientais da área.
  • d) O RIMA, refletirá as conclusões do estudo de impacto ambiental. Ele deve ser apresentado de forma objetiva e adequada a sua compreensão. As informações devem ser traduzidas em linguagem acessível, ilustradas por mapas, cartas, quadros, gráficos de modo que se possam entender as vantagens e desvantagens do projeto, bem como todas as consequências ambientais de sua implementação.
  • e) Correrão por conta do órgão ambiental licenciador do empreendimento, todas as despesas e custos referentes à realização do estudo de impacto ambiental, tais como: coleta e aquisição dos dados e informações, trabalhos e inspeções de campo, análises de laboratório, estudos técnicos e científicos e acompanhamento e monitoramento dos impactos, elaboração do RIMA e fornecimento de pelo menos 5 (cinco) cópias.
#168785
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(1,0) 5 - 

Considerando o disposto na Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 237/97, analise as seguintes proposições e marque a alternativa CORRETA:

I. A Licença Prévia (LP) é expedida pelo Poder Público e concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação. Ressalta-se que a LP é opcional no processo de Licenciamento Ambiental.

II. A Licença de Instalação (LI) é a única etapa obrigatória do processo de Licenciamento Ambiental, ela é aquela que autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante;

III. O órgão ambiental competente, responsável pelo processo de licenciamento, mediante decisão motivada, poderá modificar os condicionantes e as medidas de controle e adequação, suspender ou cancelar uma licença expedida, quando ocorrer: Violação ou inadequação de quaisquer condicionantes ou normas legais. Omissão ou falsa descrição de informações relevantes que subsidiaram a expedição da licença. Superveniência de graves riscos ambientais e de saúde.

  • a) I e II.
  • b) I e III.
  • c) Somente a III.
  • d) II e III.
  • e) Todas as afirmações estão corretas.
#168786
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(1,0) 6 - 

A respeito das prescrições da Norma de Desempenho (NBR 15.575), publicada em 2013 com o objetivo de estabelecer critérios de desempenho que atendam às exigências dos usuários de edifícios habitacionais, assinale a alternativa INCORRETA:

  • a) O termo durabilidade expressa o período esperado de tempo em que um produto tem potencial de cumprir as funções a que foi destinado, num patamar de desempenho igual ou superior àquele predefinido. Para tanto, há necessidade de correta utilização, bem como de realização de manutenções periódicas em estrita obediência às recomendações do fornecedor do produto, sendo que as manutenções devem recuperar parcialmente a perda de desempenho resultante da degradação.
  • b) As paredes internas e externas, com ou sem função estrutural, devem permitir o acoplamento de portas e apresentar desempenho de forma que, quando as portas forem submetidas a 10 operações de fechamento brusco, as paredes não podem apresentar falhas, tais como rupturas, fissuras, destacamentos no encontro com o marco, cisalhamento nas regiões de solidarização do marco ou destacamentos em juntas entre componentes das paredes.
  • c) Vida útil é o período de tempo em que um edifício e/ou seus sistemas se prestam às atividades para as quais foram projetados e construídos, com atendimento dos níveis de desempenho previstos na NBR 15.575, considerando a periodicidade e a correta execução dos processos de manutenção especificados no Manual de Uso, Operação e Manutenção, podendo ser entendida como sinônimo de garantia legal ou contratual.
  • d) Para minimizar os efeitos dos ruídos produzidos nas edificações residenciais, faz-se necessária a adequada isolação acústica por parte de fachadas, coberturas, entrepisos e paredes de geminação. Além de critérios de isolação ao som aéreo, a norma inclui disposições para a isolação ao ruído transmitido por impactos, fator extremamente importante para os entrepisos e coberturas acessíveis.
  • e) Com relação à propagação horizontal de chamas entre apartamentos e habitações geminadas, é necessário que se restrinja a possibilidade de passagem do fogo por meio das junções da parede de geminação com o piso e com o forro, além da propagação pela cobertura ou pelas fachadas. Para materiais com índice de propagação de chamas significativo (madeiras não tratadas contra fogo, plásticos não auto extinguíveis etc.), a parede entre habitações deve se estender além da superfície da cobertura e além da superfície da fachada, sendo constituída unicamente por materiais incombustíveis.
#168787
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(1,0) 7 - 

A respeito das definições relativas ao orçamento de obras e serviços de engenharia, assinale a alternativa CORRETA:

  • a) A composição de custo unitário define o valor financeiro a ser despendido na execução de uma unidade de determinado serviço e é elaborada com base em coeficientes de produtividade, de consumo e de aproveitamento de insumos, cujos preços são coletados no mercado. Os consumos ou coeficientes de aplicação dos insumos são obtidos por meio de apropriação dos serviços na obra, de cálculos técnicos em função das características dos serviços, pelas observações e experiência das empresas do ramo da construção, de sistemas próprios de orçamentação, ou mediante a utilização de manuais técnicos de composições de serviços de engenharia.
  • b) A curva ABC de serviços é uma tabela obtida a partir da planilha orçamentária da obra, na qual os itens do orçamento são agrupados e, posteriormente, ordenados por sua importância relativa de preço total, em ordem crescente, determinando-se o peso percentual do valor de cada um em relação ao valor médio do orçamento, calculando-se em seguida os valores percentuais acumulados desses pesos. Sua importância reside em permitir a avaliação global do orçamento com o exame de apenas uma parte dos serviços, que representem uma parte significativa do valor da obra.
  • c) Os custos com a mão de obra mensalista são apropriados pela permanência dos trabalhadores, ou seja, considerando o total de horas remuneradas, independentemente do período efetivamente trabalhado, considerando-se, no cálculo dos encargos sociais, os feriados e o repouso semanal remunerado. Os custos com a mão de obra horista são apropriados considerandose apenas as horas efetivamente trabalhadas. No cálculo dos encargos sociais não são considerados o repouso semanal remunerado e os feriados, pois essas parcelas são pagas aos empregados de forma complementar, através de um percentual inserido no BDI da obra.
  • d) O custo dos equipamentos é expresso nas composições de custo unitário em horas de trabalho. Os custos com equipamentos podem ser classificados em custos horários produtivos (correspondendo aos custos do equipamento em pleno funcionamento, consumindo combustível, incluindo os gastos com operação, depreciação e propriedade) e custos horários improdutivos (correspondendo ao custo do equipamento parado, com motor desligado, incluindo os gastos com a mão de obra do operador e os custos de manutenção e propriedade).
  • e) Define-se BDI como um percentual aplicado sobre o custo para chegar ao preço de oferta a ser apresentado ao cliente. Em sua composição, deve ser evidenciada a taxa de rateio das administrações local e central, percentuais de tributos incidentes sobre o preço de serviço, taxa de risco, seguro e garantia do empreendimento e taxa de remuneração do construtor (lucro).
#168788
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(1,0) 8 - 

Patologia pode ser entendida como a parte da engenharia que estuda os sintomas, os mecanismos, as causas e origens dos defeitos das construções civis, ou seja, é o estudo das partes que compõem o diagnóstico do problema. Sobre a patologia das edificações, é INCORRETO afirmar que:

  • a) O fenômeno da fissuração ocorre quando as deformações provenientes dos esforços de tração aos quais o concreto é submetido excedem sua capacidade resistente. Tal capacidade varia, entre outros fatores, com a idade do concreto e a velocidade de desenvolvimento da deformação. As variações dimensionais podem ser ocasionadas por variação de temperatura, absorção ou perda de umidade, reações álcali-agregado, pela ação de agentes deletérios como os íons sulfato e como resultado da aplicação de carga.
  • b) As causas mais comuns para ocorrência de manifestações patológicas nos revestimentos são deficiências de projeto, desconhecimento das características dos materiais empregados e/ou emprego de materiais inadequados, erros de execução, seja por deficiência de mão de obra, desconhecimento ou não observância de normas técnicas e ausência ou ineficiência de manutenção.
  • c) Deficiências nos níveis de pressão e vazão, no fornecimento de água e no desempenho dos equipamentos instalados, rupturas nas tubulações por perda de estanqueidade, ruídos nas instalações e entupimentos são as principais anomalias verificadas nos sistemas prediais de distribuição de água e reduzem, frequentemente de forma significativa, o adequado desempenho funcional destes sistemas.
  • d) Os revestimentos externos funcionam para a edificação como a primeira camada de proteção contra agentes ambientais, sendo, portanto, elementos que precisam ter suas características respeitadas ou, pelo menos, ser de fácil substituição/manutenção, visando um nível mínimo de desempenho. Os requisitos mínimos de desempenho estão relacionados à capacidade que o envelope da edificação apresenta em garantir durabilidade e resistência à agentes externos, equilibrando a qualidade e conduzindo a baixos custos com manutenção.
  • e) A corrosão é o fenômeno patológico de ocorrência mais comum em metais e resulta na alteração das características e propriedades do material, reduzindo sua resistência mecânica, elasticidade, ductilidade, estética e resgatando a durabilidade da edificação. São fatores que influenciam no processo de corrosão as características físicas e químicas do metal e o ambiente no qual a edificação está inserida.
#168789
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(1,0) 9 - 

Sobre o que preconiza a boa técnica a respeito da execução e fiscalização dos serviços de pavimentação e sinalização rodoviária, assinale a alternativa INCORRETA:

  • a) A escolha de uma jazida deve satisfazer sucessivamente aos critérios técnico e econômico. Uma vez atendidos todos os requisitos de qualidade exigidos pelas normas que disciplinam a execução dos serviços correspondentes (sub-base, base etc.), as jazidas que devem ser escolhidas são justamente as que se encontram mais próximas (menor custo de transporte) dos destinos dos seus produtos.
  • b) O procedimento de execução de uma camada de base exige o espalhamento, umidificação e homogeneização do material, seguida da compactação. Os controles tecnológico e geométrico são menos rigorosos para essa camada e, devido à própria estrutura do material a ser empregado (mais granular), normalmente se utilizam os rolos vibratórios lisos ao invés dos do tipo pé de carneiro.
  • c) A sinalização das rodovias é classificada em horizontal (executada diretamente na superfície do pavimento, como pintura de faixas, setas e zebrados, instalação de tachinhas e tachões, entre outros) e vertical (instalação de placas, pórticos, balizadores etc.). Ainda que concluída a pavimentação da rodovia ou da via urbana, esta somente deve ser liberada ao tráfego após a devida sinalização, tanto horizontal quanto vertical, aguardando-se o período mínimo de tempo para a cura do revestimento, antes da execução/instalação da sinalização.
  • d) A sub-base é a primeira das camadas próprias da pavimentação de uma rodovia, constituindo uma camada com função estrutural, sendo definida no dimensionamento da rodovia. As sub-bases podem ser executadas utilizando-se solos, misturas de solos, misturas de solos com outros componentes (areia, brita, cimento etc.) ou outras soluções determinadas em projeto. Deve-se observar a qualidade dos materiais a serem aplicados, os procedimentos básicos de execução e realizar rigoroso controle tecnológico e geométrico.
  • e) A imprimação consiste basicamente na aplicação de uma camada de asfalto diluído sobre a base. Para tanto, utiliza-se a vassoura mecânica, para remover o excesso de finos da camada de base, evitando que eles se aglutinem com o ligante asfáltico, absorvendo-o e impedindo sua adequada penetração na camada, e o caminhão espargidor de asfalto, caminhão tanque com barra de distribuição traseira e dispositivo espargidor para correções em pequenas áreas.
#168790
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(1,0) 10 - 

A Lei nº 8.666, conhecida como Lei de Licitações, institui as normas para licitações e contratos da Administração Pública, referentes à contratação de obras e serviços de engenharia. No que diz respeito às modalidades de licitação definidas pela Lei de Licitações, assinale a assertiva INCORRETA:

  • a) Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.
  • b) Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
  • c) Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 5 (cinco) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.
  • d) Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.
  • e) Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.
#168791
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(1,0) 11 - 

A Lei nº 13.591, de 18 de janeiro de 2000, instituiu novo instrumento de execução da política industrial do Estado de Goiás, o Programa de Desenvolvimento Industrial de Goiás – PRODUZIR que, por força do Decreto nº 8.127, de 25 de março de 2014, teve prorrogado para 31 de dezembro de 2040 o seu limite de fruição. Sobre este tema assinale a alternativa INCORRETA:

  • a) O PRODUZIR congregará e compatibilizará todas as ações do Governo de Goiás voltadas para o desenvolvimento da indústria goiana, observadas as diretrizes do planejamento governamental.
  • b) Os estabelecimentos para os quais tenha sido aprovado projeto de implantação, expansão e diversificação da atividade produtiva, revitalização, relocalização ou reestruturação econômico-financeira podem promover o reenquadramento do projeto, com a finalidade de aumentar o valor do financiamento.
  • c) Para a consecução do seu objetivo de promoção do desenvolvimento industrial, o PRODUZIR contará, exclusivamente, com recursos provenientes: do Fundo de Desenvolvimento de Atividades Industriais FUNPRODUZIR; de dotações orçamentárias e repasses do Governo do Estado de Goiás; de repasses do Fundo Constitucional do Centro-Oeste – FCO, resguardadas suas normas e condições operacionais; de transferências e repasses da União, Municípios e Externas e de empréstimos e repasses de instituições e fundos destinados ao financiamento de políticas de desenvolvimento econômico e regional.
  • d) Para dar suporte financeiro ao PRODUZIR, foi criado o Fundo de Desenvolvimento de Atividades Industriais – FUNPRODUZIR, de natureza contábil e orçamentária, com autonomia financeira e administrativa, com o objetivo de financiar projetos e ações complementares consideradas de interesse do desenvolvimento industrial do Estado de Goiás, podendo ter seus recursos utilizados para pagamento de despesas com pessoal e encargos sociais dos servidores da estrutura de fomento ao desenvolvimento econômico do Estado de Goiás para os exercícios de 2015 e 2016.
  • e) O desvirtuamento do projeto e utilização inidônea dos recursos do financiamento, o encerramento das atividades do projeto ou da empresa e a revogação do Termo de Acordo de Regime Especial pela Secretaria de Estado da Fazenda, são exemplos de condutas que podem levar à revogação do contrato de financiamento pela Comissão Executiva do PRODUZIR.
#168792
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(1,0) 12 - 

Dentre as competências gerenciais no relacionamento com as pessoas, está:

  • a) a avaliação de pessoal e de desempenho.
  • b) o pensar clara e analiticamente.
  • c) a tomada de decisões e a avaliação de riscos.
  • d) a identificação e a solução de problemas
  • e) o estabelecimento de metas e de padrões.
#168793
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(1,0) 13 - 

Cidadãos da União Europeia, nos chamados PIIGS, acreditam que a crise, em tudo semelhante a vivida no Brasil, irá piorar. A maioria dos entrevistados julga que os governos ao reduzirem em demasia os gastos públicos, podem gerar consequências danosas, sendo a mais preocupante:

  • a) internacionalização econômica, suspensão da democracia e ditadura militar.
  • b) queda da demanda de bens e serviços, aumento do desemprego e baixa dos salários.
  • c) perda de autonomia política, privatização do ensino e saúde.
  • d) estatização de empresas públicas, crise cultural e dos movimentos sociais.
  • e) insegurança econômica, enfraquecimento militar e ocupação estrangeira.
#168794
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(1,0) 14 - 

Os princípios contábeis, no setor público, são basilares para:

  • a) Verificar os fatos administrativos e registrá-los segundo o princípio de competência, tanto para as receitas como para as despesas.
  • b) Verificar os fatos administrativos e registrá-los segundo o princípio de realização, para as receitas, e de competência, para as despesas.
  • c) Verificar se o controle e o acompanhamento das variações do patrimônio público são realizados de acordo com os princípios contábeis e normas vigentes para a prestação de contas de responsáveis pela guarda dos bens públicos.
  • d) Avaliar os fatos administrativos sob a luz da legislação vigente e obedecendo aos princípios contábeis geralmente aceitos, visando a efetuar os registros em função da utilidade dos resultados.
  • e) Garantir a fidelidade à realidade das operações e aos fenômenos ocorridos no Patrimônio, além das variações patrimoniais ocorridas dentro de um período temporal.
#168795
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(1,0) 15 - 

A Lei nº 8.666/93 regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, instituindo normas para licitações e contratos da Administração Pública. Concernente às licitações dispensadas, dispensáveis e inexigíveis, assinale a alternativa CORRETA:

  • a) É inexigível a licitação quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas.
  • b) A licitação é dispensada para a locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da administração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a sua escolha, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia.
  • c) A alienação de bens móveis da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e a licitação será dispensável no caso de bens produzidos ou comercializados por órgãos ou entidades da Administração Pública, em virtude de suas finalidades.
  • d) É dispensável a licitação para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
  • e) A alienação de bens móveis da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e a licitação será dispensada no caso de permuta, permitida exclusivamente entre órgãos ou entidades da Administração Pública.