Simulado SEFAZ-SP | CONCURSO
SIMULADO SEFAZ-SP
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no SEFAZ-SP.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da SEFAZ-SP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores SEFAZ-SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado SEFAZ-SP contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no SEFAZ-SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no SEFAZ-SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO SEFAZ-SP
Para realizar o simulado SEFAZ-SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado SEFAZ-SP você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para SEFAZ-SP é aqui!
- #206319
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEFAZ-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Assinale a opção que reúne os enunciados abaixo em um período sintática e semanticamente coerente, coeso e gramaticalmente correto.
- Conflitos organizacionais são inevitáveis.
- Conflitos organizacionais são aqueles que ocorrem na situação de trabalho.
- A inevitabilidade dos conflitos organizacionais se dá porque as empresas constituem um sistema social composto por pessoas.
- Essas pessoas têm características próprias de personalidade, história de vida, desejos e expectativas.
(Com base em Luiz Carlos Cabrera, VOCÊ/SA, março 2008, 95)
- a) Dado serem as empresas um sistema social composto por pessoas que têm características próprias de personalidade, história de vida, desejos e expectativas, tornam os conflitos organizacionais que ocorrem na situação de trabalho inevitáveis.
- b) Os conflitos organizacionais - os que ocorrem na situação de trabalho - são inevitáveis uma vez que as pessoas que têm características próprias de personalidade, história de vida, desejos e expectativas trabalham em empresas que constituem um sistema social composto por pessoas.
- c) O fato de as empresas serem um sistema social composto por pessoas com suas características próprias de personalidade, história de vida, desejos e expectativas, faz com que os conflitos organizacionais (os que ocorrem na situação de trabalho) sejam inevitáveis.
- d) A inevitabilidade dos conflitos organizacionais - aqueles que ocorrem na situação de trabalho - se dá porque as empresas constituem um sistema social composto por pessoas, que têm características próprias de personalidade, história de vida, desejos e expectativas - fato que torna os conflitos organizacionais inevitáveis.
- e) Pessoas com características próprias de personalidade, história de vida, desejos e expectativas tornam os conflitos organizacionais, aqueles que ocorrem na situação de trabalho, inevitáveis - o que tornam as empresas um sistema social composto.
- #206320
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEFAZ-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Assinale a opção que, ao apresentar uma paráfrase do trecho sublinhado, desrespeita e distorce os sentidos principais do texto original.
Está de novo no ar a discussão (a) em torno da necessidade de estabelecer um "estado forte" no Brasil. O estímulo para o debate, desta vez, é a crise econômica, que turbinou os amigos do "estado forte" pelo mundo afora (b) - eis aí, argumentam eles, a prova de que os governos têm de mandar muito mais do que mandam (c), para não deixar que problemas tão sérios assim continuem ocorrendo (d). Os mais esperançosos chegam a imaginar, até, que existe em toda essa história uma demonstração de que o capitalismo, afi nal, ainda pode ser derrotado (e) em algum momento do século XXI, após 200 anos de tentativas malsucedidas para acabar com ele.
(J. R. Guzzo, Veja, 21/1/2009, 134.)
- a) Entrou novamente na pauta atual de discussão o debate
- b) que entusiasmou, no mundo todo, os defensores do "estado forte"
- c) a evidência da necessidade de o Estado exercer mais firmemente seu poder de mando
- d) a fim de evitar que conjunturas tão graves como essa continuem a acontecer
- e) que, com toda essa situação, o capitalismo se mostre, enfim, longe de vencer
- #206321
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEFAZ-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
O texto abaixo foi adaptado do Editorial de O Estado de S. Paulo de 21/1/2009. Assinale a opção que representa continuação coesa e coerente para o texto.
O desemprego em dezembro dá uma ideia mais clara, e nada animadora, do tamanho da crise instalada no País desde o trimestre fi nal de 2008. No mês passado, foram fechados 654.946 postos de trabalho formais, segundo informou o governo. Foi mais que o dobro do número registrado um ano antes, quando foram demitidos, em termos líquidos, 319.414 trabalhadores com carteira assinada. O aumento das demissões é normal no fim do ano, principalmente na indústria, depois de encerrada a produção para o Natal.
- a) Porquanto nas três primeiras semanas de janeiro o intercâmbio de mercadorias continuou piorando e, até dia 18, o Brasil acumulou um défi cit de US$ 390 milhões.
- b) Desta vez, no entanto, as dispensas foram surpreendentes, mesmo levando-se em conta a piora das condições econômicas.
- c) Essas informações sobre o comércio exterior, já conhecidas, confi rmaram a perda de impulso das exportações e a contínua redução do superávit comercial.
- d) Mesmo que, se o presidente da República e seus ministros têm novos planos para reanimar a economia, não devem esperar muito mais tempo para iniciar sua execução.
- e) Esse dado sobre as exportações é mais um indicativo da tendência de redução de emprego.
- #206322
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEFAZ-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Complete o trecho com a opção que respeita a coerência e a progressão das ideias, sem incorrer em contradição e redundância.
A pobreza absoluta que vitima parcela expressiva da população como também o baixo grau de severidade da punição característica da legislação penal brasileira não são fatores sufi cientes para explicar os elevados níveis de roubos e homicídios que caracterizam nosso cotidiano. Parcela importante do problema reside_______________ ______________________________________________
(Luis Flávio Sapori, Correio Braziliense, 16/1/2009, 17.)
- a) na omissão do sistema judiciário brasileiro em punir com rigor e exemplaridade os roubos e homicídios que acontecem diariamente no país.
- b) na leniência das leis do código penal brasileiro aplicadas aos crimes bárbaros e hediondos.
- c) na existência de grotões de miséria em todo o país, seja nas regiões menos desenvolvidas quanto nas cidades mais ricas e industrializadas.
- d) na ausência de uma política de segurança pública que reforce a operacionalidade das polícias, da justiça e do sistema prisional.
- e) na falta de recursos financeiros do grande contingente de brasileiros - de todas as partes do país - que orbita a periferia das grandes cidades.
- #206323
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEFAZ-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Assinale a opção que apresenta período construído com os núcleos do sujeito e do predicado da oração principal do período transcrito a seguir.
A partir de um fragmento perdido, no qual o fi lósofo Blaise Pascal fala, de passagem, sobre loucura política, julgada por ele território fértil em imperfeição humana, o velho jornalista e também fi lósofo italiano Emilio Rossi, morto há um mês, escreveu livro saboroso, com o título deste artigo e o subtítulo Ironia e veritá di Pascal (Edizioni Studium, Roma, 1984).
(Rubem Azevedo Lima, A política como loucura, Correio Braziliense, 12/1/2009, 12.)
- a) A loucura política foi julgada pelo filósofo Blaise Pascal, em um fragmento perdido, como imperfeição humana.
- b) Com o título A política como loucura, Emilio Rossi escreveu um livro saboroso, a partir de um fragmento de Pascal.
- c) Jornalista e filósofo, Emilio Rossi morreu em dezembro de 2008.
- d) No livro que tem como título o mesmo do artigo de Rubem Azevedo Lima, Blaise Pascal trata, de passagem, da loucura política.
- e) Tida pelo autor como território fértil em imperfeição humana, a loucura política é tratada em livro pelo jornalista e filósofo Emilio Rossi.
- #206324
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEFAZ-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo.
nunca mais assistir __1__ tragédias humanitárias como a que dizimou a vida de seis milhões de pessoas entre 1939 e 1945. __2__ esperanças, porém, mostraram-se vãs. Gaza serve de exemplo. Encurralada, __3__ população da faixa de 362km² (1,5 milhão de pessoas) protagoniza o horror que escandaliza __4__ consciências civilizadas dos cinco continentes e mobiliza protestos nas principais cidades da Terra. O cenário assusta. Homens, mulheres e crianças que se concentram numa das regiões de maior densidade populacional do planeta são as vítimas de uma guerra na qual não são soldados. Submetidos __5__ uma chuva de mísseis __6__ onze dias, tiveram o território invadido também por terra. Tanques, armas e os militares mais bem treinados do mundo abrem caminho no terreno em que cada centímetro é disputado por milhares de pessoas. O apagão, aliado ao frio e __7__ falta de água potável, acrescenta desespero ao ambiente digno do inferno de Dante. (Correio Braziliense, Editorial, 6/1/2009.)
- a) 1= a / 2= Ás / 3= a / 4= umas / 5= à / 6= a / 7= à
- b) 1= a / 2= Essas / 3= uma / 4= às / 5= a / 6= há / 7= a
- c) 1= a / 2= As / 3= a / 4= as / 5= a / 6= há / 7= à
- d) 1= à / 2= Umas / 3= à / 4= à / 5= a / 6= a / 7= uma
- e) 1= às / 2= Tais / 3= essa / 4= essas / 5= à / 6= a / 7= a
- #206325
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEFAZ-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Julgue os a/as destacados no texto abaixo e assinale a opção correta em relação à existência de crase.
A sociedade brasileira, cada vez mais, quer conhecer e debater as políticas, planos e programas de desenvolvimento, previamente a (1) tomada de decisão pelo Poder Público e a (2) luz dos objetivos da sustentabilidade e da melhoria dos processos de negociação e de controle social. Essa discussão é orientada pela busca do melhor juízo sobre a (3) defesa ambiental com vistas a (4) adoção de um processo de natureza negocial, baseado numa abordagem de gestão pública compartilhada, que não deve estar restrita as (5) agências ambientais. Visa, também, à defi nição de espaços adequados e permanentes para o diálogo de forma a (6) se antecipar aos potenciais confl itos socioambientais associados as (7) propostas de desenvolvimento e a (8) redução de ações de intervenção que remetam as (9) decisões a (10) esfera do Judiciário.
Devem ser acentuados com acento grave os a/as destacados com os números:
- a) 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8, 9
- b) 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10
- c) 3, 6, 9, 10
- d) 1, 2, 4, 5, 7, 8, 10
- e) 1, 2, 5, 6, 10
- #206326
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEFAZ-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Os trechos abaixo constituem sequencialmente um texto adaptado do Editorial do Correio Braziliense de 6/1/2009. Assinale a opção em que o segmento está gramaticalmente correto.
- a) Antes dos conflitos, Gaza estava estrangulada. Sitiada entre o mar e o muro construído por Israel (que controlam entradas e saídas de pessoas e produtos), a estreita faixa depende totalmente de Telavive.
- b) Também inútil foram às resoluções da ONU, sistematicamente desrespeitadas ao longo de sessenta anos. No meio do tiroteio, milhões de inocentes. Eles pagam a conta de outros.
- c) A resposta desproporcional já fez centenas de mortos e milhares de feridos entre os civis. No vácuo da transição de governo nos Estados Unidos e dos feriados de fim de ano, os países da Europa faz tentativas de obter trégua afim de abrir espaço para a diplomacia.
- d) Representantes do Hamas aceitaram ir ao Egito para negociar uma solução. Até agora as iniciativas foram inútil.
- e) O bloqueio de dezoito meses escasseou alimentos, agasalhos, remédios. O cessar-fogo, que previa o levantamento do cerco, não obteve êxito. Essa a razão, segundo o Hamas, grupo que controla Gaza, de romper a trégua com lançamento de foguetes contra o país vizinho.
- #206327
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEFAZ-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Os trechos abaixo constituem sequencialmente um texto adaptado do Editorial do Estado de Minas de 6/1/2009. Assinale a opção em que o segmento está gramaticalmente correto.
- a) As estatísticas estão aí a desafiar o bom senso e, sobretudo, a honestidade que todos temos de ter para reconhecer que têm faltado indignação e atitude sufi cientes para se exigir e para se construir o fim dessa barbárie.
- b) Até parece que nunca divulgou-se qualquer coisa à respeito do perigo que se esconde nas curvas mal feitas e no excesso de velocidade nas rodovias, ou sobre a carona para a morte que representa o efeito da bebida sob o motorista.
- c) Como um rotundo e vergonhoso fracasso - é assim que as autoridades e a própria sociedade deveria encarar os números que provam, mais uma vez, a incontrolável capacidade do motorista brasileiro e das estradas que corta o país de transformar o descanso, o lazer e a viagem em tragédias.
- d) Afinal, tão inaceitável quanto o tamanho da tragédia é o conformismo com a sua macabra repetição. Se os números deste fi m e começo de ano não servirem de combustível para uma reação fi rme e produtiva, então é por que já se perderam até mesmo o compromisso com a vida.
- e) Foi 124 mortes, no período de 20 de dezembro até 4 de janeiro, somente nas estradas que corta o território mineiro. Nas rodovias estaduais, morreram 35 pessoas e 475 ficaram feridas. Na malha rodoviária federal mineira, a tragédia teve dimensão alarmante: 89 mortes, representando aumento de 53% em relação ao ano passado.
- #206328
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEFAZ-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Os trechos abaixo constituem um texto adaptado do Editorial do Correio Braziliense de 7/1/2009.
Assinale a opção que apresenta erro gramatical.
- a) Pelos autos de infração, é possível concluir que a tragédia não se deve a imperfeições no asfalto, iluminação ou sinalização. Deve-se, sobretudo, a falhas humanas.
- b) Divulgados pela Polícia Rodoviária Federal, os números da Operação Fim de Ano, em vigor de 20 de dezembro a 4 de janeiro, demonstram, com clareza, que muito ainda precisa ser feito para que o asfalto não mate nem aleije.
- c) O balanço assusta e, ao mesmo tempo, causa indignação. Foram 7.140 acidentes nos 61 mil quilômetros das rodovias federais. O saldo: 435 mortos e 4.795 feridos.
- d) A história se repete com monotonia. Ano após ano, o balanço de acidentes nas estradas registram números ascendentes. Neste fi m de 2008 e início de 2009, o enredo não mudou.
- e) Das 171.265 violações, 99.435 tiveram como causa o excesso de velocidade; 1.043, embriaguez. Ao ligar a chave de ignição, o condutor precisa ter uma certeza: ele tem uma arma nas mãos.