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Simulado SEFAZ-RS | Auditor Fiscal da Receita Estadual – Bloco I | CONCURSO

Simulado SEFAZ-RS | Auditor Fiscal da Receita Estadual – Bloco I

SIMULADO SEFAZ-RS | AUDITOR FISCAL DA RECEITA ESTADUAL – BLOCO I

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEFAZ-RS para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual – Bloco I.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CEBRASPE para o concurso SEFAZ-RS. Estas questões são especificamente para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual – Bloco I, contendo Português que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEFAZ-RS | Auditor Fiscal da Receita Estadual – Bloco I contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEFAZ-RS.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#121951
Banca
CEBRASPE
Matéria
Português
Concurso
SEFAZ-RS
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 1 - 

De acordo com o texto 1A3-II, o poder de tributar é uma

  • a) competência conferida pelos cidadãos ao Estado, com vistas ao bem comum da sociedade.
  • b) condição para a construção de uma relação hierárquica entre governantes e governados.
  • c) obrigação criada pelo Estado para a sua manutenção, mas que, gradativamente, passou a gerar benefícios à sociedade.
  • d) forma de submissão dos cidadãos ao Estado assemelhada a usurpação ou roubo.
  • e) relação anterior à constituição do Estado e da própria sociedade.
#121952
Banca
CEBRASPE
Matéria
Português
Concurso
SEFAZ-RS
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 2 - 

Considerando os sentidos e os aspectos linguísticos do texto 1A3-II, julgue os itens seguintes.

I No trecho “o poder de tributar está na origem do Estado ou do ente político” (ℓ. 5 e 6), a substituição de “ou” por e prejudicaria a correção gramatical do texto.

II A supressão dos parênteses empregados no trecho “(ou a vida pré-política da humanidade)” (ℓ.8) alteraria os sentidos originais do texto.

III No trecho “seria comparável a usurpação ou roubo” (ℓ.19), a forma verbal “seria” expressa dúvida quanto à possibilidade de concretização da referida comparação.

Assinale a opção correta.

  • a) Apenas o item I está certo.
  • b) Apenas o item II está certo.
  • c) Apenas os itens I e III estão certos
  • d) Apenas os itens II e III estão certos.
  • e) Todos os itens estão certos.
#121953
Banca
CEBRASPE
Matéria
Português
Concurso
SEFAZ-RS
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(1,0) 3 - 

Com relação às propriedades linguísticas do texto 1A3-II, julgue os itens a seguir.

I O referente da forma verbal “passassem” (͏ℓ.8) é o termo “as pessoas” (͏ℓ.6).

II As formas pronominais presentes em “geri-la” (͏ℓ.9) e “financiá-la” (͏ℓ.10) possuem referentes distintos no texto.

III O referente da forma pronominal “ele” (͏ℓ.18) é a expressão “o poder de tributar” (͏ℓ.17).

IV A inserção do sinal indicativo de crase em “a usurpação” (͏ℓ.19) não prejudicaria a correção gramatical do texto.

Estão certos apenas os itens

  • a) I e III.
  • b) I e IV.
  • c) II e IV.
  • d) I, II e III.
  • e) II, III e IV.
#121954
Banca
CEBRASPE
Matéria
Português
Concurso
SEFAZ-RS
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(1,0) 4 - 

A correção gramatical e os sentidos do texto 1A3-II seriam preservados se o termo “Em decorrência disso” (ℓ.16) fosse substituído pela seguinte expressão.

  • a) Devido isso
  • b) Em suma
  • c) Por conseguinte
  • d) Consoante isso
  • e) Para tanto
#121955
Banca
CEBRASPE
Matéria
Português
Concurso
SEFAZ-RS
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 5 - 

No texto 1A3-I, a oração “se o Estado reduzisse a tributação de determinado setor da economia” (ℓ. 10 e 11) apresenta, no período em que se insere, noção de

  • a) concessão, uma vez que representa uma exceção às regras de tributação do país.
  • b) explicação, uma vez que esclarece uma ação que diminuiria os custos do referido setor.
  • c) proporcionalidade, uma vez que os custos do referido setor diminuiriam à medida que se diminuísse a tributação.
  • d) tempo, uma vez que a diminuição dos custos do referido setor ocorreria somente após a redução da tributação sobre ele.
  • e) condição, uma vez que a diminuição dos custos do referido setor dependeria da redução da tributação sobre ele.
#121956
Banca
CEBRASPE
Matéria
Português
Concurso
SEFAZ-RS
Tipo
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(1,0) 6 - 

A correção gramatical e os sentidos do texto 1A3-I seriam preservados caso o fragmento “favorecendo-se, assim, a elevação dos seus investimentos” (l.15 e 16) fosse reescrito da seguinte forma.

    • a) que favorecerá, assim, a elevação dos seus investimentos
    • b) em que favorece, assim, a elevação dos seus investimentos
    • c) à qual favoreça, assim, a elevação dos seus investimentos
    • d) cuja elevação dos investimentos seria, assim, favorecida
    • e) o que favoreceria a elevação dos seus investimentos
    #121957
    Banca
    CEBRASPE
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    Português
    Concurso
    SEFAZ-RS
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    (1,0) 7 - 

    Infere-se do texto 1A3-I que a ação do Estado, com relação à política tributária, visa

    • a) ao provimento de receitas e também a finalidades econômicas e sociais.
    • b) à redução de tributos sobre empresas comprometidas com o desenvolvimento social.
    • c) ao aumento do lucro de empresas, com impacto sobre o crescimento do país.
    • d) ao estímulo do setor empresarial pela concessão de isenção do pagamento de impostos.
    • e) ao crescimento da livre concorrência, com aumento dos impostos aplicados a empresas.
    #121958
    Banca
    CEBRASPE
    Matéria
    Português
    Concurso
    SEFAZ-RS
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    (1,0) 8 - 

    O texto 1A3-I organiza-se de forma a apresentar

    • a) argumentos em favor dos objetivos do Estado com relação à política tributária, para convencer o leitor.
    • b) possíveis consequências sociais e econômicas da política tributária.
    • c) procedimentos da atividade de tributação, destacando sua natureza fiscal.
    • d) defesa de ações governamentais mais efetivas no que se refere à política tributária.
    • e) razões para a diminuição de impostos ser considerada mais benéfica que o aumento destes.
    #121959
    Banca
    CEBRASPE
    Matéria
    Português
    Concurso
    SEFAZ-RS
    Tipo
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    (1,0) 9 - 

    A correção e os sentidos do texto 1A11-I seriam preservados se a palavra “enxovalhada” (ℓ.24) fosse substituída por

    • a) desassistida.
    • b) desagravada.
    • c) afamada.
    • d) aplaudida.
    • e) desdenhada.
    #121960
    Banca
    CEBRASPE
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    Português
    Concurso
    SEFAZ-RS
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    (1,0) 10 - 

    Cada uma das opções a seguir apresenta trecho do texto 1A11-I seguido de uma proposta de reescrita. Assinale a opção cuja proposta preserva os sentidos do texto e suas relações coesivas.

    • a) “distante ano” (ℓ.2): ano distante
    • b) “desconhecido compositor” (ℓ.4): compositor desconhecido
    • c) “público refinado” (ℓ.7): refinado público
    • d) “músico menor” (ℓ.14): menor músico
    • e) “desprezo coletivo” (ℓ.12): coletivo desprezo
    #121961
    Banca
    CEBRASPE
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    Português
    Concurso
    SEFAZ-RS
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    (1,0) 11 - 

    Os sentidos originais e a correção gramatical do texto 1A11-I seriam preservados se a forma verbal “invertera” (ℓ.20) fosse substituída por

    • a) inverteria.
    • b) teria invertido.
    • c) invertesse.
    • d) havia invertido.
    • e) houve de inverter.
    #121962
    Banca
    CEBRASPE
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    Português
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    SEFAZ-RS
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    (1,0) 12 - 

    No trecho “aplaudir Pixis como se fosse Beethoven” (ℓ. 29 e 30), do texto 1A11-I, observa-se a figura de linguagem

    • a) catacrese.
    • b) metonímia.
    • c) eufemismo.
    • d) pleonasmo.
    • e) personificação.
    #121963
    Banca
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    Português
    Concurso
    SEFAZ-RS
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    (1,0) 13 - 

    O autor do texto 1A11-I apresenta a narrativa do concerto de Liszt com o propósito de

    • a) reconhecer que Pixis era tão genial quanto Beethoven.
    • b) criticar o modo como algumas pessoas consomem arte.
    • c) dar notoriedade à carreira de Pixis.
    • d) alertar o público de que não se deve confiar em tudo que se lê.
    • e) incentivar o público a ampliar seu repertório musical.
    #121964
    Banca
    CEBRASPE
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    Português
    Concurso
    SEFAZ-RS
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    (1,0) 14 - 

    No segundo parágrafo do texto 1A11-I, o termo “adjetivos” remete às palavras

    • a) verdadeiros” e “relativos”.
    • b) “refinado”, “culto” e “bovino”.
    • c) “admirável”, “maravilhoso” e “extraordinário”.
    • d) “desconhecido” e “compositor”.
    • e) “hoje” e “sempre”.
    #121965
    Banca
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    Português
    Concurso
    SEFAZ-RS
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    (1,0) 15 - 

    No texto 1A11-I, a palavra “medíocre” (ℓ.1) foi empregada com o mesmo sentido de

    • a) carente.
    • b) tímido.
    • c) humilde.
    • d) inexpressivo.
    • e) despretensioso.