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Simulado SEE-PE | Professor de Meio Ambiente | CONCURSO

Simulado SEE-PE | Professor de Meio Ambiente

SIMULADO SEE-PE | PROFESSOR DE MEIO AMBIENTE

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEE-PE para o cargo de Professor de Meio Ambiente .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FGV para o concurso SEE-PE. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Meio Ambiente , contendo Engenharia Ambiental e Sanitária que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEE-PE | Professor de Meio Ambiente contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEE-PE.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#122271
Banca
FGV
Matéria
Engenharia Ambiental e Sanitária Diversas
Concurso
SEE-PE
Tipo
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fácil

(1,0) 1 - 

A figura a seguir, ilustra uma bacia hidrográfica, na qual as linhas em negrito representam os divisores topográficos e as estrelas, os postos pluviométricos. As precipitações dos postos são: A = 30 mm, B = 66 mm, C = 50 mm, D = 42 mm e E = 64 mm:

Simulado SEE-PE | Professor de Meio Ambiente A



Utilizando o Método de Thiessen, a precipitação média sobre a bacia hipotética da figura é de

  • a) 42,3 mm.
  • b) 50,4 mm.
  • c) 51,5 mm.
  • d) 53,7 mm.
  • e) 60,2 mm.
#122272
Banca
FGV
Matéria
Engenharia Ambiental e Sanitária Diversas
Concurso
SEE-PE
Tipo
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(1,0) 2 - 

Um perímetro de irrigação cuja demanda média é de 2600 L/s possui uma fonte de abastecimento subterrânea que garante uma vazão explotável de 1100 L/s e possui de forma complementar um curso d’água superficial cujas vazões médias mensais afluentes, em um ano crítico, são:
Mês ----------- Q(m3 /s) Janeiro --------2,8 Fevereiro ---- 3,5 Março --------- 2,9 Abril ----------- 1,3 Maio ----------- 1 Junho --------- 1,4 Julho ---------- 1,1 Agosto -------- 2,8 Setembro ---- 2,2 Outubro ------- 1,6 Novembro ---- 2,4

Com base nos dados apresentados, assinale a afirmativa correta.

  • a) A demanda será integralmente atendida com a disponibilidade hídrica do aquífero e do rio sem a construção de um reservatório.
  • b) A demanda será integralmente atendida com a disponibilidade hídrica do aquífero sem uso da água do rio
  • c) Será necessário construir um açude no rio com um volume mínimo de 1,2002 x 106 m3.
  • d) Será necessário construir um açude no rio com um volume mínimo de 2,3140 x 106 m3.
  • e) Será necessário construir um açude no rio com um volume mínimo de 3,1104 x 106 m3.
#122273
Banca
FGV
Matéria
Engenharia Ambiental e Sanitária Diversas
Concurso
SEE-PE
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(1,0) 3 - 

Uma Estação de Tratamento de Água tem uma vazão de 25.000 m3/dia e possui um decantador convencional projetado para uma taxa de aplicação superficial (Tes) de 30 m3 /(m2 .dia). Sabendo que a altura desse decantador é de 3 m, o tempo de detenção do fluido nesse reator é de

  • a) 5 horas
  • b) 4,8 horas
  • c) 3,0 horas
  • d) 2,4 horas
  • e) 1,25 horas
#122274
Banca
FGV
Matéria
Engenharia Ambiental e Sanitária Diversas
Concurso
SEE-PE
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(1,0) 4 - 

Na via principal de acesso a um complexo industrial transitam aproximadamente 30 mil pessoas por ano. Uma análise histórica dos índices de acidentes nesse local indicou a ocorrência de 20 acidentes por ano, com uma vítima fatal a cada 50 acidentes.
A esse respeito, o risco individual médio e o risco social ou risco coletivo médio são, respectivamente,

  • a) 0,4% e 0,133 morte/ano.
  • b) 4% e 1,33 morte/ano.
  • c) 0,0040% e 0,0040 morte/ano.
  • d) 0,4 x 10–5 e 0,0000133 morte/ano.
  • e) 1,33 x 10–5 e 0,40 morte/ano.
#122275
Banca
FGV
Matéria
Engenharia Ambiental e Sanitária Diversas
Concurso
SEE-PE
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(1,0) 5 - 

Na sociedade moderna, as atividades econômicas têm sido desenvolvidas com o uso intensivo de uma ou mais formas de energia.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. Substituição de lâmpada dicroica de LED por lâmpada fluorescente compacta na iluminação residencial. II. Uso de coletor solar térmico para aquecimento residencial da água. III. Substituição de um veículo com selo CONPET/IMETRO A por um com selo C no transporte individual.
São exemplos de medidas que aumentam a eficiência energética

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) III, apenas.
  • d) I e II, apenas.
  • e) I e III, apenas.
#122276
Banca
FGV
Matéria
Engenharia Ambiental e Sanitária Diversas
Concurso
SEE-PE
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(1,0) 6 - 

Os poluentes aéreos, quando lançados diretamente das fontes para a atmosfera, são classificados em primários e, quando se formam na atmosfera por meio de reações que ocorrem devido à presença de certas substâncias, são classificados em secundários.
Dentre os itens listados a seguir,
I. material particulado; II. monóxido de carbono (CO); III. ozônio (O3).
são exemplos de poluentes secundários

  • a) somente o item I.
  • b) somente o item III.
  • c) somente os itens I e II.
  • d) somente os itens II e III.
  • e) os itens I, II e III.
#122277
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Engenharia Ambiental e Sanitária Diversas
Concurso
SEE-PE
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(1,0) 7 - 

A indústria do petróleo tem grande preocupação com os acidentes por vazamento, principalmente na etapa de transporte pelos mares.
A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Óleos leves, de baixa densidade, são mais tóxicos à vida aquática, principalmente aos micro-organismos, quando comparados com os de alta densidade. ( ) Óleos mais pesados causam um efeito físico de recobrimento à fauna e flora maior que os óleos mais leves. ( ) O querosene é um exemplo de óleo persistente, que se dissipa mais vagarosamente da superfície do corpo d’água.
As afirmativas são, respectivamente,

  • a) V, V e F.
  • b) V, F e F.
  • c) F, V e V.
  • d) V, F e V.
  • e) F, F e V.
#122278
Banca
FGV
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Engenharia Ambiental e Sanitária Diversas
Concurso
SEE-PE
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(1,0) 8 - 

Os Impactos ambientais podem ser classificados em positivos ou negativos; diretos ou indiretos; temporários, permanente ou cíclicos; de curto, médio ou longo prazo; cumulativo ou sinérgico, etc.
O impacto sobre os corpos d’água, causados de forma difusa pela monocultura com uso de fertilizantes e defensivos agrícolas, é classificado como

  • a) temporário.
  • b) positivo.
  • c) permanente.
  • d) sinérgico.
  • e) cíclico.
#122279
Banca
FGV
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Engenharia Ambiental e Sanitária Diversas
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(1,0) 9 - 

A unidade do sistema de abastecimento de água que acrescenta energia ao fluido a fim de permitir o transporte a pontos mais altos ou mais distantes é

  • a) a captação.
  • b) a rede de distribuição.
  • c) a estação elevatória.
  • d) a adutora.
  • e) o castelo d’ água.
#122280
Banca
FGV
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Engenharia Ambiental e Sanitária Diversas
Concurso
SEE-PE
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(1,0) 10 - 

Segundo a NBR 10.004 de 2004 os resíduos sólidos são classificados em perigosos e não perigosos, tendo esse a subclassificação de inerte e não inerte.
Assinale a opção que indica um exemplo de resíduo Classe II B.

  • a) Jornal empilhado.
  • b) Garrafa de cerveja vazia.
  • c) Lenha não queimada.
  • d) Embalagem de detergente cheia.
  • e) Caixas de papelão vazio.
#122281
Banca
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(1,0) 11 - 

Um dos componentes do sistema municipal de gestão de resíduos é a coleta porta a porta.
Nessa etapa, a parcela do lixo que excede o limite de produção fixado pelo Município e que deve ser coletada por empresa particular credenciada na Prefeitura, mediante pagamento, é denominada lixo

  • a) domiciliar.
  • b) orgânico.
  • c) extraordinário.
  • d) residual.
  • e) comercial.
#122282
Banca
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Engenharia Ambiental e Sanitária Diversas
Concurso
SEE-PE
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(1,0) 12 - 

As estações de tratamento de esgoto utilizam processos físicos, químicos e biológicos, sendo que esses utilizam micro-organismos aeróbios e anaeróbios.
Assinale a opção que apresenta um reator que trata esgotos por processo biológico anaeróbio.

  • a) Tanque de lodos ativados.
  • b) Fossa séptica.
  • c) Reator de filtração por membranas.
  • d) Lagoa de aeração completa.
  • e) Biodisco.
#122283
Banca
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SEE-PE
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(1,0) 13 - 

Um processo de tratamento de água utiliza carvão ativado para remoção da cor, com uma taxa de redução que segue uma reação de primeira ordem e possui constante de reação k de 0,40 dia–1.
Dados: Ln 1,25 = 0,22; Ln 5 = 1,6; ln 10 = 2,3
Nessas condições, o tempo para remover 80% da cor será de

  • a) 1,56 dias.
  • b) 2,15 dias.
  • c) 3,25 dias.
  • d) 4,00 dias.
  • e) 5,75 dias.
#122284
Banca
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Concurso
SEE-PE
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(1,0) 14 - 

A figura a seguir mostra um interceptor de esgotos prediais em que o círculo é um poço de visita (PV).

Simulado SEE-PE | Professor de Meio Ambiente  A



O PV1 recebe da direção B um efluente com vazão QB de 100 L/min e concentração de 200 mg/L e pela direção A um efluente com vazão QA desconhecida e concentração de 100 mg/L.
Sabendo que a concentração efluente do PV1 pela direção C é de 150 mg/L, assinale a opção que indica a vazão (QA) de águas residuárias que entra no PV1 pela direção A.

  • a) 25 L/min.
  • b) 50 L/min.
  • c) 75 L/min.
  • d) 100 L/min.
  • e) 200 L/min.
#122285
Banca
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SEE-PE
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(1,0) 15 - 

Leia o fragmento a seguir.
“O tamanho dos _____ varia em faixas com muitas ordens de magnitude. Desta forma o controle dos _____, com diâmetros a partir de 0,1 mícron, é diferente do controle dos _____, que tem diâmetros da ordem de 0,00001 mícron”.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

  • a) poluentes aéreos – poluentes gasosos – particulados
  • b) poluentes gasosos – particulados - poluentes aéreos
  • c) poluentes aéreos – particulados - poluentes gasosos
  • d) poluentes do solo – poluentes gasosos – particulados
  • e) poluentes do solo – particulados - poluentes aéreos