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Simulado SEE-PE | Professor de Mecânica | CONCURSO

Simulado SEE-PE | Professor de Mecânica

SIMULADO SEE-PE | PROFESSOR DE MECÂNICA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEE-PE para o cargo de Professor de Mecânica .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FGV para o concurso SEE-PE. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Mecânica , contendo Mecânica que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEE-PE | Professor de Mecânica contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEE-PE.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#122251
Banca
FGV
Matéria
Mecânica Diversas
Concurso
SEE-PE
Tipo
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fácil

(1,0) 1 - 

No projeto assistido por computador (CAD), a modelagem de montagens é uma tecnologia que tem encontrado grande aplicação na indústria, pois permite criar um modelo paramétrico tridimensional de uma montagem. Sobre essa tecnologia, analise as afirmativas a seguir.
I. Permite a atualização automática do peso, do centro de gravidade e de outras propriedades inerciais da montagem. II. É sempre possível obter uma estrutura do produto (BOM) completa e atualizada. III. Não se pode criar cortes ou vistas explodidas da montagem, sob prejuízo de serem modificadas outras características.
Está correto o que se afirma em:

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) III, apenas.
  • d) I e II, apenas.
  • e) I e III, apenas.
#122252
Banca
FGV
Matéria
Mecânica Diversas
Concurso
SEE-PE
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 2 - 

A figura a seguir apresenta uma peça que será usinada por uma máquina de comando numérico computadorizado.

Simulado SEE-PE | Professor de Mecânica  A



Para a execução do arredondamento indicado na figura, sabendo que a ferramenta está posicionada no ponto A, a linha de comando é

  • a) G01 X50 Y25, R10
  • b) G01 X50 Y25, C10
  • c) G01 X-50 Y-25, R10
  • d) G02 X50 Y25, C10
  • e) G02 X50 Y25, R10/
#122253
Banca
FGV
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Mecânica Diversas
Concurso
SEE-PE
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(1,0) 3 - 

Na programação de uma máquina de comando numérico computadorizado, o código M09 tem a função de

  • a) desligar o eixo-árvore.
  • b) ligar o refrigerante de corte.
  • c) desligar o refrigerante de corte.
  • d) executar uma parada de programa.
  • e) atribuir o sentido horário de rotação para o eixo-árvore.
#122254
Banca
FGV
Matéria
Mecânica Diversas
Concurso
SEE-PE
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(1,0) 4 - 

Simulado SEE-PE | Professor de Mecânica  B

Nesse conjunto, o primeiro estágio é composto pelas polias 1 (motriz) e 2 (movida), que possuem diâmetros de 40mm e 100 mm, respectivamente, e a polia 1 gira a 400 rpm.

O segundo estágio é composto pelas polias 3 (motriz) e 4 (movida). A polia 3 possui diâmetro de 40 mm e sabe-se que a velocidade final do conjunto redutor é de 50 rpm.

Desse modo, o diâmetro da polia 4 vale

  • a) 64 mm.
  • b) 128 mm.
  • c) 150 mm.
  • d) 256 mm.
  • e) 300 mm.
#122255
Banca
FGV
Matéria
Mecânica Diversas
Concurso
SEE-PE
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(1,0) 5 - 

Deseja-se aplainar uma placa de aço 1045 que possui 140 mm de comprimento. Sabendo que a folga de entrada e saída da ferramenta é igual a 5 mm e que a velocidade de corte é igual 10 m/min., o número de golpes por minuto (gpm) da ferramenta deverá ser de

  • a) 35.
  • b) 37.
  • c) 55.
  • d) 69.
  • e) 72.
#122256
Banca
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Mecânica Diversas
Concurso
SEE-PE
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(1,0) 6 - 

Observe a vista ortográfica de uma peça apresentada a seguir.

Simulado SEE-PE | Professor de Mecânica  C



Assinale a opção que melhor representa o corte A-A indicado na figura.

  • a) Simulado SEE-PE | Professor de Mecânica  D
  • b) Simulado SEE-PE | Professor de Mecânica  E
  • c) Simulado SEE-PE | Professor de Mecânica  F
  • d) Simulado SEE-PE | Professor de Mecânica  G
  • e) Simulado SEE-PE | Professor de Mecânica  H
#122257
Banca
FGV
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Mecânica Diversas
Concurso
SEE-PE
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(1,0) 7 - 

Observe a peça apresentada a seguir

Simulado SEE-PE | Professor de Mecânica  i



Assinale a opção que melhor apresenta as vistas ortográficas dessa peça no 3º diedro.

  • a) Simulado SEE-PE | Professor de Mecânica  J
  • b) Simulado SEE-PE | Professor de Mecânica  K
  • c) Simulado SEE-PE | Professor de Mecânica L
  • d) Simulado SEE-PE | Professor de Mecânica  M
  • e) Simulado SEE-PE | Professor de Mecânica  N
#122258
Banca
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Mecânica Diversas
Concurso
SEE-PE
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(1,0) 8 - 

No desenho de uma peça mecânica, são usados diferentes tipos de linha, como as indicadas a seguir.

Simulado SEE-PE | Professor de Mecânica N

Frequentemente, porém, essas linhas se superpõem e é necessário estabelecer uma precedência entre elas.

A esse respeito, assinale a opção que indica a ordem das linhas, das de maior precedência para as de menor precedência.

  • a) 1 – 2 – 3
  • b) 1 – 3 – 2
  • c) 3 – 1 – 2
  • d) 3 – 2 – 1
  • e) 2 – 3 – 1
#122259
Banca
FGV
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Mecânica Diversas
Concurso
SEE-PE
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Múltipla escolha
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(1,0) 9 - 

Na soldagem MIG/MAG, o metal fundido na ponta do eletrodo tem que ser transferido para a poça de fusão. Sobre as diferentes formas de transferência, analise as afirmativas a seguir.
I. A transferência por curto-circuito ocorre com baixos valores de tensão e corrente; ela acontece quando a gota de metal que se forma na ponta do eletrodo vai aumentando de diâmetro até tocar a poça de fusão. II. A transferência globular ocorre com altas correntes de soldagem, o que diminui o diâmetro médio das gotas de metal líquido. III. A transferência por spray ocorre quando o metal do eletrodo se transfere em gotas que se deslocam sem direção, causando o aparecimento de uma quantidade elevada de respingos.
Está correto o que se afirma em:

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) III, apenas.
  • d) I e II, apenas.
  • e) II e III, apenas.
#122260
Banca
FGV
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Mecânica Diversas
Concurso
SEE-PE
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Múltipla escolha
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(1,0) 10 - 

Na soldagem pelo processo TIG, apesar dos cuidados durante sua execução, alguns defeitos podem ocorrer. A ocorrência, por exemplo, de oxidação do cordão de solda pode estar associada à

  • a) troca entre as mangueiras de água e gás.
  • b) vazão do gás inadequada.
  • c) velocidade de soldagem muito baixa para a corrente usada.
  • d) proteção insuficiente do gás
  • e) soldagem em polaridade inversa.
#122261
Banca
FGV
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Mecânica Diversas
Concurso
SEE-PE
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(1,0) 11 - 

Com um torno, um mecânico deseja realizar um furo de centro em uma peça. Para isso, ele deve seguir os passos a seguir.
1. Alinhamento da broca de centro com o eixo do material. 2. Corte do material com fluido adequado e medição final do furo de centro. 3. Faceamento. 4. Fixação da broca com o mandril. 5. Deslocamento do cabeçote. 6. Centralização e fixação da peça. 7. Fixação do cabeçote na posição correta. 8. Ajuste da rpm e acionamento do torno.
Assinale a opção que indica a ordem correta dos passos apresentados acima.

  • a) 7 – 6 – 3 – 4 – 5 – 8 – 1 – 2
  • b) 7 – 3 – 6 – 5 – 4 – 8 – 1 – 2
  • c) 6 – 4 – 3 – 5 – 7 – 1 – 8 – 2
  • d) 6 – 3 – 5 – 4 – 7 – 1 – 8 – 2
  • e) 6 – 3 – 4 – 5 – 7 – 8 – 1 – 2
#122262
Banca
FGV
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Mecânica Diversas
Concurso
SEE-PE
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(1,0) 12 - 

Em uma operação de retificação plana, há diferentes formas de se fixar a peça à máquina retificadora. Na retificação de uma peça composta por material não ferroso, com formato regular e faces não inclinadas, é usual utilizar-se fixação com

  • a) morsa retificada.
  • b) transpassadores.
  • c) mesa de seno.
  • d) placas prismáticas.
  • e) placas cilíndricas.
#122263
Banca
FGV
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Mecânica Diversas
Concurso
SEE-PE
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 13 - 

A figura a seguir apresenta uma engrenagem cilíndrica de dentes retos, com módulo 4.

Simulado SEE-PE | Professor de Mecânica  O



Considerando que o cabeçote divisor da fresadora possui relação de divisão 60/1 e 15 furos, o diâmetro externo da engrenagem e o número de voltas necessário para a fresagem dessa engrenagem valem, respectivamente,

  • a) 60 mm e 2 voltas.
  • b) 60 mm e 4 voltas.
  • c) 64 mm e 2 voltas.
  • d) 68 mm e 2 voltas.
  • e) 68 mm e 4 voltas.
#122264
Banca
FGV
Matéria
Mecânica Diversas
Concurso
SEE-PE
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 14 - 

Sobre os diferentes ensaios de dureza, analise atentamente as afirmativas a seguir.
I. O ensaio de dureza Brinell utilizando esferas de aço temperado só pode ser realizado em materiais com dureza de até 500HB. II. Os penetradores do tipo esférico ou cônico, utilizados no ensaio de dureza Rockwell, permitem medir durezas de materiais nos quais não é possível a realização do ensaio de dureza Brinell III. Uma desvantagem do uso do ensaio de dureza Vickers é a de que sua escala de dureza é descontínua, o que a impede de agrupar todas as gamas de valores em uma única escala, ao contrário, por exemplo, do ensaio de Brinell.
Está correto o que se afirma em:

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) III, apenas.
  • d) I e II, apenas.
  • e) II e III, apenas.
#122265
Banca
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Mecânica Diversas
Concurso
SEE-PE
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Múltipla escolha
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(1,0) 15 - 

Relacione os tipos de borracha sintética apresentados a seguir às suas respectivas aplicações. 1. Borracha de poli-isopreno 2. Polímeros de clorobutadieno 3. Poliacrílicos 4. Polisulfetos ( ) Discos de sede de válvulas ( ) Pneus para serviços pesados ( ) Tubos para passagem de óleo quente ( ) Pneus para automóveis
Assinale a opção que apresenta a relação correta, de cima para baixo

  • a) 1 – 2 – 4 – 3
  • b) 1 – 3 – 2 – 4
  • c) 4 – 1 – 2 – 3
  • d) 4 – 3 – 2 – 1
  • e) 4 – 2 – 3 – 1