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Simulado SEE-PB | Professor – Biologia | CONCURSO

Simulado SEE-PB | Professor – Biologia

SIMULADO SEE-PB | PROFESSOR – BIOLOGIA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEE-PB para o cargo de Professor – Biologia.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca INSTITUTO AOCP para o concurso SEE-PB. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor – Biologia, contendo Biologia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEE-PB | Professor – Biologia contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEE-PB.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#122574
Banca
AOCP
Matéria
Biologia
Concurso
SEE-PB
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 16 - 

Leia o texto a seguir:

Mutirão planta 260 mudas de árvores na Floresta da Tijuca

Um mutirão reunindo crianças, jovens e adultos plantou, neste domingo (28), 260 mudas de árvores na floresta do Parque Nacional da Tijuca. As mudas foram plantadas na parte baixa da mata, na área do Parque Lage, no bairro Jardim Botânico.

Foram usadas somente mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, plantadas em um terreno de clareira, onde chuvas recentes provocaram queda de árvores. No local, iniciava-se um processo de erosão.

A ação foi coordenada pela bióloga Nadja de Alcântara Oliveira, do Instituto Conhecer para Conservar, ligado ao Grupo Cataratas, empresa responsável pelo gerenciamento de parques e unidades de turismo sustentável, incluindo o Parque das Cataratas do Iguaçu, o Rio Zoo, o AquaRio e o complexo do Cristo Redentor.

Adaptado de:<https://exame.abril.com.br/bra... em: 04 mai. 2019.

De acordo com o texto, o reflorestamento é importante para salvar o planeta. Qual das seguintes alternativas explica a importância das florestas para o planeta?

  • a) As florestas produzem a maior parte do oxigênio do planeta, auxiliando a manutenção dos níveis desse gás na atmosfera.
  • b) Pelo fato de se fixarem no solo e dele extraírem nutrientes, as florestas modificam os solos de tal maneira que os preparam para o plantio de grandes monoculturas durante várias safras ininterruptamente.
  • c) Por fazerem fotossíntese, as plantas da floresta retiram quantidades significativas de gás carbônico, que, em excesso, influencia no aumento da temperatura global.
  • d) A madeira retirada das árvores é importante, pois pode ser usada na indústria moveleira de forma economicamente consciente.
#122575
Banca
AOCP
Matéria
Biologia
Concurso
SEE-PB
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 17 - 

Em 2019, comemora-se o aniversário de 160 anos da primeira publicação do livro A origem das espécies. Nessa obra, Charles Darwin discorre sobre sua teoria com diversos fatos observados na natureza para afirmar suas ideias. Sabe-se que ele foi influenciado por outros pensadores da época. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

    • a) Charles Lyell influenciou Darwin no pensamento sobre a competição que ocorre entre os seres humanos por alimento.
    • b) Thomhttps://admin.concursosaz.com.br/simulado/simulado/questao/multipla-escolha/criacao?prova=8192#as Huxley teve influência sobre o evolucionismo por apresentar a relação entre camadas rochosas e fósseis, sendo essa contribuição enorme para a Geologia.
    • c) Thomas Malthus afirmava que a população humana aumentaria exponencialmente, enquanto o alimento não acompanharia proporcionalmente esse crescimento, levando a espécie humana a uma competição.
    • d) Lamarck auxiliou Darwin com a ideia de que os seres se modificam por uso e desuso.
    #122576
    Banca
    AOCP
    Matéria
    Biologia
    Concurso
    SEE-PB
    Tipo
    Múltipla escolha
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    (1,0) 18 - 

    Leia o texto a seguir:

    O assustador vírus incurável que está dizimando

    criações de porco na China

    As pandemias globais que causam impacto nos suprimentos de comida são especialmente assustadoras. A mais recente ameaça vem da febre suína africana, um vírus altamente contagioso, sem cura conhecida, e com uma taxa de sobrevivência quase nula para os porcos infectados.

    A boa notícia é que a doença (ainda) não é prejudicial à saúde humana. A má notícia é que isso provavelmente trará um prejuízo para o seu bolso. O epicentro da atual crise é a China, maior produtora e consumidora de carne suína do mundo. O país é responsável por mais da metade da população global de porcos.

    A China está lutando para conter a doença, que se espalhou para todas as partes do país desde agosto do ano passado.

    Porcos infectados com a febre geralmente morrem dentro de dez dias. Se um único porco tiver o vírus, todo o rebanho deve ser abatido. Os agricultores sofrem geralmente perdas financeiras substanciais neste processo.

    Ainda que o vírus da febre suína africana possa sobreviver por semanas ou meses em carne de porco crua e congelada, ele não é prejudicial aos seres humanos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal.

    Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/04/26/o-assustador-virus-incuravel-que-esta-dizimando-criacoes-de-porco-na-china.ghtml. Acesso em: 04 mai. 2019.

    Considerando o texto apresentado, percebe-se que os vírus possuem várias características que lhe são marcantes. Uma delas está relacionada ao fato de o vírus da febre suína africana ainda não prejudicar humanos. Qual característica dos vírus está relacionada a esse fato?

      • a) Possuírem especificidade.
      • b) Serem parasitas intracelulares obrigatórios.
      • c) Realizarem ciclo lítico e lisogênico.
      • d) Conseguirem produzir DNA a partir de RNA.
      #122577
      Banca
      AOCP
      Matéria
      Biologia
      Concurso
      SEE-PB
      Tipo
      Múltipla escolha
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      (1,0) 19 - 

      Todo ser vivo apresenta um conjunto de características que não ocorre em seres não vivos. Porém não há consenso entre os cientistas em relação aos vírus, os quais podem ser considerados vivos ou não vivos, dependendo do posicionamento desses estudiosos. Qual das seguintes alternativas apresenta uma característica dos seres vivos que é encontrada nos vírus?

      • a) Célula.
      • b) Metabolismo.
      • c) Crescimento.
      • d) Material genético.
      #122578
      Banca
      AOCP
      Matéria
      Biologia
      Concurso
      SEE-PB
      Tipo
      Múltipla escolha
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      (1,0) 20 - 

      Caçadores de fungos Apenas em 2016, pesquisadores já identificaram 10 novas espécies no país.
      Entre os cerca de 5 milhões de espécies de fungos que se estima existirem no planeta, somente 100 mil foram descritas até hoje. A 'caça' dos especialistas em micologia - área que estuda esses seres vivos - não se limita à procura por eles na natureza: inclui a pesquisa em laboratório para confirmar se os exemplares coletados em campo pertencem a uma nova espécie. Seguindo esse protocolo, após anos reunindo e estudando espécimes em diferentes locais do país, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) descreveram 10 novas espécies de fungos só neste ano. [...] Todas as espécies descobertas são macrofungos, que se caracterizam por suas estruturas reprodutoras - como cogumelos e orelhas- de-pau - visíveis a olho nu. “Uma delas, a Marasmius magnus, foi encontrada por Altielys Magnaco e Jadson S. de Oliveira em lagoas de Florianópolis (SC) e no morro Santana, em Porto Alegre (RS)”, conta a bióloga Maria Alice Neves, do Laboratório de Micologia (Micolab) da UFSC e coordenadora das pesquisas. “A Gloeocantharellus aculeatus foi achada por Fernanda Linhares, Pablo Daniels e por mim tanto na capital catarinense quanto na Reserva Biológica Augusto Ruschi, no Espírito Santo. Já as espécies Clavaria diverticulata, Clavulinopsis dimorphica e Clavulinopsis imperata foram coletadas por mim e por Ariadne Nôbrega Furtado em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul em áreas de floresta atlântica”, esclarece Neves.
      [...] Disponível em: <https://goo.gl/eOTJh8> - Acesso em: 28 mar. 2017
      As estruturas reprodutivas a que se faz referência no texto são os:

      • a) zoósporos
      • b) basidiocarpos
      • c) ascósporos
      • d) comdiósporos