Simulado SEE-MG | Professor de Educação Básica – Educação Física | CONCURSO
SIMULADO SEE-MG | PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEE-MG para o cargo de Professor de Educação Básica – Educação Física.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FUMARC para o concurso SEE-MG. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Educação Básica – Educação Física, contendo Educação Física que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEE-MG | Professor de Educação Básica – Educação Física contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEE-MG.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #122436
- Banca
- FUMARC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece um problema histórico relacionado com o ensino da Educação Física no Brasil. Trata-se da dificuldade em estabelecer uma progressão no ensino dos temas que compõem o universo de conhecimentos que a disciplina deve ensinar nas escolas, ou seja, a BNCC propõe uma maneira de tratar dessa questão ao longo da trajetória escolar.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa proposta.
- a) As dimensões do conhecimento que representam níveis distintos de complexidade na relação com as unidades temáticas estão definidas.
- b) A decisão sobre o que ensinar em cada unidade temática, em cada ano da escolarização, fica por conta de cada professor.
- c) Cada vez que um professor voltar a um conteúdo, deverá avaliar sua turma para decidir se vai introduzir, retomar ou aprofundar o conhecimento.
- d) Os conteúdos a serem ensinados em cada unidade temática pela Educação Física são definidos rigidamente a cada ano da trajetória escolar.
- e) Os níveis de aprofundamento que devem ser observados ao se ensinar uma unidade temática em cada ciclo escolar são determinados.
- #122438
- Banca
- FUMARC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A proposta para a Educação Física da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) parte da compreensão de que se trata de um componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas e significados, entendidas como manifestações expressivas dos sujeitos e patrimônio cultural da humanidade. Assim, para a BNCC, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura, entendido como textos passíveis de leitura e produção. Para sistematizar os conteúdos das práticas corporais, a BNCC estabelece os grupos ou as unidades temáticas a serem ensinadas nas aulas de Educação Física: esportes, brincadeiras e jogos, lutas, danças, ginásticas e práticas corporais de aventura.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta corretamente as características dessas unidades temáticas.
- a) Ginásticas: tendo em vista a grande variedade de organização e significados, foi necessário adotar uma classificação composta por: ginástica geral; ginásticas de condicionamento físico; ginásticas de conscientização corporal.
- b) Lutas: focaliza as disputas corporais, nas quais se empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa.
- c) Práticas corporais de aventura: exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade na interação com um ambiente desafiador.
- d) Brincadeiras e jogos: explora atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela criação e alteração de regras, pela obediência ao que foi combinado coletivamente.
- e) Danças: explora o conjunto de passos e coreografias mais apresentadas nos veículos de mídia. Trata-se de uma prática que busca aumentar a participação das alunas nas aulas, uma vez que se relaciona ao universo feminino.
- #122439
- Banca
- FUMARC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Danças: explora o conjunto de passos e coreografias mais apresentadas nos veículos de mídia. Trata-se de uma prática que busca aumentar a participação das alunas nas aulas, uma vez que se relaciona ao universo feminino.
- a) A contribuição mais significativa da BNCC é o de substituir os currículos das disciplinas escolares das redes públicas federal, estaduais e municipais, na medida em que determina o que deve ser ensinado em cada escola.
- b) Determina os conhecimentos e as competências que os estudantes devem desenvolver ao longo da escolaridade, sendo orientada por princípios éticos, políticos e estéticos.
- c) Fruto de amplo debate com diferentes atores do campo educacional e com a sociedade brasileira, a BNCC tem o propósito de contribuir com construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
- d) Trata-se de um documento de referência, de caráter normativo, que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos brasileiros devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
- e) Uma das finalidades da BNCC é contribuir com a superação da fragmentação das políticas educacionais, com o fortalecimento do regime de colaboração entre as três esferas de governo.
- #122440
- Banca
- FUMARC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Considerando a sistematização da proposta de ensino da Educação Física para o eixo temático ginástica do 6º ao 9º ano do ensino fundamental nas escolas da rede estadual de educação de Minas Gerais, assinale a alternativa que NÃO se relaciona com uma habilidade a ser desenvolvida no tópico “Ginástica como promotora de saúde, lazer e qualidade de vida”.
- a) Riscos da atividade física mal orientada.
- b) Relação entre exercício físico, crescimento e postura.
- c) Benefícios dos exercícios físicos para a saúde.
- d) Ginástica como possibilidade para vivência no lazer.
- e) Elementos ginásticos de cada modalidade.
- #122441
- Banca
- FUMARC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Sobre a abordagem pedagógica que deve ser dada ao esporte de acordo com a proposta de ensino da Educação Física da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Deve-se evitar um tratamento pedagógico crítico ao esporte, uma vez que criticar esta prática representa diminuir sua importância, desqualificar seu significado, reduzir o valor da aprendizagem das técnicas e táticas e a relevância da competição no mundo moderno.
( ) Para ser ensinado, o esporte precisa ser situado histórica e socialmente e vivenciado a partir da compreensão de seus fundamentos e da ressignificação de seus sentidos e significados. É preciso também conhecer benefícios e riscos das modalidades, bem como os valores que as orientam.
( ) A dimensão política do esporte não deve ser tratada pela Educação Física nas escolas, uma vez que um dos benefícios da prática esportiva é exatamente a neutralidade política e ideológica, o que auxilia na redução da tensão e da intolerância no ambiente escolar.
( ) O eixo temático esporte é compreendido pelos seguintes tópicos: história, elementos técnicos, táticas, regras, riscos e benefícios, diferença entre esporte educacional, de participação e de rendimento, hidratação e vestuário, inclusão no esporte, atitudes e valores éticos e democráticos.
Sobre a abordagem pedagógica reservada ao esporte pela proposta de ensino da Educação Física da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a sequência CORRETA.
- a) F – F – V – V
- b) F – V – F – V
- c) V – F – F – V
- d) V – F – V – F
- e) V – V – V – F
- #122442
- Banca
- FUMARC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A proposta de ensino de Educação Física para as escolas estaduais de Minas Gerais, conhecida como Conteúdos Básicos Comuns (CBC), apresenta uma forma de organização ou sistematização dos conteúdos curriculares que devem ser ensinados ao longo do processo de escolarização. Sobre essa sistematização, é CORRETO afirmar:
- a) A organização curricular do CBC parte da definição dos eixos temáticos que representam os seguintes grupos de práticas corporais: esportes coletivos, esportes individuais, ginásticas e jogos e brincadeiras.
- b) A organização dos conteúdos do CBC parte da compreensão de que currículo é um rol de conhecimentos e disciplinas que compõem um curso ou uma relação de temas que constituem uma disciplina.
- c) Como os conteúdos são previamente estabelecidos pelo CBC, basta a cada professor, em sua escola, definir a ordem e a abordagem metodológica para ensiná-los, não havendo espaço para inclusão de outros temas.
- d) No CBC, os conteúdos das disciplinas passam a ter um fim em si mesmos, ou seja, a sistematização do conhecimento proposta cumpre seu papel na medida em que os estudantes aprendem detalhadamente o que está prescrito.
- e) O Conteúdo Básico Comum é um conjunto de conhecimentos imprescindíveis que, portanto, devem ser, obrigatoriamente, ensinados em todas as escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais.
- #122444
- Banca
- FUMARC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Sobre a avaliação do processo de ensino e aprendizagem em Educação Física, de acordo com os Conteúdos Básicos Comuns (CBC), assinale a afirmativa INCORRETA.
- a) A avaliação tem compromisso com o contínuo aprimoramento dos sujeitos e do processo de ensino e aprendizagem. Pretende-se conhecer os limites, as dificuldades, as competências e as potencialidades de estudantes e professores para tomar decisões que promovam o aperfeiçoamento pessoal e coletivo.
- b) De acordo com o CBC, a avaliação é parte do processo de ensino e aprendizagem, por isso, todos os que estão envolvidos devem participar de forma crítica e dialogada: alunos, professores, dirigentes, comunidade, famílias. Deve haver momentos que viabilizem essa participação.
- c) No CBC, a avaliação tem diversas funções e objetivos, uma vez que possibilita a criação de uma cultura de responsabilidade pelos resultados que são utilizados em ações de realimentação e ressignificação das práticas educativas escolares e políticas educacionais.
- d) Na lógica de avaliação do CBC, o ensino é o ponto de partida, pois representa o conhecimento ideal que deve ser aprendido e a verificação dos erros representa a finalidade da avaliação, uma vez que eles devem ser medidos e pontuados, a fim de diferenciarem os estudantes.
- e) Segundo o CBC, no ensino da Educação Física, devem ser avaliados: a própria proposta de ensino; o desempenho do professor ou da professora; o nível de aprendizagem e desempenho de cada estudante; a infraestrutura física e material da escola.
- #122445
- Banca
- FUMARC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A capoeira é uma prática corporal difundida em todo o país e que foi desenvolvida como uma manifestação cultural dos negros africanos escravizados no Brasil. Segundo os Conteúdos Básicos Comuns (CBC), a capoeira “destaca a perspectiva interdisciplinar e a necessária articulação com aportes teóricos vinculados à filosofia, à história, à sociologia, à antropologia e à pedagogia”. Assim, essa é uma prática que, ao ser considerada no plano de ensino de Educação Física de uma escola, tem evidente potencial para contribuir com os objetivos do CBC. Foi a partir dessa compreensão que Paula, professora de uma escola estadual em Minas Gerais, propôs o ensino desse conteúdo para os alunos do 9º ano do ensino fundamental e convidou os professores de História, Geografia, Artes e Português para compartilharem da proposta.
Considerando a situação descrita, analise as afirmativas a seguir sobre os encaminhamentos dados à proposta de ensino da capoeira, tendo em vista as orientações metodológicas para o ensino da Educação Física no CBC, e as classifique como corretas (C) e incorretas (I).
( ) No CBC, a capoeira é um tema previsto para ser tratado no eixo temático esporte, já que se trata de uma modalidade esportiva altamente difundida no mundo inteiro, com regras universalizadas, federação internacional, campeonatos mundiais, nacionais e regionais com alto nível de profissionalismo de seus praticantes.
( ) Ao propor que outras disciplinas e professores compartilhassem com ela a proposta de ensino da capoeira, a professora Paula contemplou a ampla dimensão sociocultural desta manifestação, a compreensão de que se trata de um fenômeno com possíveis múltiplos olhares e o enriquecimento do ensino a partir de uma perspectiva interdisciplinar.
( ) Uma das práticas de ensino propostas pelos professores envolvidos foi a realização de uma redação em que cada estudante descreveria suas experiências e impressões pessoais com a capoeira até aquele momento. A redação seria reescrita no encerramento da etapa. Além da evidente relação com a disciplina Português, essa ideia levou em conta a orientação metodológica de valorização das experiências prévias dos alunos.
( ) Do ponto de vista metodológico, as discussões teóricas ficaram sob responsabilidade das disciplinas Português, Geografia e História. A dimensão estética e da sensibilidade, com Artes, e a prática da capoeira, com a Educação Física. Dessa maneira, Paula contemplou a orientação metodológica de integração entre teoria e prática do CBC da disciplina que leciona.
Assinale a sequência que classifica corretamente as afirmativas em relação ao ensino da capoeira e suas relações com orientações metodológicas para o ensino da Educação Física no CBC.
- a) C – C – I – C
- b) C – I – I – C
- c) I – C – C – I
- d) l – C – I – C
- e) I – I – C – I
- #122447
- Banca
- FUMARC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Os Conteúdos Básicos Comuns (CBC) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais representam um compromisso com uma Educação Física voltada para a formação cidadã dos alunos e das alunas. Para que esse compromisso seja devidamente compreendido e se manifeste no cotidiano das escolas, o CBC apresenta diretrizes que devem ser respeitadas na organização e no ensino da disciplina: 1- Corpo concebido na sua totalidade; 2- A qualidade de vida como requisito para a vivência corporal plena; 3- As práticas corporais como linguagem; 4- A ludicidade como essência da vivência corporal; 5- A escolarização como tempo de vivência de direitos; 6- A democracia como fundamento do exercício da cidadania; 7- A ética e a estética como princípios norteadores da formação humana. Analise as afirmativas a seguir, retiradas do próprio CBC, relacionando-as com as diretrizes apresentadas e numerando-as de acordo com a sequência apresentada acima.
( ) Implica pensar, sobretudo, na dignidade humana, nas relações desses sujeitos consigo mesmos, com o outro, com os meios físico, cultural e social. Isso, por sua vez, implica levar em conta diferentes fatores que atuam nas condições de vida dessas pessoas, como os condicionantes das dimensões biológica, psicológica, social, cultural econômica, ambiental, dentre outras.
( ) Significa conceber o sujeito a partir da indissociabilidade de suas dimensões biológica, afetiva, cognitiva, histórica, cultural, estética, lúdica, linguística, dentre outras. Significa compreender que o ser humano é um todo indivisível que pensa, sente e age, simultaneamente.
( ) Implica tomadas de decisão dos participantes na organização da experiência. É uma ação movida pelo desejo e pela satisfação de quem participa. Tem limites de tempo e de espaço próprios, ou seja, limites dados pelos participantes. Possibilita aos participantes organizar a atividade e construir ou (re)criar coletivamente suas regras. Nesse sentido, a vivência lúdica constitui espaço de inovação e criatividade.
( ) O ensino da Educação Física não pode, portanto, perder de vista a perspectiva de uma prática pedagógica inclusiva, não discriminatória entre homens e mulheres de todas as idades, classes sociais, etnias, independentemente de suas habilidades e performances nas práticas corporais.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre as diretrizes e as afirmativas apresentadas.
- a) 1 – 2 – 3 – 4
- b) 3 – 1 – 5 – 4
- c) 1 – 2 – 7 – 5
- d) 2 – 3 – 7 – 5
- e) 2 – 1 – 4 – 6
- #122448
- Banca
- FUMARC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Os Conteúdos Básicos Comuns, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, estabelecem, para o ensino da Educação Física no ensino médio, que, ao tratar do esporte, sua condição como direito social deve ser discutida com os alunos e, nessa perspectiva, a legislação esportiva também deve ser abordada. A Constituição Federal (CF) de 1988 estabeleceu que o esporte e o lazer fossem tratados como direito de todos os brasileiros e a regulamentação da sua oferta à população foi estabelecida, nas bases atuais, em 1998, com a Lei 9.615 conhecida como Lei Pelé, em homenagem ao ex-jogador de futebol que ocupava o posto de Ministro Extraordinário do Esporte, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Sobre as contribuições que a Lei Pelé trouxe ao ambiente esportivo brasileiro, analise as afirmativas a seguir e as classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Ficou estabelecido que o sistema esportivo brasileiro passasse a ter como base o ensino da Educação Física escolar, compreendida a partir de então como treinamento esportivo, de onde passaram a sair os atletas selecionados para os clubes esportivos em cada modalidade.
( ) No que diz respeito ao financiamento esportivo, a Lei Pelé liberou o funcionamento dos cassinos, bingos e jogos de azar, cujos impostos recolhidos passaram a ter um percentual repassado diretamente para os clubes, treinadores e atletas brasileiros.
( ) A Lei Pelé reconheceu como legítimas as práticas esportivas formais e não formais, além das seguintes manifestações sociais do esporte: educacional (praticado nos sistemas de ensino e formas assistemáticas de educação), de participação (de modo voluntário, com a finalidade de integração, promoção da saúde e educação e preservação do meio ambiente), de rendimento (com a finalidade de obter resultados e integrar as pessoas) e de formação (caracterizado pela aquisição inicial de conhecimentos esportivos que garantam competência para a recreativa, competitiva e de alta competição, incluída no texto legal em 2015).
( ) Ficou estabelecido que as entidades de administração e de prática do esporte no Brasil são pessoas jurídicas de direito privado com organização e funcionamento autônomo e que os dirigentes, unidades ou órgãos de entidades de administração do desporto não exercem função delegada pelo Poder Público nem são consideradas autoridades públicas.
Considerando o ordenamento que regula a oferta do esporte e do lazer à população brasileira atualmente, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
- a) V – F – V – V
- b) V – V – F – F
- c) F – F – V – V
- d) F – F – V – F
- e) F – V – F – V
- #122449
- Banca
- FUMARC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
O ensino da Educação Física no Brasil passou por um momento complexo a partir da década de 1990, na medida em que as críticas feitas pelos movimentos renovadores da década de 1980 convenceram muitos professores sobre a inadequação do que estava sendo feito nas escolas, com a hegemonia do esporte como conteúdo das aulas, a utilização de abordagens metodológicas baseadas na seletividade, além do tratamento deste conteúdo apenas como atividade e sem comprometimento com a finalidade social da escola no país. Entretanto, grande parte dos professores da área teve dificuldade em substituir suas práticas antigas por novas, mais atualizadas. Essas dificuldades causaram uma situação incômoda, já que não se ensinava mais com base no modelo anterior, mas ainda não se tinha certeza sobre como se ensinar com base nas novas concepções. Várias pesquisas relacionaram a situação descrita com a falta de legitimidade da disciplina em muitas escolas. Por esse motivo, a proposta curricular de Educação Física para as escolas estaduais de Minas Gerais, conhecida como Conteúdos Básicos Comuns (CBC), apresenta razões que justificam o seu ensino nas escolas.
Considerando as razões apresentadas pelo CBC, assinale a alternativa que NÃO justifica o ensino da Educação Física nas escolas estaduais de Minas Gerais.
- a) A base para uma nova Educação Física é a consideração de que tudo que é humano deve reproduzir a separação entre corpo e mente, sendo que a Educação Física deve educar o corpo.
- b) A escola como tempo e espaço de vivência sociocultural deve extrapolar o âmbito intelectual e se abrir para a pluralidade das potencialidades humanas valorizando as artes e a corporeidade.
- c) A reconstrução da Educação Física nas escolas deve considerar competências, habilidades e conteúdos, mas também a formação ética, estética e política dos estudantes.
- d) Na busca da formação de pessoas mais felizes, solidárias e integradas, não existe possibilidade de educação ou de formação humana sem a presença da Educação Física no processo.
- e) Tendo em vista os problemas que comprometeram o reconhecimento e a presença da Educação Física nas escolas, é necessário reconstruir sua legitimidade.
- #122450
- Banca
- FUMARC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
O tratamento da mídia pela Educação Física nas escolas, como um tema relacionado com a Cultura Corporal de Movimentos, é uma orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), de 1997. Sobre a relação entre mídia e Educação Física, analise as afirmativas a seguir.
I. Não cabe à escola combater a tecnologia, mas auxiliar seus estudantes para fazerem uso adequado dela. No que diz respeito à Educação Física, é preciso instrumentalizar alunos e alunas para que consumam o que lhes é oferecido de maneira crítica, a fim de que compreendam as relações das práticas da cultura corporal de movimento com mídia.
II. A mídia está cada dia mais presente no cotidiano das crianças e dos adolescentes. Por meio dela, informações são reproduzidas, conceitos são formados, visões de mundo são construídas. Com os avanços da tecnologia, o mundo está interligado em tempo real e praticamente todos estão on line o tempo todo, na televisão e nos telefones celulares.
Sobre a relação entre as duas asserções, é CORRETO afirmar:
- a) I é falsa e II é verdadeira.
- b) I e II são falsas.
- c) I e II são verdadeiras e I é causa de II.
- d) I e II são verdadeiras e I é consequência de II.
- e) I é verdadeira e II é falsa.
- #122451
- Banca
- FUMARC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), de 1997, o ensino da Educação Física na escola deve se preocupar com a formação do cidadão que será responsável pela produção, reprodução e transformação da cultura corporal de movimentos na sociedade. Tendo em vista essa afirmação, a professora Isabela propôs aos seus estudantes do ensino médio uma prática de futsal na qual alunos e alunas deveriam construir coletivamente o regulamento para um evento da modalidade em que todos deveriam participar e cuja vitória não estava centrada apenas em ganhar do adversário, mas na participação, no prazer e no significado do evento para todos. Dessa maneira, o evento ocorreu com a participação conjunta de meninos e meninas nos diferentes papéis que poderiam ser representados em uma partida de futsal. Todas as equipes se enfrentaram, todos os alunos jogaram, todos ganharam e perderam, e todos exerceram papéis de comissão técnica, arbitragem, dirigentes, torcedores, pais de atletas. Para avaliar o significado da prática, Isabela realizou rodas de conversa, identificou pontos positivos e negativos e finalizou com uma mesa-redonda, como as realizadas pelas redes de televisão, com representantes das equipes para discussão dos diferentes pontos de vista. Considerando a prática desenvolvida pela professora Isabela relativa à relação entre Educação Física e cidadania, tendo em vista as orientações dos PCN, assinale a afirmativa CORRETA.
- a) Competir é, por natureza, a maneira mais democrática de ensinar esporte, uma vez que, na sociedade, cada um deverá se destacar em alguma atividade.
- b) Dar oportunidade para os que não são bons tecnicamente terem papéis de árbitro ou de torcedores no lugar de jogar é uma estratégia eficaz de inclusão.
- c) Relacionar teoria e prática é uma das formas que a Educação Física tem para afirmar o direito de todos de acesso e de participação.
- d) Romper com o histórico centrado no desempenho físico e técnico significa fortalecer a seletividade entre alunos aptos e inaptos.
- e) Tomar o princípio da inclusão e o direito de todos de acesso e de participação evidencia o tratamento de alunos e alunas como uma totalidade homogênea.
- #122452
- Banca
- FUMARC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Sobre o ensino da Educação Física e a responsabilidade das escolas e da comunidade escolar, tendo em vista a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), de 1996, e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), de 1997, analise as afirmativas a seguir.
I. Cada escola, considerando a autonomia determinada pela LDBEN, deve integrar a Educação Física à sua proposta pedagógica. Assim, escola e professores são responsáveis pela adaptação do ensino da disciplina à sua realidade, a fim de garantir o acesso dos alunos e das alunas aos conhecimentos definidos pelos PCN.
II. As escolas, a comunidade de pais e alunos, bem como os professores, devem assumir a responsabilidade pela integração da Educação Física à proposta pedagógica. Se a autonomia garantida pela LDBEN não for bem utilizada, poderá descaracterizar o ensino da disciplina, levando-o a se tornar uma simples atividade técnica ou recreativa, desprovida de função no processo educativo pleno.
É CORRETO afirmar que:
- a) I e II são proposições falsas.
- b) I e II são proposições verdadeiras e I é causa de II.
- c) I e II são proposições verdadeiras e I é consequência de II.
- d) I é uma proposição falsa e II é uma proposição verdadeira.
- e) I é uma proposição verdadeira e II é uma proposição falsa.
- #122453
- Banca
- FUMARC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), assinale a afirmativa INCORRETA.
- a) A LDBEN de 1996 reforçou a necessidade de propiciar a todos os brasileiros uma formação básica comum, o que pressupôs a formulação de um conjunto de diretrizes capaz de nortear os currículos e os conteúdos mínimos a serem ensinados nas escolas. Os PCN foram a resposta da União à responsabilidade atribuída a ela pela própria LDBEN e que deveria ser complementada por Estados e Municípios.
- b) A natureza do Estado brasileiro e a diversidade de sua sociedade impôs aos PCN uma estrutura de quatro níveis para a sua efetivação. Os níveis não são etapas, mas amplitudes distintas de responsabilidade que devem ser cumpridas com autonomia, mas com integração. O primeiro nível diz respeito aos PCN, o segundo aos Estados e Municípios, o terceiro a cada unidade escolar e o quarto à sala de aula.
- c) Apesar da importância da sua proposição do ponto de vista curricular, os PCN não se colocaram como resposta a todos os problemas que envolvem a educação básica brasileira, pois são variados e de naturezas distintas, como a formação inicial e continuada de professores, as condições de trabalho nas escolas, a remuneração, a diversidade étnica, cultural e religiosa da população, além do material didático e das tecnologias.
- d) De caráter obrigatório, fechado e homogêneo, os PCN se constituem como um modelo de currículo comum a ser ensinado em todas as escolas do país, sejam privadas, públicas federais, estaduais e municipais, servindo como o guia a ser seguido pelos professores e professoras no ensino das disciplinas escolares, de maneira que todos os estudantes do país aprendam os mesmos conteúdos, com a mesma abordagem pedagógica, ao mesmo tempo, em cada série.
- e) Os PCN foram desenvolvidos em continuidade ao processo de estabelecimento da educação básica como direito de todos, conforme determinou a Constituição Federal de 1988, o compromisso brasileiro com a Conferência Mundial de Educação para Todos, de 1990, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), de 1996, e o Plano Decenal de Educação de 1993 a 2003.