Simulado SEE-MG - Matemática | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso SEE-MG.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca FUMARC, para nível Superior do cargo de Superior. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SEE-MG.
*Conteúdo Programático do Simulado de Matemática do concurso SEE-MG.
NÚMEROS E OPERAÇÕES: cálculo aritmético. ÁLGEBRA E FUNÇÕES: proporcionalidade, sequências e raciocínio lógico. GRANDEZAS E MEDIDAS: estimativas e noções de medições. ESPAÇO E FORMA: deslocamentos e movimentos no plano e no espaço. TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: Leitura e representação da informação em Gráficos, Tabelas e Pictogramas.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Matemática.
- #41296
- Banca
- FUMARC
- Matéria
- Matemática
- Concurso
- SEE-MG
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(1,0) 1 -
Uma parede está sendo azulejada de tal forma que os azulejos de cada fileira formam uma sequência como a ilustrada a seguir
Sabendo que a fileira possui 40 azulejos, os dois últimos devem ser colocados em que posição?
- a)
- b)
- c)
- d)
- e)
- #41297
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(1,0) 2 -
Um calendário digital marca do 1/1 até o dia 31/12. Quantas vezes por ano o mostrador apresenta todos os algarismos iguais?
- a) 6
- b) 10
- c) 12
- d) 15
- e) 24
- #41298
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(1,0) 3 -
Usando os algarismos 1, 2, 3, 4 e 5, sem repetir nenhum, quantos números de 5 algarismos maiores que 21.000 é possível formar?
- a) 18
- b) 24
- c) 60
- d) 96
- e) 114
- #41299
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(1,0) 4 -
Ao terminar de lavar 5 camisas do Sr. Mário, D. Antônia precisou de 6 pregadores para prender as camisas lado a lado no varal.
Usando a mesma estratégia de D. Antônia, quantos pregadores seriam necessários para pendurar 16 camisas lado a lado?
- a) 12
- b) 16
- c) 17
- d) 23
- e) 30
- #41300
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(1,0) 5 -
Uma caixa transparente tem a forma de um paralelepípedo que pode ser totalmente preenchido com 3 cubos na altura, 5 no comprimento e 2 na largura.
Se usarmos cubos com a aresta, medindo metade do tamanho, quantos cubos serão necessários para preencher totalmente essa caixa?
- a) 15
- b) 60
- c) 90
- d) 120
- e) 240
- #41301
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(1,0) 6 -
Thiago foi a um pet shop para comprar um peixe Betta. A vendedora informou que o peixinho devia ficar em um aquário com paredes planas e sem tampa. Thiago se encantou com um aquário na forma de um prisma hexagonal, porém achou o preço muito caro e resolveu fazer o seu próprio aquário hexagonal. Conseguiu na vidraçaria a quantidade e os tamanhos exatos de recortes de vidro e usou alguns pedaços de fita para a construção de seu aquário. Para finalizar, prendeu um pedaço de alumínio de comprimento exato para o acabamento em cada encontro de duas peças de vidro. Para montar esse aquário, Thiago usou
- a) 6 peças de vidro e 12 pedaços de alumínio.
- b) 6 peças de vidro e 13 pedaços de alumínio.
- c) 7 peças de vidro e 12 pedaços de alumínio.
- d) 7 peças de vidro e 14 pedaços de alumínio.
- e) 8 peças de vidro e 16 pedaços de alumínio.
- #41302
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(1,0) 7 -
Na sala de aula, a professora Kátia escreveu a seguinte operação no quadro e disse que cada letra representava um número:
X X X
+ Y Y Y
Z Z Z
Y X X Z
Carlinhos foi o único que acertou o desafio, pois ele disse que o valor de YXXZ é
- a) 1776
- b) 1778
- c) 1889
- d) 1997
- e) 1998
- #41303
- Banca
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(1,0) 8 -
Brincando com palitos, Luiza percebeu que, com 6 palitos, só era possível formar um retângulo, conforme a figura a seguir.
Se ela conseguir mais 8 palitos, quantos retângulos diferentes podem ser formados usando os palitos?
- a) 3
- b) 6
- c) 7
- d) 11
- e) 14
- #41304
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(1,0) 9 -
De origem asiática, elas cruzam o mar e estão invadindo – aos milhares – o Brasil. Feitas de uma espécie de silicone com imagens de super-heróis, times de futebol ou simplesmente com cores que brilham no escuro, em plena era da tecnologia, as bolinhas pula-pula são uma febre entre a meninada. Elas são fabricadas por um preço que você nem acredita. Invenção chinesa para distrair o mundo, as bolinhas custam cerca de R$ 0,07 no país asiático, já contando o lucro da indústria. No Brasil, são vendidas pelos distribuidores por preços a partir de R$ 0,22, podendo chegar a R$ 0,33. Nas chamadas video machines, ou máquinas de bolinhas, a cada moeda de R$ 1, elas recheiam o lucro do comércio. Entre o preço de fabricação e o valor de venda, há uma diferença de 1.328%. E a lucratividade, depois que a bolinha chega ao Brasil, varia de pouco mais de 200% a 400%.
Considerando as máquinas que aceitam apenas moedas de 25 centavos, 50 centavos e 1 real, quantas possibilidades você tem para combinar esses valores, dispondo de n moedas, e comprar uma bolinha que custa 1 real?
- a) 3
- b) 4
- c) 2
- d) 5
- e) 6
- #41305
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(1,0) 10 -
Segundo a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, de junho de 2017 a janeiro de 2018, foram investigados 46 casos suspeitos de febre amarela em cidades do estado. Dentre esses, 33 casos foram relatados na região de Belo Horizonte, conforme tabela abaixo:
De acordo com a tabela, a média de casos por cidade é de, aproximadamente:
- a) 4,1
- b) 3,3
- c) 4,6
- d) 3,7
- e) 2,9