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Simulado SEE-MG - Língua Portuguesa | CONCURSO

Simulado SEE-MG - Língua Portuguesa

📚 Simulado SEE-MG | Superior | cód.3697

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🧪 Este Simulado SEE-MG foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Concurso
  • 🏛️ Instituição: SEE-MG
  • 👔 Cargo: Superior
  • 📚 Matéria: Português
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: FUMARC
  • ❓ Quantidade de Questões: 10
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos

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#41286
Banca
FUMARC
Matéria
Português
Concurso
SEE-MG
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(1,0) 1 - 

Frei Betto, no artigo de opinião em análise, utiliza diversos expedientes para construir a argumentação. Estão corretas as afirmativas e exemplificações, EXCETO

  • a) Propicia contextualização histórica: menção a fatos ou dados que permitem identificar a que período(s) histórico(s) ele se refere em sua argumentação. Ex.: “Fui criança logo após a Segunda Grande Guerra.” 
  • b) Faz críticas a aspectos ou entidades da contemporaneidade por meio de linguagem incisiva e hermética: “Hoje, a indústria do entretenimento sonha pelas crianças. Não para diverti-las ou ativar nelas o potencial onírico, e sim para transformá-las em consumistas precoces.”
  • c) Utiliza exemplos do cotidiano para reiterar seu posicionamento: “A resposta agora me parece óbvia: o cabo de vassoura "dialogava" com a nossa imaginação. Assim como o trapo que o bebê não larga nem na hora de dormir.” 
  • d) Recorre à intertextualidade: cita explicitamente (ou alude a) outras vozes que vêm credenciar ou respaldar sua argumentação. Ex.: “O direito à fantasia deveria constar da Declaração Universal dos Direitos Humanos.”
  • e) Retoma aspectos construídos argumentativamente ao longo do texto por meio de declaração que funciona como fecho coerente. Ex. “O direito à fantasia deveria constar da Declaração Universal dos Direitos Humanos.”
#41287
Banca
FUMARC
Matéria
Português
Concurso
SEE-MG
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(1,0) 2 - 

Atente para os sinônimos apresentados para vocábulos do texto. Assinale a opção em que a substituição do(s) vocábulo(s) destacado(s) esteja INCORRETA:

  • a) “Ficamos todos fascinados diante daquela maravilha adquirida em uma loja de brinquedos.” Ficamos todos extasiados diante daquele portento adquirido em uma loja de brinquedos.
  • b) “Hoje, a indústria do entretenimento sonha pelas crianças.” Hoje, a indústria do divertimento sonha pelas crianças. 
  • c) “O cinema e as revistas em quadrinhos, em geral originados nos EUA, exaltavam os feitos bélicos, do faroeste aos combates aéreos.” O cinema e as revistas em quadrinhos, em geral oriundos dos EUA, exaltavam os feitos espetaculares, do faroeste aos combates aéreos.
  • d) “O risco é ele ser pago com as drogas, a via química ao universo onírico.” O risco é ele ser pago com as drogas, a via química ao universo dos devaneios. 
  • e) “Porque toda a programação está ancorada na publicidade voltada ao segmento mais vulnerável do público consumidor.” Porque toda a programação está assentada na publicidade voltada ao segmento mais suscetível do público consumidor.
#41288
Banca
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Português
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(1,0) 3 - 

Para responder a esta questão, além do texto I, considere o excerto da Base Nacional Comum Curricular, a qual estabelece competências gerais a serem trabalhadas ao longo da educação bá- sica. Destacaram-se, a seguir, duas delas: 

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

(BNCC. Conteúdo em discussão no CNE. Texto em Revisão. 2017, p. 7)

 

A tecnologia em rápido desenvolvimento traz desafios para o trabalho docente. Trata-se de assunto complexo e multifacetado. Considerando as leituras feitas, são corretas as afirmações, EXCETO:

  • a) A BNCC preconiza um aproveitamento pedagógico das novas tecnologias e mídias digitais, o que poderia constituir-se num “antídoto” à apatia e ao consumismo acrítico de que são vítimas as crianças e jovens, hoje, conforme a argumentação de Frei Betto. 
  • b) As crianças de épocas passadas tinham outras maneiras de darem vazão a sua criatividade; exercitavam sua curiosidade e apreendiam a realidade (e aprendiam sobre ela) por meio de outras formas de entretenimento que, segundo Frei Betto, eram mais dialogais. 
  • c) Cada época apresenta brinquedos ou artefatos que refletem o grau de “tecnologização” que vai sendo conquistado pela sociedade; alguns deles têm apelo mais coletivo e instigam à cooperação, em contraposição a outros, mais individualistas, que, conforme o autor, promovem a expectação. 
  • d) O acesso aos equipamentos digitais fora da ambiência escolar ou dentro dela tanto pode fomentar a curiosidade e a criatividade, auxiliando na formação de sujeitos socialmente reflexivos, quanto pode obstar o desenvolvimento da criança e do adolescente. 
  • e) Tolher uma criança (ou adolescente) do contato extensivo com a cultura digital e seus artefatos tecnológicos é pressioná-la(-lo) a, precocemente, ingressar no mundo adulto, no qual estes se fazem prescindíveis ao protagonismo pessoal. 
#41289
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FUMARC
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(1,0) 4 - 

A compreensão das formas de organização dos enunciados em textos orais e escritos é crucial ao(à) professor(a) de qualquer disciplina. Atente para o excerto:

 

“As novas tecnologias tendem a coibir a fantasia em crianças que preferem a companhia do celular à dos amigos.”  

 

Com esse enunciado, o autor constrói sua argumentação por meio de alguns expedientes linguísticos:

I. Dá a entender que fala de “novas tecnologias” que são identificáveis pelos leitores, por isso utiliza artigo definido “as”.

II. Faz uma generalização: a de que todas as crianças preferem a companhia do celular à dos amigos.

III. Relativiza sua afirmação pela escolha do verbo “tender” (inclinar-se, pender) na locução “tendem a coibir”.

IV. Utiliza um verbo semanticamente forte – “coibir” –, o qual significa bridar, refrear, tolher, reprimir.

Estão CORRETAS as afirmações:

  • a) I e III, apenas. 
  • b) I, III e IV, apenas.
  • c) II e III, apenas.
  • d) II e IV, apenas.
  • e) I, II, III e IV.
#41290
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(1,0) 5 - 

Atente para os dois excertos abaixo, sobre os quais se seguirão algumas assertivas referentes a escolhas morfossintáticas e semânticas feitas pelo autor. Anteponha-lhes V (verdadeiro) ou F (falso):

 

I - As novas tecnologias tendem a coibir a fantasia em crianças que preferem a companhia do celular à dos amigos. O celular isola; a amizade entrosa. O celular estabelece uma relação monológica com o real; a amizade, dialógica. O risco é a tecnologia, tão rica em atrativos, "roubar" da criança o direito de sonhar.

II - A infância é, por excelência, a idade da fantasia. A puberdade, o choque de realidade. Privar uma criança de sonhos é forçá-la a, precocemente, antecipar seu ingresso na idade adulta. E esse débito exige compensação. O risco é ele ser pago com as drogas, a via química ao universo onírico. 

 

( ) Em “O celular estabelece uma relação monológica com o real; a amizade, dialógica.”, o uso da vírgula indicando elipse é crucial para a correta compreensão do enunciado. Da mesma forma, isso ocorre em “A puberdade, o choque de realidade.”

( ) Em ambos os fragmentos, veem-se situações em que se justifica o emprego da vírgula para separar termo(s) intercalado(s).

( ) No excerto II, temos o emprego da vírgula separando vocativo, que é termo discursivo de grande relevância para a construção do enunciado.

( ) As aspas, presentes no fragmento I, têm por função chamar a atenção para um uso inadequado do item lexical, no caso o verbo “roubar”.

( ) O uso da crase, no fragmento I, está adequado, pois permite identificar a elipse de um substantivo, evitando-lhe a repetição. É uso equivalente ao que ocorre em “tutu à mineira”, “bife à milanesa”, entre outras expressões afins, nas quais se identifica um substantivo elidido.

A sequência CORRETA, de cima para baixo é: 

  • a) F – V – F – V – F
  • b) F – V – V – F – F 
  • c) V – F – V – V – F 
  • d) V – F – V – V – V 
  • e) V – V – F – F – V
#41291
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(1,0) 6 - 

Regência é a parte da análise gramatical que trata das relações existentes entre nomes (substantivos, adjetivos, advérbios) e verbos com seus respectivos complementos. Atente para o excerto e as considerações feitas sobre esse tópico:

 

“Embora a criança não disponha de dinheiro, ela tem o poder de seduzir os adultos que compram para agradá-la ou se livrar de tanta insistência. E ela não tem idade para discernir ou valorar os produtos, nem distinguir entre o necessário e o supérfluo.”

 

NÃO está correto o que se afirma em:

  • a) No fragmento, “poder” exige objeto indireto iniciado pela preposição “de”. 
  • b) O verbo “agradar”, com sentido de “afagar”, rege objeto direto, no caso em apreço representado pelo pronome oblíquo “-la”, que retoma “a criança”.
  • c) O verbo “dispor”, irregular e derivado de “pôr” (e como este se conjuga), rege preposição “de” iniciando seu complemento. 
  • d) O verbo “distinguir”, no sentido de “diferenciar”, é transitivo direto e indireto: rege dois objetos, um deles preposicionado. 
  • e) O verbo “livrar”, no excerto, é pronominal e tem o sentido de “eximir-se”.
#41292
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(1,0) 7 - 

Sobre o uso de pronomes (em suas variadas possibilidades de classificação e emprego), seguem-se três excertos do texto e considerações sobre o tópico. Avalie cada assertiva atentamente e anteponhalhe V (verdadeiro) ou F (falso):

 

Excerto 1:

A cadeira na qual me sento teve seu desenho concebido previamente na mente de quem a criou. Daí a força da ficção. Ela molda a realidade. 

( ) A retomada pelo relativo “na qual” está adequada, visto que o verbo “sentar” exige “em” e o gênero do antecedente é feminino e singular.

( ) A referência do pronome possessivo de 3ª pessoa, potencialmente provocador de ambiguidade, só é percebida no contexto: equivale a “da cadeira”

 

Excerto 2:

Eu interferia nos enredos, com liberdade para recriá-los. Isso fez de mim, por toda a vida, um contador de histórias, reais e fictícias.

( ) O pronome oblíquo “-los” retoma o termo “nos enredos” de forma apropriada.

( ) O pronome demonstrativo “isso”, dêitico com função de sujeito, retoma o constituinte “liberdade”. 

 

Excerto 3:

A criança se torna mera espectadora da fantasia que lhe é oferecida nas redes sociais, sem que ela crie ou interaja.

( ) O pronome relativo “que” substitui o antecedente “a fantasia”; poderia ser substituído por “a qual”.

( ) O pronome oblíquo “lhe” substitui o complemento preposicionado “à espectadora”. 

 

O(s) excerto(s) sobre o(s) qual(-ais) ambas as assertivas estão corretas é (são) apenas:

 

  • a) 1.
  • b) 2.
  • c) 3.
  • d) 1 e 2.
  • e) 2 e 3.
#41293
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(1,0) 8 - 

Atente para as competências gerais de 3, 4 e 6, da BNCC, apresentadas como metas a serem alcançadas com a educação básica, para responder a seguinte questão: 

 

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

(BNCC. Conteúdo em discussão no CNE. Texto em Revisão. 2017, p. 8).

 

Conforme argumentação do literato e sociólogo Antônio Cândido, a literatura ser um componente curricular é compreensível devido aos aspectos abaixo, EXCETO

  • a) Verifica-se uma universalidade da literatura como componente de expressão humana, que se encontra presente em todas as sociedades, em todas as épocas. 
  • b) Em sentido amplo, a literatura corresponde à necessidade de fabulação ou narratividade inerente ao ser humano, o que independe de características como faixa etária ou classe social.
  • c) As pessoas carecem de aceder ao universo ficcional ou poético, portanto a literatura se equipara a outras necessidades humanas – biofísicas e psicossociais – que precisam ser satisfeitas.
  • d) A sociedade subestima o poder da literatura e interdita a inserção ora de literatura sancionada, ora a de proscrita, já que ambas potencializam conflitos e subversão às regras estabelecidas nas diversas instituições sociais. 
  • e) A literatura, em sentido amplo, abarca todas as formas de letramento (dentro e fora da escola), não se restringe ao ensino linguístico. Como prática situada, trata-se de uma forma de propiciar, a docentes e discentes, acesso a um instrumento potencializador do desenvolvimento intelectual e afetivo. 
#41294
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(1,0) 9 - 

Atente para as competências gerais de 3, 4 e 6, da BNCC, apresentadas como metas a serem alcançadas com a educação básica, para responder a seguinte questão: 

 

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

(BNCC. Conteúdo em discussão no CNE. Texto em Revisão. 2017, p. 8).

 

Antônio Cândido define o que seja literatura, neste texto que, em sua íntegra, visa a mostrar a literatura como um dos direitos humanos incompressíveis.

Com base na argumentação de Cândido e nas competências da BNCC, pode-se considerar que a literatura como componente curricular seja instrumento adequado para auxiliar o educando no alcance dos seguintes objetivos, EXCETO

  • a) Valorizar a diversidade de linguagens, saberes e vivências culturais idiossincráticos dos diferentes povos, despertando o senso de alteridade e a sensibilidade para respeitar a diversidade e o multiculturalismo. 
  • b) Fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, ampliando os horizontes e despertando a consciência crítica quanto aos efeitos homogeneizadores da globalização. 
  • c) Participar de práticas de produção artístico-cultural, com possibilidade de integrar conhecimentos teóricos e práticos ao seu projeto de vida e ao exercício cotidiano da cidadania. 
  • d) Adquirir conhecimentos e experiências que permitam compreender a hierarquização entre formas de manifestações culturais e artísticas, destacando as eruditas ou as voltadas a um público de determinada faixa etária, em detrimento de formas de expressão populares, mais simples e menos elaboradas. 
  • e) Adquirir conhecimentos que o auxiliem na compreensão das relações do mundo do trabalho, as características de certas profissões e seus contextos, despertando a responsabilidade e o senso crítico.
#41295
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(1,0) 10 - 

Sobre os textos lidos –“O direito à fantasia” (Frei Betto), “O direito à literatura” (Antônio Cândido) – e os excertos da BNCC referentes às competências básicas, são feitas duas assertivas:

 

Assertiva 1:

De maneira similar, para Frei Betto e Antônio Cândido a dicotomia realidade x ficção é fator essencial à formação saudável da identidade individual e exercício de práticas sociais: àquilo que reduz o potencial onírico – consciente ou inconscientemente –, é preciso que se contraponha alguma forma de “entrega ao universo fabulado” (a literatura, a brincadeira, etc.). 

Assertiva 2:

Interpretando as competências gerais da BNCC destacadas nos boxes (as de número 1, 3, 4, 5, 6), constata-se que a educação escolar básica deve priorizar a formação intelectual (aquisição de conhecimentos e saberes) e potencializar o desenvolvimento de habilidades do educando, por meio da interação com distintas esferas de circulação dos textos – oficial, acadêmica, técnica, digital, etc. – e acesso a variadas práticas de letramento (matemático, científico, etc.). A formação complementar relativa a outras dimensões – como atitudes, crenças, posturas e valores – é responsabilidade da família e de outras instituições, não cabendo à escola interferências nesse âmbito.

 

Verifica-se que: 

  • a) ambas as assertivas estão corretas e a segunda complementa a primeira.
  • b) ambas as assertivas estão corretas, porém a segunda não se relaciona com a primeira.
  • c) apenas a assertiva I está correta.
  • d) apenas a assertiva II está correta. 
  • e) ambas as assertivas são falsas.