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Simulado SEE-MG - Conhecimentos Específicos | CONCURSO

Simulado SEE-MG - Conhecimentos Específicos

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso SEE-MG.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca FUMARC, para nível Superior do cargo de Professor de Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SEE-MG.

*Conteúdo Programático do Simulado de Conhecimentos Específicos do concurso SEE-MG.

Textos: interpretação e compreensão de textos. Língua e Linguagem: código, signo, significante e significado; variações linguísticas; língua falada e língua escrita; norma culta e língua coloquial; as funções da linguagem; texto narrativo; texto descritivo; texto dissertativo; discurso direto, indireto e indireto livre; o gênero poético e as figuras de linguagem; o processo de leitura de textos: inferências socioculturais. Fonética – fonologia: fonemas: vogais consoantes e semivogais; encontros vocálicos, consonantais e dígrafos; Sílabas. Ortografia: correção ortográfica; acentuação gráfica; divisão silábica. V – Morfologia: estrutura e formação de palavras; morfemas, afixos; processos de formação de palavras; classes gramaticais: identificação, classificações e emprego. Sintaxe: frase, oração e período; período simples – termos da oração: identificação, classificações e emprego; as orações no período composto: identificação, classificações e emprego; sintaxe de concordância verbal e nominal; sintaxe de regência nominal e verbal; a ocorrência da crase; a ocorrência do infinitivo; emprego dos sinais de pontuação. Literatura: denotação e conotação; conceituação de texto literário; gêneros literários; periodização da literatura brasileira; estudo dos principais autores dos estilos de época.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Conhecimentos Específicos.

#41336
Banca
FUMARC
Matéria
Português
Concurso
SEE-MG
Tipo
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difícil

(1,0) 1 - 

Levando em consideração as novas regras ortográficas vigentes, assinale a afirmação INCORRETA:

  • a) As vogais I e U tônicas, quando precedidas ou não de ditongos, desde que em paroxítonas, mantiveram o acento agudo (como em “viúva”, “saúde”, “feiúra”, “boiúna”, “baiúca”). 
  • b) Ditongos abertos perderam o acento agudo na penúltima sílaba (como em heroico, geleia, estreia), porém manteve-se tal acento quando na última sílaba (como em chapéu, herói) ou em sílaba única (véu, dói). 
  • c) Eliminaram-se os acentos diferenciais em pares de itens como para (verbo) / para (preposição); pelo (verbo pelar) / pelo (substantivo), entre outros. No entanto, pôr (verbo) e pôde (verbo) mantiveram a acentuação. 
  • d) Foram eliminados os acentos diferenciais nos hiatos –OO e –EE, como em deem, leem, voos, enjoo, magoo, etc.
  • e) Manteve-se o uso do hífen quando a palavra seguinte começa com – H (pré-história, antihigiênico, etc.) ou quando se inicia por vogal idêntica – como em “arqui-inimigo”, “antiinflamatório”; quando seguem a um prefixo terminado em vogal, as palavras iniciadas por –R ou –S, terão tal letra dobrada (dígrafo) – como em antisséptico, suprarrenal, contrarregra. 
#41337
Banca
FUMARC
Matéria
Português
Concurso
SEE-MG
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 2 - 

Assinale a afirmativa INCORRETA sobre as estrofes destacadas:

  • a) “E se temos verbo / Com objeto / É bem mais direto” => Trata-se de um conceito parcial de verbo transitivo, visto que a relação entre o verbo e seu complemento verbal pode ser direta ou indireta, quando mediada por preposição. 
  • b) “Mas se é um sujeito / Que se sujeita / Ainda é objeto” => Essa estrofe admite uma leitura crítica, política, do que seja um sujeito (cidadão). Não se verifica nela, porém, informação interpretável sobre as noções gramaticais de sujeito e objeto.
  • c) “Nosso verbo ser / É uma identidade / Mas sem projeto” => Remete-nos ao fato de que o verbo “ser” é verbo de cópula, que não se projeta como núcleo de sintagma; neste caso, há um predicado nominal, em que se verifica, acompanhando-o, um núcleo nominal.
  • d) “Se altera as letras / E esconde o nome / Faz anagrama” => Alude à transposição de letras de palavra ou frase para formar outra palavra ou frase diferente (como em Natércia, de Caterina; amor, de Roma, etc.).
  • e) “Um homem de ideias / Nem usa letras / Faz ideograma” => Ideograma é símbolo gráfico característico das línguas não alfabéticas (como os caracteres do chinês e japonês), em que se representa um objeto ou uma ideia diretamente; já o pictograma é representação por meio de desenhos (como os hieróglifos egípcios); em conjunto, tais símbolos ou grafemas são denominados logogramas.
#41338
Banca
FUMARC
Matéria
Português
Concurso
SEE-MG
Tipo
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difícil

(1,0) 3 - 

Assinale a opção que completa adequadamente o enunciado:

O professor de língua portuguesa do ensino fundamental, com o intuito de atender ao preconizado na BNCC, ao trabalhar com esse exemplar do gênero tirinha, deverá 

  • a) apontar aos alunos que a escolha do tempo verbal feita por Mafalda, "fazia" (pretérito imperfeito) está incorreta - o condicional demanda o futuro do pretérito ("faria") em todos os registros escritos do português.
  • b) assinalar que as frases soltas ditas / escritas por Mafalda não constituiriam um texto, propriamente, seriam apenas um conjunto de perguntas lançadas de forma aleatória.
  • c) discutir com os alunos a inadequação do título escolhido para a suposta "redação" (item que apresenta grafia incorreta na tirinha, possivelmente por falha de revisão), pois não houve argumentação sobre as dimensões expressas pela menina – patriotismo x comodismo.
  • d) evidenciar a seus alunos que a escolha sintática adotada por Mafalda, devido à repetição de uma mesma estrutura ("X ama Y porque nasceu em Y?”), empobreceu o texto, tornou-o desinteressante, lembrando-lhes de que repetições causam reação negativa nos leitores. 
  • e) explorar os recursos visuais (as diferentes expressões faciais e corporais das personagens) e, na mesma medida, os recursos linguísticos, como o uso dos gentílicos, a opção da menina pelas frases interrogativas, o uso do condicional, a intencionalidade evidenciada etc.
#41339
Banca
FUMARC
Matéria
Português
Concurso
SEE-MG
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 4 - 

No documento “Orientações curriculares para o ensino médio: linguagem, código e suas tecnologias” (2006), aborda-se a piada a seguir, de forma a permitir uma reflexão sobre os diferentes fatores e conhecimentos implicados no processo de produção de sentido.

Chegando à fazenda dos avós, para visitá-los, o neto se dirige ao avô, que está na sala:

– Firme, vô?

– Não, fio, Sírvio Santos.

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf. Acesso em: 2 fev. 2018. 

Assinale a alternativa que apresenta consideração INADEQUADA sobre a piada, tendo em vista o processo de compreensão.

  • a) Na piada, o leitor é levado a reatualizar o sentido de “firme”, tendo em vista a interpretação que um dos personagens da piada faz sobre essa palavra, aspecto diretamente ligado ao humor do texto.
  • b) O avô é retratado no texto de forma não positiva, fator diretamente ligado à não compreensão da natureza da intervenção do neto. 
  • c) O conhecimento sobre diferenças socioculturais e etárias é importante para que o leitor reconheça os dois personagens e o modo como estes interagem no texto.
  • d) O conhecimento sobre a natureza do gênero de discurso em questão é fator relevante para a compreensão da piada, uma vez que isso orienta o leitor na construção de expectativas sobre o texto.
  • e) Os conhecimentos sobre variação dialetal são importantes para a compreensão da piada, os quais levam o leitor entender que as formas “vô”, “Sírvio” e “fio” remetem a uma pronúncia característica de certas localidades do interior do país. 
#41340
Banca
FUMARC
Matéria
Português
Concurso
SEE-MG
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(1,0) 5 - 

De Sinal de menos


perdido entre signos

decifro devoro

persigo persigno

redecifroredevoro

entre signos perdido

devoro decifro

sigo poesigno

redevororedecifro

entreperdido paraíso

voraz cifro

desenhon& desígnio

(ÁVILA, Carlos. Sinal de menos. Ouro Preto / MG: Tipografia do Fundo de Ouro Preto, 1989)

A leitura do poema de Carlos Ávila sugere que a criação literária se dá 

  • a) pela elaboração persistente.
  • b) pela força da inspiração.
  • c) pelo aprendizado de fórmulas. 
  • d) pelo sofrimento existencial do poeta.
  • e) pelo talento desenvolvido.
#41341
Banca
FUMARC
Matéria
Português
Concurso
SEE-MG
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(1,0) 6 - 

Encostei meu ombro naquele céu curvo e terno

No lago as estrelas molhavam-se

Sussurravam que meu abraço

Contivera a terra inteira e os ares

ALVIM, Francisco. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de. 26 poetas hoje. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2007. p. 23

 

No poema de Francisco Alvim, o lirismo se dá por meio da

  • a) composição de imagens sensoriais.
  • b) expressão melancólica do eu poético.
  • c) manifestação de um eu lírico em conflito.
  • d) referência a poetas clássicos.
  • e) seleção de vocábulos oníricos. 
#41342
Banca
FUMARC
Matéria
Português
Concurso
SEE-MG
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(1,0) 7 - 

“É curioso como elas [as crônicas] mantêm o ar despreocupado, de quem está falando de coisas sem maior consequência e, no entanto, não apenas entram fundo no significado dos atos e sentimentos do homem, mas podem levar longe a crítica social”.

CÂNDIDO, Antônio. Para gostar de ler: crônicas. Volume 5. São Paulo: Ática, 2003. pp.89-99.

O trecho em destaque faz parte do texto de Antônio Cândido, A vida ao rés do chão, no qual o autor discorre sobre o gênero crônica. A produção de Luís Fernando Veríssimo ilustra as ideias de Antônio Cândido pelo fato de que 

  • a) alerta quanto à falta de sensibilidade e perspectiva histórica para o entendimento de atos de injustiça do passado e do presente. 
  • b) considera irrelevante culturalmente o toque dos sinos nas cidades históricas de Minas Gerais.
  • c) denuncia os frequentadores da igreja do Rosário que não se deram conta da importância da sentença dada a Tiradentes.
  • d) promove, por meio da linguagem descompromissada, a despreocupação quanto a problemas de ordem social e política.
  • e) valoriza a profundidade dos sentimentos de quem comemorou a sentença sofrida por Tiradentes.
#41343
Banca
FUMARC
Matéria
Português
Concurso
SEE-MG
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(1,0) 8 - 

Abaixo, apresentam-se ocorrências do português que, embora frequentes na língua, não são, de modo geral, abonadas pelas nossas gramáticas normativas. Examine-as e, em seguida, leia as considerações apresentadas sobre elas.

I. Ele queixou com a professora.

II. Esta casa bate muito sol; valerá a pena comprá-la.

III. Felizmente, estudei todos os meus filhos.

IV. Na minha gestão, construiu-se pontes e viadutos modernos.

Assinale a alternativa que traz consideração INADEQUADA

  • a) Em I, o verbo, que é pronominal no padrão culto da língua, é usado sem o pronome, mas sem prejuízo para a compreensão, diferentemente do que ocorreria se eliminássemos o pronome do enunciado “O deputado se matou na cadeia”. 
  • b) Em II, embora o fato do mundo biossocial possa ser descrito como o sol entrando (ou batendo) na casa, a organização sintática do enunciado é adequada à orientação de sentido que nele se flagra, ou seja, de valorização da casa. Isso poderia explicar a ocorrência de “esta casa” como sujeito do verbo “bater”. 
  • c) “Meu pai responsabilizou pelo assunto”, “O carro furou pneu” e “Trata-se de assuntos nevrálgicos” são dois exemplos que materializam fenômenos trazidos, respectivamente, em I, II e IV. 
  • d) Em III, embora a ação de estudar, do ponto de vista lógico, tenha sido realizada pelo referente “filhos”, trazido no enunciado, o verbo “estudar” não tem “filhos” como sujeito da oração. A agentividade ligada a essa função sintática é atribuída ao enunciador, recurso que acaba por marcar sua relevância no fato relatado.
  • e) Em IV, um dos fatores que podem explicar a não concordância do verbo “construir”, na forma passiva pronominal, com “pontes e viadutos modernos” é a posição do sintagma “pontes e viadutos modernos” no enunciado (típica de complementos verbais). 
#41344
Banca
FUMARC
Matéria
Português
Concurso
SEE-MG
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(1,0) 9 - 

Examine os sintagmas abaixo:

I. mulher atropelada no casamento.

II. mulher no casamento.

III. mulher atropelada.

IV. mulher.

Tendo em vista a organização sintática da manchete, mas sem levar em conta as informações trazidas pelo corpo da notícia, pode(m) ser tomado(s) como complemento do verbo matar apenas: 

  • a) IV. 
  • b) III.
  • c) I.
  • d) I e III.
  • e) I e II.
#41345
Banca
FUMARC
Matéria
Português
Concurso
SEE-MG
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(1,0) 10 - 

Discreta e formosíssima Maria

Gregório de Matos Guerra

Discreta e formosíssima Maria,

Enquanto estamos vendo a qualquer hora

Em tuas faces a rosada Aurora,

Em teus olhos, e boca o Sol, e o dia:

 

Enquanto com gentil descortesia

O ar, que fresco

Adônis te namora,

Te espalha a rica trança voadora,

Quando vem passear-te pela fria: 

 

Goza, goza da flor da mocidade,

Que o tempo trota a toda ligeireza,

E imprime em toda a flor sua pisada.

 

Oh não aguardes, que a madura idade

Te converta em flor, essa beleza

Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada

 

O poema de Gregório de Matos salienta 

 

 

  • a) a certeza de que o castigo divino advirá.
  • b) a consciência da efemeridade e vanidade da existência.
  • c) a desilusão diante de valores tanto terrenos quanto divinos.
  • d) a necessidade de valorizar a materialidade da vida. 
  • e) a precisão da fuga para a morte como escape das dores da vida.