Processando...

Simulado SEE-AC | CONCURSO

Simulado SEE-AC

SIMULADO SEE-AC

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no SEE-AC.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da SEE-AC que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores SEE-AC, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado SEE-AC contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no SEE-AC.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no SEE-AC. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO SEE-AC
Para realizar o simulado SEE-AC você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado SEE-AC você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para SEE-AC é aqui!


#206006
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEE-AC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

De acordo com Moreira (1999, p.153), David Ausubel, no que se refere à teoria da aprendizagem significativa, “recomenda o uso de organizadores prévios que sirvam de âncora para a nova aprendizagem e levem a o desenvolvimento de conceitos que facilitem a aprendizagem subsequente.” Para Ausubel, a principal função do organizador prévio é:

  • a) ativar a cognição inata.
  • b) mediar saberes posteriores.
  • c) organizar a aprendizagem formal.
  • d) criar novos métodos de ensino.
  • e) funcionar como ponte cognitiva.
#206008
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEE-AC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Considerando um ensino tradicional, de posição neoliberal positivista, utiliza-se a avaliação escolar “como instrumento de coerção e controle social, muitas vezes justificando-se naturalmente a seleção social, a discriminação e até a punição de determinados grupos.” (Loch, 2003, p.131) Em outro extremo desta questão está a “avaliação formativa”. Esta segunda, em termos de representação social, “é muitas vezes percepcionada como uma modalidade de avaliação subjetiva, querendo isto significar, para alguns, que ela é a modalidade de avaliação menos rigorosa ou mais sujeita a fatores não controláveis por parte dos diferentes atores escolares.” (Afonso, 2003, p.93). Resgatando o conceito da avaliação formativa, afirma-se que fazem parte de suas características ser:

  • a) qualitativa, diagnóstica, intuitiva e investigativa.
  • b) quantitativa, generalista, intuitiva e investigativa.
  • c) sumativa, intuitiva, diagnóstica e qualitativa.
  • d) intuitiva, investigativa, sumativa e quantitativa.
  • e) diagnóstica, sumativa, intuitiva e quantitativa.
#206010
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEE-AC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Sobre o papel dos subsunçores na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, pode-se afirmar que:

  • a) a aprendizagem significativa ocorre quando a nova informação encontra-se em subsunçores relevantes existentes na estrutura cognitiva.
  • b) são estruturas de conhecimentos específicos e relevantes existentes na estrutura cognitiva do indivíduo.
  • c) definem a aprendizagem de novas informações com pouca ou nenhuma integração, com conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva.
  • d) são informações que não interagem com uma estrutura de conhecimentos específicos do aprendiz.
  • e) correspondem ao armazenamento de informações arbitrariamente fixados e distribuídos na estrutura cognitiva.
#206011
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEE-AC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

O ainda não saber é fronteira, um entre-lugar (Bhabha, op. cit.), espaço/tempo intervalar, onde o novo se configura; revela a negociação entre o e o , anunciando conhecimentos em processo de construção e/ou conhecimentos que se mostram possíveis e/ou necessários.(...) Refletindo sobre este pensamento que, de acordo com Esteban, no texto de sua autoria: Avaliar: ato tecido pelas imprecisões do cotidiano , coloca em diálogo o e o tecendo novos conhecimentos e propondo o como alternativa ao antagonismo entre saber e não saber, podemos enxergar a avaliação como prática de:

  • a) rotulação.
  • b) quantificação.
  • c) investigação.
  • d) formatação.
  • e) qualificação.
#206012
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEE-AC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Afirmações como: “Não faz sentido, por exemplo, ver o crescimento de uma semente numa animação se podemos ter a experiência real.” (Nova Escola, Um guia sobre o uso de tecnologias na sala de aula. Ed. 223. Junho/2009.) e “O uso de diferentes linguagens de mídia na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho. O professor se especializar para melhorar sua didática é insuficiente hoje (...)” (Nova Escola. A conexão que faz a diferença . Gestão escolar. Abril/2008), nos levam a refletir sobre a aplicabilidade das novas tecnologias como recursos didát icos na educação. Especializar-se com o fim de utilizar novas tecnologias não é suficiente, é preciso não só saber utilizá-las, mas também é necessário saber como e quando aplicá-las. Professores com uma prática bancária e autoritária, por exemplo, tendem a distorcer o uso didático das novas tecnologias em educação utilizando-as para:

I. Reproduzi r o conhecimento formal especificado no currículo.

II. Explorar novas formas de aprendizagem tornando-asmais significativas.

III. Reforçar o ensino tradicional e sua prática unilateral.

IV. Adequar a sua apresentação de conteúdos à nova realidade.

V. Incentivar a interação do aluno com o conhecimento.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • a) IV e V.
  • b) II e III.
  • c) I e V.
  • d) I e III.
  • e) II e IV.
#206013
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEE-AC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Sobre o projeto político-pedagógico, leia as afirmativas abaixo, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A elaboração do projeto pedagógico deve ser pautada em estratégias que deem voz a todos os atores da comunidade escolar.

( ) O projeto político-pedagógico deve ser revisto anualmente, não sendo necessário e aconselhável mudá-lo ao longo do ano.

( ) É preciso que todos conheçam bem a realidade da comunidade em que se inserem para, em seguida, estabelecer o plano de intenções – um pano de fundo para o desenvolvimento da proposta.

( ) A gestão administrativa estabelece o que e como se ensina, as formas de avaliação da aprendizagem, a organização do tempo e o uso do espaço na escola, entre outros pontos.

( ) É importante garantir que o projeto tenha objetivos pontuais e estabeleça metas permanentes para médio e longo prazos

A sequência correta é:

  • a) F, V, F, V, V.
  • b) V, V, V, F, F.
  • c) V, F, V, V, F.
  • d) V, V, V, V, F.
  • e) V, F, V, F, V.
#206014
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEE-AC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

De acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental – CADERNO 1 – Língua portuguesa, o professor, para avaliar a linguagem oral do aluno em situações que favoreçam o progressivo domínio de registros formais , deve seguir as seguintes recomendações, EXCETO:

  • a) observar e registrar, de modo sistemático, como cada criança procede, tanto emsituações cotidianas como naquelas planejadas com a intenção de favorecer o desenvolvimento da comunicação oral.
  • b) acompanhar o processo individual de aprendizagem por meio de ficha, periodicamente discutida com cada criança, em que se explicitem indicadores relativos, dentre outros, à compreensão de textos orais.
  • c) refletir sobre o próprio processo de aprendizagem e sobre a participação no processo de avaliação a partir do preenchimento de campo específico da mesma ficha utilizada pelo professor e discussão conjunta.
  • d) observar e fazer levantamento dos conhecimentos prévios de cada criança em relação à fala e à escuta, valorizando a eficiência da linguagem do grupo social na comunicação cotidiana.
  • e) acompanhar o processo colaborativo das crianças em situações de intercâmbio oral por meio de ficha periodicamente discutida com a classe.
#206023
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEE-AC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Uma professora do Ensino Fundamental pediu aos seus alunos para escreverem em seus cadernos o número de habitantes do estado do Acre. O número que representa essa população é formado por 6 centenas de milhar, 5 dezenas de milhar, 5 unidades de milhar e 3 centenas. A representação correta desse número é:

  • a) 6.000.653
  • b) 605.300
  • c) 655.300
  • d) 600.553
  • e) 650.530
#206025
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEE-AC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

“O Material Dourado” é um dos materiais criado por Maria Montessori. Este material baseia-se nas regras do Sistema de Numeração, inclusive para o trabalho com múltiplos, sendo confeccionado em madeira e é composto por: cubos, placas, barras e cubinhos.
O cubo é formado por dez placas, a placa por dez barras e a barra por dez cubinhos. Este material é de grande importância para o ensino de sistema de numeração decimal e facilita a aprendizagem dos algoritmos da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão.
No Ano de 2006, a população do município de Xapuri era de 13.893 habitantes. Para representar essa população, em uma aula prática com “Material Dourado”, uma professora precisou de X cubos, Y placas, Z barras e K cubinhos. Depois da aula, a professora resolveu a seguinte operação X . K +Y. Z e o valor encontrado foi:

  • a) 75
  • b) 84
  • c) 96
  • d) 104
  • e) 111
#206027
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEE-AC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Uma Partida de Futebol

Embora o regulamento não especifique um tempo fixo de duração das partidas, recomenda-se 90 minutos por jogo, divididos em dois tempos de 45 minutos, com 15 minutos de intervalo entre ambos os períodos. Cada competição fixa um tempo para cada partida da mesma, mas durante elas sempre se perde tempo de jogo por várias razões, como substituições e faltas. Por isso, o árbitro principal de cada jogo pode adicionar minutos extras em cada tempo.

Durante o campeonato acreano, uma partida de Futebol teve 3 minutos de acréscimo no 1º tempo e 2 minutos de acréscimo no 2º tempo, além do recomendado. A fração que representa o tempo total de acréscimo em relação ao tempo recomendado por jogo é:

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)
  • e)