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Simulado SEDUCE-GO de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado SEDUCE-GO de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO SEDUCE-GO DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso SEDUCE-GO.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da SEDUCE-GO que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores SEDUCE-GO, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado SEDUCE-GO de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso SEDUCE-GO.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso SEDUCE-GO. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO SEDUCE-GO
Para realizar o simulado SEDUCE-GO você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado SEDUCE-GO você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para SEDUCE-GO é aqui!


#149865
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(1,0) 1 - 

A proteção catódica é um método utilizado para a proteção de estruturas. Com isso, tubulações e tanques de estocagem, entre outros, são protegidos por esse método. Em uma aula de química, deseja-se estudar a proteção da corrosão de um equipamento constituído basicamente por ferro, empregando-se o método da proteção catódica com o uso de um metal de sacrifício. Nesse contexto, a tabela a seguir mostra os potenciais-padrão de redução (E°) de algumas espécies.



Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta um metal de sacrifício adequado e a explicação correta de seu funcionamento.

  • a) Cobre, pois apresenta o maior potencial-padrão de redução, fornecendo elétrons ao ferro.
  • b) Estanho, por atuar cedendo elétrons ao ferro devido ao valor de seu potencial de redução.
  • c) Zinco, por apresentar potencial de redução menor que o ferro, atuando como um cátodo de sacrifício.
  • d) Alumínio, por ser um metal mais fortemente redutor que o ferro, atuando como um ânodo de sacrifício.
#149866
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(1,0) 2 - 

Texto para a questão.

Entre os elementos conhecidos, alguns são familiares a todos e outros são bastante raros. Algumas das substâncias elementares são metais e outras, não. À temperatura ambiente, alguns são gases, alguns, líquidos e outros, sólidos. Variam eles extremamente nas propriedades químicas e na natureza dos compostos que formam. Como consequência, estudar química não é simples nem fácil. Para se adquirir conhecimento razoável de química geral, é necessário aprender um grande número de fatos. Não existe uma teoria que unifique todos esses fatos completamente. Contudo, várias teorias foram desenvolvidas suficientemente para servir de ajuda ao estudante na tarefa de aprender algo sobre as propriedades e reações das substâncias, correlacionando informações empíricas com teorias, como, por exemplo, a lei periódica.

L. Pauling. Química Geral. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico e Edusp, 1966 (com adaptações).

Com relação às características químicas do elemento enxofre (S), um dos elementos mais conhecidos, assinale a alternativa correta.

  • a) O enxofre sólido é um sólido molecular de moléculas de S8, que se mantêm unidas por forças de London.
  • b) Enxofre comum é uma substância sólida, amarela, que forma cristais de simetria hexagonal plana
  • c) A oxidação do enxofre produz dióxido de enxofre e trióxido de enxofre, ambos utilizados industrialmente na produção de soda cáustica.
  • d) Ao solubilizar em água, as moléculas de enxofre penetram a estrutura fortemente ligada, substituindo as ligações de hidrogênio existentes por forças de intensidade semelhante.
#149867
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(1,0) 3 - 

Texto para a questão.

Entre os elementos conhecidos, alguns são familiares a todos e outros são bastante raros. Algumas das substâncias elementares são metais e outras, não. À temperatura ambiente, alguns são gases, alguns, líquidos e outros, sólidos. Variam eles extremamente nas propriedades químicas e na natureza dos compostos que formam. Como consequência, estudar química não é simples nem fácil. Para se adquirir conhecimento razoável de química geral, é necessário aprender um grande número de fatos. Não existe uma teoria que unifique todos esses fatos completamente. Contudo, várias teorias foram desenvolvidas suficientemente para servir de ajuda ao estudante na tarefa de aprender algo sobre as propriedades e reações das substâncias, correlacionando informações empíricas com teorias, como, por exemplo, a lei periódica.

L. Pauling. Química Geral. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico e Edusp, 1966 (com adaptações).

No que se refere à lei periódica dos elementos, assinale a alternativa correta.

  • a) As propriedades dos elementos químicos não são arbitrárias, mas dependentes da estrutura do átomo, e variam, de maneira sistemática, com o número atômico.
  • b) As propriedades físicas e químicas dos elementos são arbitrárias, dependentes unicamente de seus números atômicos, ordenados horizontalmente de modo crescente na tabela periódica.
  • c) As propriedades químicas tendem a repetir-se sistematicamente consoante aumenta o número atômico, já as propriedades físicas dos elementos não refletem tal periodicidade por causa do crescimento da massa atômica.
  • d) A lei periódica estabelece uma regularidade nas propriedades físicas dos elementos químicos, já as propriedades químicas não apresentam regularidade equivalente, em razão da crescente reatividade com o aumento do número atômico.
#149868
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(1,0) 4 - 

A bioquímica, por si só, representa uma área interdisciplinar, uma vez que possui como base as ciências químicas e biológicas. Atualmente, está em voga uma variedade de temas concernentes a essa área científica, como células-tronco, transgênicos, clonagem, biopirataria, entre outros, que exigem não apenas conhecimentos científicos, mas que envolvem aspectos sociais, políticos, econômicos e até religiosos. Em pesquisa realizada com professores de química, pesquisadores reportaram que a bioquímica aparece como um dos dez temas com os quais a química pode ser abordada socialmente. Logo, a bioquímica constitui-se em um nicho temático muito rico e promissor para abordagens interdisciplinares, contextualizadas social e experimentalmente. Tratando-se de uma interface da química, é fundamental que os professores dessa disciplina tenham uma formação acadêmica que garanta os conhecimentos necessários à condução de atividades didáticas abarcadas por temas bioquímicos.

W. Francisco e W. E. Francisco Junior. A bioquímica a partir de livros didáticos: um estudo dos livros de química aprovados pelo PNLEM 2007. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), Brasília, 2010 (com adaptações).

Tendo o texto como referência inicial, assinale a alternativa correta acerca das principais características das proteínas.

  • a) Proteínas são compostos de fórmula geral Cm(H2O)n, havendo a possibilidade de essa fórmula geral apresentar desvios, naturalmente encontrados na forma de celulose e amidos, basicamente compostos por subunidades de monossacarídeos.
  • b) As proteínas são um conjunto de moléculas de aminoácidos, ligados covalentemente entre si por ligação glicosídica, formada por uma reação de condensação entre o grupo carboxílico de um aminoácido e um grupo amina de outro aminoácido.
  • c) As proteínas são moléculas orgânicas ligadas ao mesmo átomo de carbono (denominado de carbono α), a um átomo de hidrogênio, a um grupo amina, a um grupo carboxílico e a uma cadeia lateral hidrofóbica, sendo compostas por unidades iguais de aminoácidos.
  • d) As moléculas de proteínas são polímeros cujas unidades constituintes fundamentais equivalem a até 20 aminoácidos de ocorrência natural, ligados covalentemente uns aos outros por uma ligação denominada de ligação peptídica, formada por uma reação de condensação entre o grupo carboxílico de um aminoácido e um grupo amina de outro aminoácido.
#149869
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(1,0) 5 - 

O principal isótopo do elemento carbono (6C) é o carbono-12 (12C), mas uma proporção pequena de carbono-14 (14C) também está presente nos seres vivos. Os núcleos de 14C são produzidos quando os núcleos dos átomos de nitrogênio (7N), presentes na atmosfera, são bombardeados por nêutrons formados nas colisões dos raios cósmicos com outros núcleos. Os átomos de 14C são incorporados nos organismos vivos como 14CO2, por meio da fotossíntese e da digestão. Posteriormente, esses átomos de 14C alcançam um estado de maior estabilidade, por meio da emissão de uma partícula β.
Considerando o texto acima, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, essas transformações.

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)
#149870
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(1,0) 6 - 

Termoquímica é o ramo da química que estuda os calores de reações e a energia envolvida em transformações químicas. A partir dessa informação, considerem-se as duas equações químicas a seguir, que representam a reação de combustão do metano, com dois diferentes conjuntos de produtos, em que são indicadas as respectivas variações de entalpia (ΔH).
CH4 (g) + 2 O2 (g) → CO2 (g) + 2 H2O (g) ΔH1 CH4 (g) + 2 O2 (g) → CO2 (g) + 2 H2O (l) ΔH2
Assinale a alternativa que apresenta a relação entre essas variações de entalpia.

  • a) ΔH1 = ΔH2 < 0
  • b) 0 < ΔH1 < ΔH2
  • c) ΔH1 < ΔH2 < 0
  • d) ΔH2< ΔH1 < 0
#149871
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(1,0) 7 - 

Pelo modelo de repulsão de pares de eletrônicos da camada de valência, regiões de densidade eletrônica aumentada assumem posições tão separadas quanto possível e a geometria da molécula é identificada, referindo-se às localizações dos átomos na estrutura resultante. Conforme esse modelo, a geometria da molécula de SF6 é

  • a) tetraédrica.
  • b) octaédrica.
  • c) bipiramidal trigonal.
  • d) quadrangular plana.
#149872
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(1,0) 8 - 

No ano de 1913, três manuscritos de autoria do físico dinamarquês Niels Bohr iriam estabelecer as sementes para a descrição quantitativa da estrutura eletrônica de átomos e moléculas. Esses trabalhos pioneiros de Bohr iriam impactar a química em diversos aspectos fundamentais, tais como: a estrutura eletrônica dos elementos e sua relação com o conceito de valência; a relação entre periodicidade e configuração eletrônica; e os princípios básicos da espectroscopia. Ao contrário da maioria dos físicos da época, Niels Bohr interessou-se em problemas mais diretamente relacionados com química. As ideias de Bohr foram fundamentais para descrever a tabela periódica dos elementos químicos em função da configuração eletrônica dos átomos. O legado histórico de Bohr é visível até hoje e seu modelo planetário do átomo, embora totalmente superado, ainda é utilizado rotineiramente em livros-textos de química como uma introdução a uma visão física da estrutura dos átomos. Essa lembrança histórica e a contribuição à descrição atômica dos elementos químicos fazem parte do legado do Niels Bohr à química.
J. M. Riveros (editorial). O legado de Niels Bohr. In: Química Nova, v. 36, n.° 7, 2013, p. 931-932 (com adaptações).
Quanto ao postulado para o átomo de hidrogênio apresentado pelo modelo teórico para a estrutura eletrônica de átomos proposto por Bohr, que se baseia no modelo planetário introduzido por Rutherford, assinale a alternativa correta.

  • a) Nas órbitas estacionárias, o elétron possui níveis de energia diferenciados, realizando movimento ao ganhar ou perder energia.
  • b) O elétron gira ao redor do núcleo em órbitas (níveis de energia) elípticas de raios variados, denominadas de órbitas cinemáticas.
  • c) Para o elétron saltar para um nível mais externo, ocorre a absorção de energia em quantidade suficiente para promover esse salto. Ao retornar a seu estado fundamental, o elétron libera a energia absorvida na forma de fótons.
  • d) Um elétron se move em uma órbita ao redor do núcleo sob influência da atração de cargas entre o elétron e o núcleo, emitindo energia enquanto permanece na mesma órbita.
#149873
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(1,0) 9 - 

Uma reação química entre um ácido e uma base é denominada de reação de neutralização. O composto iônico produzido nesse tipo de reação é chamado de sal. O estudo dos diversos tipos de sal mostra-se, portanto, de essencial importância no estudo da química. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta exemplos de sais que, quando dissolvidos em água, promovem a diminuição do valor do pH.

  • a) sulfato de sódio, cloreto de sódio, nitrato de sódio e nitrato de amônio
  • b) cloreto de amônio, sulfato de alumínio, nitrato de amônio e cloreto de ferro (III)
  • c) cloreto de ferro (III), bicarbonato de sódio, nitrato de amônio e acetato de sódio
  • d) acetato de sódio, carbonato de sódio, bicarbonato de sódio e nitrato de sódio
#149874
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(1,0) 10 - 

O estanho é um metal branco, prateado, maleável e dúctil. Apresenta número atômico (Z) igual a 50 e pertence ao grupo 14 da tabela periódica. Desde a antiguidade, o estanho é conhecido, sendo um dos primeiros elementos a serem utilizados pela tecnologia humana para produzir bronze, nos tempos pré-históricos. O estanho ocorre, na forma combinada na natureza, em minerais, sendo o seu principal minério a cassiterita (SnO2). Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta a descrição da configuração eletrônica do Sn no estado fundamental.

  • a) [He]2s22p2
  • b) [Ne]3s23p2
  • c) [Ar]3d104s24p2
  • d) [Kr]4d105s25p2