Simulado SEDUC-RJ | Professor – Filosofia | CONCURSO
SIMULADO SEDUC-RJ | PROFESSOR – FILOSOFIA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEDUC-RJ para o cargo de Professor – Filosofia.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CEPERJ para o concurso SEDUC-RJ. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor – Filosofia, contendo Filosofia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEDUC-RJ | Professor – Filosofia contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEDUC-RJ.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #123555
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 16 -
Durante a filosofia medieval, uma das mais constantes discussões foi aquela sobre a relação entre fé e razão, já que, em princípio, cada uma delas parecia uma via distinta para se alcançar Deus ou a verdade. O pensamento religioso, nesse momento da história, refletiu sobre a sua interação com o entendimento argumentativo da filosofia. Conforme observa Danilo Marcondes na sua Iniciação à história da filosofia, Santo Agostinho adotou uma posição decisiva nesse contexto, postulando que, quanto aos ensinamentos religiosos, deve-se adotar o seguinte procedimento:
- a) primeiro acreditar para depois compreender.
- b) primeiro compreender para depois acreditar.
- c) acreditar e compreender simultaneamente
- d) somente compreender, sem jamais acreditar.
- e) somente acreditar, sem jamais compreender
- #123556
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 17 -
Em sua Poética, Aristóteles se pergunta a respeito da natureza do discurso poético e de seu efeito. Em resposta a essas questões, ele apresenta dois conceitos fundamentais para a sua compreensão da tragédia e que terão “grande influência na teoria e na crítica literárias posteriormente", como comenta Danilo Marcondes na sua Iniciação à história da filosofia. Essas duas noções aristotélicas são:
- a) o belo e o sublime.
- b) o sujeito e o objeto.
- c) o apolíneo e o dionisíaco
- d) a imitação e a purificação.
- e) a aura e a reprodução.
- #123557
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 18 -
No capítulo IX de sua Poética, Aristóteles situa o discurso poético em relação ao discurso histórico, destacando especificidades de seu conteúdo e de seu valor. Para o filósofo grego, no capítulo em questão, a poesia é:
- a) mais filosófica, porém menos séria do que a história, pois a poesia se refere principalmente ao particular, e a história, ao universal.
- b) menos filosófica, porém mais séria do que a história, pois a poesia se refere principalmente ao universal, e a história, ao particular.
- c) mais filosófica e mais séria do que a história, pois a poesia se refere principalmente ao universal, e a história, ao particular.
- d) menos filosófica e menos séria do que a história, pois a poesia se refere principalmente ao particular, e a história, ao universal.
- e) tão filosófica e tão séria quanto a história, pois ambas se referem principalmente ao universal.
- #123558
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 19 -
O amor é tema do diálogo O banquete, de Platão. Nele, os convivas se divertem fazendo elogios a Eros, deus do amor. De acordo com o que nos é relatado nessa obra, Sócrates ouviu o discurso que pronuncia sobre Eros de:
- a) um aprendiz, Fedro, mas Sócrates não lhe dá crédito.
- b) um deus, o próprio Eros, que o transmitiu diretamente a Sócrates.
- c) um homem, Agatão, como o próprio Sócrates dá inteiro crédito
- d) uma mulher, Diotima, como o próprio Sócrates dá inteiro crédito
- e) um rei tirano, Dionísio, mas Sócrates não lhe dá crédito.
- #123559
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 20 -
Entre os primeiros pensadores da filosofia, foi recorrente a referência a elementos naturais como a água, o fogo, a terra e o ar para a explicação da realidade. Um desses casos é encontrado na seguinte sentença. “Este mundo, o mesmo de todos os (seres), nenhum deus, nenhum homem o fez, mas era, é e será um fogo sempre vivo, acendendo-se em medidas e apagando-se em medidas". Essa frase, como consta no volume dedicado aos pré- socráticos da coleção Os pensadores, é atribuída a:
- a) Tales de Mileto
- b) Heráclito de Éfeso.
- c) Parmênides de Eleia.
- d) Pitágoras de Samos.
- e) Demócrito de Abdera.