Simulado SEDUC-PI | Professor – Filosofia | CONCURSO
SIMULADO SEDUC-PI | PROFESSOR – FILOSOFIA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEDUC-PI para o cargo de Professor – Filosofia .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca NUCEPE para o concurso SEDUC-PI. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor – Filosofia , contendo Filosofia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEDUC-PI | Professor – Filosofia contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEDUC-PI.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #123620
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Sobre as relações entre os conceitos de “alienação” e “ideologia”, marque a alternativa INCORRETA.
- a) O conceito de alienação não foi originalmente articulado ao de ideologia em sua formulação, mas no pensamento marxista ideologia sempre pressupõe alguma forma de alienação daqueles que a possuem.
- b) A articulação entre os conceitos de alienação e ideologia encontrou no pensamento de Karl Marx sua formulação mais precisa e importante na filosofia política e social.
- c) Para Marx, ideologia significava uma falsa consciência compartilhada pelos membros de uma classe social particular, cuja formulação mascara a realidade da dominação política e econômica de uma classe social sobre outra.
- d) Na filosofia política e social o termo ideologia sempre significou uma visão de mundo não alienada e, assim, essa compreensão permanece incólume no pensamento contemporâneo.
- e) Originalmente, ideologia significava um conjunto de ideias destinadas a expressar uma certa visão de mundo, não estando associada conceitualmente a qualquer forma de alienação.
- #123621
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Sobre o problema do mal, podemos afirmar:
I - A existência do mal no mundo é um fato inegável e, como tal, seja como mal moral, seja como mal natural, gera o problema da crença na existência de um Deus.
II - A existência do mal conduz ao problema de como explicar a benevolência e a onipotência de Deus, uma vez que a existência de tantos males no mundo contradiz tais propriedades.
III - Alguns teóricos justificaram a presença do mal no mundo como necessária para possibilitar a realização de uma maior bondade moral, como por exemplo, a santidade. Sem o mal, a grande bondade moral de pessoas como Madre Tereza de Calcutá e Irmã Dulce não seria possível.
IV - Alguns teóricos argumentam para justificar a presença do mal no mundo a partir de uma analogia artística: da mesma maneira que a harmonia de uma peça musical envolve dissonâncias que são posteriormente resolvidas, o mal contribui para a harmonia ou beleza geral do mundo.
V - Uma outra tentativa de solução para o problema do mal é aquela chamada de defesa do livre-arbítrio: o mal é uma consequência necessária da liberdade de escolha, caso contrário, sem liberdade de escolha, não haveria de fato livre-arbítrio.
Marque a alternativa CORRETA.
- a) Somente as afirmações I e II estão erradas.
- b) Somente as afirmações III, IV e V estão corretas.
- c) Todas as afirmações estão corretas.
- d) Todas as afirmações estão erradas.
- e) Somente a afirmação V está errada.
- #123622
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Sobre a filosofia da linguagem comum, muitas vezes chamada de filosofia da linguagem ordinária, marque a alternativa INCORRETA.
- a) J. L. Austin e P. F. Strawson são dois importantes representantes da chamada filosofia da linguagem comum.
- b) Os filósofos da linguagem comum focalizam seus estudos na formalização lógica da linguagem ordinária.
- c) Os filósofos da linguagem ordinária se dedicam a analisar as expressões tal como são usadas na linguagem natural buscando, com isso, dissolver alguns problemas filosóficos tradicionais.
- d) A teoria de J. L. Austin, em seu livro “Como fazer coisas com palavras” (1962), foi uma fonte importante para o desenvolvimento da pragmática filosófica.
- e) Strawson, ao analisar linguisticamente conceitos do senso comum, como corpo, pessoa, tempo e espaço, buscou desenvolver o que ele chamou de uma “metafísica descritiva”.
- #123623
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Sobre a Estética, seus problemas e teorias, podemos afirmar que
I - um problema central da Estética é o do gosto e, como resultado de suas investigações, este ficou definitivamente estabelecido como algo que não se pode discutir.
II - a arte é um dos objetos de estudo da Estética, refletindo sobre questões como: O que torna um objeto obra de arte? Qual a relação entre forma e conteúdo numa obra de arte?
III - o objetivismo estético sustenta que as qualidades estéticas são propriedades inerentes aos objetos e que, por conseguinte, a experiência estética nos proporciona conhecimento delas.
IV - o subjetivismo estético sustenta que as qualidades estéticas não são inerentes aos objetos, mas dependem da resposta do sujeito, ou seja, a experiência estética não oferece um conhecimento de tais propriedades.
Marque a alternativa CORRETA.
- a) Apenas a afirmação I está errada.
- b) Apenas a afirmação II está correta.
- c) Apenas as afirmações III e IV estão corretas.
- d) Todas as afirmações estão erradas.
- e) Todas as afirmações estão corretas.
- #123624
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Em relação aos argumentos sobre a existência de Deus, marque a alternativa INCORRETA.
- a) O argumento ontológico sobre a existência de Deus teve sua primeira formulação por Santo Anselmo em seu livro Proslógio.
- b) Já a versão mais famosa do argumento cosmológico sobre a existência de Deus é a de Tomás de Aquino na Suma Teológica.
- c) O argumento teleológico em defesa da existência de Deus tem sua versão mais famosa em William Paley em seu livro Natural Theology.
- d) Renê Descartes é também famoso pelo seu argumento cosmológico em favor da existência de Deus.
- e) O problema do mal é considerado o mais importante dos argumentos contra a existência de Deus.
- #123625
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
O problema ambiental se tornou central nas discussões contemporâneas em todas as esferas, desde a política e a economia, passando pela alimentação, organização das cidades e educação. E no âmbito da filosofia, um dos focos é a conexão entre ética e ecologia, pensada a partir do que veio a se chamar de ética ambiental. Sobre isso, marque a alternativa CORRETA.
- a) A problematização filosófica da Ética ambiental se define apenas a partir do horizonte do direitos dos animais não-sencientes.
- b) Ética e ecologia se interseccionam no horizonte cosmológico dos determinantes naturais que configuram a organização do mundo ideal.
- c) A dimensão ética do problema ambiental se restringe ao papel que os animais ocupam nos ecossistemas
- d) A ética ambiental tem a tarefa de definir quais ecossistemas devem ser preservados e quais não o devem.
- e) A ética ambiental consiste em teoria e prática sobre a preocupação adequada com valores e deveres em relação ao mundo natural.
- #123626
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Sobre a teoria da justiça de Robert Nozick, marque a alternativa INCORRETA.
- a) Segundo Nozick, os direitos individuais são constitutivos da justiça, requerendo um respeito absoluto a eles, estabelecendo restrições absolutas ao que os outros ou o Estado podem fazer.
- b) Em Nozick há uma renovação da ideia lockeana de “propriedade de si mesmo”.
- c) Segundo Nozick, para que se faça a justiça, é necessário que o Estado intervenha nas aquisições e transferências dos indivíduos através de um processo redistributivo.
- d) A posição de Nozick é costumeiramente caracterizada como libertarismo.
- e) Para Nozick, o Estado deve ter apenas uma função protetora da auto-propriedade, não podendo ter funções redistributivas.
- #123627
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Sobre a teoria da justiça de John Rawls, marque a alternativa CORRETA.
- a) Um conceito central no contratualismo de Rawls é o de Estado de Natureza.
- b) Em Rawls a justiça é definida como equidade, baseada em princípios formulados por sujeitos situados no que denominou de “posição original”.
- c) Rawls defende um versão renovada do utilitarismo na formulação de seu conceito de justiça.
- d) Segundo Rawls, uma sociedade justa eliminaria toda a desigualdade natural entre os homens.
- e) Na teoria rawlsiana da justiça como equidade há uma prevalência do bem sobre o justo.
- #123628
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Sobre teorias da verdade, marque a alternativa INCORRETA.
- a) A teoria da verdade como correspondência afirma que uma crença (proposição, sentença, declaração, etc) é verdadeira quando existe uma descrição no mundo coerente com ela
- b) A teoria da verdade como coerência sustenta que uma crença é verdadeira quando é parte de um sistema de crenças que é consistente e “harmonioso”.
- c) A teoria pragmática da verdade define que uma crença é verdadeira na medida em que produz resultados desejáveis, ações bem sucedidas.
- d) Teorias deflacionárias da verdade sustentam que a função da verdade não é descrever proposições, como se pode pensar a partir de sua forma sintática, mas sobretudo nos permitir construir certos tipos de generalizações.
- e) Entre as teorias deflacionárias, destacam-se a teoria da redundância de Frege, a teoria minimalista e a teoria descitacional.
- #123629
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Sobre a ética utilitarista, marque a alternativa CORRETA.
- a) O utilitarismo é uma ética conceitualmente voltada para o egocentrismo, uma vez que toma como critério definidor do agir moral aquilo que resulta ser o mais útil para o indivíduo dentre os cursos de ação possíveis.
- b) Segundo o utilitarismo, o conteúdo do agir correto se define pela maior quantidade de prazer ou utilidade para o indivíduo produzido pelo curso de ação indicado.
- c) A ética utilitarista é uma ética do tipo deontológico, uma vez que não raciocina com a ideia de um fim último para o agir humano.
- d) A ética utilitarista opera da perspectiva de um agir com consequências coletivas, ou seja, o valor moral da ação se define pela maior quantidade de bem-estar ou utilidade para o maior número de pessoas dentre os cursos de ação possíveis.
- e) A ética utilitarista se reduz, ao final, a um hedonismo individual, uma vez que opera com o conceito central de prazer em sua estrutura teórica.
- #123630
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Sobre as éticas deontológicas, marque a alternativa INCORRETA.
- a) Para uma ética deontológica, o conceito central é o de Dever.
- b) Em sua formulação contemporânea, uma ética deontológica assume a prioridade do justo sobre o bem.
- c) Em Kant, a ética deontológica preconiza uma razão prática autônoma em relação às inclinações naturais, de caráter universal.
- d) Para uma ética deontológica, o único sentimento apropriado é o de respeito à lei moral, dada a precedência das normas sobre os desejos.
- e) Para uma ética deontológica, o conteúdo do dever universal é configurado a partir das consequências do curso de ação escolhido.
- #123631
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Sobre a ética das virtudes, marque a alternativa INCORRETA.
- a) Na ética das virtudes os conceitos de eudaimonia (felicidade) e phronésis (sabedoria prática) são centrais.
- b) O principal representante clássico da ética das virtudes é o filósofo Aristóteles, já no período medieval destaca-se Tomás de Aquino; mas as raízes mais antigas da ética das virtudes se estendem também à filosofia chinesa.
- c) Na perspectiva da ética das virtudes, não podemos pensar o agir moral somente a partir de normas, mas estas enquanto articuladas a um bem.
- d) Os principais representantes contemporâneos da ética das virtudes são Peter Singer e Mangabeira Unger.
- e) A ética das virtudes assumiu um papel importante no debate filosófico contemporâneo a partir do artigo de E. Anscombe “Modern Moral Philosophy” (1958).
- #123632
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Sobre o problema mente-corpo no âmbito da filosofia da mente, podemos afirmar que as seguintes questões fazem parte do campo de investigação:
I - “Qual é a ontologia dos estados mentais?”
II - “Qual é a natureza dos sujeitos ou portadores dos estados mentais?”
III - “Como os estados mentais e os sujeitos se relacionam com o mundo físico?”
IV - “Se pensar e sentir dor são ambos fenômenos mentais, em que tipo de meio o pensar e a experiência de sentir dor ocorrem?”
V - “Podem os fenômenos mentais existir independentemente dos fenômenos físicos, ou dependem destes para sua existência?”
Marque a alternativa CORRETA.
- a) Todas as afirmações estão erradas.
- b) Todas as afirmações estão corretas.
- c) Apenas as afirmações I, II e III estão corretas.
- d) Apenas as afirmações IV e V estão erradas.
- e) Apenas a afirmação IV está errada.
- #123633
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Sobre teorias que tratam do problema mente-corpo no âmbito da filosofia da mente, marque a alternativa INCORRETA.
- a) Dualismo.
- b) Materialismo ou fisicalismo.
- c) Fundacionismo.
- d) Funcionalismo.
- e) Monismo não-redutivo.
- #123634
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-PI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Sobre a discussão entre internalismo e externalismo na epistemologia, marque a alternativa CORRETA.
- a) O internalismo defende a tese de que a justificação do conhecimento consiste em relações internas entre crenças, por exemplo, uma relação vertical de apoio entre crenças básicas e outras dependentes delas.
- b) O internalismo é a tese de que a justificativa do conhecimento advém de fatores íntimos do sujeito humano, ou seja, de sua interioridade psicológica, ou seja, de suas emoções.
- c) O externalismo é a tese de que a justificativa do conhecimento advém de fatores aos quais o sujeito humano tem acesso cognitivo imediato, dependendo de interioridade psicológica, ou seja, de suas emoções.
- d) O externalismo defende a tese de que a justificação consiste numa relação de sustentação mútua de crenças em um sistema apropriadamente compreendido.
- e) Segundo o externalismo, uma crença pode ser justificada por um sujeito na medida em que ele tem acesso ao que proporciona a justificação, de fato ou por princípio.