Processando...

Simulado SEDUC-PA de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado SEDUC-PA de Matérias Diversas para Cargos diversos

📚 Simulado SEDUC-PA gratuito | cód.10238

Prepare-se com inteligência: resolva o simulado SEDUC-PA agora mesmo! 🧠

 

🔗 Vejam mais simulados SEDUC-PA

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado SEDUC-PA foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado SEDUC-PA e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões SEDUC-PA

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso SEDUC-PA


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso SEDUC-PA. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre SEDUC-PA


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso SEDUC-PA.

Ver apostilas para SEDUC-PA


📢 Concursos Abertos para SEDUC-PA

Veja os concursos abertos da instituição SEDUC-PA. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para SEDUC-PA


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#149905
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDUC-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

A individualização do ensino, apesar de ser uma tarefa difícil, em função do elevado número de alunos por turma, nas escolas brasileiras, auxilia a adoção de uma abordagem orientada para o sucesso, pois permite a adaptação da atividade de acordo com o nível particular de competência de cada indivíduo. Quanto a esse tema, assinale a opção correta.

  • a) O ensino de novas habilidades deve voltar-se para o ensino direto do padrão previsto pela análise técnica do movimento e enfatizar o gesto esportivo correto a ser aprendido, de forma a evitar a utilização de movimentos considerados parecidos, mas que não estejam relacionados com a técnica.
  • b) Deve-se ensinar a criança a definir expectativas muito otimistas, a despeito de suas condições e de seu nível de habilidade inicial, pois esses fatores tendem a se modificar ao longo do tempo.
  • c) O encorajamento e o apoio do professor na realização das atividades escolares auxilia a motivação da criança para participar ativamente da aula, desde que o elogio seja sincero e não seja feito em excesso, pois o que exerce influência sobre a criança não é tanto o que se lhe diz, mas o modo de dirigir-se a ela.
  • d) As atividades de aventura, que representam para a criança um desafio e exigem-lhe coragem, prejudicam a modificação do seu autoconceito, pois acentuam a sua incapacidade. O mesmo vale para situações em que o professor recorre à dramatização e à fantasia para criar uma atmosfera que desperte os sentimentos de aventura na criança, pois essas atividades reforçam suas limitações.
#149906
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDUC-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Com relação à metodologia de ensino da educação física, julgue os próximos itens.
I Professores que enfatizam a competitividade e recompensam os alunos mais bem treinados contribuem para melhorar a percepção de competência dos alunos que apresentam um desempenho menor. II Quando a criança tem a percepção de que é fisicamente incompetente, ela tende a evitar participar das atividades esportivas, recusando-se a participar das aulas de educação física. III O uso de metodologia de ensino pautada na solução de problemas ou na descoberta orientada, com crianças que tenham baixo nível de competências percebidas, dificulta o envolvimento dessas crianças no processo de aprendizagem, pois, nesse caso, deixa-se de priorizar o processo, passando-se a valorizar o rendimento. IV A utilização de uma abordagem de ensino orientada para o sucesso é particularmente importante nos períodos iniciais do aprendizado.
Estão certos apenas os itens .

    • a) I e II.
    • b) I e III.
    • c) II e IV.
    • d) III e IV.
    #149907
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    SEDUC-PA
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 3 - 

    Leia o texto a seguir.
    Organizações e lutas dos trabalhadores
    Tempo de greve Já era tempo de os trabalhadores terem as coisas a seu modo... E por um dia de trabalho receberem um dia de salário Este é o momento para fazer greves, pelo menos assim parece O monopólio recebeu golpes, mas este deve ser fatal Os trabalhadores aos milhares se queixam, seu fardo é pesado Que a ordem marque sua conduta, que encontrem o sucesso ao final.
    (ARNO, Aloísio Goettems. JOIA, Antônio Luís. Geografia – Leituras e Interação. São Paulo. 2ª edição 2016 p. 14.)
    Com base na letra da música e nos conhecimentos sobre organização e lutas dos trabalhadores, analise as afirmativas a seguir.
    I. A letra da canção conclama os trabalhadores a uma marcha grevista, sob a reinvindicação de “um dia de trabalho igual a um dia de salário”, base de muitos movimentos. II. Os empresários industriais nunca conseguiram a aprovação de leis que proibiam a organização de greves e sindicatos. III. Os movimentos dos trabalhadores denunciavam as injustiças que aconteciam no sistema fabril, muitos eram presos e perseguidos por isso.
    IV. Eram incomuns as greves de trabalhadores empregados nos setores que enfrentavam crises.
    Estão corretas as afirmativas

    • a) I, II, III e IV.
    • b) I e III, apenas.
    • c) II e IV, apenas.
    • d) I, III e IV, apenas.
    #149908
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    SEDUC-PA
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 4 - 

    Considere os seguintes conceitos de ácido e base.
    I Ácido é uma espécie química capaz de receber um par eletrônico e base é uma espécie química capaz de doar um par eletrônico. II Ácido é uma substância que, em água, produz, como cátion, apenas íons H+, e base é uma substância que, em água, produz, como ânion, apenas íons OH!. III Ácido é uma espécie que reage com bases para formar sais, doando cátions ou aceitando ânions ou elétrons, e base é uma espécie que reage com ácidos para formar sais, doando ânions ou elétrons ou combinando-se com cátions. IV Ácido é um doador de prótons e base é um receptor de prótons.

    Assinale a opção que apresenta a sequência correspondente aos conceitos de ácido e base de Arrhenius, de Lowry e Brönsted e de Lewis, respectivamente.

    • a) I, II e III
    • b) I, II e IV
    • c) II, III e IV
    • d) II, IV e I
    #149909
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    SEDUC-PA
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 5 - 

    Considerando aspectos fisiológicos do sistema reprodutor feminino e seus componentes, bem como do ciclo menstrual em humanos, assinale a opção correta.

    • a) Hormônios ovarianos apresentam atividade biológica exclusivamente sobre órgãos e tecidos diretamente relacionados com as funções reprodutoras.
    • b) O estradiol não é capaz de promover a proliferação do endométrio.
    • c) O corpo lúteo, assim como a placenta, é considerado uma glândula endócrina efêmera.
    • d) Durante a fase folicular do ciclo menstrual, os folículos ovarianos começam a se desenvolver em resposta à secreção de progesterona pelo corpo lúteo.
    #149910
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    SEDUC-PA
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 6 - 

    Particularmente nas Américas, a Associação de Livre Comércio das Américas (ALCA) e o MERCOSUL são blocos econômicos estabelecidos representando diferentes interesses e possuindo determinada abrangência espacial. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

    • a) Tanto a ALCA quanto o MERCOSUL são contrários aos processos de globalização e visam proteger mercados e subsidiar a produção interna dos países.
    • b) A implantação do MERCOSUL encontra-se em sua primeira etapa, ou seja, na fase de constituição de uma união econômica e monetária, sem a qual, apesar da contigüidade territorial existente, fica prejudicado o fluxo de mercadorias.
    • c) Um dos obstáculos encontrados para a efetiva consolidação de uma integração econômica nas áreas fronteiriças entre o sul do Brasil e a Argentina é o predomínio, naquele espaço, de atividades agrícolas apoiadas em estruturas agrárias arcaicas.
    • d) Uma das manifestações contrárias à instituição da ALCA provém de trabalhadores norte-americanos, que temem a migração de seus postos de trabalho para países onde a mãode-obra é barata.
    #149911
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    SEDUC-PA
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 7 - 

    Enquanto o presidente Bush, dos EUA, tem despendido os últimos cinco anos lutando contra o terrorismo global, promovendo a idéia de democracia e ameaçando déspotas, o não eleito (democraticamente presidente da China) Hu tem postulado uma política exterior mais pragmática e amoral. Nos locais onde tem buscado recursos naturais, em particular óleo, a China adotou o papel de uma espécie de tio generoso para muitos dos regimes que Bush ameaça.
    Newsweek, 24/4/2006 (com adaptações).
    Tendo o texto acima como referência inicial e acerca do assunto abordado, assinale a opção correta.

    • a) A queda do partido chinês, última frente de resistência do socialismo, representou a abertura econômica do país.
    • b) Há uma clara orientação na política externa da China para a sua integração na comunidade global, como demonstra a sua entrada na OMC.
    • c) A China tem despontado como uma potência mundial, crescendo economicamente e militarmente obedecendo aos objetivos geoestratégicos dos EUA.
    • d) Em função das transformações econômicas e sociais vividas, a China saiu de sua condição de país subdesenvolvido ao disseminar a melhoria de qualidade de vida por toda a sua população.
    #149912
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    SEDUC-PA
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 8 - 

    Atividades humanas são capazes de causar degradação ambiental não só em escala local, mas também regional, como é o caso da desertificação. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
    I Entre os prejuízos causados pela desertificação está a perda de biodiversidade. II As áreas subúmidas e semi-áridas do globo são suscetíveis ao processo de desertificação pelo uso do solo de modo intensivo pela agricultura de subsistência. III No Brasil, o processo de desertificação é reconhecido como tendo causa na remoção da cobertura vegetal. IV Não obstante esteja isenta de causar impactos socioeconômicos já que ocorre, predominantemente, em áreas de vazio populacional, a desertificação é reconhecida como uma forma de desequilíbrio ambiental.
    A quantidade de itens certos é igual a

    • a) 1,
    • b) 2,
    • c) 3,
    • d) 4,
    #149913
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    SEDUC-PA
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 9 - 

    O termo meio ambiente tem sido utilizado para indicar o espaço em que um ser vive e se desenvolve, trocando energia e interagindo com ele, sendo transformado e transformando-o. No caso dos seres humanos, aos espaços físico e biológico, soma-se o espaço sociocultural. No teatro, o meio ambiente passa a ser, para os naturalistas, o local de observação para a construção da ação cênica do homem. Para o professor de teatro/educação, esse tema deve ser trabalhado de forma que permita uma visão ampla sobre a dinâmica e as características que envolvem não só os elementos naturais, físicos e biológicos, mas também os elementos construídos e todos os aspectos sociais da relação dos seres humanos com esse meio ambiente.
    A partir das idéias do texto acima, assinale a opção correta.

    • a) Uma estratégia didática para melhor estudar o meio ambiente é o total distanciamento dos alunos dos temas ambientais, visando, dessa forma, deixá-los à vontade para sua criação artística.
    • b) O espaço sociocultural, junto aos espaços físico e biológico, não podem ser objetos de estudo em sala de aula, pois não podem ser caracterizados como texto teatral.
    • c) A separação do ator/platéia é uma estratégia didática que o professor deve usar como forma de identificar a relação de separação homem/meio ambiente.
    • d) Temas como poluição, qualidade de vida humana, sustentabilidade e esgotamento de recursos não-renováveis, são alguns assuntos possíveis de uma dramatização em sala de aula.
    #149914
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    SEDUC-PA
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 10 - 

    Com relação a diferentes aspectos do teatro, assinale a opção correta.

    • a) A educação pela linguagem cênica somente terá proveitos pedagógicos se for construída por meio de textos clássicos e de alto conhecimento, objetivando, com isso, a identificação dos alunos com as personagens.
    • b) A temática da pluralidade cultural identificada no universo cultural brasileiro, não se ajusta aos preceitos conceituais do fazer teatral, pois essa prática cênica é determinada pela subjetividade da linguagem teatral.
    • c) O exercício da improvisação teatral é uma técnica somente usada nos ensaios entre atores, no sentido de fazê-los concentrarem-se nas suas representações e encenações teatrais.
    • d) No ensino de teatro, o fazer se concretiza na ação cênica, o apreciar, na recepção e análise crítica da mesma, e o contextualizar, na identificação da produção da ação no meio cultural em que ela se dá.