Processando...

Simulado SEDUC-PA | CONCURSO

Simulado SEDUC-PA

SIMULADO SEDUC-PA

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no SEDUC-PA.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da SEDUC-PA que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores SEDUC-PA, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado SEDUC-PA contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no SEDUC-PA.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no SEDUC-PA. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO SEDUC-PA
Para realizar o simulado SEDUC-PA você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado SEDUC-PA você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para SEDUC-PA é aqui!


#205828
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEAD-SEDUC-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Em determinado plano de curso, um professor propôs os seguintes objetivos para uma unidade específica: o aluno deveria explicar e demonstrar o significado das Leis I, II e III de Jones, bem como resolver problemas que exigiam a aplicação dessas três leis. Com relação à utilização desses objetivos no planejamento educacional, assinale a opção incorreta.

  • a) A elaboração dos objetivos no plano de curso é adequada, porque o professor contemplou um objetivo para cada habilidade.
  • b) Os objetivos apresentados são específicos por conhecimento e, ao mesmo tempo, por habilidade.
  • c) Os objetivos propostos são relativos a atitudes.
  • d) O professor deve dividir a unidade a ser trabalhada em três subunidades e apresentar três objetivos diferentes, atividades específicas e técnicas avaliativas distintas, para atingir a aferição das habilidades de explicação, demonstração e resolução de problemas.
#205831
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEAD-SEDUC-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Acerca de planejamento educacional, assinale a opção correta.

  • a) Qualquer planejamento de atividades educativas deve apresentar três fases: estabelecimento dos objetivos, previsão dos conteúdos a serem desenvolvidos e previsão das formas de avaliação.
  • b) A elaboração do projeto político pedagógico é obrigatória para todo estabelecimento de ensino e, de acordo com a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — Lei n.º 9.394/1996 —, deve contemplar todas as fases do planejamento educacional.
  • c) A sondagem de aptidões do educando, ou a diagnose das potencialidades e limitações das habilidades dos alunos, deve ser contemplada no plano de aula, a fim de que as atividades a serem desenvolvidas venham a criar oportunidades de desenvolvimento das aptidões e habilidades dos discentes.
  • d) De acordo com a Lei n.º 9.394/1996, o planejamento das atividades didáticas a serem desenvolvidas é uma das atribuições dos docentes e deve contemplar todas as fases do planejamento educacional.
#205832
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEAD-SEDUC-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Com relação a avaliação escolar, assinale a opção correta.

  • a) A concepção dialética da avaliação considera a avaliação escolar uma questão política e não, técnica.
  • b) A abordagem empiricista ressalta os aspectos subjetivos da avaliação escolar.
  • c) A teoria racionalista privilegia modelos avaliativos indutivos e calcados na experiência.
  • d) A corrente relativista procura adequar instrumentos avaliativos aos níveis de desenvolvimento cognitivo do educando.
#205833
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEAD-SEDUC-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Com relação ao Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado do Pará, Lei n.º 5.810/1994, assinale a opção correta.

  • a) O servidor estável, aprovado em concurso público, é liberado de novo estágio probatório caso seja aprovado em concurso público para outro cargo.
  • b) Reintegração é o reingresso do servidor na administração pública, em decorrência de decisão administrativa definitiva ou sentença judicial transitada em julgado, sendo obrigatório o ressarcimento de prejuízos resultantes do afastamento.
  • c) A movimentação do servidor ocupante de cargo de provimento efetivo para outro cargo de igual denominação e provimento, em outro órgão, mas de mesmo poder, denomina-se redistribuição.
  • d) A licença do servidor para tratamento de doença de pessoa da família é concedida mediante comprovação médica desde que a relação de parentesco seja consanguínea ou afim de primeiro grau.
#205834
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEAD-SEDUC-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

A história da Antiguidade Clássica é marcada por continuidades e descontinuidades em relação ao mundo diversificado da Antiguidade Oriental. Povos da Mesopotâmia e do Nilo demonstraram que o processo histórico que unia o Oriente e a África ao Mediterrâneo europeu não era estanque, isolado e sem comunicação com o que viria a ser a pujança de Grécia e Roma. A propósito da riqueza dos povos da Antiguidade Clássica e de suas heranças, assinale a opção correta.

  • a) Roma e Grécia construíram suas histórias de costas para as heranças das sociedades hidráulicas da Mesopotâmia e do Egito.
  • b) O escravismo, inexistente em experiências históricas até então, era um sistema secundário de utilização da força de trabalho nas duas grandes civilizações da Antiguidade Clássica.
  • c) As formas mais avançadas de manifestações filosóficas e científicas que apareceram na sociedade grega, como também em Roma, eram inéditas, mas continham aspectos herdados de tradições que vinham de sociedades do Oriente Próximo.
  • d) As condições da vida e do trabalho, no mundo clássico antigo, foram marcadas por formas assalariadas de remuneração do trabalho muito próximas às do mundo contemporâneo.
#205836
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEAD-SEDUC-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

O feudalismo era, na Idade Média, um sistema não apenas econômico mas também social, marcado por forte ressonância na formulação do poder político de quase toda a Europa Ocidental. Com relação a esse sistema, assinale a opção correta.

  • a) O feudalismo, sustentado na escravidão, dominou a Europa Ocidental desde a crise do Império Romano até praticamente à Revolução Francesa.
  • b) Sustentada pela noção de estamento, a sociedade feudal apresentava taxas baixíssimas, ou quase inexpressivas, de mobilidade interna.
  • c) Na Idade Média, as mulheres detinham poderes adicionais associados ao sistema de reprodução da cultura religiosa.
  • d) A força da religião, embora fundamental na construção das instituições feudais, não influenciava o poder político.
#205839
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEAD-SEDUC-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

A conquista da América ocorre no contexto mais amplo de grandes transições na Europa. Na América, a existência de sociedades mais evoluídas, como os astecas e os incas, fez que o processo colonial levasse em conta as heranças de tais forças sociais, políticas e culturais anteriores à chegada dos colonos. A respeito de tais sociedades, assinale a opção correta.

  • a) Astecas e incas, embora se encontrassem em estágios sociais e econômicos relativamente desenvolvidos aos olhos dos seus colonizadores, não ofereceram qualquer resistência à ocupação colonial.
  • b) Nos Andes sul-americanos, a realidade pré-colonial dos astecas era marcada pela ausência da noção de Estado.
  • c) Antes de os espanhóis desembarcarem na América, a vida social e cultural incaica era de relativo desenvolvimento, conforme se observa, ainda hoje, nas ruínas de antigas cidades incas, nos Andes.
  • d) A tradição política dos povos pré-colombianos na América, como a dos astecas e a dos incas, era a de aceitar plenamente o estrangeiro com admiração e subordinação natural.
#205841
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEAD-SEDUC-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

O capitalismo é um sistema econômico, mas também social e mesmo cultural, que, tendo suas origens ainda na Idade Média européia, difundiu-se globalmente. Autores modernos de orientação liberal bem como autores dos séculos XIX e XX, como Marx e Weber, estudaram as características desse sistema. A respeito do capitalismo e do processo de sua formação, assinale a opção correta.

  • a) Uma certa ética de cunho protestante foi associada ao espírito do capitalismo.
  • b) O capitalismo é semelhante, em forma e conteúdo, ao sistema servil de matriz feudal.
  • c) A Revolução Industrial representou um retrocesso histórico, dado que adotou formas capitalistas primitivas.
  • d) No Brasil, a substituição do trabalho livre pelo trabalho escravo, na segunda metade do século XIX, foi a base da sociedade capitalista nacional contemporânea.
#205844
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEAD-SEDUC-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Tomemos o exemplo da industrialização da Grã-Bretanha, digamos, por volta de 1780 a 1870. De fato, todo historiador tratará a Revolução Industrial, provavelmente sem discussão, como uma realização grande e progressista. Ele também descreverá a expulsão dos camponeses da terra, o arrebanhamento de trabalhadores em fábricas insalubres e residências anti-higiênicas, a exploração do trabalho infantil. Mas presumirá, mais uma vez sem reconhecê-lo, que, seja como for, as medidas de coerção e exploração nos primeiros estágios fora uma parte inevitável do preço da industrialização.

E. H. Carr. Que é história? São Paulo: Paz e Terra, 1985, p. 69 (com adaptações).

Tomando como referência inicial esse texto, assinale a opção correta.

  • a) A Revolução Industrial, de matriz inglesa, circunscreveu-se apenas ao espaço britânico, pelo menos entre os séculos XVIII e XIX.
  • b) Embora as relações econômicas internacionais tenham favorecido, no século XIX, o desenvolvimento das idéias liberais, o socialismo já triunfara como política de Estado naquele século.
  • c) As formas de trabalho infantil, bastante coibidas na origem do industrialismo inglês, generalizaram-se no capitalismo avançado.
  • d) As formas de coerção, embora tenham sido superadas no capitalismo global atual em algumas regiões e áreas de produção, ainda são características do processo industrial contemporâneo.
#205846
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEAD-SEDUC-PA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

As chamadas revoluções atlânticas marcaram a transição da História Moderna para a História Contemporânea. A respeito de tais revoluções, assinale a opção correta.

  • a) A Revolução Francesa é universalmente aceita por toda a historiografia mundial como único marco de nascimento da História Contemporânea.
  • b) É irrelevante a relação entre modernidade e a ideia de revolução.
  • c) A independência dos Estados Unidos da América (EUA), ocorrida na segunda metade do século XVIII, pode ser considerada um exemplo de revolução atlântica.
  • d) A modernidade brasileira é marcada, na forma das revoluções atlânticas, por profundas e radicais revoluções.