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Simulado SEDUC-CE de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado SEDUC-CE de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO SEDUC-CE DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso SEDUC-CE.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da SEDUC-CE que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores SEDUC-CE, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado SEDUC-CE de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso SEDUC-CE.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso SEDUC-CE. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO SEDUC-CE
Para realizar o simulado SEDUC-CE você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado SEDUC-CE você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para SEDUC-CE é aqui!


#156207
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(1,0) 1 - 

Os estudos de gênero buscam compreender como no decorrer da história humana o masculino e o feminino são representados, visto que as sociedades se organizam a partir dessas representações. Trazer estudos de gênero para o ensino significa evidenciar o caráter social, portanto,

  • a) uma dimensão importante da sexualidade dos seres humanos.
  • b) o desabrochar da consciência histórica no decorrer do século XX.
  • c) mítico e simbólico do comportamento de homens e mulheres no tempo
  • d) histórico, dos princípios baseados nas percepções das diferenças sexuais.
#156208
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(1,0) 2 - 

Leia o texto abaixo.

Em 2004, foi divulgada a queima de documentos supostamente produzidos por órgãos de segurança nacional da Ditadura Militar no Brasil. As exibições das reportagens coincidiram com a definição dos prazos, pelo Presidente da República, para a abertura dos arquivos da Ditadura. Ficou estabelecido um período de até 30 anos – renovável por mais 30 – para que a sociedade tenha acesso aos arquivos ultrassecretos. Ao mesmo tempo, uma Medida Provisória criou a Comissão de Averiguação e Análise de Informações Sigilosas, com poder para barrar a divulgação desses documentos, caso entenda que isso seja "imprescindível à segurança da sociedade e do Estado".

Disponível em: http://professor.bio.br/historia/provas_vestibular.asp?origem=Uel&curpage=19. Acesso em: 03 abr.. 2016.

Analise as proposições abaixo.

I. O controle da memória pelos setores dominantes, silenciando ou evidenciando determinados eventos ou documentos históricos, serve como estratégia de preservação de poder na sociedade.

II. Atos de eliminação de documentos isentam o Estado republicano brasileiro da responsabilidade pela mutilação da memória nacional.

III. Medidas tomadas com o intuito de evitar julgamentos precipitados que levem à perseguição, gerando um estado de ameaça constante, inviabilizando a democratização do país.

IV. No Brasil, a queima de documentos é uma prática recorrente para ocultar o passado e apagar a memória concebida pelos diferentes grupos sociais.

São corretas as proposições:

  • a) I e II.
  • b) II e III.
  • c) III e IV.
  • d) I, II e IV.
#156209
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(1,0) 3 - 

Leia o texto abaixo.

Podem me prender

Podem me bater

Podem até deixar-me sem comer

Que eu não mudo de opinião

Daqui do morro

Eu não saio, não.

Disponível em:<https://www.letras.mus.br/ze-keti/197278/>- Acesso em: 03 abr. 2016. Fragmento.

Os versos acima são da música “Opinião”, escrita por Zé Kéti, contestando a Ditadura Militar, instaurada no dia 1º de abril de 1964, através de um golpe militar que derrubou o então presidente do Brasil, João Goulart. Esse período foi marcado

  • a) pelo embargo norte americano ao governo militar, pois a Doutrina da Segurança Nacional desse país, enquanto ideologia, previa fortalecimento, defesa e manutenção do Estado Democrático de Direito, como estratégia para combater o avanço comunista na América.
  • b) pelo apoio ao golpe de parte da população da classe média brasileira que, temendo um regime comunista, participou de passeatas como a “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”.
  • c) pelos festivais da canção, organizados pela TV Excelsior de São Paulo, de 1965 a 1968. Estes foram uma grande oportunidade para que cantores e compositores manifestassem sua posição de apoio ao regime militar, devido ao enorme alcance que essas apresentações tinham entre os jovens.
  • d) pelo movimento estudantil, antes desarticulado politicamente e que, no governo João Goulart, passou a se organizar e ter forte atuação junto aos governos militares que tomaram o poder, exigindo reformas sociais. Apesar do ativismo, os mesmos não se identificaram com ideologias de esquerda.
#156210
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(1,0) 4 - 

Leia o texto abaixo.

O período compreendido entre 1968 e 1973 é conhecido como a fase do “milagre” quando, sob o regime militar, o crescimento da economia brasileira apresentou uma extraordinária aceleração, com ampliação média de 11% ao ano. O nosso “milagre” foi abalado [...]. Mesmo assim, o país ainda manteve bons níveis de aceleração econômico-industrial até o final dos anos 70, numa fase conhecida como o “pós-milagre”. Esse crescimento esteve relacionado com os grandes investimentos em infraestrutura do regime militar e o duro controle sobre as manifestações dos trabalhadores, que garantiu a mão de obra barata e, juntos levavam à atração de novos investimentos.

Disponível em:<http://www2.uol.com.br/aprendiz/n_simulado/revisao/revisao02/er030002.pdf> . Acesso em: 20 abr. 2012. *Adaptado: Reforma Ortográfica. Fragmento.

Com base nesse texto, constata-se que o fator externo que contribuiu para acelerar a crise do “milagre brasileiro” foi

  • a) a extinção do mundo socialista.
  • b) a fase de conflitos do Leste Europeu.
  • c) a intervenção do FMI nas empresas particulares do país.
  • d) o aumento expressivo dos preços do petróleo e seus derivados.
#156211
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(1,0) 5 - 

Leia o texto abaixo.

Em 1932, o estado de São Paulo se mobiliza contra Vargas, no episódio que entrou para a História do Brasil como a Revolução Constitucionalista. Nessa revolução, milhares de pessoas de todas as classes sociais doaram pratarias, joias e alianças para ajudar financeiramente o movimento. Todo o estado, unido, trabalhou com garra para a vitória da causa paulista.

Nesse contexto, podemos explicar a Revolução Constitucionalista de 1932 como

  • a) o descontentamento dos tenentes com a repressão desencadeada sobre eles, após o movimento de 1930.
  • b) a revolta popular contra as determinações autoritárias impostas, após a decretação do Estado Novo.
  • c) a reação dos paulistas, frente à perda da hegemonia na política nacional, após a Revolução de 1930.
  • d) a tentativa golpista da tomada do poder e a instalação do socialismo, liderada por Luiz Carlos Prestes.
#156212
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(1,0) 6 - 

Leia o texto abaixo.

“[…] O pavor inspirava cada gesto. Era gente querendo embarcar à força, eram senhoras distintas afogando-se nas águas do Tejo, era o povo apupando os que se retiravam. Diz-se mesmo que a única pessoa disposta a resistir era Dona Maria I, a demente rainha-mãe, que respirava o ar das ruas após 16 anos de reclusão: ‘Não corram tanto! Vão pensar que estamos fugindo!’, gritava do coche que a conduzia, célere […]”.

In: Biografia da Biblioteca Nacional, disponível em http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_obrasgerais/drg1229521.pdf. Acesso em 08/04/2016.

Sobre os desdobramentos da chegada da Família Real portuguesa no Brasil:

I. D. João e parte de sua comitiva aportaram à Bahia em janeiro de 1808. Em fevereiro, embarcaram para o Rio de Janeiro, onde foram recebidos em março de 1808 com efusiva festa. No entanto, não demorou muito para que surgissem hostilidades entre moradores do Rio de Janeiro e os membros da comitiva recém-chegada. Da mesma forma, foi imenso e crescente o descontentamento da burguesia lusitana.

II. Aproveitando a abertura dos portos, os privilégios alfandegários e as dificuldades da conjuntura europeia (que fechava mercados tradicionais à Inglaterra), os comerciantes ingleses inundaram os mercados brasileiros com inúmeros artigos.

III. Foi um processo de britanização sistemática de nossa economia. Em grande medida, o Brasil deixou a condição de colônia em 1808. Todavia, no plano político-administrativo, a condição colonial só foi extinta em 1815, com a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves.

Das informações acima, são corretas:

  • a) I, II e III.
  • b) I, II e III.
  • c) I e II apenas.
  • d) II e III apenas.
#156213
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(1,0) 7 - 

Leia o texto abaixo.

Com a capitulação dos holandeses em 1654, os negros palmarinos continuaram a desafiar o poder colonial. Nos anos de 1670, duas expedições contra Palmares não cantaram vitória: a de 1675, chefiada pelo capitão Manoel Lopes Galvão, e a de 1677, comandada pelo capitão Fernão Carrilho, que pensou ter derrotado os negros, quando na verdade apenas pôs as mãos em alguns palmarinos, entre eles os parentes do chefe Ganga-Zumba.

Palmares entre sangue e fogo desde 1602, Flavio José Gomes Cabral.

Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/flavio-jose-gomes-cabral). Acesso em 11/04/2016.

Analise as proposições abaixo.

I. Nos quilombos (geralmente localizados em lugares de difícil acesso), os escravos viviam em liberdade, produziam seus alimentos, fabricavam roupas, móveis e instrumentos de trabalho, cultivavam também as crenças, as tradições e os costumes africanos. O adultério, o roubo e o homicídio eram punidos com a pena de morte.

II. Os quilombos estavam espalhados em todo o território colonial, porém, a falta de registros impede que estudiosos descubram mais detalhes sobre eles. Mesmo assim, ainda encontramos comunidades remanescentes de antigos quilombos no interior do Brasil.

III. O mais famoso de todos os quilombos chamava-se Palmares e ficava em Alagoas. Esse quilombo possuía aproximadamente 20 ou 30 mil habitantes. Dentre os seus líderes destacava-se Zumbi.

IV. Durante o século XVII, vários governos (portugueses e holandeses) quiseram destruir o quilombo dos Palmares. Foram várias tentativas, em 80 anos de conflito, mas Palmares resistia bravamente e chegou a derrotar cerca de 30 expedições enviadas.

São verdadeiras as proposições:

  • a) I e II.
  • b) II e III.
  • c) II, III e IV.
  • d) I, II, III e IV.
#156214
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(1,0) 8 - 

Leia o texto abaixo.

Ao longo do século XX, propostas socialistas alcançaram o poder político, realizando transformações de alcance variado. Em certo momento, a alternativa socialista parecia invencível, destinada à vitória universal. Não foi o que aconteceu. Ao contrário: o socialismo, embora ainda vivo, está moribundo. Pode-se considerá-lo uma perspectiva, uma experiência aberta para o futuro da humanidade? Preso no passado ou aberto ao futuro? Após sua ascensão e queda, o socialismo enfrenta o desafio de continuar como alternativa real para a humanidade.

Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/preso-no-passado-ou-aberto-ao-futuro. Acesso em 11/04/2016

O Socialismo Científico, formulado por Marx e Engels, no século XIX, em linhas gerais propunha

  • a) a superação do capitalismo pela ação revolucionária dos trabalhadores, aglutinados em torno de uma organização de pessoas livremente reunidas.
  • b) a redução do papel do Estado na economia, para efetivar o controle direto pelo proletariado sobre os meios de produção.
  • c) a supressão de toda legislação trabalhista e social, tida como mecanismo de alienação e cooptação do proletariado.
  • d) a realização de sucessivas reformas na estrutura capitalista, possibilitando a gradativa implantação do comunismo avançado.
#156215
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(1,0) 9 - 

Leia o texto abaixo.

“O mundo em que vivemos hoje é radicalmente diferente do que era no início ou mesmo no meio deste século [século XX]. E continua a mudar. Hoje, a preservação de qualquer tipo de sociedade ‘fechada’ é impossível”.

Discurso proferido por Mikhail Gorbachev, em 1988, em reunião da ONU. In: Aquino et al, p. 342.

Podemos definir os fatos políticos e sociais, ocorridos na segunda metade da década de 1980, na antiga URSS, como

  • a) mudanças profundas na estrutura do sistema econômico soviético, com a substituição dos mecanismos de economia centralmente planificada pelos mecanismos de economia de mercado.
  • b) série de reformas em que foram estabelecidas novas diretrizes que fortaleceram o modelo estalinista do socialismo real.
  • c) reformas, como se sabe, pautadas apenas no setor econômico soviético. Não ocorreram mudanças nem na política nem na ordem social do país.
  • d) reestalinização da estrutura burocrática soviética, implementando uma política sem transparência, cujo objetivo era promover a modernização na economia e uma abordagem mais direta dos problemas sociais.
#156216
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(1,0) 10 - 

Leia o texto abaixo.
“Não é demais destacar que, na ótica da LDB, os conhecimentos de Filosofia e Sociologia são justificados como 'necessários ao exercício da cidadania' [...]. Com os demais componentes da Educação Básica, devem contribuir para uma das finalidades do Ensino Médio, que é a de 'aprimoramento como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico' [...]”. Parecer CNE/CEB: 38/2006.
De acordo com o contexto atual da legislação educacional brasileira, podemos afirmar que a Filosofia

  • a) passou a ser, recentemente, um conhecimento obrigatório em todas as etapas da educação básica, inclusive no Ensino Médio.
  • b) ainda hoje, é disciplina obrigatória no Ensino Médio de escolas públicas, e facultativa para a mesma etapa nas escolas privadas.
  • c) passou a ser, mais recentemente, considerada disciplina obrigatória no Ensino Médio de todas as escolas públicas e privadas.
  • d) passou, muito recentemente, de conhecimento obrigatório para conteúdo transversal obrigatório, tendo a ética como conteúdo central.
#156217
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(1,0) 11 - 

Leia o texto abaixo.
Em seu livro, Microfísica do Poder, Foucault salienta que “o poder funciona e se exerce em rede. Nas suas malhas, os indivíduos não só circulam, mas estão sempre em posição de exercer este poder e de sofrer sua ação; nunca são o alvo inerte ou consentido do poder, são sempre centros de transmissão. Em outros termos, o poder não se aplica aos indivíduos, passa por eles”. FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1992, p. 183.
Partindo do pensamento de Foucault e do conteúdo desse trecho, podemos dizer que esse filósofo concebe o poder como

  • a) a relação social, engendrada nas mais diversas instituições e situações cotidianas, através da disciplina e do controle.
  • b) a parte da estrutura social e política que mantém a divisão entre aqueles que o possuem e os que não o possuem.
  • c) a concentração de forças que contrapõe as classes sociais nas suas expressões contemporâneas de mundo em rede.
  • d) a ação política que se estabelece através de mecanismos específicos de controle da vida social.
#156218
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(1,0) 12 - 

Leia o texto abaixo.

“Ao invés de indicar algo que seja comum a tudo o que chamamos linguagem, digo que não há uma coisa sequer que seja comum a estas manifestações, motivo pelo qual empregamos a mesma palavra para todas, - mas são aparentadas entre si, de muitas maneiras diferentes. Por causa deste parentesco, ou destes parentescos, chamamos a todas de 'linguagens'”.

Wittgenstein, Investigações Filosóficas.

O texto acima reflete o amadurecimento das ideias de Wittgenstein que, nessa fase,

  • a) considera a estrutura essencial da linguagem como aquilo que possibilita dizer algo verdadeiro ou falso sobre a realidade.
  • b) admite uma análise pragmática da linguagem, considerando a multiplicidade de contextos em que a utilizamos.
  • c) defende que a linguagem é fruto da estrutura lógica do pensamento, unificando pensar, ser e dizer.
  • d) introduz o conceito de “jogos de linguagem”, cujas regras oferecem a consistência lógica necessária ao discurso sobre a realidade.
#156219
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(1,0) 13 - 

Leia o fragmento abaixo.

“[…] as condições da possibilidade da experiência em geral são, ao mesmo tempo, condições da possibilidade dos objetos da experiência e têm, por isso, validade objetiva num juízo sintético, a priori”.

Kant, Crítica da Razão Pura.

Essa afirmação implica em uma grande reviravolta na teoria do conhecimento moderno, impulsionada pelo modo como Kant defendeu

  • a) a relação de interdependência entre os sentidos e a razão e, ao mesmo tempo, entre os juízos analíticos e sintéticos, como via de acesso à verdade.
  • b) o papel das questões metafísicas acerca do Ser e da alma, como aspectos fundantes da filosofia transcendental.
  • c) a estrutura transcendental dos fenômenos como condição de serem intuídos pela razão pura.
  • d) a coincidência entre as capacidades de perceber e entender, inerente ao sujeito, e à própria estrutura da realidade.
#156220
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(1,0) 14 - 

Leia o fragmento abaixo.
“O verdadeiro é o vir-a-ser de si mesmo, o círculo que pressupõe seu fim como sua meta, que o tem como princípio, e que só é efetivo mediante sua atualização e seu fim”. Hegel, A Fenomenologia do Espírito.
Sabendo que o pensamento hegeliano está no topo do idealismo alemão, e apoiado no fragmento acima, podemos afirmar que Hegel compreende a verdade como

  • a) um estágio do ser em sua particularidade.
  • b) uma condição do ser em sua circularidade.
  • c) uma abertura ao ser em sua totalidade.
  • d) o próprio ser em sua efetividade.
#156221
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(1,0) 15 - 

Leia o texto abaixo.
“Não ignoro que muitos tiveram e têm a convicção de que as coisas do mundo sejam governadas pela fortuna e por Deus, sem que os homens possam corrigi-las com sua sensatez, ou melhor, não disponham de nenhum remédio; e por isso poderiam julgar que não vale a pena suar tanto sobre as coisas, deixando-se conduzir pela sorte (…). Entretanto, para que nosso livre-arbítrio não se anule, penso que se pode afirmar que a fortuna decide sobre metade de nossas ações, mas deixa a nosso governo a outra metade, ou quase”. Maquiavel, O Príncipe.
De acordo com as ideias de Maquiavel, a passagem apresentada se refere

  • a) ao modo como ele compreende a ação humana, tensionada pela relação entre as circunstâncias que cercam o homem (fortuna) e seus atos voluntários (virtù).
  • b) à negação completa dos desígnios de Deus como fundamento das nossas ações, modo pelo qual ele prega a radical separação entre o estado e a igreja.
  • c) a sua crítica ao modelo antropocêntrico de governar, que coloca o arbítrio humano acima das leis de Deus.
  • d) ao modelo teocêntrico de governar, cuja ascensão devia, segundo ele, ser fortalecida pela primazia da fortuna sobre o arbítrio humano.