Simulado SEDUC AM - Serviço Social | CONCURSO
OBJETIVOS | Simulado SEDUC/AM - Serviço Social
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO | Simulado SEDUC/AM - Serviço Social
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso SEDUC/AM.
SOBRE AS QUESTÕES | Simulado SEDUC/AM - Serviço Social
Este simulado contém questões da banca FGV, para nível Superior do cargo de Assistente Social. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SEDUC/AM.
*Conteúdo Programático do Simulado SEDUC/AM - Serviço Social.
O Serviço Social e a Educação. O processo de trabalho em Serviço Social na área educacional: estratégias, intervenção profissional e interdisciplinariedade. Mediação e instrumentalização no trabalho do Assistente Social. Propostas de intervenção na área educacional: planejamento, programas, projetos e atividades de trabalho. Estratégias, instrumentos e técnicas de intervenção: abordagem individual, técnica de entrevista, abordagem coletiva, trabalho com grupos, em redes e com famílias, atuação na equipe interprofissional (relacionamento e competências); diagnóstico. Políticas educacionais e Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Políticas, diretrizes, ações e desafios na área da família, da criança e do adolescente: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); o papel dos conselhos, centros de defesa e delegacias; adoção e guarda; violência contra crianças e adolescentes; exploração sexual infantil; extermínio, sequestro e tráfico de crianças; exploração sexual; sexo e turismo; violência praticada por jovens; atos infracionais; trajetórias delinquenciais e os papéis da família e da justiça; trabalho infantil; problemas familiares: diagnóstico, abordagem sistêmica e estratégias de atendimento e acompanhamento; alternativas para a resolução de conflitos: conciliação e mediação.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Serviço Social.
- #42173
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SEDUC-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
- a) Convocação, visita domiciliar e estudo socioeconômico.
- b) Observação, entrevista, pesquisa documental e pesquisa bibliográfica.
- c) Anamnese, perfil social, perfil econômico e histórico familiar
- d) Tese, antítese e síntese.
- e) Pesquisa bibliográfica, estudo, diagnóstico e tratamento
- #42174
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SEDUC-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
- a) descreve, em minúcias, os aspectos mais significativos da situação apreciada, de modo a oferecer um panorama global do caso.
- b) permite o estudo da situação, realizando uma avaliação e indicando medidas legais e sociais que poderão ser tomadas.
- c) oferece elementos de base social para a formação de um juízo e tomada de decisão que envolve direitos fundamentais e sociais.
- d) transcreve o que é expresso verbalmente pelo usuário, integrando a ação que será operacionalizada.
- e) apresenta seu processo de trabalho para que ele chegue a um determinado diagnóstico da situação.
- #42175
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SEDUC-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
De acordo com o Art. 9º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, no que diz respeito à incumbência da União, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.
( ) Estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum.
( ) Fiscalizar, em todo o território nacional, as instituições de ensino médio e fundamental, a fim de verificar se estão cumprindo as diretrizes do Programa Bolsa Família para os alunos matriculados.
As afirmativas são, respectivamente,
- a) F, F e V.
- b) V, F e V.
- c) F, V e V
- d) V, V e V.
- e) V, V e F.
- #42176
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SEDUC-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
No Art. 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente, o direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:
I. opinião e expressão.
II. participar da vida política, na forma da lei.
III. buscar refúgio, auxílio e orientação.
Assinale:
- a) se somente o aspecto I estiver correto.
- b) se somente o aspecto II estiver correto.
- c) se somente o aspecto III estiver correto.
- d) se somente os aspectos I e III estiverem corretos.
- e) se todos os aspectos estiverem corretos.
- #42177
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SEDUC-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
- a) psicossociais, pedagógicos e administrativos.
- b) político-organizativos, de planejamento e gestão e socioassistenciais.
- c) teórico-metodológicos, ético-políticos e práticos.
- d) sociais, políticos e técnicos.
- e) filosóficos, políticos e históricos.
- #42178
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SEDUC-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
- a) adoção provisória.
- b) perda ou suspensão do poder familiar.
- c) vara de família.
- d) suspensão do pátrio poder.
- e) necessidade de profissional para acompanhar o processo.
- #42179
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SEDUC-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
- a) medida cabível, desde que o país dos pretendentes possua convênio com o Brasil.
- b) medida provisória, somente admitida enquanto os pretendentes residirem no Brasil.
- c) medida cautelar, quando for comprovado o abandono da criança ou adolescente.
- d) medida impossível, pois estrangeiros não estão submetidos às nossas leis.
- e) medida excepcional, somente admissível na modalidade da adoção.
- #42180
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SEDUC-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Sobre as funções que o Assistente Social deverá desenvolver no âmbito da Educação, analise as afirmativas a seguir.
I. Deve estar articulado com instituições públicas, privadas, assistenciais e organizações comunitárias locais, com vistas ao encaminhamento de pais e alunos para atendimento de suas necessidades.
II. Deve elaborar e executar programas sócio-familiares visando a prevenir a evasão escolar, melhorar o desempenho do aluno e a formação para o exercício da cidadania.
III. Deve garantir o acesso e a permanência de estudantes na escola, desde que comprovem carência socioeconômica familiar.
Assinale:
- a) se somente a afirmativa I estiver correta.
- b) se somente a afirmativa II estiver correta.
- c) se somente a afirmativa III estiver correta.
- d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
- e) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
- #42181
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SEDUC-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
- a) Acolhida – oficinas com famílias – ações comunitárias – ações particularizadas – encaminhamentos.
- b) Contato com instituições públicas ou privadas – visitas domiciliares – educação para a economia doméstica.
- c) Convênios com empresas – intercâmbio de redes socioassistenciais – promoção de eventos comunitários – credenciamento de instituições públicas.
- d) Intercâmbio com escolas – fiscalização dos CRAS – mobilização de entidades de proteção à família – elaboração de políticas específicas.
- e) Realização de estudos socioeconômicos – articulação das atividades profissionais – implementação do SUAS – identificar recursos.
- #42182
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SEDUC-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
- a) Ser família com crianças e adolescentes menores de 14 anos envolvidos em situação de trabalho infantil.
- b) Ser criança ou adolescente até 18 anos incompletos, oriundo de área rural, envolvido em trabalho sem proteção e garantia.
- c) Frequência mínima de 85% da carga horária mensal da criança ou do adolescente nas atividades de ensino regular e nas ações socioeducativas e de convivência.
- d) Estímulo, por parte da escola, da mudança de hábitos e atitudes, buscando a melhoria da qualidade de vida das famílias.
- e) Meios de transporte para as famílias, as crianças e os adolescentes, especialmente para as que se encontrarem em área rural.