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Simulado SEDU-ES | Professor – Língua Portuguesa | CONCURSO

Simulado SEDU-ES | Professor – Língua Portuguesa

SIMULADO SEDU-ES | PROFESSOR – LÍNGUA PORTUGUESA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEDU-ES para o cargo de Professor – Língua Portuguesa .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso SEDU-ES. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor – Língua Portuguesa , contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEDU-ES | Professor – Língua Portuguesa contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEDU-ES.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#111482
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDU-ES
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 16 - 

Estava à toa na vida meu amor me chamou

Pra ver a banda passar tocando coisas de amor.

(HOLANDA, Chico Buarque de. A Banda, 1966)

A ocorrência de crase na locução “à toa” no texto explica-se como

  • a) emprego metafórico do substantivo feminino “toa”, cabo que reboca um barco.
  • b) omissão de parte da locução, no caso à (moda de) toa, um tipo de embarcação.
  • c) alteração de gênero provocado pelo uso popular do substantivo masculino (o)“toa”.
  • d) exigência de preposição a pelo verbo “estar”, situado à esquerda do artigo a (toa).
  • e) uso facultativo do artigo a diante do substantivo feminino “toa”, tipo de barco.
#111483
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDU-ES
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 17 - 

Na língua portuguesa, a grafia de certas palavras pode ser justificada pela sua origem. Assim, o emprego de j em palavras, tais como as destacadas em − Não gosto de jiló. / A jiboia é uma enorme cobra brasileira. /O jerico empacou no meio da estrada. − é explicado pela origem

  • a) africana, as duas primeiras; tupi, a terceira.
  • b) africana, tupi e desconhecida, respectivamente.
  • c) desconhecida, a primeira; tupi, as duas últimas.
  • d) tupi, a primeira; africana, as duas últimas.
  • e) tupi, as duas primeiras; desconhecida a terceira.
#111484
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDU-ES
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 18 - 

O inventário dos prejuízos sociais e ambientais ainda está apenas começando, mas, de acordo com especialistas, os ecossistemas atingidos estão irreversivelmente comprometidos.

(CASTRO, Fábio de; RIBEIRO, Bruno; CARVALHO, Marco Antônio. Enxurrada de lama tira vida dos ecossistemas. O Estado de S. Paulo, 15 nov. 2015, p. A25)

A reescrita em que a alteração na ordem das palavras mantém o sentido do enunciado e em que está correta a pontuação é:

  • a) Irreversivelmente comprometidos estão os ecossistemas atingidos. Entretanto, ainda está apenas começando, o inventário dos prejuízos sociais e ambientais, de acordo com especialistas.
  • b) O inventário dos prejuízos sociais e ambientais ainda está apenas começando, de acordo com especialistas. Mas os ecossistemas atingidos estão, irreversivelmente, comprometidos.
  • c) Os ecossistemas atingidos estão irreversivelmente comprometidos de acordo com especialistas; mas, ainda está apenas começando o inventário dos prejuízos sociais e ambientais.
  • d) Ainda está apenas começando o inventário dos prejuízos sociais e ambientais; no entanto os ecossistemas atingidos, de acordo com especialistas, estão irreversivelmente comprometidos.
  • e) De acordo com especialistas os ecossistemas atingidos estão, irreversivelmente comprometidos; apesar de o inventário dos prejuízos sociais e ambientais, ainda estar apenas começando.
#111485
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDU-ES
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 19 - 

De cima, a água laranja do Rio Doce parece estática. A lama de rejeitos se move a cerca de 1,2 quilômetro por hora desde o dia 5, quando aconteceu a tragédia, e vai percorrer toda a calha de 853 quilômetros entre o município de Rio Doce, em Minas, até Regência, vila do município de Linhares, no Espírito Santo, onde encontra o Oceano Atlântico. A expectativa é que a onda atinja o oceano neste fim de semana, levando mais problemas de abastecimento a cidades capixabas.

(CASTRO, Fábio de; RIBEIRO, Bruno; CARVALHO, Marco Antônio. Enxurrada de lama tira vida dos ecossistemas. O Estado de S. Paulo, 15 nov. 2015, p. A25)

Segundo a classificação de tópico frasal e de desenvolvimento de parágrafo proposta por GARCIA, em Comunicação em Prosa Moderna (2002), a construção desse parágrafo dá-se, respectivamente, por

  • a) alusão histórica − confronto.
  • b) omissão de dados identificadores − analogia.
  • c) declaração inicial − descrição de detalhes.
  • d) definição − razão e consequência.
  • e) divisão − citação de exemplos.
#111486
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDU-ES
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 20 - 

GARCIA (2003) aponta que o paralelismo sintático e semântico remete à lógica da correlação e associação de ideias, por isso sua ausência pode provocar incoerência. No entanto, autores de várias épocas usaram-na com propósito estilístico.

O enunciado que corresponde a essa asserção é:

  • a) Duas coisas prega hoje a igreja a todos os mortais: ambas grandes, ambas tristes, ambas temerosas, ambas certas. (Pe. Antonio Vieira)
  • b) O corpo do vaqueiro derreava-se, as pernas faziam dois arcos, os braços moviam-se desengonçados. (Graciliano Ramos)
  • c) De estado calado, ele sempre aceitava todo bom e justo conselho. Mas não louvava cantoria. Estavam falando todos juntos? Então Medeiro Vaz não estava lá. (Guimarães Rosa)
  • d) Cotejava o passado com o presente. Que era, há um ano? Professor. Que é agora? Capitalista. (Machado de Assis)
  • e) Já um estirão era andado quando, numa roça de mandioca, adveio aquele figurão de cachorro, uma peça de vinte palmos de pelo e raiva. (José Cândido de Carvalho)