Simulado SEDU-ES - Educação Física | CONCURSO
📚 Simulado SEDU-ES | Professor - Educação Física | cód.4058
Está focado no concurso SEDU-ES? Então pratique com o melhor simulado da internet! 💻
🔗 Vejam mais simulados SEDU-ES
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado SEDU-ES foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: SEDU-ES
- 👔 Cargo: Professor - Educação Física
- 📚 Matéria: Educação Física
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: CESPE
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado SEDU-ES e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões SEDU-ES
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso SEDU-ES. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre SEDU-ES
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso SEDU-ES.
📢 Concursos Abertos para SEDU-ES
Veja os concursos abertos da instituição SEDU-ES. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para SEDU-ES
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #44721
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDU-ES
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
A aptidão física no contexto da qualidade de vida é definida como a capacidade de realizar atividades de movimento diárias com vigor, energia e competência, assim como a capacidade de diminuir o risco de desenvolvimento prematuro de doenças hipocinéticas. Considerando esse assunto, julgue os itens subsequentes.
São exemplos de doenças hipocinéticas: as cardiovasculares, as posturais e a obesidade.
- #44722
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDU-ES
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
As raízes históricas da cultura corporal do ocidente estão inter-relacionadas aos ideais da formação do homem grego. Pensar o nosso passado é, ao mesmo tempo, pensar também a influência marcante da cultura grega. Com base nas ideias de Platão — um dos mais influentes filósofos dessa época — a respeito desse assunto, julgue o item a seguir.
A alma e o corpo tinham o mesmo valor na formação grega.
- #44723
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDU-ES
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
As raízes históricas da cultura corporal do ocidente estão inter-relacionadas aos ideais da formação do homem grego. Pensar o nosso passado é, ao mesmo tempo, pensar também a influência marcante da cultura grega. Com base nas ideias de Platão — um dos mais influentes filósofos dessa época — a respeito desse assunto, julgue o item a seguir.
A ginástica era dividida em: higiene corporal e regime dietético; atletismo; e jogos e danças.
- #44726
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDU-ES
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
O esporte competitivo tem fatores negativos quando nele se enfatiza o ganhar a qualquer preço e o individualismo exacerbado. Por outro lado, ele também apresenta fatores positivos. Ser competitivo pode ser um valioso recurso para atuar no mundo, pois o sentido de vencer, implícito na palavra competição, pode se referir também a superação de dificuldades, desenvolvimento da colaboração, enfim, o aprimoramento do potencial humano. A respeito do esporte competitivo, julgue o item subsequente.
A competição no jogo, que é refletida na vida em sociedade, pode promover o desenvolvimento pessoal e coletivo.
- #44727
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDU-ES
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Entre as concepções pedagógicas no cenário da educação física escolar brasileira está a abordagem da cultura, que considera que todo movimento é absorvido e denota cultura. Cada um aprende a cultura por meio de seu corpo. Como existem corpos e culturas diferentes, não devem existir estereótipos. Sendo o corpo uma construção cultural e acreditando-se que a cultura não está dentro do homem nem na soma de várias mentes, entende-se que qualquer homem produz cultura, sendo ela o primeiro e muitas vezes o único patrimônio que ele possui.
Tendo o texto acima como referência, julgue o item a seguir.
A educação física escolar reconhece que as diferenças entre os alunos são culturais; portanto, a eles deve ser garantido o direito de toda a sua prática corporal.
- #44728
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDU-ES
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Entre as concepções pedagógicas no cenário da educação física escolar brasileira está a abordagem da cultura, que considera que todo movimento é absorvido e denota cultura. Cada um aprende a cultura por meio de seu corpo. Como existem corpos e culturas diferentes, não devem existir estereótipos. Sendo o corpo uma construção cultural e acreditando-se que a cultura não está dentro do homem nem na soma de várias mentes, entende-se que qualquer homem produz cultura, sendo ela o primeiro e muitas vezes o único patrimônio que ele possui.
Tendo o texto acima como referência, julgue o item a seguir.
A abordagem desenvolvida no texto assegura que os homens são iguais justam ente naquilo que os diferencia.
- #44729
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDU-ES
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Metodologias em basadas no ensino aberto têm como características as possibilidades de codecisão vivenciadas, quando os alunos participam também das decisões em relação aos objetivos, conteúdos e avaliações. Em outras palavras, nessas tomadas de decisão, o aluno como sujeito ativo com partilha efetivamente da elaboração do program a de ensino.
A partir do texto acima, julgue o item subsequente.
O trato dos grupos participantes com conhecimentos significativos ao cotidiano promove um aumento de credibilidade, entre os discentes, da área da educação física.
- #44730
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDU-ES
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Metodologias em basadas no ensino aberto têm como características as possibilidades de codecisão vivenciadas, quando os alunos participam também das decisões em relação aos objetivos, conteúdos e avaliações. Em outras palavras, nessas tomadas de decisão, o aluno como sujeito ativo com partilha efetivamente da elaboração do program a de ensino.
A partir do texto acima, julgue o item subsequente.
Vivenciar uma metodologia de ensino participativa requer um período de aproximação e conquista comum entre os atores envolvidos no processo.
- #44731
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDU-ES
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Metodologias em basadas no ensino aberto têm como características as possibilidades de codecisão vivenciadas, quando os alunos participam também das decisões em relação aos objetivos, conteúdos e avaliações. Em outras palavras, nessas tomadas de decisão, o aluno como sujeito ativo com partilha efetivamente da elaboração do program a de ensino.
A partir do texto acima, julgue o item subsequente.
Os atores participantes na elaboração do program a de ensino adéquam os objetivos para atender aos anseios dos alunos e buscam alcançá-los até o final de um semestre ou ano letivo.
- #44732
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDU-ES
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
As pedagogias modernas críticas de educação incluem a avaliação como um componente indispensável no entendimento do processo educativo como um todo. A avaliação é contínua e constitui-se em um instrumento diagnóstico que apoia a tomada de decisão de docentes, estudantes e escola. Tais pedagogias orientam o processo ensino-aprendizagem para situações próximas do mundo concreto, e a avaliação ocorre desde o início do período letivo e contempla questões de como, por quê e quando ela deve acontecer. Acerca da avaliação, seguindo essas pedagogias contemporâneas, julgue o próximo item.
É eficaz quando fundamenta decisões de aceitação para aferir se o que foi planejado está no rumo certo ou, caso necessário, se precisa de reorientação para o semestre seguinte.