Simulado SEDU-ES - Educação Física | CONCURSO
OBJETIVOS | Simulado SEDU-ES - Educação Física
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO | Simulado SEDU-ES - Educação Física
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso SEDU-ES.
SOBRE AS QUESTÕES | Simulado SEDU-ES - Educação Física
Este simulado contém questões da banca CESPE, para nível Superior do cargo de Professor - Educação Física. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SEDU-ES.
*Conteúdo Programático do Simulado SEDU-ES - Educação Física.
1 A história e as atuais tendências pedagógicas da Educação Física. 2 Processos de ensino e avaliação da Educação Física escolar. 3 Conhecimentos
sobre o corpo (anatômicos, fisiológicos, bioquímicos, biomecânicos e afetivos). 4 A cultura modular corporal da Educação Física. 5 Conceitos e procedimentos das danças, jogos (cooperativos, recreativos e competitivos), lutas e ginásticas. 6 Estética, fisiculturismo e consumo. 7 A Educação Física com instrumento de comunicação, expressão, lazer e cultura. 8 A Educação Física: ética, saúde, orientação sexual, pluralidade cultural e meio ambiente. 9 A corporalidade e a ludicidade no ambiente escolar. 10 Linguagem corporal e cultura. 11 Corpo e poder: disciplina e controle. 12 Metodologia de ensino de educação física.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Educação Física.
- #44713
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDU-ES
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
As raízes históricas da cultura corporal do ocidente estão inter-relacionadas aos ideais da formação do homem grego. Pensar o nosso passado é, ao mesmo tempo, pensar também a influência marcante da cultura grega. Com base nas ideias de Platão — um dos mais influentes filósofos dessa época — a respeito desse assunto, julgue o item a seguir.
A prática da ginástica não era para todos.
- #44714
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDU-ES
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
As raízes históricas da cultura corporal do ocidente estão inter-relacionadas aos ideais da formação do homem grego. Pensar o nosso passado é, ao mesmo tempo, pensar também a influência marcante da cultura grega. Com base nas ideias de Platão — um dos mais influentes filósofos dessa época — a respeito desse assunto, julgue o item a seguir.
O homem era considerado holisticamente.
- #44715
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDU-ES
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A cultura tradicional da dança no Brasil expressa a imensa riqueza do caráter multifacetado e único do país. A dança é bastante diversificada quanto à sua natureza geográfica, étnica, histórica e cultural, e esse caráter legitima a importância regional e nacional das suas várias manifestações. Quanto às manifestações da dança no Brasil, julgue o item seguinte.
A festa do boi-bumbá da região Norte, como a da cidade de Parintins, no Amazonas, contém os mesmos componentes das festas do boi da região Nordeste.
- #44716
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDU-ES
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A cerca das características da tendência pedagógica desenvolvimentista, também presente no variado universo da educação física escolar brasileira, julgue o item abaixo.
Deve-se priorizar a aquisição e execução de habilidades motoras básicas, específicas e aquelas determinadas culturalmente.
- #44717
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDU-ES
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A partir do paradigma da complexidade, a compreensão do processo pelo qual se dá a tomada do poder sobre os corpos na escola deve ser uma inquietação importante em educação e, em especial, na educação física. Nas relações de poder que ali se transcorrem, muitas vezes o corpo tem sido usado para atender aos valores do poder dominante da ideologia de mercado. Assim, a educação é um processo que visa inculcar no indivíduo o disciplinamento do corpo que traz em si determinados valores e regras.
Tendo como referência o texto acima, julgue o item a seguir, de acordo com o paradigma da complexidade.
A sociedade produz saberes que vão orientar a ação do indivíduo nas relações sociais democráticas.
- #44718
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDU-ES
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A partir do paradigma da complexidade, a compreensão do processo pelo qual se dá a tomada do poder sobre os corpos na escola deve ser uma inquietação importante em educação e, em especial, na educação física. Nas relações de poder que ali se transcorrem, muitas vezes o corpo tem sido usado para atender aos valores do poder dominante da ideologia de mercado. Assim, a educação é um processo que visa inculcar no indivíduo o disciplinamento do corpo que traz em si determinados valores e regras.
Tendo como referência o texto acima, julgue o item a seguir, de acordo com o paradigma da complexidade.
As ações educativas devem ser orientadas pelo respeito às diferenças e pela convivência com portadores de necessidades especiais, entre outros grupos minoritários.
- #44719
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDU-ES
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
A aptidão física no contexto da qualidade de vida é definida como a capacidade de realizar atividades de movimento diárias com vigor, energia e competência, assim como a capacidade de diminuir o risco de desenvolvimento prematuro de doenças hipocinéticas. Considerando esse assunto, julgue o item subsequente.
Existem três princípios básicos relacionados à aptidão física: da individualidade biológica, da sobrecarga crescente e da intensidade.
- #44720
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDU-ES
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A aptidão física no contexto da qualidade de vida é definida como a capacidade de realizar atividades de movimento diárias com vigor, energia e competência, assim como a capacidade de diminuir o risco de desenvolvimento prematuro de doenças hipocinéticas. Considerando esse assunto, julgue o item subsequente.
Componentes básicos relacionados à saúde incluem a capacidade cardiovascular, a flexibilidade, a força, a composição corporal e a resistência muscular localizada.
- #44724
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDU-ES
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
O ser humano recebe um conjunto de benefícios quando pratica atividade física; essa ação produz efeitos positivos nos níveis fisiológico, comportamental e social. Quanto aos efeitos positivos da atividade física no nível fisiológico, julgue o seguinte item.
No cérebro, ela estimula a liberação de substâncias como a endorfma, que melhora o funcionamento do sistema nervoso central, proporcionando a sensação de bem-estar.
- #44725
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDU-ES
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
O esporte competitivo tem fatores negativos quando nele se enfatiza o ganhar a qualquer preço e o individualismo exacerbado. Por outro lado, ele também apresenta fatores positivos. Ser competitivo pode ser um valioso recurso para atuar no mundo, pois o sentido de vencer, implícito na palavra competição, pode se referir também a superação de dificuldades, desenvolvimento da colaboração, enfim, o aprimoramento do potencial humano. A respeito do esporte competitivo, julgue o item subsequente.
Pelo seu nível de agressão, o boxe não apresenta fatores positivos.