Simulado SED-SC | Supervisor Escolar | CONCURSO
SIMULADO SED-SC | SUPERVISOR ESCOLAR
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SED-SC para o cargo de Supervisor Escolar .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca ACAFE para o concurso SED-SC. Estas questões são especificamente para o cargo de Supervisor Escolar , contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SED-SC | Supervisor Escolar contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SED-SC.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #123948
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(1,0) 1 -
Pode-se afirmar que o supervisor é concebido como um profissional que tem a função de “orientar e de dar assistência” aos educadores mediante todos os aspectos, sejam educacionais, pedagógicos, como também sociais. O papel primordial do supervisor escolar é o de ser o mediador e colaborador das atividades educativas desenvolvidas pelo professor. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
l O supervisor é um dos principais líderes do processo educativo, ou seja, é um dos grandes responsáveis pela melhoria do processo ensino-aprendizagem.
ll O supervisor pedagógico deve acompanhar a prática dos docentes de maneira que os ajudem a se tornarem os supervisores da sua própria prática, ambos em constante interação, diálogo e troca de experiências para que possam contribuir para um processo de ensino e aprendizagem significativo e contextualizado.
lll A ação do supervisor deve propiciar que os objetivos da educação sejam alcançados e para isso, o supervisor deve criar as condições para esta efetivação, buscando sempre se aprimorar no embasamento teórico e prático, de forma diferenciada e inovadora.
lV Exercer liderança de sentido democrático, sob as formas de promoção do aperfeiçoamento profissional da escola e de suas atividades, buscando relações de cooperação de seu pessoal e estimulando o desenvolvimento dos professores em exercício, colocando sempre a escola mais próxima da comunidade.
- a) Somente a afirmação III é incorreta.
- b) Somente as afirmações I e III estão corretas.
- c) Todas as afirmações estão corretas.
- d) Somente a afirmação IV é incorreta.
- #123949
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(1,0) 2 -
Uma excelente forma de ajudar os professores é organizar com eles os objetivos de aprendizagem de cada ano letivo com base nas legislações e orientações de currículo adotadas pela mantenedora educacional. Neste sentido, estes objetivos de aprendizagem devem ser:
- a) entendidos como um processo interno cujo domínio e conhecimento devem ser apenas dos professores e da supervisão escolar.
- b) socializados com os estudantes e com as famílias que democraticamente devem saber os direitos de aprendizagem organizados para o ano letivo, além de manter seu registro disponível para consultas que a mantenedora julgar necessárias.
- c) enviado a cada ano letivo para a Secretaria de Estado da Educação/órgão central que vai aprovar se os objetivos traçados são os corretos.
- d) enviado a cada semestre ao Conselho Estadual de Educação que emitirá parecer sobre a pertinência ou necessidade de alteração dos mesmos.
- #123950
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(1,0) 3 -
Sem excluir as especificidades, o trabalho dos especialistas orienta-se para a ação coletiva. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
- a) Ao pautar metodologias que auxiliem o processo de ensino dos professores, o supervisor fará de forma exclusiva, sem envolvimento dos demais especialistas em assuntos educacionais.
- b) O estudo das legislações de educação educacionais, das legislações sobre infância e adolescência são tarefas exclusivas da administração escolar.
- c) A supervisão escolar não se envolve com os estudantes, esta tarefa é da orientação educacional.
- d) O trabalho da supervisão deve ter como foco a qualidade do processo ensino aprendizagem, atuando junto ao fazer do professor, mas tendo o estudante como centralidade.
- #123951
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(1,0) 4 -
As condições para que uma atividade seja considerada de aprendizagem, conforme a teoria sociointeracionista, descrita no Caderno Tempo de Aprender são aquelas que, exceto:
- a) sejam de escolha do estudante.
- b) aqueles que aprendem tenham um motivo para aprender.
- c) tenham finalidade.
- d) tenham relação com a vida.
- #123952
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(1,0) 5 -
A teoria da Atividade decorre da psicologia histórico cultural. É uma teoria de aprendizagem ligada à concepção sociointeracionista, cujos autores são:
- a) Piaget, Freinet e Wallon.
- b) Vygotisky, Luria e Leontiev.
- c) Montessori, Curi e Waldorf.
- d) Lacan, Freire e Freud.
- #123953
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(1,0) 6 -
A motivação, na perspectiva da Teoria da Atividade da aprendizagem em situação de atividade em classe, é imprescindível para que ocorra aprendizagem. Sua provocação é de responsabilidade:
- a) da orientação educacional.
- b) da supervisão escolar.
- c) do professor.
- d) da gestão da escola.
- #123954
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(1,0) 7 -
Na perspectiva sociointeracionista, para que o processo de apropriação de conceito ocorra, são necessários instrumentos e signos. O que são os instrumentos?
- a) São objetos existentes, exteriores ao sujeito, utilizados como meio para estabelecer a relação de aprendizagem.
- b) São objetos interiorizados pelos estudantes mobilizados mentalmente para aprender um conceito.
- c) São saberes que os professores possuem e que mobilizam na hora de ensinar os estudantes.
- d) São saberes que os estudantes não têm e vão ser instrumentalizados por associações mentais.
- #123955
- Banca
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(1,0) 8 -
Conforme Caderno Tempo de Aprender (volume 1, p. 14), o Nível de Desenvolvimento Real indica:
- a) o nível mental de amadurecimento orgânico para a aprendizagem.
- b) o que deve ser trabalhado junto com o professor porque o estudante está no processo de aprender.
- c) o conceito que o estudante se apropriou, ou seja, o que já está aprendido e não precisa ficar sendo constantemente repetido em atividades escolares.
- d) a potencialidade para a aprendizagem que é estabelecida por seu desenvolvimento.
- #123956
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(1,0) 9 -
A aprendizagem numa perspectiva sociointeracionista ocorre no contexto da Zona de Desenvolvimento Proximal. Entendendo este conceito, assinale a alternativa correta.
- a) Aprender implica sempre em apropriação de algo novo.
- b) A repetição do que o aluno já aprendeu é um exercício importante e deve ser estimulado na escola.
- c) O estudante é capaz de aprender conceitos com os quais não é capaz de estabelecer nenhuma relação.
- d) Zona de Desenvolvimento Proximal significa aquilo que o estudante já sabe.
- #123957
- Banca
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(1,0) 10 -
“Compete à supervisão escolar influir para que todos os funcionários da escola se comprometam com o atendimento das reais necessidades dos alunos.” Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina 1991, p.72.
- a) Motivar os demais profissionais em especial pelo conhecimento, o que demonstra as possibilidades e não os limites para o aprender das crianças e dos adolescentes.
- b) Coordenar o Projeto Político Pedagógico maximizando a participação de toda a comunidade escolar.
- c) Ao fazer o diagnóstico para o Projeto Político Pedagógico, escrutinar os dados qualitativos que permitam a todos da escola terem uma visão realista do contexto socioeconômico e cultural dos estudantes.
- d) Explicitar aos demais profissionais que as diversidades no contexto escolar implicam em que alguns estudantes têm melhores condições inatas para a aprendizagem.
- #123958
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(1,0) 11 -
Promover a construção de estratégias pedagógicas que visam a superação, rotulação e discriminação das classes trabalhadoras está descrita na Proposta Curricular de Santa Catarina 1991, p.72, como função da supervisão escolar. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
- a) O acolhimento aos conhecimentos que os estudantes trazem de seus contextos é ponto de partida para ampliação do repertório cultural.
- b) Educar para democracia implica numa concepção de humano crítico, reflexivo, criativo, consciente, comprometido socialmente e adaptado à sociedade.
- c) Educar para democracia implica numa concepção de ensino e aprendizagem que entenda as diversidades como riqueza cultural e social.
- d) Entender o currículo como um fazer coletivo e inevitavelmente político, o que obriga ao compromisso com a qualidade da aprendizagem de todos os estudantes, independente de suas origens.
- #123959
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(1,0) 12 -
Promover aperfeiçoamento permanente dos professores visando a construção da competência docente está descrito como função da supervisão escolar na Proposta Curricular de SC 1991. Nesse sentido, marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Organizar cursos, palestras e seminários para os estudantes com temas que os professores não dominam.
( ) Organizar estudos que permitam aos professores se apropriarem de novos saberes visando o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem.
( ) Pesquisar e difundir metodologias de ensino que atendam os processos de desenvolvimento e aprendizagem de crianças e de adolescentes.
( ) Trazer pessoas externas à escola para os temas polêmicos como educação sexual e uso de drogas, preservando o professor de abordar estes temas.
- a) F - V - V - F
- b) F - V - F - V
- c) V - V - V - F
- d) V - F - V - F
- #123960
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(1,0) 13 -
As funções descritas para a supervisão escolar na Proposta Curricular de Santa Catarina 1991, p.72, estão nas alternativas a seguir, exceto em:
- a) Garantir que cada área do conhecimento recupere seu significado e se articule com a globalidade do conhecimento historicamente construído.
- b) Garantir a unidade teoria-prática, conteúdo-forma, meio-fim, todo-parte, aspectos técnico políticosaber-não saber.
- c) Organizar e distribuir recursos humanos, físicos e materiais disponíveis na escola.
- d) Coordenar junto com o Orientador Educacional o conselho de classe em seu planejamento, execução, avaliação e desdobramentos.
- #123961
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(1,0) 14 -
Todos os profissionais devem atuar na escola para relação professor-aluno. Nesse sentido, compete ao Supervisor Escolar uma atuação progressista, que se verifica nas assertivas abaixo, exceto na:
Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina 1991, p.71.
- a) Promover avaliação permanente do currículo visando o replanejamento.
- b) Garantir que a escola cumpra sua função social de construção e socialização do conhecimento.
- c) Coordenar a elaboração do planejamento curricular.
- d) Controlar a produtividade do ensino e o aperfeiçoamento da técnica docente.
- #123962
- Banca
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(1,0) 15 -
O texto A IMPORTÂNCIA DA SUPERVISÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO, de Paschoal Quaglio, explicita que: “A supervisão moderna passou a ser entendida como orientação profissional e assistência, dadas por pessoas competentes em matéria de educação, quando e onde necessárias, visando ao aperfeiçoamento da situação total ensino-aprendizagem”. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
- a) O supervisor precisará organizar as situações onde o professor possa praticar e confrontar-se com problemas reais, cuja resolução necessita da reflexão. O papel do supervisor será o de facilitar a aprendizagem, encorajar e valorizar as tentativas e erros do professor, incentivando a reflexão sobre sua ação.
- b) A supervisão dialógica problematizadora passa a ter o seu sentido através da produção de um ensino de qualidade para as grandes camadas da população. A ação do professor em sala de aula passa a ser parte integrante de um projeto educacional, que deve ser livre de qualquer forma de apoio, intervenção ou controle.
- c) O papel do supervisor deverá ser o de monitorar, sem dirigir em excesso a formação, que pode ser desenvolvida utilizando uma ou outra estratégia. É necessário criar condições propícias, não só de reflexão, mas também à emergência do professor investigador.
- d) O supervisor compromete-se no entendimento de que formar é organizar contextos de aprendizagem exigentes e estimulantes, isto é, ambientes formativos que favoreçam o cultivo de atitudes saudáveis e o desabrochar das capacidades de cada um com vistas ao desenvolvimento das competências que lhes permitam viver em sociedade, conviver e intervir em interação com os outros cidadãos.