Simulado SED-SC | Professor- 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental | CONCURSO
SIMULADO SED-SC | PROFESSOR- 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SED-SC para o cargo de Professor- 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CETAP para o concurso SED-SC. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor- 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SED-SC | Professor- 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SED-SC.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #101406
- Banca
- ACAFE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SED-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Sobre o trabalho docente com as variações linguísticas é correto afirmar, exceto:
Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos Temáticos. Florianópolis: IOESC, 2005, p. 21.
- a) Evitar seu distanciamento do padrão linguístico da escola.
- b) Considerar como experiências prévias nas quais os conteúdos podem ser ancorados.
- c) Compreender como um componente no processo de desenvolvimento da oralidade.
- d) A superação da prática dialetal deve ser uma atividade recorrente junto aos/as estudantes.
- #101407
- Banca
- ACAFE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SED-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Segundo a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina – Estudos Temáticos (2005, p.31): “A intermediação e a integração das práticas às atividades de linguagem dão-se pelos enunciados, a que chamamos de gêneros discursivos, que fornecem suporte às situações de comunicação”
Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos Temáticos. Florianópolis: IOESC, 2005, p. 31.
Em relação às capacidades de linguagem implicadas e os respectivos gêneros de linguagem, correlacione as colunas a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( 1 ) Instruções e prescrições
( 2 ) Transmissão e construção de saberes
( 3 ) Documentação e memorização de ações
( 4 ) Discussão de problemas sociais controversos
( 5 ) Cultura literária ficcional
( ) Conto maravilhoso, fábula, lenda, narrativa de aventura, narrativa de ficção científica.
( ) Relato de experiência, relato de viagem, notícia, reportagem.
( ) Texto de opinião, diálogo argumentativo, carta do leitor, carta de reclamação.
( ) Seminário, entrevistas, tomada de notas, relato de experiência científica.
( ) Receita, regulamento, regras de jogo, instruções de uso, instruções em geral.
- a) 4 - 1 - 5 - 2 - 3
- b) 3 - 5 - 4 - 1 - 2
- c) 2 - 3 - 1 - 4 - 5
- d) 5 - 3 - 4 - 2 - 1
- #101408
- Banca
- ACAFE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SED-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
O ensino da Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental tem como papel fundamental promover a construção de conceitos, utilizando-se das informações da própria realidade, considerando o espaço vivenciado e visível pela e para a criança.
Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p.183.
Nesse sentido, assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase a seguir.
É no início da escolaridade o momento de concretizar e complexificar a busca da identidade do aluno e a sua situação no mundo social. É o momento, também, de desenvolver as bases da ____________, realizando atividades referentes a percursos, trajetos, incorporando as noções de escala, legenda e orientação. A __________ vivido pelo aluno permite a ele ser um aprendiz do processo de construção e de leitura de __________, ao elaborá-los.
- a) linguagem oral e escrita - representação do conceito - gráficos
- b) linguagem escrita - representação do espaço - mapas
- c) linguagem cartográfica - representação do espaço - mapas
- d) linguagem cartográfica - representação do conceito - diagramas
- #101409
- Banca
- ACAFE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SED-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
No ensino de Geografia, de acordo com a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina (1998), os estudos para compreender a realidade concreta do dia-a-dia, desenvolver teorizações e compreender como fatos globais, nacionais, regionais têm a ver com explicações de questões muito próximas de nós, correspondem a qual tema de estudo?
- a) Paisagem
- b) Cotidiano
- c) Trabalho
- d) Identidade
- #101410
- Banca
- ACAFE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SED-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Com base na Proposta Curricular de Santa Catarina (1998), quanto ao Ensino de Geografia, assinale a alternativa correta que preenche as lacunas das frases a seguir.
( __________ ) - instrumento fundamental, capaz de proporcionar as informações que se precisa e capaz, por outro lado, de fazer as representações que se pretende.
( __________ ) - diz respeito ao encadeamento de ações que se desenvolvem num espaço e tempo ligados à produção das relações sociais.
( __________ ) - representa a aparência do espaço construído.
( __________ ) - resultado da produção humana, num processo de construção social, que é dinâmico e contraditório.
- a) Espaço Geográfico - Cotidiano - Mapa - Paisagem
- b) Mapa - Cotidiano - Paisagem - Espaço Geográfico
- c) Mapa - Espaço Geográfico - Paisagem - Cotidiano
- d) Espaço Geográfico - Cotidiano - Paisagem - Mapa