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Simulado SED-SC | CONCURSO

Simulado SED-SC

SIMULADO SED-SC

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso SED-SC.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da SED-SC que foi organizado pela ACAFE. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores SED-SC, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado SED-SC de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 15 questões de Concurso com um tempo estimado de 45 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso SED-SC.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso SED-SC. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO SED-SC
Para realizar o simulado SED-SC você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado SED-SC você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para SED-SC é aqui!


#128455
Banca
ACAFE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SED-SC
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(1,0) 1 - 

Pode-se afirmar que o supervisor é concebido como um profissional que tem a função de “orientar e de dar assistência” aos educadores mediante todos os aspectos, sejam educacionais, pedagógicos, como também sociais. O papel primordial do supervisor escolar é o de ser o mediador e colaborador das atividades educativas desenvolvidas pelo professor. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

l O supervisor é um dos principais líderes do processo educativo, ou seja, é um dos grandes responsáveis pela melhoria do processo ensino-aprendizagem.

ll O supervisor pedagógico deve acompanhar a prática dos docentes de maneira que os ajudem a se tornarem os supervisores da sua própria prática, ambos em constante interação, diálogo e troca de experiências para que possam contribuir para um processo de ensino e aprendizagem significativo e contextualizado.

lll A ação do supervisor deve propiciar que os objetivos da educação sejam alcançados e para isso, o supervisor deve criar as condições para esta efetivação, buscando sempre se aprimorar no embasamento teórico e prático, de forma diferenciada e inovadora.

lV Exercer liderança de sentido democrático, sob as formas de promoção do aperfeiçoamento profissional da escola e de suas atividades, buscando relações de cooperação de seu pessoal e estimulando o desenvolvimento dos professores em exercício, colocando sempre a escola mais próxima da comunidade.

  • a) Somente a afirmação III é incorreta.
  • b) Somente as afirmações I e III estão corretas.
  • c) Todas as afirmações estão corretas.
  • d) Somente a afirmação IV é incorreta.
#128456
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SED-SC
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(1,0) 2 - 

Uma excelente forma de ajudar os professores é organizar com eles os objetivos de aprendizagem de cada ano letivo com base nas legislações e orientações de currículo adotadas pela mantenedora educacional. Neste sentido, estes objetivos de aprendizagem devem ser:

    • a) entendidos como um processo interno cujo domínio e conhecimento devem ser apenas dos professores e da supervisão escolar.
    • b) socializados com os estudantes e com as famílias que democraticamente devem saber os direitos de aprendizagem organizados para o ano letivo, além de manter seu registro disponível para consultas que a mantenedora julgar necessárias.
    • c) enviado a cada ano letivo para a Secretaria de Estado da Educação/órgão central que vai aprovar se os objetivos traçados são os corretos.
    • d) enviado a cada semestre ao Conselho Estadual de Educação que emitirá parecer sobre a pertinência ou necessidade de alteração dos mesmos.
    #128457
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    (1,0) 3 - 

    Sem excluir as especificidades, o trabalho dos especialistas orienta-se para a ação coletiva. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

      • a) Ao pautar metodologias que auxiliem o processo de ensino dos professores, o supervisor fará de forma exclusiva, sem envolvimento dos demais especialistas em assuntos educacionais.
      • b) O estudo das legislações de educação educacionais, das legislações sobre infância e adolescência são tarefas exclusivas da administração escolar
      • c) A supervisão escolar não se envolve com os estudantes, esta tarefa é da orientação educacional.
      • d) O trabalho da supervisão deve ter como foco a qualidade do processo ensino aprendizagem, atuando junto ao fazer do professor, mas tendo o estudante como centralidade.
      #128459
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      (1,0) 4 - 

      As condições para que uma atividade seja considerada de aprendizagem, conforme a teoria sociointeracionista, descrita no Caderno Tempo de Aprender são aquelas que, exceto:

      • a) sejam de escolha do estudante.
      • b) aqueles que aprendem tenham um motivo para aprender
      • c) tenham finalidade.
      • d) tenham relação com a vida.
      #128460
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      (1,0) 5 - 

      A teoria da Atividade decorre da psicologia histórico cultural. É uma teoria de aprendizagem ligada à concepção sociointeracionista, cujos autores são:

      • a) Piaget, Freinet e Wallon.
      • b) Vygotisky, Luria e Leontiev.
      • c) Montessori, Curi e Waldorf.
      • d) Lacan, Freire e Freud.
      #128461
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      (1,0) 6 - 

      A motivação, na perspectiva da Teoria da Atividade da aprendizagem em situação de atividade em classe, é imprescindível para que ocorra aprendizagem. Sua provocação é de responsabilidade:

        • a) da orientação educacional.
        • b) da supervisão escolar.
        • c) do professor.
        • d) da gestão da escola.
        #128462
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        (1,0) 7 - 

        Na perspectiva sociointeracionista, para que o processo de apropriação de conceito ocorra, são necessários instrumentos e signos. O que são os instrumentos?

        • a) São objetos existentes, exteriores ao sujeito, utilizados como meio para estabelecer a relação de aprendizagem.
        • b) São objetos interiorizados pelos estudantes mobilizados mentalmente para aprender um conceito.
        • c) São saberes que os professores possuem e que mobilizam na hora de ensinar os estudantes.
        • d) São saberes que os estudantes não têm e vão ser instrumentalizados por associações mentais.
        #128464
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        (1,0) 8 - 

        Conforme Caderno Tempo de Aprender (volume 1, p. 14), o Nível de Desenvolvimento Real indica:

        • a) o nível mental de amadurecimento orgânico para a aprendizagem.
        • b) o que deve ser trabalhado junto com o professor porque o estudante está no processo de aprender.
        • c) o conceito que o estudante se apropriou, ou seja, o que já está aprendido e não precisa ficar sendo constantemente repetido em atividades escolares.
        • d) a potencialidade para a aprendizagem que é estabelecida por seu desenvolvimento.
        #128466
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        (1,0) 9 - 

        A aprendizagem numa perspectiva sociointeracionista ocorre no contexto da Zona de Desenvolvimento Proximal. Entendendo este conceito, assinale a alternativa correta.

        • a) Aprender implica sempre em apropriação de algo novo.
        • b) A repetição do que o aluno já aprendeu é um exercício importante e deve ser estimulado na escola.
        • c) O estudante é capaz de aprender conceitos com os quais não é capaz de estabelecer nenhuma relação.
        • d) Zona de Desenvolvimento Proximal significa aquilo que o estudante já sabe.
        #128468
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        (1,0) 10 - 

        Compete à supervisão escolar influir para que todos os funcionários da escola se comprometam com o atendimento das reais necessidades dos alunos.” Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

        Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina 1991, p.72.

        • a) Motivar os demais profissionais em especial pelo conhecimento, o que demonstra as possibilidades e não os limites para o aprender das crianças e dos adolescentes.
        • b) Coordenar o Projeto Político Pedagógico maximizando a participação de toda a comunidade escolar.
        • c) Ao fazer o diagnóstico para o Projeto Político Pedagógico, escrutinar os dados qualitativos que permitam a todos da escola terem uma visão realista do contexto socioeconômico e cultural dos estudantes.
        • d) Explicitar aos demais profissionais que as diversidades no contexto escolar implicam em que alguns estudantes têm melhores condições inatas para a aprendizagem.
        #128469
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        (1,0) 11 - 

        Promover a construção de estratégias pedagógicas que visam a superação, rotulação e discriminação das classes trabalhadoras está descrita na Proposta Curricular de Santa Catarina 1991, p.72, como função da supervisão escolar. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

          • a) O acolhimento aos conhecimentos que os estudantes trazem de seus contextos é ponto de partida para ampliação do repertório cultural.
          • b) Educar para democracia implica numa concepção de humano crítico, reflexivo, criativo, consciente, comprometido socialmente e adaptado à sociedade.
          • c) Educar para democracia implica numa concepção de ensino e aprendizagem que entenda as diversidades como riqueza cultural e social.
          • d) Entender o currículo como um fazer coletivo e inevitavelmente político, o que obriga ao compromisso com a qualidade da aprendizagem de todos os estudantes, independente de suas origens.
          #128470
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          (1,0) 12 - 

          Promover aperfeiçoamento permanente dos professores visando a construção da competência docente está descrito como função da supervisão escolar na Proposta Curricular de SC 1991. Nesse sentido, marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta.

          ( ) Organizar cursos, palestras e seminários para os estudantes com temas que os professores não dominam.

          ( ) Organizar estudos que permitam aos professores se apropriarem de novos saberes visando o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem.

          ( ) Pesquisar e difundir metodologias de ensino que atendam os processos de desenvolvimento e aprendizagem de crianças e de adolescentes.

          ( ) Trazer pessoas externas à escola para os temas polêmicos como educação sexual e uso de drogas, preservando o professor de abordar estes temas.

          • a) F - V - V - F
          • b) F - V - F - V
          • c) V - V - V - F
          • d) V - F - V - F
          #128471
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          (1,0) 13 - 

          As funções descritas para a supervisão escolar na Proposta Curricular de Santa Catarina 1991, p.72, estão nas alternativas a seguir, exceto em:

          • a) Garantir que cada área do conhecimento recupere seu significado e se articule com a globalidade do conhecimento historicamente construído.
          • b) Garantir a unidade teoria-prática, conteúdo-forma, meio-fim, todo-parte, aspectos técnico políticosaber-não saber.
          • c) Organizar e distribuir recursos humanos, físicos e materiais disponíveis na escola.
          • d) Coordenar junto com o Orientador Educacional o conselho de classe em seu planejamento, execução, avaliação e desdobramentos.
          #128472
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          (1,0) 14 - 

          Todos os profissionais devem atuar na escola para relação professor-aluno. Nesse sentido, compete ao Supervisor Escolar uma atuação progressista, que se verifica nas assertivas abaixo, exceto na:

          Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina 1991, p.71.

          • a) Promover avaliação permanente do currículo visando o replanejamento.
          • b) Garantir que a escola cumpra sua função social de construção e socialização do conhecimento.
          • c) Coordenar a elaboração do planejamento curricular.
          • d) Controlar a produtividade do ensino e o aperfeiçoamento da técnica docente.
          #128473
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          (1,0) 15 - 

          O texto A IMPORTÂNCIA DA SUPERVISÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO, de Paschoal Quaglio, explicita que: “A supervisão moderna passou a ser entendida como orientação profissional e assistência, dadas por pessoas competentes em matéria de educação, quando e onde necessárias, visando ao aperfeiçoamento da situação total ensino-aprendizagem”. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

          • a) O supervisor precisará organizar as situações onde o professor possa praticar e confrontar-se com problemas reais, cuja resolução necessita da reflexão. O papel do supervisor será o de facilitar a aprendizagem, encorajar e valorizar as tentativas e erros do professor, incentivando a reflexão sobre sua ação.
          • b) A supervisão dialógica problematizadora passa a ter o seu sentido através da produção de um ensino de qualidade para as grandes camadas da população. A ação do professor em sala de aula passa a ser parte integrante de um projeto educacional, que deve ser livre de qualquer forma de apoio, intervenção ou controle.
          • c) O papel do supervisor deverá ser o de monitorar, sem dirigir em excesso a formação, que pode ser desenvolvida utilizando uma ou outra estratégia. É necessário criar condições propícias, não só de reflexão, mas também à emergência do professor investigador.
          • d) O supervisor compromete-se no entendimento de que formar é organizar contextos de aprendizagem exigentes e estimulantes, isto é, ambientes formativos que favoreçam o cultivo de atitudes saudáveis e o desabrochar das capacidades de cada um com vistas ao desenvolvimento das competências que lhes permitam viver em sociedade, conviver e intervir em interação com os outros cidadãos.