Processando...

Simulado SECULT-CE de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado SECULT-CE de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO SECULT-CE DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso SECULT-CE.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da SECULT-CE que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores SECULT-CE, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado SECULT-CE de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso SECULT-CE.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso SECULT-CE. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO SECULT-CE
Para realizar o simulado SECULT-CE você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado SECULT-CE você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para SECULT-CE é aqui!


#163267
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SECULT-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Na segunda metade da década de 1980, juntamente com as primeiras experiências de escolas de circo no Brasil, surgiram propostas de desenvolvimento de projetos sociais – de iniciativa de grupos governamentais e de organizações não governamentais – que viam no aprendizado circense em geral e não somente nas técnicas, uma forma de educação, recreação e cidadanização. Em sua maioria, essas ações eram e são destinadas a crianças e adolescentes em situação de risco, vulnerabilidade social, desvinculadas ou não de processos educacionais, sociais e culturais, sem oportunidades de acesso a lazeres e entretenimentos. Tais experiências foram denominadas de

  • a) Circo Social.
  • b) Circo Popular.
  • c) Circo Público.
  • d) Circo Inclusivo.
#163268
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SECULT-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

No Ceará, nos séculos XVII e XIX, havia Irmandades de Nossa Senhora do Rosário em Aracati, Icó e Fortaleza. Durante as festas dessas irmandades, os negros escravizados tinham certa liberdade, pois eram as figuras principais do cortejo, apresentando-se como o Rei, a Rainha, o mestre de cerimônia e os mestres de campo. A tradição da expressão cultural do Ceará oriunda dessas festas das irmandades é denominada

  • a) dança do coco.
  • b) movimento cabaçal.
  • c) maracatu.
  • d) pau da bandeira.
#163269
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SECULT-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Em 1973, José Carlos Matos fundou, em Fortaleza, um grupo teatral com forte envolvimento político, de resistência, com atuação significativa em relação aos movimentos sociais urbanos, de periferia, objetivando outros frutos que não apenas os estéticos ou o simples divertimento. Esse grupo foi denominado de

  • a) Grupo Teatral Engajado.
  • b) Coletivo Teatral Amador.
  • c) Grupo Independente de Teatro Profissional.
  • d) Grupo Independente de Teatro Amador.
#163270
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SECULT-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Foi criada em 1948, no Rio de Janeiro, por iniciativa do artista pernambucano Augusto Rodrigues, da artista gaúcha Lúcia Alencastro Valentim e da escultora norte-americana Margareth Spencer, uma escola para formação em artes, que coloca o foco nas distintas expressões artísticas: dança, pintura, teatro, desenho, poesia etc. Atuando plenamente até os dias atuais, essa escola, de fundamental importância para o processo de formação em artes no Brasil, é denominada

  • a) Escola de Arte Nacional.
  • b) Escolinha de Arte do Brasil.
  • c) Espaço de Arte do Brasil.
  • d) Escola de Cultura do Brasil.
#163271
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SECULT-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Eugene O’Neill, um dos primeiros criadores teatrais estadunidenses de estatura internacional, percorre, dentro do compasso de suas próprias obras, todas as fases do drama europeu. Escreveu peças naturalistas, simbolistas, romântico-realistas e expressionistas. Considerando as características do trabalho de Eugene O’Neill, assinale a afirmação verdadeira.

  • a) Seu fazer teatral perpassava de forma contundente as comédias, interessavam-lhe os conflitos capazes de provocar riso no espectador e buscava os elementos ridículos presentes na vida comum.
  • b) Sua obra revela muito de sua vida pessoal, leveza e inocência estavam sempre presentes, bem como sua preocupação com as questões políticas em geral.
  • c) Seu teatro traz elementos de um cotidiano com dramas singelos, sem preocupação com críticas sociais contundentes, buscando situações dramáticas simples.
  • d) Sua obra explora a melancolia da vida privada, a exposição de suas mentiras, fazendo uma aplicação dos ensinamentos de Freud na revelação das casualidades psicanalíticas.
#163272
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SECULT-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Em outubro de 1944, surge o Teatro Experimental do Negro (TEN). Tendo como seu expoente maior Abdias do Nascimento, o TEN “visava estabelecer o teatro, espelho e resumo da peripécia existencial humana, como um fórum de ideias, debates, propostas e ação visando à transformação das estruturas de dominação, opressão e exploração raciais implícitas na sociedade brasileira dominante, nos campos de sua cultura, economia, educação, política, meios de comunicação, justiça, administração pública, empresas particulares, vida social, e assim por diante. Um teatro que ajudasse a construir um Brasil melhor, efetivamente justo e democrático, onde todas as raças e culturas fossem respeitadas em suas diferenças, mas iguais em direitos e oportunidades” (Abdias do Nascimento). Dois importantes nomes do Teatro Experimental do Negro são

  • a) Ruth Areia e Abelardo Camargo.
  • b) Marta Brito e Arnoldo Costa.
  • c) Ruth de Souza e Aguinaldo Camargo.
  • d) Elia Monteiro e Geraldo Moura.
#163273
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SECULT-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Cresceu no Brasil, durante o século XIX, o chamado Teatro de Revista. Assinale a opção cujo trecho citado remete a esse gênero teatral.

  • a) “É a classificação que se dá a certo gênero de peça, em que o autor critica os costumes de um país ou de uma localidade, ou então faz passar à vista do espectador todos os principais acontecimentos do ano findo: revoluções, grandes inventos, modas, acontecimentos artísticos ou literários, espetáculos, crimes, desgraças, divertimentos, etc.” (Sousa de Bastos: Dicionário do Teatro Português)
  • b) “ [...] é um sistema reflexivo e instrumental para o trabalho de criação e de apresentação de espetáculos teatrais. Esse método [...], desenvolvido pelo diretor e pensador brasileiro Augusto Boal [...], foi sendo construído no decorrer de cerca de trinta anos de trabalho do autor com grupos, coletivos e artistas do mundo inteiro.” (Ingrid Dormien Koudela: Léxico de Pedagogia do Teatro)
  • c) “Esses dramas supostamente históricos, nos quais a história só entrava como pretexto, passavam-se como regra na Europa; englobavam na mesma trama passado e presente, um repercutindo sobre o outro.” (Décio de Almeida Prado: História Concisa do Teatro Brasileiro)
  • d) Esse tipo de teatro “além de deslocar-se pelos espaços públicos, aproximando-se das populações apartadas do acesso aos bens simbólicos – ao ressignificar o locus indistinto da rua e o próprio tempo –, interfere na paisagem histórico-social”. (Ingrid Dormien Koudela: Léxico de Pedagogia do Teatro)
#163274
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SECULT-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

A Commedia dell’arte existiu desde o século XVI na Europa, mas somente no século XVIII esse fazer teatral passou a adotar tal denominação. Esse tipo de comédia se caracterizava pela criação coletiva de atores que elaboravam espetáculos improvisados e apresentavam personagens tipificados que marcaram a história do teatro ocidental. Um desses personagens foi

  • a) Barbarena.
  • b) Pantaleão.
  • c) Romeu.
  • d) Capelo.
#163275
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SECULT-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Durante a Primeira Guerra Mundial (1914- 1918), artistas e intelectuais de diversas nacionalidades, contrários ao envolvimento de seus países no conflito, exilaram-se em Zurique, na Suíça, onde fundaram um movimento artístico que deveria expressar suas decepções com o fracasso da ciência, da religião e da filosofia existentes até então, pois estas se revelaram incapazes de evitar a grande destruição que assolava toda a Europa. Esse movimento foi denominado de

  • a) Impressionismo.
  • b) Expressionismo.
  • c) Naturalismo.
  • d) Dadaísmo.
#163276
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SECULT-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

No que concerne à História da Arte, é correto afirmar que, durante o período da Idade Média,

  • a) o fazer artístico precisava ser feito com verdade e não com perfeição.
  • b) a arte buscava apenas a expressão da subjetividade presente no indivíduo.
  • c) a arte era concebida como o perfeito domínio das normas de um fazer.
  • d) a arte pressupunha o entrecruzamento de variados tipos de expressões.
#163277
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SECULT-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

O pesquisador Oswald Barroso, em seu livro Teatro como Encantamento, aborda uma das expressões culturais mais significativas do Ceará da seguinte forma: “[...] um folguedo tradicional do ciclo natalino, que se estrutura na forma de um cortejo de brincantes [...] e se desenvolve, em autos, como rapsódia de cantos, danças e entremeses, incluindo obrigatoriamente o episódio do Boi”. Essa expressão cultural é denominada

  • a) torém.
  • b) bambelô.
  • c) maculelê.
  • d) reisado.
#163278
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SECULT-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

No que diz respeito à gestão cultural, assinale a afirmação verdadeira.

  • a) Compete à gestão cultural elaborar um discurso menos reativo e mais propositivo, que compreenda o cidadão como construtor da cultura.
  • b) O gestor cultural deve pensar as produções culturais a partir de estudos acadêmicos sem necessariamente incluir outros interlocutores.
  • c) É dever da gestão cultural eleger o tipo de público que poderá ter acesso às atividades artísticas e culturais.
  • d) A gestão cultural deve se restringir às questões administrativas sem necessariamente conhecer as produções artísticas.
#163279
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SECULT-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

No que diz respeito ao Plano Estadual de Cultura do Ceará, assinale a afirmação verdadeira.

  • a) Compete ao Poder Privado formular políticas empresariais e programas que conduzam à efetivação dos objetivos, diretrizes e metas do Plano Estadual de Cultura.
  • b) É dever do Poder Público criar os conceitos artísticos das propostas culturais, executando os projetos, cumprindo todas as contrapartidas da Secretaria da Cultura do Ceará.
  • c) Faz parte do Plano Estadual de Cultura do Ceará organizar instâncias consultivas e de participação da sociedade para contribuir na formulação das políticas públicas de cultura, bem como debater suas estratégias de execução.
  • d) O Plano Estadual de Cultura prevê que os artistas desenvolvam as propostas culturais apenas nos municípios do Ceará que possuam espaços físicos apropriados.
#163280
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SECULT-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

Sobre os processos que envolvem arte e educação, assinale a opção que corresponde a uma premissa básica desse campo de estudo.

  • a) É preciso ensinar descontextualizando o tema da realidade para que o aluno se sinta capaz de criar a sua própria realidade.
  • b) Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
  • c) O professor precisa ensinar os alunos a necessidade de armazenar muitos conhecimentos e informações.
  • d) Ensinar é apontar caminhos para que o aluno se sinta capaz de competir no mercado de trabalho e na própria escola.
#163281
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SECULT-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

Do ano de 1960 até os primeiros anos do século XXI existiu, na cidade de Fortaleza, o primeiro curso técnico, continuado e específico em teatro, ligado à Universidade Federal do Ceará. Esse curso era denominado

  • a) Curso de Arte Teatral (CAT).
  • b) Princípios Básicos do Teatro (PBT).
  • c) Curso Técnico Teatral (CTT).
  • d) Curso de Arte Dramática (CAD).