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Simulado SEC-BA de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado SEC-BA de Matérias Diversas para Cargos diversos

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#149895
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Matérias Diversas
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(1,0) 1 - 

Segundo Silvio Gallo, a pedagogia do conceito possui quatro passos didáticos, que são:

  • a) Introdução – Desenvolvimento (leitura e seleção dos conceitos em equipes) – Análise/Discussão − Síntese conclusiva.
  • b) Apresentação – Definição de Conceito – Discussão − Fechamento.
  • c) “Quebrando o gelo” – Levantamento de conceitos – Classificação − Debate.
  • d) Sensibilização – Problematização – Investigação − Conceituação.
#149896
Banca
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Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEC-BA
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(1,0) 2 - 

Sobre a problemática do ensino de filosofia, dada a diversidade de entendimento a respeito do que seja filosofia, Silvio Gallo apresenta em seu livro Metodologia do Ensino de Filosofia, as seguintes ideias: I. O professor não deve informar ao aluno a respeito da concepção de filosofia que ele adota, deixando claro que cada um pode escolher a perspectiva que achar mais adequada. II. A escolha de apenas uma perspectiva filosófica pode levar a uma perigosa homogeneização, limitando a compreensão do estudo proposto. III. Só há uma possibilidade plausível para o professor: escolher uma perspectiva de filosofia que permita um trabalho coerente em sala de aula. IV. O procedimento de escolha traz embutido pelo menos dois riscos graves: o de cair no dogmatismo ou cair no relativismo. V. Se são múltiplas as filosofias e variados os estilos do filosofar, múltiplas e variadas são também as perspectivas do ensinar a filosofia e o filosofar.
Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) II, III e V.
  • b) I, II e V.
  • c) III, IV e V.
  • d) I, III e IV.
#149897
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Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEC-BA
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(1,0) 3 - 

Segundo Lídia Maria Rodrigues, a avaliação da aprendizagem é um dos aspectos da educação formal que sofreu grandes mudanças. Considere as afirmativas abaixo, sobre a avaliação do trabalho em sala de aula. I. Quando avaliamos as aprendizagens realizadas por nossos alunos, também estamos avaliando, queiramos ou não, o ensino que ministramos. II. Avalia-se também as competências e habilidades relacionadas à articulação dos conteúdos, quando se trata de filosofia, como a capacidade de compreender, problematizar e interpretar textos. III. É impossível determinar previamente os aspectos que serão avaliados em sala de aula, mesmo que se defina os critérios para balizar a execução do trabalho. IV. A avaliação engloba o processo educativo em sua totalidade, incluindo a participação ativa do aluno em todo processo. V. A avaliação da aprendizagem e a avaliação do ensino, para serem produtivos, devem ocorrer em momentos distintos.
Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) II, III e V.
  • b) I, II e IV.
  • c) III, IV e V.
  • d) I, III e IV.
#149898
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Concurso
SEC-BA
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(1,0) 4 - 

Na obra Leviatã, Hobbes opõe-se à tese aristotélica de que o homem é sociável por natureza, dizendo que

  • a) as organizações sociais respondem a necessidades objetivas dos seres humanos, visto que eles precisam da proteção de um estado organizado e forte.
  • b) a socialização desvirtua o homem, tornando-o indefeso e marginalizado.
  • c) os indivíduos nascem livres e autônomos e rejeitam a vida em sociedade por ser escravizante.
  • d) no estado de natureza os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a discórdia e a luta de uns contra os outros.
#149899
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(1,0) 5 - 

O campo ético é constituído pelo sujeito moral e pelos valores e obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, ou seja, as virtudes ou as condutas e ações conformes ao bem. Segundo Marilena Chauí, o agente moral só existe se for

  • a) virtuoso e controlador das próprias paixões e inclinações, assumindo as consequências de todos os atos, mesmo não sendo livres.
  • b) capaz de justificar seus atos pela força das influências do meio em que vive.
  • c) capaz, apenas, de discernir entre o certo e o errado, entre o bem e o mal, entre o justo e o injusto.
  • d) consciente de si e dos outros; ser dotado de vontade e de capacidade para controlar e orientar desejos; ser responsável e ser livre.
#149900
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(1,0) 6 - 

A lógica que rege o pensamento científico contemporâneo está centrada na ideia de demonstração e prova. Neste sentido, a ciência contemporânea fundamenta-se na

  • a) utilização de método como um conjunto de técnicas e procedimentos, definidos pelo sujeito da construção do objeto da pesquisa com vistas aos seus propósitos particulares.
  • b) distinção da ideia de fenômeno, isto é, pela constatação de regularidades e constâncias particulares contingentes, que definem o modo de ser e de comportar-se do sujeito do conhecimento.
  • c) construção de instrumentos técnicos que substituem as capacidades do corpo humano e destinam-se a aumentá-las na relação do nosso corpo com o mundo.
  • d) definição do objeto do conhecimento por suas propriedades e funções; na posição do sujeito do conhecimento; no uso de método próprio e de instrumentos tecnológicos, por meio das operações de análise, síntese e interpretação.
#149901
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(1,0) 7 - 

As ciências humanas se consolidaram a partir da primeira metade do século XX, apoiando-se substancialmente em três correntes de pensamento que mostraram que os fenômenos humanos são diferentes dos fenômenos naturais e possuem leis próprias. 1a Corrente: Os fatos humanos são historicamente determinados e que a historicidade torna possível a sua interpretação racional e o conhecimento das leis que regem esses fatos. 2a Corrente: Introdução da ideia de essência como conceito que permite diferenciar internamente distintas realidades a partir de seu sentido, sua forma, suas propriedades e sua origem. O conhecimento é influenciado pela intencionalidade da consciência. 3a Corrente: Os fatos humanos são organizados em totalidades estruturais de acordo com certos princípios internos fundamentais; trata-se de uma concepção metodológica empregada em diversas ciências humanas.
As definições de cada corrente filosófica vinculada às humanidades são, respectivamente,

  • a) Marxismo, Fenomenologia e Estruturalismo.
  • b) Platonismo, Tomismo e Objetivismo.
  • c) Criticismo, Positivismo e Socialismo.
  • d) Idealismo, Essencialismo e Evolucionismo.
#149902
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(1,0) 8 - 

No início do século XX, o filósofo alemão Edmund Husserl trouxe uma nova abordagem do conhecimento, com que denominou de fenomenologia, a qual se encarregou de distinguir e separar psicologia e filosofia, afirmar a prioridade do sujeito do conhecimento ou a consciência reflexiva e ampliar/renovar o conceito de fenômeno. A consciência, segundo o filósofo, é o sujeito do conhecimento, não é uma coisa nem uma substância, mas uma atividade, uma ação que visa aos objetos como significações e toda consciência é sempre consciência de. A essa “consciência de”, Husserl dá o nome de

  • a) intencionalidade.
  • b) fenômeno.
  • c) consciência prática.
  • d) significante.
#149903
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(1,0) 9 - 

Desde meados do século XIX, a Filosofia, na concepção de um certo filósofo, passou a ser considerada apenas como reflexão sobre o significado do trabalho científico, isto é, uma análise e uma interpretação dos procedimentos ou das metodologias usadas pelas ciências e uma avaliação dos resultados científicos. O filósofo que reduz a Filosofia à teoria do conhecimento científico é

  • a) Edmund Husserl, com a fenomenologia.
  • b) Immanuel Kant, com o criticismo.
  • c) Augusto Conte, com o positivismo.
  • d) Ludwig Wittegenstein, com a filosofia analítica.
#149904
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(1,0) 10 - 

A modernidade está relacionada, também, à época da sociedade industrial, com base no poder econômico e político dos grandes industriais e na exploração do trabalho produtivo. A ideia de que a modernidade terminou vem dos anos 1980, quando iniciou a chamada pós-modernidade, que corresponde à sociedade pós-industrial, aquela em que o poder econômico e político pertencem ao capital financeiro e ao setor de serviços de automação e informação. Analise: I. Considera a ordem histórica ou cultural instituída pelos homens como invenções ou instituições humanas, contingentes, efêmeras e passageiras. II. Concebe o ser humano como animal racional dotado de livre arbítrio e responsabilidade civil. III. Um conhecimento (filosófico, científico, artístico) é válido se for útil ou eficaz para a obtenção de fins desejados por quem conhece, não importando seus fins. IV. Considera que o conhecimento se define pelos critérios da verdade e falsidade. V. Define a Ética pela busca de satisfação de desejos, felicidade que se realiza na esfera da intimidade individual.
Correspondem ao pensamento Pós-Moderno o que se afirma APENAS em

  • a) II, III e V.
  • b) I, III e V.
  • c) III, IV e V.
  • d) I, III e IV.