Simulado SEC-BA de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
SIMULADO SEC-BA DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso SEC-BA.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da SEC-BA que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores SEC-BA, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado SEC-BA de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso SEC-BA.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso SEC-BA. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO SEC-BA
Para realizar o simulado SEC-BA você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado SEC-BA você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para SEC-BA é aqui!
- #149895
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEC-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Segundo Silvio Gallo, a pedagogia do conceito possui quatro passos didáticos, que são:
- a) Introdução – Desenvolvimento (leitura e seleção dos conceitos em equipes) – Análise/Discussão − Síntese conclusiva.
- b) Apresentação – Definição de Conceito – Discussão − Fechamento.
- c) “Quebrando o gelo” – Levantamento de conceitos – Classificação − Debate.
- d) Sensibilização – Problematização – Investigação − Conceituação.
- #149896
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEC-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Sobre a problemática do ensino de filosofia, dada a diversidade de entendimento a respeito do que seja filosofia, Silvio Gallo apresenta em seu livro Metodologia do Ensino de Filosofia, as seguintes ideias: I. O professor não deve informar ao aluno a respeito da concepção de filosofia que ele adota, deixando claro que cada um pode escolher a perspectiva que achar mais adequada. II. A escolha de apenas uma perspectiva filosófica pode levar a uma perigosa homogeneização, limitando a compreensão do estudo proposto. III. Só há uma possibilidade plausível para o professor: escolher uma perspectiva de filosofia que permita um trabalho coerente em sala de aula. IV. O procedimento de escolha traz embutido pelo menos dois riscos graves: o de cair no dogmatismo ou cair no relativismo. V. Se são múltiplas as filosofias e variados os estilos do filosofar, múltiplas e variadas são também as perspectivas do ensinar a filosofia e o filosofar.
Está correto o que se afirma APENAS em
- a) II, III e V.
- b) I, II e V.
- c) III, IV e V.
- d) I, III e IV.
- #149897
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEC-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Segundo Lídia Maria Rodrigues, a avaliação da aprendizagem é um dos aspectos da educação formal que sofreu grandes mudanças. Considere as afirmativas abaixo, sobre a avaliação do trabalho em sala de aula. I. Quando avaliamos as aprendizagens realizadas por nossos alunos, também estamos avaliando, queiramos ou não, o ensino que ministramos. II. Avalia-se também as competências e habilidades relacionadas à articulação dos conteúdos, quando se trata de filosofia, como a capacidade de compreender, problematizar e interpretar textos. III. É impossível determinar previamente os aspectos que serão avaliados em sala de aula, mesmo que se defina os critérios para balizar a execução do trabalho. IV. A avaliação engloba o processo educativo em sua totalidade, incluindo a participação ativa do aluno em todo processo. V. A avaliação da aprendizagem e a avaliação do ensino, para serem produtivos, devem ocorrer em momentos distintos.
Está correto o que se afirma APENAS em
- a) II, III e V.
- b) I, II e IV.
- c) III, IV e V.
- d) I, III e IV.
- #149898
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEC-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Na obra Leviatã, Hobbes opõe-se à tese aristotélica de que o homem é sociável por natureza, dizendo que
- a) as organizações sociais respondem a necessidades objetivas dos seres humanos, visto que eles precisam da proteção de um estado organizado e forte.
- b) a socialização desvirtua o homem, tornando-o indefeso e marginalizado.
- c) os indivíduos nascem livres e autônomos e rejeitam a vida em sociedade por ser escravizante.
- d) no estado de natureza os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a discórdia e a luta de uns contra os outros.
- #149899
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEC-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
O campo ético é constituído pelo sujeito moral e pelos valores e obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, ou seja, as virtudes ou as condutas e ações conformes ao bem. Segundo Marilena Chauí, o agente moral só existe se for
- a) virtuoso e controlador das próprias paixões e inclinações, assumindo as consequências de todos os atos, mesmo não sendo livres.
- b) capaz de justificar seus atos pela força das influências do meio em que vive.
- c) capaz, apenas, de discernir entre o certo e o errado, entre o bem e o mal, entre o justo e o injusto.
- d) consciente de si e dos outros; ser dotado de vontade e de capacidade para controlar e orientar desejos; ser responsável e ser livre.
- #149900
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEC-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A lógica que rege o pensamento científico contemporâneo está centrada na ideia de demonstração e prova. Neste sentido, a ciência contemporânea fundamenta-se na
- a) utilização de método como um conjunto de técnicas e procedimentos, definidos pelo sujeito da construção do objeto da pesquisa com vistas aos seus propósitos particulares.
- b) distinção da ideia de fenômeno, isto é, pela constatação de regularidades e constâncias particulares contingentes, que definem o modo de ser e de comportar-se do sujeito do conhecimento.
- c) construção de instrumentos técnicos que substituem as capacidades do corpo humano e destinam-se a aumentá-las na relação do nosso corpo com o mundo.
- d) definição do objeto do conhecimento por suas propriedades e funções; na posição do sujeito do conhecimento; no uso de método próprio e de instrumentos tecnológicos, por meio das operações de análise, síntese e interpretação.
- #149901
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEC-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
As ciências humanas se consolidaram a partir da primeira metade do século XX, apoiando-se substancialmente em três correntes de pensamento que mostraram que os fenômenos humanos são diferentes dos fenômenos naturais e possuem leis próprias. 1a Corrente: Os fatos humanos são historicamente determinados e que a historicidade torna possível a sua interpretação racional e o conhecimento das leis que regem esses fatos. 2a Corrente: Introdução da ideia de essência como conceito que permite diferenciar internamente distintas realidades a partir de seu sentido, sua forma, suas propriedades e sua origem. O conhecimento é influenciado pela intencionalidade da consciência. 3a Corrente: Os fatos humanos são organizados em totalidades estruturais de acordo com certos princípios internos fundamentais; trata-se de uma concepção metodológica empregada em diversas ciências humanas.
As definições de cada corrente filosófica vinculada às humanidades são, respectivamente,
- a) Marxismo, Fenomenologia e Estruturalismo.
- b) Platonismo, Tomismo e Objetivismo.
- c) Criticismo, Positivismo e Socialismo.
- d) Idealismo, Essencialismo e Evolucionismo.
- #149902
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEC-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
No início do século XX, o filósofo alemão Edmund Husserl trouxe uma nova abordagem do conhecimento, com que denominou de fenomenologia, a qual se encarregou de distinguir e separar psicologia e filosofia, afirmar a prioridade do sujeito do conhecimento ou a consciência reflexiva e ampliar/renovar o conceito de fenômeno. A consciência, segundo o filósofo, é o sujeito do conhecimento, não é uma coisa nem uma substância, mas uma atividade, uma ação que visa aos objetos como significações e toda consciência é sempre consciência de. A essa “consciência de”, Husserl dá o nome de
- a) intencionalidade.
- b) fenômeno.
- c) consciência prática.
- d) significante.
- #149903
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEC-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Desde meados do século XIX, a Filosofia, na concepção de um certo filósofo, passou a ser considerada apenas como reflexão sobre o significado do trabalho científico, isto é, uma análise e uma interpretação dos procedimentos ou das metodologias usadas pelas ciências e uma avaliação dos resultados científicos. O filósofo que reduz a Filosofia à teoria do conhecimento científico é
- a) Edmund Husserl, com a fenomenologia.
- b) Immanuel Kant, com o criticismo.
- c) Augusto Conte, com o positivismo.
- d) Ludwig Wittegenstein, com a filosofia analítica.
- #149904
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEC-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A modernidade está relacionada, também, à época da sociedade industrial, com base no poder econômico e político dos grandes industriais e na exploração do trabalho produtivo. A ideia de que a modernidade terminou vem dos anos 1980, quando iniciou a chamada pós-modernidade, que corresponde à sociedade pós-industrial, aquela em que o poder econômico e político pertencem ao capital financeiro e ao setor de serviços de automação e informação. Analise: I. Considera a ordem histórica ou cultural instituída pelos homens como invenções ou instituições humanas, contingentes, efêmeras e passageiras. II. Concebe o ser humano como animal racional dotado de livre arbítrio e responsabilidade civil. III. Um conhecimento (filosófico, científico, artístico) é válido se for útil ou eficaz para a obtenção de fins desejados por quem conhece, não importando seus fins. IV. Considera que o conhecimento se define pelos critérios da verdade e falsidade. V. Define a Ética pela busca de satisfação de desejos, felicidade que se realiza na esfera da intimidade individual.
Correspondem ao pensamento Pós-Moderno o que se afirma APENAS em
- a) II, III e V.
- b) I, III e V.
- c) III, IV e V.
- d) I, III e IV.