Processando...

Simulado SEARH - RN | CONCURSO

Simulado SEARH - RN

SIMULADO SEARH - RN

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no SEARH-RN.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da SEARH-RN que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores SEARH-RN, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado SEARH - RN contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no SEARH-RN.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no SEARH-RN. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO SEARH-RN
Para realizar o simulado SEARH-RN você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado SEARH-RN você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para SEARH-RN é aqui!


#205343
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEARH-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Analise os trechos correlatos.

I. “A Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9.394/1996) declara que a finalidade da educação é o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. E, ainda, no Art. 3º, que o ensino deva ser ministrado com observância de princípios de: igualdade de condições para acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância; coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; gratuidade do ensino público nos estabelecimentos oficiais; valorização do profissional da educação escolar; gestão democrática do ensino público na forma dessa lei e da legislação dos sistemas de ensino; garantia de padrão de qualidade; valorização da experiência extraescolar; vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais."

ASSIM

II. “A educação como direito social, conforme o Art. 6º, da Constituição Federal, deverá ser garantido para todos e de forma equânime, por isso os princípios do direito à educação constante na LDB, nos Arts. 2º e 3º. Com a nova Lei nº 12.796, de 2013, incluiu‐se nova redação ao Art. 3º, onde acrescenta como uns dos princípios, a consideração com a diversidade étnico‐racial."

Assinale a alternativa correta.

  • a) Os trechos I e II são falsos.
  • b) O trecho I é verdadeiro e o II, falso.
  • c) O trecho I é verdadeiro e II complementa o I.
  • d) O trecho I é verdadeiro e II não complementa o I.
#205346
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEARH-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Algumas teorias sobre o currículo apresentam‐se como teorias tradicionais, procuram ser neutras, enquanto outras, chamadas teorias críticas e pós‐críticas, argumentam que nenhuma teoria é neutra ou desinteressada, mas que implica relações de poder e demonstra a preocupação com as conexões entre saber, identidade e poder. As diferentes teorias do currículo se diferenciam, inclusive, pela ênfase que dão à natureza da aprendizagem, do conhecimento, da cultura, da sociedade, enfim, à natureza humana. Considerando as teorias citadas, relacione‐as adequadamente com suas respectivas características.

1. Teoria tradicional.

2. Teoria crítica.

3. Teoria pós‐crítica.

( ) As relações de gênero constituem um dos enfoques mais presentes nesta teoria, que questionam, não apenas as desigualdades de classes sociais.

( ) Preocupam‐se em desenvolver conceitos que permitem compreender, com base em uma análise marxista, o que o currículo faz. No desenvolvimento desses conceitos, existe uma ligação entre educação e ideologia.

( ) Procura ser científica e objetiva, tendo como principal foco identificar os objetivos da educação escolarizada, formar o trabalhador especializado ou proporcionar à população uma educação geral, acadêmica.

( ) Esta teoria faz análise do currículo multiculturalista que destaca a diversidade das formas culturais do mundo contemporâneo. O multiculturalismo, mesmo sendo considerado estudo da antropologia, mostra que nenhuma cultura pode ser julgada superior a outra.

( ) A tarefa dos especialistas em currículo, nesta teoria, consiste em fazer um levantamento das habilidades, em desenvolver currículos que permitam que essas habilidades fossem desenvolvidas e, finalmente, em planejar e elaborar instrumentos de medição para dizer com precisão se elas foram aprendidas.

( ) As bases desta teoria são estudos sociológicos, filosóficos e antropológicos, sendo as ideias de Marx bastante marcantes. A partir dessas ideias, o currículo passou a ser um espaço de poder, um meio pelo qual é reproduzida e mantida uma ideologia dominante, podendo também ser um espaço de construção, de libertação e de autonomia.

A sequência está correta em

  • a) 2, 1, 3, 1, 2, 3.
  • b) 3, 2, 1, 3, 1, 2.
  • c) 1, 3, 1, 2, 1, 3.
  • d) 3, 2, 2, 1, 1, 1.
#205347
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEARH-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Analise os trechos correlatos.

I. “Neste começo de um novo milênio, a educação apresenta‐se numa dupla encruzilhada: de um lado, o desempenho do sistema escolar não tem dado conta da universalização da educação básica de qualidade; de outro, as novas matrizes teóricas não apresentam ainda a consistência global necessária para indicar caminhos realmente seguros numa época de profundas e rápidas transformações. Essa é uma das preocupações do Instituto Paulo Freire, buscando, a partir do legado de Paulo Freire, consolidar o seu 'Projeto da Escola Cidadã', como resposta à crise de paradigmas."

ASSIM

II. “O docente deve formar‐se com a capacidade de refletir sobre sua prática educacional, sobre sua docência, já que é através do processo reflexo que irá se tornar um profissional capaz de construir sua identidade profissional docente. A prática e o ato de reflexão dessa prática exercida no espaço da sala de aula contribuem para o surgimento de uma ressignificação do conceito de professor, de aluno, de aula e de aprendizagem."

Assinale a alternativa correta.

  • a) O trecho I é verdadeiro e o II, falso.
  • b) O trecho I é falso e o II, verdadeiro.
  • c) Os trechos I e II são verdadeiros e se complementam.
  • d) Os trechos I e II são verdadeiros e não se complementam.
#205348
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEARH-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Construir uma nova lógica de gestão que conte com a participação da sociedade e dos atores diretamente envolvidos com a prática pedagógica implica rever o modelo adotado pelos sistemas públicos, cuja estruturação e funcionamento são, até hoje, característicos de um modelo centralizador. A autonomia pedagógica e financeira e a implementação de um Projeto Político‐Pedagógico próprio da unidade escolar encontram vários limites no paradigma de gestão escolar vigente. Acerca deste pressuposto, assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) Formas de provimento nos cargos dirigentes dissociadas da comunidade local e escolar.
  • b) Entraves ao estabelecimento de princípios de organização colegiada da gestão e do trabalho pedagógico.
  • c) Participação nas decisões e a efetivação de novos processos de organização e gestão, baseados em uma dinâmica que favoreça os processos coletivos e participativos de decisão.
  • d) Projeto Político‐Pedagógico restrito ao atendimento das determinações das secretarias de educação, não acarretando mudanças significativas na lógica autoritária da cultura escolar.
#205349
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEARH-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Segundo Luckesi (2003, p. 205): “avaliação é ato ou efeito de avaliar‐se, apreciação de análise. Desta forma, a avaliação é algo que pode ser medido, apreciado por alguém. Na avaliação o professor mede, determina, analisa e, finalmente, julga e determina os rumos a serem traçados no trabalho do educando". Ainda, para o referido autor, a avaliação pode ser classificada em avaliação formativa ou somativa.

De acordo com este pressuposto, complete as afirmativas com os dois tipos de avaliação citadas pelo autor.

I. A avaliação __________ é o processo realizado no decorrer de um programa institucional, visando aperfeiçoá‐lo e identificar suas dificuldades e lhe dar solução.

II. A avaliação __________ é o processo realizado ao final de um programa institucional visando a julgar sua capacidade para sua promoção para outra série.

III. A avaliação __________ é utilizada para conhecer cada aluno ao longo do processo ensino‐aprendizagem. Através dela, percebe‐se como o aluno está se adaptando às novas necessidades que se colocam.

IV. A __________ permite que se desenvolva o plano previsto pelo professor diariamente, para que o aluno atinja os resultados previstos para o processo de ensino‐aprendizagem. Quanto ao desempenho do aluno, possibilita avaliar a adequação e a eficácia do ensino.

V. A avaliação __________ é aquela que considera os resultados e que pode ser baseada em testes e outros instrumentos. O resultado final é a promoção ou retenção do aluno. Este tipo de avaliação tem por objetivo responder o que o aluno aprendeu em termos de resultados, para verificar o grau de aprendizagem.

A sequência está correta em

  • a) I. somativa / II. somativa / III. formativa / IV. Somativa / V. formativa
  • b) I. formativa / II. somativa / III. formativa / IV. formativa / V. somativa
  • c) I. somativa / II. formativa / III. formativa / IV. formativa / V. somativa
  • d) I. formativa / II. formativa / III. somativa / IV. formativa / V. formativa
#205351
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEARH-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069/1990, caso ocorra a prática de algum ato infracional, além das medidas protetivas de acordo com a supracitada lei, a autoridade competente poderá aplicar medida socioeducativa de acordo com a capacidade do ofensor, circunstâncias do fato e a gravidade da infração. De acordo com o exposto, analise as alternativas a seguir.

I. Advertências.

II. Obrigação de reparar o dano.

III. Prestação de serviços à comunidade.

IV. Liberdade assistida.

V. Semiliberdade.

VI. Internação.

Estão corretas as alternativas

  • a) I, II, III, IV, V, VI.
  • b) I, IV e V, apenas.
  • c) II, IV, V e VI, apenas.
  • d) II, III, IV, V e VI, apenas.
#205352
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEARH-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

“Na organização e gestão do currículo, as abordagens disciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar requerem a atenção criteriosa da instituição escolar, porque revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante. Perpassam todos os aspectos da organização escolar, desde o planejamento do trabalho pedagógico, a gestão administrativo‐acadêmica, até a organização do tempo e do espaço físico e a seleção, disposição e utilização dos equipamentos e mobiliário da instituição, ou seja, todo o conjunto das atividades que se realizam no espaço escolar, em seus diferentes âmbitos."

(Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, 2013.)

As abordagens multidisciplinar, pluridisciplinar e interdisciplinar fundamentam‐se nas mesmas bases, que são as disciplinas, ou seja, o recorte do conhecimento. Considerando essas abordagens, analise a afirmativa a seguir.

“A ______________ expressa frações do conhecimento e o hierarquiza, a _____________ estuda um objeto de uma disciplina pelo ângulo de várias outras ao mesmo tempo. A ______________ refere‐se ao conhecimento próprio da disciplina, mas está para além dela. O conhecimento situa‐se na disciplina, nas diferentes disciplinas e além delas, tanto no espaço quanto no tempo. A ______________ pressupõe a transferência de métodos de uma disciplina para outra. Ultrapassa‐as, mas sua finalidade inscreve‐se no estudo disciplinar."

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • a) multidisciplinaridade / pluridisciplinaridade / transdisciplinaridade / interdisciplinaridade
  • b) transdisciplinaridade / interdisciplinaridade / multidisciplinaridade / pluridisciplinaridade
  • c) interdisciplinaridade / multidisciplinaridade / pluridisciplinaridade / transdisciplinaridade
  • d) pluridisciplinaridade / transdisciplinaridade / interdisciplinaridade / multidisciplinaridade
#205353
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEARH-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Para Paulo Freire (1984, p. 23), é necessário entender a educação não apenas como ensino, não no sentido de habilitar, de “dar" competência, mas no sentido de humanizar. A pedagogia que trata dos processos de humanização, a escola, a teoria pedagógica e a pesquisa, nas instâncias educativas, devem assumir a educação enquanto processos temporal, dinâmico e libertador, aqueles em que todos desejam se tornar cada vez mais humanos. A escola demonstra ter se esquecido disso, tanto nas relações que exerce com a criança, quanto com a pessoa adolescente, jovem e adulta.

A gestão democrática, educa‐se para a conquista da cidadania plena, mediante a ação conjunta que busca, nos movimentos sociais, elementos para criar e recriar o trabalho na escola, mediante:

I. Compreensão da globalidade da pessoa, enquanto ser que aprende, que sonha e ousa, em busca da conquista de uma convivência social libertadora fundamentada na ética cidadã.

II. Implementação dos processos e procedimentos burocráticos, assumindo os planos pedagógicos, os objetivos institucionais e educacionais pelo corpo pedagógico e técnico a escola as atividades educacionais como forma de buscar soluções conjuntas.

III. Restrição das relações interpessoais, tornando‐se mais solitários, gerindo‐se de tal modo, que se sintam independentes a conhecer melhor os seus propósitos, e a trabalhar individualmente sem traduzir as suas dificuldades e expectativas pessoais e profissionais, pois isto pode causar desconforto a si e aos demais.

IV. Instauração de relações entre os estudantes, proporcionando‐lhes espaços de convivência e situações de aprendizagem, por meio dos quais aprendam a se compreender e se organizar em equipes de estudos e de práticas esportivas, artísticas e políticas.

V. Presença articuladora e mobilizadora do gestor no cotidiano da instituição e nos espaços com os quais a instituição escolar interage, em busca da qualidade social das aprendizagens que lhe caiba desenvolver, com transparência e responsabilidade.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • a) I e IV.
  • b) I, IV e V.
  • c) II, III e IV.
  • d) III, IV e V.
#205355
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEARH-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

“Com a ajuda da razão podemos reconhecer que tudo precisa de uma ‘primeira causa’. [...] Deus havia se revelado aos homens através da Bíblia e da razão. Existe portanto uma ‘teologia revelada’ e uma ‘teologia natural’.”

(Gaarder, 1995:201.)

A citação anterior está se referindo a qual pensamento?

  • a) Clássico Platônico.
  • b) Medieval Tomista.
  • c) Clássico Aristotélico.
  • d) Medieval Agostiniano.
#205356
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEARH-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Aristóteles foi um filósofo clássico de fundamental importância para a filosofia. Em seu pensamento trabalhou com vários temas, inclusive a felicidade, ao pensar sobre viver uma boa vida. São formas de felicidade para Aristóteles, EXCETO:

  • a) A vida como pesquisador e filósofo.
  • b) A vida como de prazeres e satisfações.
  • c) A vida como cidadão livre, responsável.
  • d) A vida como protagonista da bondade.