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Simulado SEAD-PB de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado SEAD-PB de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO SEAD-PB DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso SEAD-PB.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da SEAD-PB que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores SEAD-PB, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado SEAD-PB de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso SEAD-PB.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso SEAD-PB. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO SEAD-PB
Para realizar o simulado SEAD-PB você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado SEAD-PB você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para SEAD-PB é aqui!


#173292
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(1,0) 1 - 

Um bloco de gelo de 200g e temperatura -20ºC é colocado em um calorímetro ideal com 300g de água à temperatura de 30ºC. Após o equilíbrio térmico, o que será encontrado no interior do calorímetro?
Considere:
• Calor específico da água: 1cal/gºC.
• Calor específico do gelo: 0,5cal/gºC.
• Calor latente de fusão do gelo: 80cal/g

  • a) 412,5g de água líquida a 0ºC.
  • b) 112,5g de gelo.
  • c) 112,5g de água líquida a 0ºC.
  • d) 500g de gelo.
#173293
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(1,0) 2 - 

Assinale a alternativa que apresenta oração com verbo transitivo direto.

  • a) As luzes destacam a imponente estátua.
  • b) O táxi caiu no buraco formado pela força da chuva.
  • c) O responsável pela turma concordou com a proposta dos professores.
  • d) Eu acredito em dias melhores.
#173294
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(1,0) 3 - 

“A palavra democracia é de origem grega e significa ‘governo do povo’, ‘governo de todos os cidadãos’. A democracia foi uma invenção dos gregos da Antiguidade, que elaboraram teoricamente esse conceito e implantaram o regime democrático na pólis. Em Atenas, no século VI a.C., a ágora – praça pública – era o local de encontro dos cidadãos, onde se discutiam os problemas da cidade” (ARANHA e MARTINS, 2016, p. 229).
Tendo em vista o trecho apresentado, assim como os seus conhecimentos sobre a democracia tanto na Grécia Antiga quanto na contemporaneidade, assinale a alternativa correta.

  • a) Na Grécia Antiga, a democracia direta se valia de representantes que defendiam os interesses comuns. A partir disso, pode-se afirmar que a exclusão política não ocorria com tanta frequência.
  • b) A consolidação da democracia grega contribuiu com o surgimento da filosofia. Aliás, pensadores estrangeiros que faziam parte do corpo democrático foram os principais teóricos que efetuaram as causas em prol do surgimento de tal ciência.
  • c) A ágora (praça pública), na Grécia Antiga, espaço onde eram debatidos assuntos de interesse comum, favorecia o desenvolvimento do discurso político. Desse modo, elaborava-se o novo ideal de justiça, pelo qual as pessoas poderiam participar das decisões políticas. É importante frisar que os estrangeiros (metecos), quando eram prósperos comerciantes, eram considerados cidadãos e, por isso, participavam do processo de argumentação e de discussão.
  • d) A crise na contemporaneidade acerca da democracia consiste no fato de que há conflitos entre democracia e representação. A “democracia representativa” possui uma crise em seu próprio cerne. Afinal, se a democracia é entendida como governo do povo, a representação consiste na seleção de apenas alguns que governam, e os critérios para conceder o poder a “alguns” nem sempre têm sido os mais democráticos. 
#173295
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(1,0) 4 - 

A respeito da relação entre mito e filosofia, encontramos basicamente duas visões opostas: uma que afirma a descontinuidade entre mito e filosofia e outra que defende a continuidade entre mito e filosofia. Assinale a alternativa correta sobre o tema.

  • a) Ao descrever as condições históricas que determinaram o nascimento da filosofia grega, Hegel aponta o desaparecimento da sociedade patriarcal e o surgimento das cidades livres e organizadas por leis. A exposição hegeliana do nascimento da filosofia produziu uma linhagem de historiadores da filosofia para os quais esse nascimento significa continuidade entre a religião, o mitos e a filosofia.
  • b) Segundo o historiador John Burnet, que é um dos principais representantes da concepção que defende a descontinuidade entre mito e filosofia, esta nasceu quando as velhas explicações míticas e religiosas da realidade já não podiam explicar coisa alguma e haviam se tornado contos fantasiosos aos quais ninguém dava crédito.
  • c) O helenista F. M. Cornford, como fiel discípulo de Hegel, contestou a ideia de um nascimento da filosofia como continuidade do pensamento mitológico e afirmou que a filosofia nascente transportou, em uma forma laica e em um pensamento mais abstrato, as formulações da religião e do mito sobre a natureza e os homens.
  • d) Na linha de descontinuidade, está o alemão Werner Jaeger, o qual, em sua obra Paideia: a formação do homem grego, considera que a filosofia nasce em clara oposição às epopeias homéricas e aos poemas de Hesíodo.
#173296
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(1,0) 5 - 

A legislação brasileira deixa claro o direito à educação de qualidade para todos nos estabelecimentos regulares de ensino, compreendendo que a pessoa com necessidades educacionais especiais é parte integrante da expressão “todos”. Partindo-se dessa prerrogativa, deve-se entender que os responsáveis pela asseguração deste processo (Governo, Estado, Município, Escolas, Professores, Outros) devem disponibilizar recursos e condições de acesso a essa população. Sobre o papel da Educação Física no processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I - Propor atividades e modificá-las quando necessário, assegurando que sejam um desafio a todos os participantes e, sobretudo, que seja valorizada a diferença.
II - Dar oportunidade a todos os alunos para que desenvolvam suas potencialidades de forma democrática e não seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos.
III - Tirar proveito das diferenças ao invés de configurá-las como desigualdades.
IV - Modificar todas as atividades cotidianas para atender exclusivamente a inclusão das pessoas com necessidades especiais.

  • a) Apenas I, II e III estão incorretas.
  • b) Apenas I, II e III estão corretas.
  • c) Apenas I, II e IV estão corretas.
  • d) Apenas II, III e IV estão incorretas.
#173297
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(1,0) 6 - 

Resiliência na escola traz desafios (mas também muitas possibilidades) Ana Carolina C D'Agostini 07 de Fevereiro de 2019
Segundo definição da Sociedade Norte-Americana de Psicologia, a resiliência é definida como a capacidade psicológica de se adaptar às circunstâncias estressantes e se recuperar de eventos adversos. Na Física, resiliência é compreendida como a propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original, após sofrer algum choque ou deformação. A palavra deriva do latim resilio, que significa saltar para trás, reduzir-se e afastar-se.

Os primeiros estudos sobre resiliência foram conduzidos há mais de 40 anos e enfatizaram a influência da genética nesse traço de personalidade, alegando que o indivíduo nasceria com ou sem essa característica. Embora o papel da genética deva ser considerado, pesquisas mais recentes indicam que a resiliência – em crianças e adultos – pode ser aprendida, e a escola é um espaço privilegiado para isso. Atualmente, defende-se que a resiliência resulta de uma conjunção de fatores genéticos, pessoais e ambientais. Norman Garmezy, norte-americano pioneiro na pesquisa sobre resiliência e desenvolvimento cerebral, defendeu que a resiliência em crianças que vivem em contexto de vulnerabilidade e adversidade ocorre de maneira mais próspera quando elas podem contar com um adulto com quem mantenham uma relação de proximidade e confiança. Além disso, em um estudo sobre o desenvolvimento da resiliência desde a infância até a adolescência conduzido por mais de dez anos em uma comunidade urbana, pesquisadores concluíram que os fatores que mais influenciam o quanto um indivíduo se torna resiliente são, principalmente, a existência de relacionamentos positivos, o desafio intelectual e o bom desempenho acadêmico. Esses resultados reforçam a importância de se concentrar nos processos que promovem e facilitam a resiliência e iluminam o papel dos educadores como potenciais adultos de referência nesse processo.

Viktor Frankl, autor do livro Em busca de sentido, narra a sua experiência como sobrevivente de um campo de concentração. Para ele, o principal elemento que permite a um ser humano buscar significado é eleger um propósito e criar metas concretas para si mesmo que vão além do sofrimento momentâneo. Ao construir uma ponte para o futuro, o indivíduo pode encontrar a direção para um cenário que lhe pareça possível e aliviar a sensação de que o presente é tão avassalador que não pode ser administrado. Ainda que ser criativo diante das adversidades possa ser muito desafiador, é importante construir o hábito de ser inventivo, fazer uso dos recursos disponíveis de formas inexploradas e visualizar possibilidades que muitas vezes não estão claras no início.

Há uma ideia geral de que é responsabilidade de cada um administrar as próprias emoções. Considerando que a escola é um espaço propício para o aprendizado, troca entre pares e desenvolvimento pessoal, seria interessante que diretores, coordenadores pedagógicos e outros gestores incentivassem os professores a desenvolver a resiliência como uma das habilidades socioemocionais. Isso pode ser feito priorizando essa habilidade como parte do treinamento de professores e explorando seu desenvolvimento em reuniões pedagógicas. Se os professores precisam se adaptar às mudanças trazidas pelo advento da tecnologia e se manter emocionalmente equilibrados para lidar com os desafios da profissão, a base desse processo deve se fundamentar nos aspectos emocionais e de bem-estar dentro do ambiente profissional.
Disponível em: <https//novaescola.org.br/conteudo/15537/resiliencia-na-escola-traz-desafios-mas-tambem-muitas-possibilidades>. Acesso em: 25 fev. 2019.
Assinale a alternativa em que a função dos tempos e modos verbais nos contextos dados esteja analisada INCORRETAMENTE.

  • a) Em “[…] seria interessante que diretores, coordenadores pedagógicos e outros gestores incentivassem os professores a desenvolver a resiliência como uma das habilidades socioemocionais.”, o verbo em destaque encontra-se conjugado no futuro do pretérito para criar a ideia de que o incentivo é uma sugestão importante para professores desenvolverem resiliência.
  • b) Em “Os primeiros estudos sobre resiliência foram conduzidos há mais de 40 anos e enfatizaram a influência da genética nesse traço de personalidade.”, os verbos em destaque estão no pretérito perfeito para denotar ações realizadas e finalizadas.
  • c) Em “[…] a base desse processo deve se fundamentar nos aspectos emocionais e de bem-estar dentro do ambiente profissional.”, o verbo em destaque encontra-se conjugado no futuro do subjuntivo, com o intuito de indicar a possibilidade de um acontecimento.
  • d) Em “Considerando que a escola é um espaço propício para o aprendizado [...]”, o verbo em destaque encontra-se no presente, pois busca-se construir a ideia de uma situação recorrente, permanente.
#173298
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(1,0) 7 - 

Na identificação, caracterização e classificação de solos, são considerados conceitos, critérios e procedimentos metodológicos. De acordo com esses procedimentos, assinale a alternativa correta.

  • a) O solo halomórfico é o solo cuja gênese foi muito influenciada pelo excesso de sais.
  • b) O solo alóctone é o solo desenvolvido a partir de material de origem proveniente das rochas imediatamente subjacentes.
  • c) Os solos são definidos como substância natural sólida, constituída por minerais ou outras substâncias naturais, como o vidro vulcânico, podendo esses solos ser classificados como sedimentares clásticos, químicos e orgânicos.
  • d) A Edafologia é o ramo da Ciência do Solo que trata de estudos relacionados à identificação, à formação, à classificação e ao mapeamento dos solos, excluindo-se da influência dos solos nos seres vivos, em particular nos organismos do reino vegetal, que será campo da ciência da biogeografia.
#173299
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(1,0) 8 - 

Existem alguns importantes princípios que embasam o movimento humano. Esses princípios levam em consideração, entre outros fatores, o domínio corporal sobre a ação da gravidade, a nossa capacidade de controle da musculatura, a nossa percepção espacial, temporal e a combinação de movimentos. Esses princípios serão usados sempre que qualquer gesto motor for realizado. Quais são esses princípios?

  • a) Estabilização, Locomoção e Manipulação.
  • b) Maturação, Controle Motor e Fatores Hereditários.
  • c) Fatores Mecânicos, Fatores Físicos e Fatores Biológicos.
  • d) Competência Motora, Fatores Anatômicos e Maturação.
#173300
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(1,0) 9 - 

Um termo frequentemente associado ao crescimento e desenvolvimento humano é o Desenvolvimento Motor. Em relação às definições de Desenvolvimento Motor, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Processo sequencial e contínuo relacionado à idade pelo qual o comportamento motor se modifica.
( ) Modificação contínua no comportamento motor ao longo do ciclo da vida.
( ) Alterações motoras que ocorrem no decorrer do processo de aquisição dos movimentos.
( ) Características gerais relacionadas com o potencial individual de aprendizagem e do rendimento em diversas habilidades motoras.

  • a) V – F – V – V.
  • b) V – F – F – V.
  • c) V – V – V – F.
  • d) F – V – V – F.
#173301
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(1,0) 10 - 

Sobre a história política e social da república dos coronéis, assinale a alternativa correta.

  • a) A Constituição republicana de 1891 aboliu o sufrágio censitário que, até então, vigorava no Brasil, permitindo o voto a todos os homens e mulheres alfabetizados.
  • b) Constam entre os elementos que caracterizam esse período o voto do cabresto, a política do café-com-leite e a chamada política dos governadores ou governantes.
  • c) Nesse contexto, os coronéis, embora fossem ricos, evitavam usar sua influência econômica no cenário político.
  • d) Os coronéis tinham grande preocupação com as camadas mais pobres e, por esse motivo, escolhiam candidatos e aliados políticos que lutavam pelos direitos dos populares.
#173302
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(1,0) 11 - 

Em virtude da menoridade do príncipe herdeiro Pedro de Alcântara, a Constituição de 1824 previa, para situações dessa natureza, o estabelecimento de um governo provisório que, no caso, ficou conhecido como período regencial (1831 a 1840). Essa foi uma fase bastante conturbada da história do Brasil, devido a diversos levantes e rebeliões. Assinale a alternativa que apresenta somente as revoltas ocorridas nesse período.

  • a) Contestado, Praieira, Revolta de Filipe dos Santos.
  • b) Guerra dos Tamoios, Guerra de Canudos, Revolta de Juazeiro.
  • c) Cabanagem, Sabinada, Levante Malê.
  • d) Revolta da Chibata, Revolta da Vacina, Revolução Farroupilha.
#173303
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(1,0) 12 - 

Resiliência na escola traz desafios (mas também muitas possibilidades) Ana Carolina C D'Agostini 07 de Fevereiro de 2019
Segundo definição da Sociedade Norte-Americana de Psicologia, a resiliência é definida como a capacidade psicológica de se adaptar às circunstâncias estressantes e se recuperar de eventos adversos. Na Física, resiliência é compreendida como a propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original, após sofrer algum choque ou deformação. A palavra deriva do latim resilio, que significa saltar para trás, reduzir-se e afastar-se.

Os primeiros estudos sobre resiliência foram conduzidos há mais de 40 anos e enfatizaram a influência da genética nesse traço de personalidade, alegando que o indivíduo nasceria com ou sem essa característica. Embora o papel da genética deva ser considerado, pesquisas mais recentes indicam que a resiliência – em crianças e adultos – pode ser aprendida, e a escola é um espaço privilegiado para isso. Atualmente, defende-se que a resiliência resulta de uma conjunção de fatores genéticos, pessoais e ambientais. Norman Garmezy, norte-americano pioneiro na pesquisa sobre resiliência e desenvolvimento cerebral, defendeu que a resiliência em crianças que vivem em contexto de vulnerabilidade e adversidade ocorre de maneira mais próspera quando elas podem contar com um adulto com quem mantenham uma relação de proximidade e confiança. Além disso, em um estudo sobre o desenvolvimento da resiliência desde a infância até a adolescência conduzido por mais de dez anos em uma comunidade urbana, pesquisadores concluíram que os fatores que mais influenciam o quanto um indivíduo se torna resiliente são, principalmente, a existência de relacionamentos positivos, o desafio intelectual e o bom desempenho acadêmico. Esses resultados reforçam a importância de se concentrar nos processos que promovem e facilitam a resiliência e iluminam o papel dos educadores como potenciais adultos de referência nesse processo.

Viktor Frankl, autor do livro Em busca de sentido, narra a sua experiência como sobrevivente de um campo de concentração. Para ele, o principal elemento que permite a um ser humano buscar significado é eleger um propósito e criar metas concretas para si mesmo que vão além do sofrimento momentâneo. Ao construir uma ponte para o futuro, o indivíduo pode encontrar a direção para um cenário que lhe pareça possível e aliviar a sensação de que o presente é tão avassalador que não pode ser administrado. Ainda que ser criativo diante das adversidades possa ser muito desafiador, é importante construir o hábito de ser inventivo, fazer uso dos recursos disponíveis de formas inexploradas e visualizar possibilidades que muitas vezes não estão claras no início.

Há uma ideia geral de que é responsabilidade de cada um administrar as próprias emoções. Considerando que a escola é um espaço propício para o aprendizado, troca entre pares e desenvolvimento pessoal, seria interessante que diretores, coordenadores pedagógicos e outros gestores incentivassem os professores a desenvolver a resiliência como uma das habilidades socioemocionais. Isso pode ser feito priorizando essa habilidade como parte do treinamento de professores e explorando seu desenvolvimento em reuniões pedagógicas. Se os professores precisam se adaptar às mudanças trazidas pelo advento da tecnologia e se manter emocionalmente equilibrados para lidar com os desafios da profissão, a base desse processo deve se fundamentar nos aspectos emocionais e de bem-estar dentro do ambiente profissional.
Disponível em: <https//novaescola.org.br/conteudo/15537/resiliencia-na-escola-traz-desafios-mas-tambem-muitas-possibilidades>. Acesso em: 25 fev. 2019.
Considere o trecho “[...] os professores precisam se adaptar às mudanças trazidas pelo advento da tecnologia [...]” e assinale a alternativa em que a substituição da palavra em destaque NÃO exigiria a manutenção da crase.

  • a) Alterações.
  • b) Transformações.
  • c) Modificações.
  • d) Avanços.
#173304
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(1,0) 13 - 

Sobre as relações ecológicas, assinale a alternativa correta.

  • a) Quando há grande interdependência, de tal modo que a vida separadamente se torna impossível entre os organismos associados, envolvendo trocas de alimentos e de produtos do metabolismo com benefícios para ambos, há uma interação denominada protocooperação.
  • b) Quando duas espécies se associam e apenas uma delas se beneficia, sem haver prejuízo para a outra, essa interação é denominada mutualismo.
  • c) Segundo o Princípio de Gause, duas espécies que competem pelos mesmo hábitat não podem coexistir indefinidamente no mesmo nicho.
  • d) No predatismo ou predação, um organismo (predador) mata outro (presa) para se alimentar.
#173305
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(1,0) 14 - 

Analise as afirmações a seguir e identifique a sequência que define corretamente as relações semânticas apresentadas em I, II e III, respectivamente.
I - ‘Deferir’ e ‘diferir’ são palavras com pronúncia e grafia semelhantes e significados diferentes.
II - ‘Seção’, ‘sessão’ e ‘cessão’ são palavras pronunciadas da mesma forma, mas com significados diferentes.
III - Colher (verbo) e colher (substantivo) são palavras idênticas na escrita, mas diferentes na pronúncia e no significado.

  • a) Polissemia; Homonímia homófona; Paronímia.
  • b) Homonímia homófona; Paronímia; Polissemia.
  • c) Paronímia; Homonímia homófona; Homonímia homógrafa.
  • d) Homonímia homógrafa; Polissemia; Homonímia homófona.
#173306
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(1,0) 15 - 

O processo de urbanização brasileiro ficou evidente no século XX, devido a uma série de transformações sociais e econômicas. Até 1950, o Brasil era um país de população, predominantemente, rural. A partir de 1970, mais da metade dos brasileiros já se encontrava em áreas urbanas. O crescimento da urbanização no país, conforme apresentado, ocorreu em razão dos seguintes fatores, EXCETO

  • a) das transformações estruturais promovidas pela Revolução Verde.
  • b) da concentração fundiária.
  • c) do processo de gentrificação.
  • d) do desenvolvimento industrial.