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Simulado SEAD-AP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado SEAD-AP de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO SEAD-AP DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso SEAD-AP.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da SEAD-AP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores SEAD-AP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado SEAD-AP de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso SEAD-AP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso SEAD-AP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO SEAD-AP
Para realizar o simulado SEAD-AP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado SEAD-AP você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para SEAD-AP é aqui!


#153777
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(1,0) 1 - 

O artista uruguaio Joaquim Torres Garcia desenvolveu, a partir do conceito de juguetes transformables, (jogos transformáveis) uma série de brinquedos de madeira, compostos por peças intercambiáveis, de modo que a criança poderia desmontá-las e voltar a montá-las como quisesse. Esse trabalho, em sua potência educativa, remete ao conteúdo:

  • a) formalização verbal de conceitos.
  • b) análise de patrimônio cultural.
  • c) experimentação das formas bidimensionais.
  • d) investigação das possibilidades de composição.
#153778
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(1,0) 2 - 

Um grande número de nações indígenas no Brasil empreende coletivamente uma mesma forma arquitetônica com relativamente poucas variações: a maloca. Sobre a maloca é correto afirmar:

  • a) É planejada para que dure o máximo de tempo possível, concebida como construção imutável.
  • b) Comumente de pequenas dimensões, prevê o abrigo de no máximo duas famílias.
  • c) Desenhadas com foco na funcionalidade da moradia, não abrigam nenhum tipo de decoração.
  • d) Sua construção é precedida da abertura de roçado em novo sítio com muita antecedência.
#153779
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(1,0) 3 - 

A escola orientada pelos princípios dos direitos humanos, evitando o autoritarismo e a visão unilateral ou preconceituosa sobre o uso de álcool e outras drogas, terá maior possibilidade de ser aceita e de levar adolescentes a refletir sobre suas decisões e, consequentemente, sobre seus comportamentos.
Nessa perspectiva, a escola tem o papel de

  • a) assegurar proteção ao adolescente, pois a ela cabe construir um contexto de esclarecimentos e promoção da importância da saúde, envolvendo temas que favoreçam o debate sobre os fatores de risco e os de proteção.
  • b) impedir o consumo de álcool e drogas ilícitas no espaço escolar e em seu entorno, estando a criança ou adolescente sujeitos a sanções punitivas previstas no regimento interno da instituição.
  • c) comunicar, primeiramente, ao Conselho Tutelar, os casos de abuso de ingestão de álcool ou drogas de qualquer natureza dentro do espaço escolar.
  • d) controlar o uso de qualquer tipo de droga ilícita, tendo em vista que o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 16 anos de idade.
#153780
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(1,0) 4 - 

Garantir a inclusão significa garantia de acesso de todos a todas as oportunidades, considerando as diversidades e peculiaridades de cada pessoa. São ações que buscam a inclusão social:

  • a) combate à miséria, à pobreza e à fome; inclusão digital e erradicação do analfabetismo.
  • b) indiferença aos assassinatos de jovens indígenas e negros que cometem crimes violentos.
  • c) respeito às violências cometidas contra as mulheres das periferias e contra a população LGBT.
  • d) políticas governamentais para que crianças, adolescentes, jovens e adultos permaneçam em situação de vulnerabilidade social.
#153781
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(1,0) 5 - 

A Tensão Pré-Menstrual (TPM) ficou popularmente conhecida devido as alterações de humor que as mulheres podem apresentar nesse período, ocasionando dificuldades nas realizações de tarefas e relacionamentos interpessoais. De acordo com o DSM-V é possível classificar esse quadro como Transtorno Disfórico Pré-Menstrual que está incluído nos transtornos

  • a) relativos a uma condição médica.
  • b) depressivos.
  • c) ansiosos.
  • d) hormonais.
#153782
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(1,0) 6 - 

Maria é casada, tem dois filhos, trabalha, reside em uma cidade grande e não dirige por medo, pois acredita que “o carro pode ser uma arma”. Até bem pouco tempo tinha dificuldade de locomoção, optando sempre por transporte público. Já tentou dirigir várias vezes, mas só de pensar no assunto os seus níveis de ansiedade ficam muito altos. De acordo com o DSM-V, Maria tem o diagnóstico de

  • a) fobia específica porque seu medo aumenta só de pensar em dirigir, e percebe-se que há uma esquiva ativa da situação.
  • b) ansiedade generalizada porque seu medo de dirigir se expandiu para todas as situações.
  • c) ansiedade social porque dirigir em uma cidade grande faz com que ela tenha contato com muitas pessoas.
  • d) fobia genaralizada por medo de enfrentar uma situação estressante traumática como um acidente de automóvel.
#153783
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(1,0) 7 - 

O construcionismo social tem sido utilizado nos estudos da Psicologia Social, especificamente na área da sexualidade, e referese a uma

  • a) abordagem de Foucault sobre a história da normalidade e sexualidade.
  • b) abordagem clínica que analisa como os comportamentos foram construídos a partir dos valores morais e religiosos.
  • c) construção da ideologia de gênero, que pressupõe a criação de outros tipos de sexo e práticas sexuais.
  • d) abordagem histórica e culturalmente orientada para a compreensão dos padrões de normalidade, tendo impacto nas noções do que é natural, essencial e universal.
#153784
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(1,0) 8 - 

Uma pessoa procura a psicóloga após insistência de seus familiares. Ela disse que sempre foi uma pessoa com uma visão mais realista sobre o mundo, mas que no geral as pessoas a consideram pessimista. Ela relata que seus níveis de entusiasmo nunca foram altos e que há mais de três anos tem se sentido triste, porém sem apresentar mudanças de comportamentos significativas. A hipótese diagnóstica que pode ser levantada é de

  • a) transtorno depressivo maior, devido à presença da visão pessimista de mundo.
  • b) estresse ocupacional, por não haver mudança de comportamento significativa.
  • c) transtorno depressivo persistente, pois se sente triste há mais de três anos.
  • d) transtorno depressivo maior cíclico, devido a constantes alterações de humor.
#153785
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(1,0) 9 - 

A Lei Ordinária nº 883/05, que instituiu a Lei Orgânica da Polícia Civil do Estado do Amapá, dispõe que

  • a) é permitida a prestação de serviços gratuitos por policial civil, salvo os casos expressamente proibidos previstos em lei.
  • b) é vedada a cessão de servidores policiais civis para exercício em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, do Estado e dos Municípios, ressalvados os casos de nomeação para cargo em comissão de direção superior, e o responsável pela transgressão a essa norma responde subsidiariamente.
  • c) os servidores especializados e técnico-científico, nos serviços policiais em que intervier o trabalho em equipe ou conjunto, são autônomos e não ficarão subordinados à autoridade policial competente.
  • d) o cargo de Delegado Geral de Polícia Civil, de livre escolha, nomeação e exoneração pelo Governador do Estado, será exercido por Delegado de Polícia Civil, integrante da Carreira dentre os integrantes da Classe Especial.
#153786
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(1,0) 10 - 

O educando traz informações obtidas pela vivência, pelas referências culturais que portam. Trazer novas informações, novos conhecimentos a eles, apenas por meio de exposições, é insuficiente para a formação desses educandos.

Ao educador NÃO cabe apenas transferir conhecimentos, é necessário também

  • a) criar condições para que o educando possa discutir e refletir sobre os conhecimentos já adquiridos, de forma a ampliá-los e apropriar-se de novos conhecimentos.
  • b) selecionar métodos de ensino que apresentem técnicas e dinâmicas de assimilação de novos conhecimentos, atitudes e hábitos.
  • c) utilizar uma metodologia de ensino que transmita novos valores, visando a aquisição de comportamentos esperados pela instituição.
  • d) desenvolver, no educando, a capacidade de autoanálise para que ele possa repensar seus valores culturais.
#153787
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(1,0) 11 - 

Na aplicação das medidas de proteção, previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), levar-se-ão em conta as necessidades pedagógicas do adolescente infrator. Vale lembrar que de nada adianta

  • a) o atestado de matrícula em uma escola pública de ensino, assim como, comprovante de aproveitamento satisfatório, se o adolescente infrator não apresentar declaração de responsabilidade de acompanhamento de familiar ou responsável.
  • b) definir os objetivos das ações pedagógicas a serem realizadas sem antes solicitar autorização da equipe técnica responsável pelo planejamento político pedagógico da instituição.
  • c) realizar atividades lúdicas, jogos ou dinâmicas de grupo sem antes fazer um levantamento das habilidades intelectuais das crianças e dos adolescentes.
  • d) a pura e simples “imposição” de uma determinada atividade ao adolescente, sem que a mesma possua uma justificativa técnica para ser instituída e uma finalidade pedagógica ou “terapêutica” claramente definida.
#153788
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(1,0) 12 - 

Considere os dados, abaixo, de um determinado ente estadual referentes a despesas empenhadas no exercício financeiro de 2018 classificadas quanto à natureza da despesa orçamentária:

De acordo com as determinações da Portaria Interministerial n° 163/2001, as despesas empenhadas no exercício financeiro de 2018 possuem a mesma classificação quanto

  • a) à modalidade de aplicação e ao elemento de despesa.
  • b) ao grupo de natureza de despesa e ao elemento de despesa.
  • c) à origem e à modalidade de aplicação.
  • d) à modalidade de aplicação e à categoria econômica.
#153789
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(1,0) 13 - 

Atenção: Para responder a questão, utilize as informações abaixo e as da Lei nº 4.320/1964.

Em 09/08/2018, o ordenador de despesas de um ente público estadual empenhou despesa no valor de R$ 6.500,00 referente à aquisição de material de construção para reparos em imóveis. O fornecedor, atendendo as cláusulas contratuais, entregou o material em 16/08/2018, data em que a despesa foi liquidada. A despesa foi paga em 10/09/2018 pelo valor total do empenho.

A liquidação da despesa referente à aquisição de material de construção para reparos em imóveis teve por base

  • a) o contrato, os comprovantes da entrega do material e a ordem de pagamento.
  • b) o edital de licitação, os comprovantes da entrega do material e a ordem de pagamento.
  • c) o contrato, a nota de empenho e os comprovantes da entrega do material.
  • d) a nota de empenho, o edital de licitação e a ordem de pagamento
#153790
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(1,0) 14 - 

Atenção: Para responder a questão, utilize as informações abaixo e as da Lei nº 4.320/1964.

Em 09/08/2018, o ordenador de despesas de um ente público estadual empenhou despesa no valor de R$ 6.500,00 referente à aquisição de material de construção para reparos em imóveis. O fornecedor, atendendo as cláusulas contratuais, entregou o material em 16/08/2018, data em que a despesa foi liquidada. A despesa foi paga em 10/09/2018 pelo valor total do empenho.

Em 09/08/2018 foi extraído um documento denominado

  • a) ordem de pagamento, indicando o nome do credor, a importância da despesa, bem como a dedução desta do saldo da dotação própria.
  • b) ordem de pagamento, indicando a importância exata a pagar, a quem se deve pagar a importância para extinguir a obrigação, bem como a dedução desta do saldo da dotação própria.
  • c) nota de empenho, indicando a importância exata a pagar, bem como a quem se deve pagar a importância para extinguir a obrigação.
  • d) nota de empenho, indicando o nome do credor, a importância da despesa, bem como a dedução desta do saldo da dotação própria.
#153791
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(1,0) 15 - 

O Projeto de Lei Orçamentária

  • a) disporá sobre os critérios e forma de limitação de empenho, a ser efetivada quando a realização da receita não comportar o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal.
  • b) compreenderá o orçamento de investimento referente às despesas de pessoal e manutenção das empresas estatais dependentes e não dependentes.
  • c) será acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia.
  • d) admitirá emendas individuais que poderão ser aprovadas no limite de 1,8% da receita prevista no referido projeto.