Simulado SAP-SP - Pedagogia | CONCURSO
📚 Simulado SAP-SP | Analista Sociocultural - Pedagogia | cód.3560
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🧪 Este Simulado SAP-SP foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: SAP-SP
- 👔 Cargo: Analista Sociocultural - Pedagogia
- 📚 Matéria: Pedagogia
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: VUNESP
- ❓ Quantidade de Questões: 9
- ⏱️ Tempo do Simulado: 27 minutos
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- #40110
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 1 -
Currículo significa as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos estudantes; associa-se, assim, ao conjunto de esforços
pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas. Por outro lado, a palavra currículo também tem sido empregada para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, o chamado currículo oculto, que envolve
I. os rituais e práticas;
II. as relações hierárquicas;
III. as regras e procedimentos;
IV. os planos institucionais.
São verdadeiras as afirmações contidas em
- a) I e II, apenas.
- b) II e III, apenas.
- c) III e IV, apenas.
- d) I, II e III, apenas.
- e) I, II, III e IV.
- #40111
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
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- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
O costume, criado e conferido pelo ser humano, decorre do estabelecimento de um valor para a ação humana nas relações entre os indivíduos. Nesse sentido, um conjunto de normas e regras destinadas a regular as relações dos indivíduos numa determinada comunidade refere-se à
- a) ética.
- b) cultura.
- c) moral.
- d) estética.
- e) punição.
- #40112
- Banca
- VUNESP
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- Pedagogia
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(1,0) 3 -
Os critérios utilizados para conduzir a ação são os mesmos que se usam para os juízos sobre ela, e estão sempre ligados a interesses específicos de cada organização social. Assim, numa perspectiva de um juízo crítico, próprio da filosofia, que busca compreender o sentido da ação, que procura o fundamento do valor que norteia o comportamento diz respeito à
- a) moral.
- b) sociedade.
- c) cultura.
- d) educação.
- e) ética.
- #40113
- Banca
- VUNESP
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(1,0) 4 -
A escola é transmissora do saber sistematizado acumulado historicamente, ela deve ser fonte de apropriação da herança social pelos que estão em seu interior. Acerca da escola, é correto afirmar que
- a) constitui um sistema à parte, fora da sociedade.
- b) é parte da sociedade e tem com o todo uma relação dialética.
- c) está numa relação de subordinação absoluta à sociedade.
- d) tem uma função de mera reprodutora da sociedade.
- e) tem uma postura otimista e ingênua em relação à sociedade.
- #40114
- Banca
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(1,0) 5 -
Planejar é antecipar mentalmente uma ação, ou um conjunto de ações, a ser realizada e agir de acordo com o previsto.
Então, é correto afirmar que o planejamento
- a) está relacionado apenas ao referencial teórico.
- b) é uma predição, isto é, aponta o que está para acontecer com as condições dadas.
- c) é o produto de uma reflexão e tomada de decisão.
- d) é uma mediação teórico-metodológica, consciente e intencional para a ação.
- e) é produto, portanto, provisório.
- #40115
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(1,0) 6 -
Os pressupostos e teorias pedagógicas que estão presentes nas atividades de ensino e aprendizagem sempre dizem respeito à compreensão dos papéis do professor e do aluno, da metodologia, da função social da escola e dos conteúdos trabalhados.
Em relação à pedagogia crítico-social dos conteúdos, é correto afirmar que
- a) é uma proposta de educação centrada no professor.
- b) assegura a função social e política da escola.
- c) valoriza o indivíduo como ser livre, ativo e social.
- d) é uma prática altamente controlada e dirigida pelo professor.
- e) a atividade escolar pauta-se em discussões de temas sociais e políticos.
- #40116
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(1,0) 7 -
A noção de cidadania normalmente está associada, de maneira incorreta ou insuficiente, à ideia de ter direitos, entretanto, em termos legais, os direitos não são privilégios de determinadas classes sociais, grupos sociais ou dos indivíduos. Portanto, a concepção de cidadania ultrapassa a postulação de direitos humanos, correspondendo a
I. prover os indivíduos de instrumentos para a plena realização da participação motivada e competente;
II. garantir a associação entre interesses pessoais e sociais;
III. ter convicção de seus direitos sociais estabelecidos pela Constituição Federal;
IV. relacionar-se com a disseminação de valores e a sua articulação entre os projetos individuais e coletivos.
São verdadeiras apenas as afirmações contidas em
- a) I e II.
- b) III e IV.
- c) I, II e III.
- d) I, II e IV.
- e) II, III e IV.
- #40117
- Banca
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(1,0) 8 -
A democracia constitui-se em característica fundamental de sociedades e grupos centrados na prática dos direitos humanos. Direito e dever são conceitos que se desdobram e se transformam de forma contínua e recíproca pela própria prática democrática, assim, pode-se afirmar que a participação
I. se constitui em uma expressão de responsabilidade social e valores compartilhados;
II. se constitui em uma forma significativa de, ao promover maior aproximação entre os membros da escola, reduzir desigualdades entre eles;
III. pressupõe que haja a necessária preparação e organização da comunidade;
IV.envolve capacidade de tomar decisões de forma compartilhada e o comprometimento com a implementação das decisões tomadas.
São verdadeiras as afirmações contidas em
- a) I e II, apenas.
- b) II e IV, apenas.
- c) III e IV, apenas.
- d) I, II e III, apenas.
- e) I, II, III e IV.
- #40118
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(1,0) 9 -
Considera-se que todos os homens nascem iguais no que se refere aos direitos, o que inclui a liberdade de ir e vir, de ter projetos pessoais e realizar sua liberdade ao procurar realizar seus projetos, que todos são iguais perante as leis, etc. Para viver democraticamente em uma sociedade, é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. Nesse sentido, é correto afirmar que
- a) o respeito ao outro deve ser entendido como consideração, obediência, veneração e submissão.
- b) a escola, ao estabelecer normas de conduta para os alunos, está buscando uma forma de garantir o respeito mútuo.
- c) formar um indivíduo que respeite as diferenças entre pessoas é papel da família, cabe à escola apenas ditar as normas.
- d) na escola, a forma mais eficaz de inibir o desrespeito para com os diferentes é a punição a partir de normas estabelecidas.
- e) a escola deve ser local de diálogo, de aprender a conviver, vivenciando a própria cultura e respeitando as diferentes formas de expressão cultural.