Processando...

Simulado SAP-SP - Pedagogia | CONCURSO

Simulado SAP-SP - Pedagogia

📚 Simulado SAP-SP | Analista Sociocultural - Pedagogia | cód.3560

Quer ser destaque no concurso SAP-SP? Comece por este simulado agora mesmo! 🎓

 

🔗 Vejam mais simulados SAP-SP

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado SAP-SP foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado SAP-SP e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões SAP-SP

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso SAP-SP


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso SAP-SP. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre SAP-SP


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso SAP-SP.

Ver apostilas para SAP-SP


📢 Concursos Abertos para SAP-SP

Veja os concursos abertos da instituição SAP-SP. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para SAP-SP


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#40110
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Currículo significa as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos estudantes; associa-se, assim, ao conjunto de esforços 
pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas. Por outro lado, a palavra currículo também tem sido empregada para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, o chamado currículo oculto, que envolve 

I. os rituais e práticas; 

II. as relações hierárquicas; 

III. as regras e procedimentos; 

IV. os planos institucionais. 

São verdadeiras as afirmações contidas em

  • a) I e II, apenas.
  • b) II e III, apenas.
  • c) III e IV, apenas.
  • d) I, II e III, apenas.
  • e) I, II, III e IV.
#40111
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

O costume, criado e conferido pelo ser humano, decorre do estabelecimento de um valor para a ação humana nas relações entre os indivíduos. Nesse sentido, um conjunto de normas e regras destinadas a regular as relações dos indivíduos numa determinada comunidade refere-se à

  • a) ética.
  • b) cultura.
  • c) moral.
  • d) estética.
  • e) punição.
#40112
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Os critérios utilizados para conduzir a ação são os mesmos que se usam para os juízos sobre ela, e estão sempre ligados a interesses específicos de cada organização social. Assim, numa perspectiva de um juízo crítico, próprio da filosofia, que busca compreender o sentido da ação, que procura o fundamento do valor que norteia o comportamento diz respeito à

  • a) moral.
  • b) sociedade.
  • c) cultura.
  • d) educação.
  • e) ética.
#40113
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

A escola é transmissora do saber sistematizado acumulado historicamente, ela deve ser fonte de apropriação da herança social pelos que estão em seu interior. Acerca da escola, é correto afirmar que

  • a) constitui um sistema à parte, fora da sociedade.
  • b) é parte da sociedade e tem com o todo uma relação dialética.
  • c) está numa relação de subordinação absoluta à sociedade.
  • d) tem uma função de mera reprodutora da sociedade.
  • e) tem uma postura otimista e ingênua em relação à sociedade.
#40114
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Planejar é antecipar mentalmente uma ação, ou um conjunto de ações, a ser realizada e agir de acordo com o previsto. 

Então, é correto afirmar que o planejamento

  • a) está relacionado apenas ao referencial teórico.
  • b) é uma predição, isto é, aponta o que está para acontecer com as condições dadas.
  • c) é o produto de uma reflexão e tomada de decisão.
  • d) é uma mediação teórico-metodológica, consciente e intencional para a ação.
  • e) é produto, portanto, provisório.
#40115
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Os pressupostos e teorias pedagógicas que estão presentes nas atividades de ensino e aprendizagem sempre dizem respeito à compreensão dos papéis do professor e do aluno, da metodologia, da função social da escola e dos conteúdos trabalhados. 
Em relação à pedagogia crítico-social dos conteúdos, é correto afirmar que

  • a)     é uma proposta de educação centrada no professor.
  • b)     assegura a função social e política da escola.
  • c)     valoriza o indivíduo como ser livre, ativo e social.
  • d)     é uma prática altamente controlada e dirigida pelo professor.
  • e)     a atividade escolar pauta-se em discussões de temas sociais e políticos.
#40116
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

A noção de cidadania normalmente está associada, de maneira incorreta ou insuficiente, à ideia de ter direitos, entretanto, em termos legais, os direitos não são privilégios de determinadas classes sociais, grupos sociais ou dos indivíduos. Portanto, a concepção de cidadania ultrapassa a postulação de direitos humanos, correspondendo a 

I. prover os indivíduos de instrumentos para a plena realização da participação motivada e competente; 

II. garantir a associação entre interesses pessoais e sociais; 

III. ter convicção de seus direitos sociais estabelecidos pela Constituição Federal; 

IV. relacionar-se com a disseminação de valores e a sua articulação entre os projetos individuais e coletivos. 

São verdadeiras apenas as afirmações contidas em

  • a) I e II.
  • b) III e IV.
  • c) I, II e III.
  • d) I, II e IV.
  • e) II, III e IV.
#40117
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

A democracia constitui-se em característica fundamental de sociedades e grupos centrados na prática dos direitos humanos. Direito e dever são conceitos que se desdobram e se transformam de forma contínua e recíproca pela própria prática democrática, assim, pode-se afirmar que a participação 

I. se constitui em uma expressão de responsabilidade social e valores compartilhados; 

II. se constitui em uma forma significativa de, ao promover maior aproximação entre os membros da escola, reduzir desigualdades entre eles; 

III. pressupõe que haja a necessária preparação e organização da comunidade; 

IV.envolve capacidade de tomar decisões de forma compartilhada e o comprometimento com a implementação das decisões tomadas. 

São verdadeiras as afirmações contidas em

  • a) I e II, apenas.
  • b) II e IV, apenas.
  • c) III e IV, apenas.
  • d) I, II e III, apenas.
  • e) I, II, III e IV. 
#40118
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

Considera-se que todos os homens nascem iguais no que se refere aos direitos, o que inclui a liberdade de ir e vir, de ter projetos pessoais e realizar sua liberdade ao procurar realizar seus projetos, que todos são iguais perante as leis, etc. Para viver democraticamente em uma sociedade, é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. Nesse sentido, é correto afirmar que

  • a) o respeito ao outro deve ser entendido como consideração, obediência, veneração e submissão.
  • b) a escola, ao estabelecer normas de conduta para os alunos, está buscando uma forma de garantir o respeito mútuo.
  • c) formar um indivíduo que respeite as diferenças entre pessoas é papel da família, cabe à escola apenas ditar as normas.
  • d) na escola, a forma mais eficaz de inibir o desrespeito para com os diferentes é a punição a partir de normas estabelecidas.
  • e) a escola deve ser local de diálogo, de aprender a conviver, vivenciando a própria cultura e respeitando as diferentes formas de expressão cultural.