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Simulado SAP-SP - Pedagogia | CONCURSO

Simulado SAP-SP - Pedagogia

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso SAP-SP.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca VUNESP, para nível Superior do cargo de Analista Sociocultural (Pedagogo). Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SAP-SP.

*Conteúdo Programático do Simulado de Conhecimento Específicos do concurso SAP-SP.

Legislação educacional para educação básica. O projeto pedagógico: gestão e autonomia da escola. O curriculum da educação básica: fundamentos filosóficos, sociológicos e psicológicos da educação. Educação e filosofia. Educação, ética e cidadania. Educação em política. Políticas educacionais voltadas para democratização. Educação e sociedade: continuidade e transformação. Ensino e aprendizagem na educação básica. Teorias do conhecimento como base para prática pedagógica.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Conhecimento Específicos.

#40062
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 1 - 

A autonomia e a gestão democrática da escola fazem parte da própria natureza do ato pedagógico e não se limitam à mera declaração de princípios. Nesse sentido, é correto afirmar que a gestão democrática da escola pública consiste em

  • a)     o Diretor convidar os pais para desenvolver trabalhos na unidade escolar.
  • b)     uma exigência de seu projeto político-pedagógico.
  • c)     os pais participarem das festas e atividades realizadas na unidade escolar.
  • d)     o projeto político-pedagógico fixar com precisão as competências de cada membro que atua na unidade escolar.
  • e)     priorizar o trabalho burocrático como forma de atender bem a comunidade.
#40063
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 2 - 

Existem algumas limitações e obstáculos à instauração de um processo democrático como parte do projeto político-pedagógico da escola. Organizar o trabalho pedagógico na escola pública exige um trabalho coletivo que busque incessantemente a autonomia, a liberdade, a emancipação e a participação na construção do projeto político-pedagógico. 

Nesse sentido, é correto afirmar que o projeto político-pedagógico da escola apoia-se 

I. no tipo de liderança que domina a atividade política no campo educacional; 

II. no desenvolvimento de uma consciência crítica; 

III. no envolvimento das pessoas: comunidade interna e externa à escola; 

IV. na participação e cooperação das várias instâncias do sistema educacional. 

Estão corretos apenas os itens

  • a)     I e II.
  • b)     II e III.
  • c)     II e IV.
  • d)     I, II e III.
  • e)     II, III e IV. 
#40064
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 3 - 

A prática escolar distingue-se de outras práticas educativas, como as que acontecem na família, no trabalho, na mídia, no lazer e nas demais formas de convívio social, por constituir-se uma ação intencional, sistemática e planejada e continuada. 
Assim, a escola, ao tomar para si o objetivo de formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade buscará eleger, como objeto de ensino, 

I. conteúdos que estejam em consonância com as questões sociais que marcaram cada momento histórico; 

II. conteúdos cuja aprendizagem e assimilação são as consideradas essenciais para que os alunos possam exercer seus direitos e deveres; 

III. práticas planejadas com o propósito de contribuir para que os alunos se apropriem dos conteúdos de maneira crítica e construtiva; 

IV. conteúdos que, ao serem desenvolvidos pelos professores, propiciem a construção por parte dos alunos de significados uniformes. 

São verdadeiras as informações contidas em

  • a)     I e II, apenas.
  • b)     II e III, apenas.
  • c)     I, II e III, apenas.
  • d)     II, III e IV, apenas.
  • e)     I, II, III e IV.
#40065
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 4 - 

Na tradição escolar, trabalha-se com a ideia de que a ausência de erros na tarefa escolar é indicativa da aprendizagem. Entretanto, hoje, devido aos avanços da investigação científica na área da aprendizagem, considera-se que

  • a)     a ação avaliativa é o processo de corrigir tarefas e provas dos alunos para verificar respostas certas e erradas.
  • b)     o significado essencial da avaliação é constatar os erros do aluno e tomar decisões quanto a sua aprovação e reprovação.
  • c)     o erro é algo inerente ao processo de aprendizagem e indicativo para ajustar a intervenção pedagógica para superá-lo.
  • d)     a avaliação a partir de provas e séries de exercícios é o mecanismo ideal para constatar os erros e a aprendizagem do aluno.
  • e)     as notas das provas garantem aos professores o controle sobre a aprendizagem de seus alunos.
#40066
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 5 - 

Piaget, Vygotsky e Wallon são importantes teóricos na área da educação e seus estudos reúnem contribuições teóricas necessárias a todos os educadores em seu fazer pedagógico no cotidiano da sala de aula. No quadro a seguir, na primeira coluna encontram-se afirmações relativas à autonomia do sujeito e na segunda coluna, os teóricos responsáveis pelas suas formulações.



A correta associação entre as duas colunas é a expressa por

  • a) Ic; IIa; IIIb.
  • b) Ia; IIb; IIIc.
  • c) Ib; IIa; IIIc.
  • d) Ia; IIc; IIIb.
  • e) Ib; IIc; IIIa.
#40067
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 6 - 

O projeto político-pedagógico deve ser entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola, assim, trata-se de uma ação intencional, com sentido explícito. Nesse sentido, pode-se afirmar que o projeto político-pedagógico

  • a)     compreende um agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas.
  • b)     representa um caminho de consolidação da autonomia da escola, assumido pela comunidade escolar.
  • c)     corresponde a um documento a ser encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento dos planos de ensino.
  • d)     deve ser elaborado por um especialista com grande experiência em educação.
  • e)     é um documento elaborado pela direção da escola para ser utilizado em sua divulgação.
#40068
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 7 - 

A relação pedagógica na escola e na sala de aula é sempre algo em construção, e depende da confluência de diferentes fatores presentes no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, é correto afirmar que o fenômeno educativo é sempre um processo

  • a)     de sistematização, que depende da relação do professor com seus pares.
  • b)     de construção, decorrente de um ensino com base nos conteúdos.
  • c)     de absorção dos conteúdos historicamente acumulados pela humanidade.
  • d)     humanizador, que depende da mediação pedagógica do educador.
  • e)     científico, que tem como base a troca de experiência entre os alunos.
#40069
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 8 - 

A Constituição Federal determina que o direito à educação abrange a garantia não só do acesso e da permanência no ensino fundamental, mas também a garantia de padrão de qualidade como um dos princípios segundo o qual se estruturará o ensino. A qualidade da educação e do ensino significa, entre outras coisas, a

  • a)     existência de computadores na escola.
  • b)     quantidade de lição de casa passada pelos professores.
  • c)     possibilidade de um ensino bilíngue.
  • d)     existência de amplos espaços na escola.
  • e)     diminuição da evasão e da repetência na escola.
#40070
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 9 - 

A organização do sistema educacional pode ser considerada em três grandes instâncias: o sistema de ensino como tal, as escolas e as salas de aula. As escolas situam-se entre as políticas educacionais, as diretrizes, as formas organizativas do sistema e as ações pedagógico-didáticas na sala de aula. Nesse sentido, é correto afirmar que a autonomia da escola pública

  • a) é a possibilidade e a capacidade de a escola elaborar e implementar um projeto político-pedagógico que seja relevante à comunidade e à sociedade a que serve.
  • b) é o diretor ter a liberdade para organizar e conduzir a escola da forma como achar conveniente.
  • c) não existe, uma vez que ela sempre deve prestar contas de suas ações a uma instância superior.
  • d) é definida pela ausência de uma relação de influência mútua entre a sociedade, o sistema de ensino, a instituição escolar e os sujeitos.
  • e) corresponde aos professores tomarem conhecimento de certas normas e diretrizes e se convencerem de sua legitimidade.
#40071
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 10 - 

No dizer de Paulo Freire, ao ser produzido, o conhecimento novo supera outro que antes foi novo e se fez velho, por essa razão, é importante perceber o conhecimento existente bem como saber que o indivíduo está sempre aberto e apto à produção do conhecimento ainda não existente. Assim, a importância do papel do educador consiste em

  • a) ensinar a pensar certo.
  • b) trabalhar com a memorização.
  • c) fazer com que o aluno repita o que foi lido.
  • d) transmitir o conteúdo produzido.
  • e) desenvolver as habilidades de cálculo pela repetição.