Processando...

Simulado SAP-SP - Língua Portuguesa | CONCURSO

Simulado SAP-SP - Língua Portuguesa

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso SAP-SP.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca VUNESP, para nível Médio do cargo de Oficial Administrativo . Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SAP-SP.

*Conteúdo Programático do Simulado de Língua Portuguesa do concurso SAP-SP.

Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Língua Portuguesa.

#39950
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

De acordo com o texto, as cores das plumas do pavão são resultado

  • a)     de uma combinação de substâncias corantes que se intensificam no escuro.
  • b)     de uma mistura única de pigmentos naturais e pequenas bolhas de ar.
  • c)     do efeito da chuva sobre as penas suadas, as quais liberam secreções coloridas.
  • d)     da dispersão da luz em gotículas de água, assim como acontece com o arco-íris.
  • e)     da liberação de hormônios, responsáveis pela coloração dos tecidos.
#39951
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

 

 

Segundo o autor, na receita para produzir uma grande obra de arte está

  • a)     o esplendor.
  • b)     a simplicidade.
  • c)     o luxo.
  • d)     o brilho.
  • e)     a glória.
#39952
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

O último parágrafo do texto apresenta

  • a)     um cântico às belezas da natureza.
  • b)     uma reflexão sobre as aves.
  • c)     uma declaração de amor.
  • d)     um lamento pelo amor perdido.
  • e)     uma crítica à literatura brasileira.
#39953
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Releia o primeiro parágrafo para responder às questões de números 13 14.


Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros, e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d’água em que a luz se fragmenta, como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas.

A palavra ostentando tem sentido oposto ao de

  • a) exibindo.
  • b) carregando.
  • c) escondendo.
  • d) pronunciando.
  • e) mostrando.
#39954
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Releia o primeiro parágrafo para responder às questões de números 13 e 14.


Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros, e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d’água em que a luz se fragmenta, como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas.

A palavra Mas indica que a informação dos livros

  • a) fez o autor reavaliar a primeira impressão que teve sobre como as cores do pavão são produzidas.
  • b) era mentirosa e deixou o autor confuso sobre como deveria avaliar as cores do pavão.
  • c) representava o único modo de o autor saber detalhes sobre o pavão, já que nunca tinha visto um antes.
  • d) não ajudou o autor a entender a maneira como as cores do pavão são produzidas.
  • e) deixou o autor decepcionado quanto ao modo como surgem as cores do pavão.