Simulado SAP-SP - Conhecimentos Específicos | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso SAP-SP.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca VUNESP, para nível Superior do cargo de Terapeuta Ocupacional. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SAP-SP.
*Conteúdo Programático do Simulado de Conhecimentos Específicos do concurso SAP-SP.
Processos de enfrentamento da condição de adoecimento e hospitalização. Processos de avaliação em Terapia Ocupacional (condições físicas, psíquica e social). Práticas, métodos e técnicas de Terapia Ocupacional em contexto hospitalar e afins. Desenvolvimento neuropsicomotor de bebês e crianças. Desenvolvimento humano. Relações de apego entre mães e bebês prematuros e filhos. Processos de apoio emocional para paciente e família/cuidador. Adesão ao tratamento e adaptação. Recursos de Comunicação Complementar ou Alternativa e Tecnologia Assistiva. Orientação familiar/cuidador quanto aos cuidados com o paciente. Terapia Ocupacional para pacientes e familiares em situações de perda e luto. Atividades de vida diária e atividades de vida prática e adaptações no contexto hospitalar. Órteses e adaptações. Aspectos psicossociais e espirituais nos cuidados ao paciente hospitalizado. Criação, promoção e estabelecimento de espaços lúdicos (brinquedotecas – legislação). Ambiência (diferentes ciclos). Cotidiano e Hospital. Papéis sócioocupacionais do indivíduo. Alívio da dor e sintomas desconfortáveis, conservação de energia. Cuidados Paliativos e Terapia Ocupacional. Terapia Ocupacional no cuidado do paciente crítico. Terapia Ocupacional no cuidado do paciente crônico em agudização. Terapia Ocupacional com pacientes em crise.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Conhecimentos Específicos.
- #40228
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
Essa descrição corresponde
- a) aos Lares Abrigados.
- b) às Comunidades Terapêuticas.
- c) aos Serviços Residenciais Terapêuticos.
- d) às Moradias Assistidas.
- e) aos Serviços Residenciais de Reabilitação.
- #40229
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
No contexto das práticas desenvolvidas pelas equipes inseridas nas redes de serviços de saúde mental, o conceito de matriciamento
- a) consiste nas ações de supervisão, atendimento compartilhado e capacitação em serviço, realizado por uma equipe de saúde mental para equipes ou profissionais da atenção básica.
- b) define o trabalho das equipes de Centros de Atenção Psicossocial junto aos hospitais psiquiátricos de referência.
- c) limita o trabalho de uma Equipe de Referência em Saúde Mental, sediada em um CAPS, para o acompanhamento de 6 enfermarias psiquiátricas em hospitais gerais.
- d) permite que a equipe local encaminhe os casos de agravos vinculados ao uso abusivo de álcool e outras drogas para o serviço de referência mais próximo.
- e) consiste no desenvolvimento de ações educativas junto a famílias e comunidades, visando à difusão de informações sobre os transtornos mentais mais comuns.
- #40230
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
I. Atendimento, em caráter intensivo e frequente, a um mesmo paciente.
II. Acolhimento a familiares do paciente.
III. Acompanhamento do encaminhamento do paciente para unidade de referência apropriada ao atendimento de suas necessidades.
IV. Aplicação de instrumentos de verificação de eficiência e eficácia dos processos reabilitativos.
V. Indicação e acompanhamento do paciente no uso de ajudas técnicas.
VI. Capacitação de outros profissionais da rede para atuação junto a pessoas portadoras de deficiência.
Os itens elencados são
- a) impróprios em nível de atenção secundária, com exceção do item I.
- b) realizados exclusivamente nas unidades de atenção básica, com exceção do item II.
- c) realizados na atenção terciária, embora o item V possa também ser realizado no nível secundário.
- d) próprios de programas de Reabilitação Baseada na Comunidade, com exceção do item III.
- e) realizados exclusivamente nas unidades hospitalares, quando o paciente está em regime de internação.
- #40231
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 4 -
As práticas de atenção psicossocial provocaram mudanças nas formas tradicionais de compreensão e de tratamento dos transtornos mentais, bem como na definição do trabalho dos profissionais em equipe. Dentre as inovações, está a função de Terapeuta de Referência (TR) que define
- a) o terapeuta encarregado de ser o elo entre a família e o restante da equipe técnica dos CAPS.
- b) o papel do médico psiquiatra que assume a tarefa de orientar os demais profissionais na prescrição das medidas terapêuticas para os usuários.
- c) o profissional de qualquer categoria que assume a responsabilidade de receber os pacientes graves encaminhados pela rede de saúde do território.
- d) o terapeuta ocupacional que assume a responsabilidade de orientar e definir as oficinas e a frequência de participação no serviço.
- e) o profissional da equipe que assume a responsabilidade de orientar e monitorar, em parceria com o usuário, o seu projeto terapêutico.
- #40232
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 5 -
A ação de organizar o berçário onde se encontra o bebê prétermo (RN), no sentido de minimizar os estímulos ambientais excessivos, se justifica pela ausência
- a) das reações de proteção do RN.
- b) da habilidade de habituação do RN.
- c) do sistema de autorregulação do RN.
- d) da capacidade do RN para responder a estímulos repetitivos.
- e) de oportunidades para o RN demonstrar que está estressado.
- #40233
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 6 -
Intervenções que operam sobre as relações entre saúde e trabalho são influenciadas por duas correntes principais: a anglo-saxônica e a francofônica. No Brasil, a Reabilitação Profissional praticada nos Centros de Reabilitação Profissional do INPS, na década de 1960 e de 1970, era fortemente marcada pela influência
- a) anglo-saxônica, uma vez que centrava a intervenção nos requisitos cognitivos e psicoafetivos para o trabalho.
- b) francofônica, já que o modelo de Centro de Reabilitação Profissional foi implantado no Brasil por ergonomistas franceses.
- c) anglo-saxônica, dado que se dedicava à recolocação do trabalhador no trabalho, sob a perspectiva das habilidades físicas do desempenho ocupacional.
- d) francofônica, tendo em vista que privilegiava a atuação sobre os fatores estressores presentes no ambiente físico e relacional do trabalho.
- e) anglo-saxônica, porque entendia que a capacidade produtiva requer tanto habilidades físicas como mentais intactas.
- #40234
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 7 -
O atual contexto global de fragilização das formas tradicionais de inserção no trabalho requer a avaliação e elaboração dos processos de Reabilitação Profissional no sentido de
- a) adicionar ao objetivo central de adaptação no trabalho a ampliação das habilidades sociorrelacionais dos sujeitos.
- b) promover a flexibilização dos processos de trabalho, visando à ampliação dos limites organizacionais que determinam os afastamentos.
- c) desenvolver projetos alternativos de inclusão no trabalho que se associem com os princípios da economia solidária.
- d) promover estratégias alternativas de geração de renda uma vez que a possibilidade de reinserção no trabalho se mostra impossível.
- e) promover a prevenção de agravos, por meio de mudanças, nas condições objetivas de trabalho que determinam os acidentes.
- #40235
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 8 -
I. orientação aos professores e equipe pedagógica;
II. atividades com alunos para favorecer a interação grupal;
III. oferta de aulas especiais para equiparação de conteúdo;
IV. acompanhamento à familia e ao aluno durante o processo de inclusão.
Está correto apenas o contido em
- a) I e II.
- b) III e IV.
- c) I, III e IV.
- d) I, II e IV.
- e) II, III e IV.
- #40236
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 9 -
A assistência a essa população pautar-se-á no pressuposto de que, além da necessidade de atenção à saúde específica da sua própria condição, são cidadãos que podem ser acometidos de doenças e agravos comuns aos demais, devendo, portanto, ter acesso a todos os outros serviços oferecidos pelo sistema de saúde. Essa afirmação está de acordo com as diretrizes
- a) da Política Nacional de Saúde Mental, ao tratar dos quadros agudos.
- b) do Programa Nacional de Atenção à Saúde, ao tratar das crianças com deficiência mental moderada.
- c) da Estratégia Saúde da Família, ao tratar de comunidades com baixos recursos econômicos.
- d) da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, ao tratar de pessoas com qualquer tipo de deficiência.
- e) da Política Nacional de Atenção Básica, ao tratar de pessoas com transtorno mental severo.
- #40237
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 10 -
I. aplicar o Modelo de Performance Ocupacional que desvincula habilidades pessoais do contexto do trabalho;
II. agir na recuperação de capacidades que foram diminuídas pelos constrangimentos gerados pelas exigências do trabalho;
III. compreender as condições e a organização do trabalho como elementos importantes do processo de adoecimento;
IV. compreender as implicações subjetivas das exigências do trabalho nos processos de adoecimento, tratamento e retorno ao trabalho.
Está correto o contido em
- a) I e II, apenas.
- b) III e IV, apenas.
- c) I, II e III, apenas.
- d) II, III e IV, apenas.
- e) I, II, III e IV.