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Simulado SABESP - Matemática | CONCURSO

Simulado SABESP - Matemática

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso SABESP.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca FCC, para nível Superior. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SABESP.

*Conteúdo Programático do Simulado de Matemática do concurso SABESP.

Números inteiros: operações e propriedades; números racionais: representação fracionária e decimal: operações e propriedades; razão e proporção; porcentagem; regra de três simples; divisão em partes proporcionais; equação do 1º grau e 2º grau; sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade; relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Matemática.

#40987
Banca
FCC
Matéria
Matemática
Concurso
SABESP
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 1 - 

Dividindo uma determinada quantia em dinheiro entre Arnaldo, Bento e Célio em partes inversamente proporcionais a 2, 3 e 5, respectivamente, observa-se que a pessoa que recebeu o maior valor apresentou um valor de R$ 72.000,00 a mais que a pessoa que recebeu o menor valor. O valor que Bento recebeu é, em R$, igual a

  • a) 72.000,00.
  • b) 60.000,00.
  • c) 48.000,00.
  • d) 80.000,00.
  • e) 96.000,00.
#40988
Banca
FCC
Matéria
Matemática
Concurso
SABESP
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 2 - 

A propaganda de uma tinta para paredes anuncia que uma lata de 3,6 litros de tinta é suficiente para fazer a pintura de uma superfície de 120 m2. Supondo verdadeira a informação da propaganda, a quantidade de tinta, em litros, para fazer a pintura de 50 m2 é igual a

  • a) 1,2.
  • b) 2,4.
  • c) 1,5.
  • d) 0,5.
  • e) 0,36.
#40990
Banca
FCC
Matéria
Matemática
Concurso
SABESP
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 3 - 

Uma piscina de forma quadrada tem 25 m2 na superfície, quando está cheia. O dono da piscina quer cobrir toda a superfície com placas de isopor quadradas, cujo lado mede 25 cm. Encaixando as placas sobre a água o número de placas necessárias para realizar esse intento é igual a

  • a) 250.
  • b) 4000.
  • c) 2000.
  • d) 200.
  • e) 400.
#40991
Banca
FCC
Matéria
Matemática
Concurso
SABESP
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 4 - 

Dois lojistas concorrem vendendo o produto P pelo mesmo valor. Em um dia o lojista Q reajusta o preço de P em 10% e o lojista R reajusta o preço de P em 20%. Os compradores desaparecem. Uma semana depois, apavorados, os lojistas, querendo vender, resolveram abaixar o preço de P. O lojista Q diminuiu 10% e o lojista R diminuiu 20%. Os compradores voltaram e todos compram na loja de R. Isso se deve ao fato do preço de P, na loja de R, ser menor do que na loja de Q em, aproximadamente,

  • a) 3%.
  • b) 10%.
  • c) 15%.
  • d) 1%.
  • e) 5%.
#40993
Banca
FCC
Matéria
Matemática
Concurso
SABESP
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 5 - 

A sequência: 2; 3; 5; 6; 11; 12; 23; 24; . . ., foi criada com um padrão. A diferença entre os 14o e 11o termos é igual a

  • a) 48.
  • b) 97.
  • c) 65.
  • d) 25.
  • e) 19.
#40995
Banca
FCC
Matéria
Matemática
Concurso
SABESP
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 6 - 

Minha avó, mãe da minha mãe, é sua tia, por parte da sua mãe. A mãe dessa minha avó tem uma irmã. A filha da irmã da mãe dessa minha avó é:

  • a) prima da sua mãe.
  • b) sua neta.
  • c) sua filha.
  • d) minha mãe.
  • e) você.
#40996
Banca
FCC
Matéria
Matemática
Concurso
SABESP
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 7 - 

Oito veículos, nomeados por letras, disputam uma corrida. A ordem inicial na corrida é: A; B; C; D; E; F; G; H. Sabe- se que aconteceram as seguintes modificações, e na sequência dada: H avança uma posição; A cai três posições; G avança duas posições; B cai duas posições; F avança três posições; C cai uma posição. Após essas alterações, a 1a , 3a , 5a e 7a posições estão ocupadas, respectivamente, pelos veículos

  • a) C; B; A; F.
  • b) B; D; E; H.
  • c) D; A; E; F.
  • d) D; B; A; G.
  • e) C; B; E; G
#40998
Banca
FCC
Matéria
Matemática
Concurso
SABESP
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 8 - 

Para encher de água um tanque, cuja capacidade é de 900 litros, foi providenciada uma torneira que, quando aberta, apresenta uma vazão de 800 mililitros de água por minuto. Com o tanque vazio, a torneira foi aberta às 20 horas e 30 minutos para enchê- lo. O término do enchimento do tanque se deu, no dia seguinte, às 

  • a) 15 horas e 15 minutos. 
  • b) 14 horas e 30 minutos. 
  • c) 16 horas e 55 minutos. 
  • d) 15 horas e 25 minutos. 
  • e) 17 horas e 15 minutos. 
#40999
Banca
FCC
Matéria
Matemática
Concurso
SABESP
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 9 - 

Para catalogar um lote de processos 7 funcionários, trabalhando continuamente, gastariam 12 horas e 24 minutos. Após trabalharem metade desse tempo, mais 5 funcionários foram agregados ao trabalho. Supondo que todos apresentem o mesmo desempenho e que o trabalho não seja interrompido, o tempo total gasto na catalogação do lote é igual a

  • a) 6 horas e 43 minutos. 
  • b) 6 horas e 12 minutos. 
  • c) 9 horas e 49 minutos. 
  • d) 8 horas e 36 minutos. 
  • e) 10 horas e 15 minutos. 
#41000
Banca
FCC
Matéria
Matemática
Concurso
SABESP
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 10 - 

Em 2011, em uma pequena cidade, foram instalados 3 km e 460 m de tubulação para fornecimento de água. No ano seguinte, a instalação desse mesmo tipo de tubulação foi 15% maior que no ano anterior. Em 2012, o número de metros que faltaram ser instalados para atingir a distância de 4 km é igual a 

  • a) 34. 
  • b) 45. 
  • c) 152. 
  • d) 21.
  • e) 88.