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Simulado Retardo Mental | CONCURSO

Simulado Retardo Mental

Simulado Retardo Mental

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Este Simulado Retardo Mental foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Retardo Mental
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

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#249545
Banca
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Matéria
Retardo Mental
Concurso
. Concursos Diversos
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(1,0) 1 - 

Entre as diretrizes diagnósticas para o “retardo mental moderado”, de acordo com a CID-10, consta que o quociente de inteligência (QI) está usualmente

  • a) na faixa de 50 a 69
  • b) na faixa de 20 a 34
  • c) na faixa de 35 a 49
  • d) na faixa de 10 a 20
  • e) abaixo de 10
#249546
Banca
. Bancas Diversas
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Retardo Mental
Concurso
. Concursos Diversos
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(1,0) 2 - 

O termo superveniência de doença mental se refere

  • a) à certeza de que o ato criminal foi cometido devido à presença de sintomas psiquiátricos.
  • b) à presença de doença mental sem possibilidade de cura do indivíduo que cometeu um crime, mas sem ligação com este crime.
  • c) à presença de transtorno de personalidade antissocial, sendo necessária a implementação de medida de segurança.
  • d) ao aparecimento de sintomas psiquiátricos em determinado indivíduo em qualquer momento após a prática de um fato criminoso.
  • e) à presença de alto índice de suicídio no meio prisional.
#249547
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Retardo Mental
Concurso
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(1,0) 3 - 

Utilize o quadro clínico descrito a seguir para responder a questão.

Uma mulher de 25 anos foi levada ao psiquiatra pela família, a qual relata que, há um mês a moça começou a ter dificuldade para dormir, começou a ficar agitada, falar muito rápido e dizer coisas sem sentido. Dizia que era escritora e que estava escrevendo o melhor romance jamais escrito, que iria ganhar o prêmio Nobel de literatura. A família percebeu que ela estava extremamente animada e passava noites escrevendo e ouvindo música num volume alto e acordava disposta mesma tendo dormido pouco. Ela já fez tratamento com psiquiatra em duas outras ocasiões. A primeira, aos 14 anos, quando apresentou um quadro de tristeza, apatia, anergia, anedonia, perda de peso, insônia, lentificação psicomotora e lentificação do pensamento com conteúdo de ruína e morte. Apresentou melhora após introdução de fluoxetina. E a segunda, aos 20 anos, ao apresentar quadro semelhante ao primeiro. Mas só melhorou totalmente após introdução de venlafaxina. Antes da melhora, parou de frequentar a faculdade por não ter disposição, tendo que trancar sua matrícula. Atualmente estava bem, tendo permanecido nos últimos dois anos sem qualquer medicação. Ela tem psoríase.

As hipóteses diagnósticas do que o psiquiatra fez na época do segundo e do terceiro quadro que a paciente apresentou, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV), foram, respectivamente:

  • a) episódio depressivo maior grave; transtorno bipolar tipo I, episódio mais recente maníaco
  • b) transtorno depressivo maior recorrente; transtorno bipolar tipo I, episódio mais recente maníaco.
  • c) transtorno bipolar, com episódio depressivo grave; transtorno bipolar tipo II, episódio mais recente hipomaníaco.
  • d) transtorno depressivo maior recorrente; transtorno bipolar tipo II, episódio atual hipomaníaco.
  • e) episódio depressivo grave; transtorno bipolar tipo II, episódio atual hipomaníaco.
#249548
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Retardo Mental
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(1,0) 4 - 

Assinale a alternativa correta no que se refere à abordagem do retardo mental.

  • a) Pessoas com retardo mental leve e moderado são conscientes de serem diferentes dos outros e como consequência têm autoimagem negativa e baixa autoestima.
  • b) No diagnóstico do retardo mental, é especificada a causa e o prognóstico.
  • c) Os componentes autodestrutivos (automutilações) não têm relação com o grau de retardo.
  • d) As taxas de psicopatologia não têm relação com a gravidade do retardo.
  • e) Nos anos pré-escolares, as crianças com retardo leve já têm suas habilidades sociais e de comunicação bastante comprometidas.
#249549
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(1,0) 5 - 

Em relação aos 3 critérios diagnósticos que devem ser preenchidos para o diagnóstico de deficiência intelectual, segundo o DSM-5, analise as assertivas e assinale a alternativa com a sequência correta.

I. Déficits em funções intelectuais como raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo, aprendizagem acadêmica e aprendizagem pela experiência, confirmados tanto pela avaliação clínica quanto por testes de inteligência padronizados e individualizados.

II. Início dos déficits intelectuais a partir da terceira década de vida.

III. Déficits em funções adaptativas que resultam em fracasso para atingir padrões de desenvolvimento e socioculturais em relação à independência pessoal e responsabilidade social. Sem apoio continuado, os déficits de adaptação limitam o funcionamento em uma ou mais atividades diárias, como comunicação, participação social e vida independente, e em múltiplos ambientes, como em casa, na escola, no local de trabalho e na comunidade.

IV. Início dos déficits intelectuais e adaptativos durante o período de desenvolvimento.

V Padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento e no desenvolvimento.

VI. Um período distinto de humor anormal e persistente elevado, expansivo ou irritável e aumento anormal e persistente da atividade dirigida a objetivos ou da energia, com duração mínima de uma semana e presente na maior parte do dia, quase todos os dias (ou qualquer duração, se a hospitalização se fizer necessária).

  • a) Apenas I, II e V.
  • b) Apenas II, III e VI.
  • c) Apenas I, III e IV.
  • d) Apenas III, IV e VI.
  • e) Apenas I, IV e V.