Simulado Retardo Mental | CONCURSO
Simulado Retardo Mental
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Este Simulado Retardo Mental foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Retardo Mental
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
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REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
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Questões Retardo Mental
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ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #249545
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(1,0) 1 -
Entre as diretrizes diagnósticas para o “retardo mental moderado”, de acordo com a CID-10, consta que o quociente de inteligência (QI) está usualmente
- a) na faixa de 50 a 69
- b) na faixa de 20 a 34
- c) na faixa de 35 a 49
- d) na faixa de 10 a 20
- e) abaixo de 10
- #249546
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(1,0) 2 -
O termo superveniência de doença mental se refere
- a) à certeza de que o ato criminal foi cometido devido à presença de sintomas psiquiátricos.
- b) à presença de doença mental sem possibilidade de cura do indivíduo que cometeu um crime, mas sem ligação com este crime.
- c) à presença de transtorno de personalidade antissocial, sendo necessária a implementação de medida de segurança.
- d) ao aparecimento de sintomas psiquiátricos em determinado indivíduo em qualquer momento após a prática de um fato criminoso.
- e) à presença de alto índice de suicídio no meio prisional.
- #249547
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(1,0) 3 -
Utilize o quadro clínico descrito a seguir para responder a questão.
Uma mulher de 25 anos foi levada ao psiquiatra pela família, a qual relata que, há um mês a moça começou a ter dificuldade para dormir, começou a ficar agitada, falar muito rápido e dizer coisas sem sentido. Dizia que era escritora e que estava escrevendo o melhor romance jamais escrito, que iria ganhar o prêmio Nobel de literatura. A família percebeu que ela estava extremamente animada e passava noites escrevendo e ouvindo música num volume alto e acordava disposta mesma tendo dormido pouco. Ela já fez tratamento com psiquiatra em duas outras ocasiões. A primeira, aos 14 anos, quando apresentou um quadro de tristeza, apatia, anergia, anedonia, perda de peso, insônia, lentificação psicomotora e lentificação do pensamento com conteúdo de ruína e morte. Apresentou melhora após introdução de fluoxetina. E a segunda, aos 20 anos, ao apresentar quadro semelhante ao primeiro. Mas só melhorou totalmente após introdução de venlafaxina. Antes da melhora, parou de frequentar a faculdade por não ter disposição, tendo que trancar sua matrícula. Atualmente estava bem, tendo permanecido nos últimos dois anos sem qualquer medicação. Ela tem psoríase.
As hipóteses diagnósticas do que o psiquiatra fez na época do segundo e do terceiro quadro que a paciente apresentou, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV), foram, respectivamente:
- a) episódio depressivo maior grave; transtorno bipolar tipo I, episódio mais recente maníaco
- b) transtorno depressivo maior recorrente; transtorno bipolar tipo I, episódio mais recente maníaco.
- c) transtorno bipolar, com episódio depressivo grave; transtorno bipolar tipo II, episódio mais recente hipomaníaco.
- d) transtorno depressivo maior recorrente; transtorno bipolar tipo II, episódio atual hipomaníaco.
- e) episódio depressivo grave; transtorno bipolar tipo II, episódio atual hipomaníaco.
- #249548
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(1,0) 4 -
Assinale a alternativa correta no que se refere à abordagem do retardo mental.
- a) Pessoas com retardo mental leve e moderado são conscientes de serem diferentes dos outros e como consequência têm autoimagem negativa e baixa autoestima.
- b) No diagnóstico do retardo mental, é especificada a causa e o prognóstico.
- c) Os componentes autodestrutivos (automutilações) não têm relação com o grau de retardo.
- d) As taxas de psicopatologia não têm relação com a gravidade do retardo.
- e) Nos anos pré-escolares, as crianças com retardo leve já têm suas habilidades sociais e de comunicação bastante comprometidas.
- #249549
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(1,0) 5 -
Em relação aos 3 critérios diagnósticos que devem ser preenchidos para o diagnóstico de deficiência intelectual, segundo o DSM-5, analise as assertivas e assinale a alternativa com a sequência correta.
I. Déficits em funções intelectuais como raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo, aprendizagem acadêmica e aprendizagem pela experiência, confirmados tanto pela avaliação clínica quanto por testes de inteligência padronizados e individualizados.
II. Início dos déficits intelectuais a partir da terceira década de vida.
III. Déficits em funções adaptativas que resultam em fracasso para atingir padrões de desenvolvimento e socioculturais em relação à independência pessoal e responsabilidade social. Sem apoio continuado, os déficits de adaptação limitam o funcionamento em uma ou mais atividades diárias, como comunicação, participação social e vida independente, e em múltiplos ambientes, como em casa, na escola, no local de trabalho e na comunidade.
IV. Início dos déficits intelectuais e adaptativos durante o período de desenvolvimento.
V Padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento e no desenvolvimento.
VI. Um período distinto de humor anormal e persistente elevado, expansivo ou irritável e aumento anormal e persistente da atividade dirigida a objetivos ou da energia, com duração mínima de uma semana e presente na maior parte do dia, quase todos os dias (ou qualquer duração, se a hospitalização se fizer necessária).
- a) Apenas I, II e V.
- b) Apenas II, III e VI.
- c) Apenas I, III e IV.
- d) Apenas III, IV e VI.
- e) Apenas I, IV e V.