Simulado Resolução nº 56 de 2012 do Conselho Superior do Instituto Federal do Paraná - IFPR | CONCURSO
Simulado Resolução nº 56 de 2012 do Conselho Superior do Instituto Federal do Paraná - IFPR
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Este Simulado Resolução nº 56 de 2012 do Conselho Superior do Instituto Federal do Paraná - IFPR foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Resolução nº 56 de 2012 do Conselho Superior do Instituto Federal do Paraná - IFPR
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
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Questões Resolução nº 56 de 2012 do Conselho Superior do Instituto Federal do Paraná - IFPR
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- #230234
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- Resolução nº 56 de 2012 do Conselho Superior do Instituto Federal do Paraná - IFPR
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(1,0) 1 -
Considerando o conteúdo da Resolução nº 56, de 3 de dezembro de 2012, do Conselho Superior do Instituto Federal do Paraná (IFPR), que aprovou o regimento geral da referida instituição, assinale a alternativa correta.
- a) O IFPR é um órgão público vinculado e dependente financeiramente do Ministério da Educação, possui natureza jurídica pública, sendo, portanto, autônomo nos aspectos administrativo, didático-pedagógico e disciplinar.
- b) São órgãos colegiados superiores da administração do IFPR o Conselho Superior (CONSUP) e o Colégio de Dirigentes (CODIR). O CONSUP tem caráter consultivo, sendo o órgão de apoio ao processo decisório da Reitoria. O CODIR é o órgão máximo normativo, consultivo e deliberativo, nas dimensões de planejamento, acadêmica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar do IFPR.
- c) São órgãos de assessoramento no IFPR o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), o Conselho de Administração e Planejamento (CONSAP), o Colégio Dirigente do Campus (CODIC), a Comissão Permanente do Pessoal Docente (CPPD), a Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos Técnico-Administrativos (CIS), a Comissão Própria de Avaliação (CPA), o Comitê Gestor de Segurança da Informação (CGSI) e o Comitê Diretivo de Tecnologia da Informação e Comunicação (CDTIC).
- d) A Auditoria Interna, a Ouvidoria, o Serviço de Informação Cidadão (SIC), a Comissão de Ética Pública (CEP) e a Procuradoria Federal são os órgãos encarregados da execução e da Administração Geral do IFPR.
- e) Constituem-se em órgãos de controle no IFPR a Reitoria e as seguintes Pró-Reitorias: Pró-Reitoria de Administração, Pró- Reitoria de Ensino, Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. Cada Pró-Reitoria, para a consecução das atividades que lhes são peculiares, dispõe de um gabinete e de diretorias correlatas à respectiva área de atuação.
- #230235
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(1,0) 2 -
Sobre o Regimento Geral do Instituto Federal do Paraná, informe se é (V) verdadeiro ou (F) falso, e assinale a alternativa CORRETA:
( ) O Conselho Superior (CONSUP) é o órgão máximo normativo, consultivo e deliberativo, nas dimensões de planejamento, acadêmica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar do IFPR. ( ) O Colégio de Dirigentes (CODIR), de caráter consultivo, é o órgão de apoio ao processo decisório da Reitoria. ( ) O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), por delegação do Conselho Superior, é o órgão deliberativo, normativo, consultivo e propositivo da Reitoria no que tange às políticas educacionais, de pesquisa e de extensão do IFPR. ( ) O CONSEPE tem caráter operacional, e substitui as decisões do CONSUP.
A sequência correta de cima para baixo é:
- a) V, F, F, V.
- b) V, V, V, F.
- c) V, V, F, F.
- d) F, V, F, V.
- e) V, V, V, V.
- #230236
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(1,0) 3 -
De acordo com a Gestão das atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do IFPR, as atividades de ensino compreendem as ações dos docentes diretamente vinculadas aos cursos e programas regulares, em todos os níveis e modalidades de ensino, ofertados pelo IFPR, compreendendo:
- a) Estimular e valorizar a produção acadêmica e estabelecer parâmetros qualitativos e quantitativos aos indicadores acadêmicos institucionais, que conduzam a excelência nas avaliações de cursos e programas do IFPR.
- b) Estabelecer referenciais que possibilitem equalizar a força de trabalho dos Campi do IFPR, respeitadas as suas particularidades.
- c) Aulas; Atividades de Manutenção do Ensino e Atividades de Apoio ao Ensino.
- d) Balizar a concepção, execução e avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFPR e valorizar o perfil da instituição.
- e) Estimular e valorizar a produção acadêmica, organizar e efetivar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
- #230237
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(1,0) 4 -
Conforme os termos da Organização Didático Pedagógica da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores no âmbito do Instituto Federal do Paraná, que ordena os cursos e seus objetivos, assinale a alternativa INCORRETA:
- a) Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores.
- b) Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
- c) Educação Profissional Tecnológica de Graduação.
- d) Licenciatura; Bacharelado; PósGraduação Lato Sensu e Stricto Sensu.
- e) Anos Iniciais e anos finais do Ensino Fundamental.
- #230238
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(1,0) 5 -
Sobre os cursos de Graduação, ofertados pelo IFPR compreendem as Licenciaturas, os Bacharelados, além dos Cursos Superiores de Tecnologia e dos Programas de Formação Pedagógica para não licenciados, EXCETO:
- a) Os cursos de Graduação organizam-se de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais e legislações vigentes estabelecidas pelos órgãos competentes do Ministério da Educação.
- b) Propostas inovadoras tencionadas, avaliações institucionais e de resultados acadêmicos de formação inicial e continuada para professores, confrontadas com práticas docentes, possibilidades e carências verificadas nas instituições escolares.
- c) Os Cursos Superiores de Tecnologia têm por objetivo formar profissionais aptos a desenvolver atividades em determinado Eixo Tecnológico, utilizando, desenvolvendo e adaptando tecnologias com a compreensão crítica das implicações decorrentes e das suas relações com o processo produtivo, com o ambiente e com a sociedade.
- d) Os Cursos de Bacharelado têm por objetivo formar profissionais para as áreas do conhecimento e para o mundo do trabalho.
- e) Os Cursos de Licenciatura e os Programas Especiais de Formação Pedagógica têm por objetivo formar professores para a Educação Básica, preferencialmente nas áreas de Ciências, Química, Física, Biologia e Matemática e para a Educação Profissional e Tecnológica, podendo contemplar outras áreas de conhecimento, de acordo com as demandas dos arranjos produtivos locais/regionais e da realidade sociocultural onde está inserido o Campus.