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Simulado Receita Federal | CONCURSO

Simulado Receita Federal

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Este Simulado Receita Federal foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Receita Federal
  • Cargo: Auditor Fiscal
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversas
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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REGRA DO SIMULADO

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#225771
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Matérias Diversas
Concurso
Receita Federal
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(1,0) 1 - 

Analise as seguintes afirmações relacionadas a noções básicas de programação:

I. A idéia básica do algoritmo de ordenação bubble sort é montar uma árvore com os dados a serem ordenados, percorrer esses dados pela última camada denominada folhas e, a cada passagem, comparar cada elemento da folha com o seu sucessor. Se os elementos não estão ordenados deve-se trocá-los de posição.

II. Na orientação a objetos, uma classe é uma abstração de software que pode representar algo real ou virtual. Uma classe é formada por um conjunto de propriedades (variáveis) e procedimentos (métodos).

III. Uma função é dita recursiva quando em seu código existe uma chamada a si própria, podendo utilizar os mesmos parâmetros de entrada (correndo o risco de provocar um ciclo infi nito) ou outros.

IV. Uma árvore binária é um conjunto finito de elementos que ou está vazio ou está dividido em 3 subconjuntos: um elemento chamado raiz da árvore e dois subconjuntos, cada um dos quais é, por si só, uma árvore binária, chamadas sub-árvore direita e sub-árvore esquerda. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  • a) I e II
  • b) II e IV
  • c) II e III
  • d) I e III
  • e) III e IV
#225772
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(1,0) 2 - 

Analise as seguintes afirmações relacionadas a noções básicas de programação:

I. O interpretador lê o programa e executa comando após comando, até que encontre um erro, após o qual pára, mostrando a linha onde o erro foi encontrado. É possível ver parte do programa funcionando e mostrando resultados, mesmo sem estar completo.

II. A programação estruturada é uma técnica de programação que permite estabelecer uma correspondência

perfeita entre o algoritmo, o diagrama de programação (fluxograma) e a listagem de um programa.

III. Em programação orientada a objetos, diz-se que uma classe em particular de um dado objeto é uma instância desse objeto.

IV. O processo de compilação não gera novo código e o próprio programa escrito em linguagem de alto nível é colocado em execução. Durante a execução, o compilador converte cada instrução para linguagem de máquina e a executa.

Indique a opção que contenha todas as afi rmações verdadeiras.

  • a) I e III
  • b) II e III
  • c) III e IV
  • d) I e II
  • e) II e IV
#225773
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(1,0) 3 - 

Na programação orientada a objetos, o encapsulamento

  • a) é a base de toda a abordagem dessa metodologia de programação e diz-se que um dado está encapsulado quando envolvido por código de forma que só é visível na rotina onde foi criado; o mesmo acontece com uma rotina, que sendo encapsulada, suas operações internas são invisíveis às outras rotinas.
  • b) pode ser entendido como sendo um conjunto de instâncias criadas a partir de um outro conjunto de instâncias com características semelhantes.
  • c) é defi nido como sendo uma técnica que permite a um código possuir "vários comportamentos" ou produzir "vários comportamentos".
  • d) possibilita a criação de uma nova classe de modo que essa classe (denominada subclasse, classe-filha ou classe derivada) herda todas as características da classe-mãe (denominada superclasse, classe base ou classe primitiva); podendo, ainda, a classe-filha possuir propriedades e métodos próprios.
  • e) é considerado como a habilidade de modelar características do mundo real do problema que o programador esteja tentando resolver.
#225774
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(1,0) 4 - 

Classes e objetos são dois conceitos-chave da programação orientada a objetos. Com relação a estes conceitos, é correto afirmar que

  • a) se pode definir uma classe como um pacote de software, de modo que, com a herança, um objeto define comportamento e forma-padrão para a construção de uma nova classe abstrata.
  • b) uma classe é uma descrição de um ou mais objetos por meio de um conjunto uniforme de atributos e serviços. Além disso, pode conter uma descrição de como criar novos objetos na classe.
  • c) uma classe é uma abstração de alguma coisa no domínio de um problema ou na sua implementação, refletindo a capacidade de um sistema para manter informações sobre ela, interagir com ela ou ambos.
  • d) um objeto é um protótipo que defi ne os atributos e métodos comuns a todas as classes de um certo tipo.
  • e) o polimorfismo caracteriza-se pela possibilidade de objetos distintos possuírem métodos com nomes idênticos, mas com implementações distintas.
#225775
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(1,0) 5 - 

Com relação aos conceitos básicos de banco de dados, é correto afirmar que

  • a) a chave primária é um atributo de uma tabela que, mesmo com valores nulos, identifica univocamente uma coluna.
  • b) uma coluna definida como chave-estrangeira em uma tabela-destino não pode aceitar valores nulos e, essa mesma tabela-destino pode ter uma e somente uma coluna definida como chave-estrangeira.
  • c) o modelo relacional refere-se à visualização física e não lógica dos dados. Está relacionado ao nível conceitual interno. A teoria relacional não diz nada sobre o nível externo, preocupa-se somente com o armazenamento e manipulação dos dados executados pelo SGBD.
  • d) um banco de dados relacional é um conjunto de arquivos seqüenciais que são acessados e modificados por operações que manipulam a álgebra relacional. Tais operações só podem ser executadas se atenderem à regra da primeira forma normal, devendo-se manipular apenas um dado de cada vez.
  • e) chaves estrangeiras são os elos de ligação entre as tabelas. Uma coluna definida como chave estrangeira deve ser chave primária em outra tabela.
#225776
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(1,0) 6 - 

O modelo espiral para a Engenharia de Software foi desenvolvido acrescentando-se novos elementos às melhores características de outros modelos. Segundo o modelo espiral, a determinação dos objetivos, alternativas e restrições está relacionada à atividade de

  • a) avaliação feita pelo cliente.
  • b) análise de risco.
  • c) engenharia.
  • d) planejamento.
  • e) prototipação.
#225777
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(1,0) 7 - 

Segundo a abordagem do paradigma do ciclo de vida clássico para a Engenharia de Software, é correto afirmar que, durante a atividade

  • a) análise e engenharia de sistemas, as exigências são traduzidas em uma representação do software, que pode ser avaliada quanto à quantidade, antes que a codifi cação se inicie.
  • b) codificação, o projeto deve ser traduzido em uma forma legível por máquina. Quando o projeto é bem detalhado, essa etapa pode ser realizada mecanicamente.
  • c) prototipação, são realizados os testes para garantir que a entrada defi nida produza resultados reais que concordem com os resultados exigidos.
  • d) projeto, requisitos em nível de sistema são coletados, com uma pequena quantidade de projeto e análise de alto nível.
  • e) análise de riscos, ocorrem adaptações a fim de acomodar mudanças no ambiente externo e acréscimos funcionais ou de desempenho.
#225778
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(1,0) 8 - 

Analise as seguintes afirmações relacionadas à Engenharia de Software, modelos de desenvolvimento e análise de requisitos:

I. O modelo de desenvolvimento denominado 4GT (técnicas de quarta geração) caracteriza-se pelo desaparecimento da atividade de Teste, que normalmente é a última atividade para os demais modelos de desenvolvimento de software. Essa característica especial do modelo 4GT é conseqüência do uso de ferramentas de desenvolvimento de software, que permite ao desenvolvedor especifi car características do software em um nível elevado, garantindo a qualidade em qualquer etapa do ciclo de vida do projeto.

II. Durante a análise de requisitos, são especifi cados a função e o desempenho do software, bem como a sua interface com outros elementos do sistema. Nessa etapa, também, são estabelecidas as restrições de projeto, a que o software deve atender.

III. Durante a análise de requisitos, o principal foco do analista recai sobre "como" e não sobre "o que". Nesse caso, o analista concentra-se em como o sistema produz ou consome dados, como o sistema deve executar as funções e como as restrições e interfaces são defi nidas.

IV. Durante a especifi cação dos requisitos, são estabelecidos os critérios que permitirão ao desenvolvedor e ao cliente avaliar a qualidade, assim que o software for construído.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  • a) I e II
  • b) II e III
  • c) II e IV
  • d) I e III
  • e) III e IV
#225779
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(1,0) 9 - 

Analise as seguintes afirmações relacionadas à análise e ao projeto estruturados:

I. Um Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) é uma técnica gráfica que descreve o fluxo da informação e as transformações que são aplicadas à medida que os dados se movimentam da entrada para a saída.

II. Um Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) pode ser usado para representar um sistema ou software em qualquer nível de abstração. O nível 0 (zero) do DFD, denominado modelo fundamental do sistema, representa o elemento software global como uma única bolha, com dados de entrada indicados por setas que chegam, e a saída indicada por setas que saem.

III. No DFD, um círculo é usado para representar uma entidade externa, isto é, um sistema que produza informação a ser transformada ou receba a informação transformada. Um retângulo representa a transformação a ser aplicada ao dado.

IV. Um Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) deve, além do fluxo da informação, descrever detalhadamente a lógica procedimental do sistema.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  • a) II e III
  • b) II e IV
  • c) III e IV
  • d) I e III
  • e) I e II
#225780
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(1,0) 10 - 

Analise as seguintes afirmações relacionadas à análise e ao projeto orientados a objetos:

I. O principal propósito do diagrama entidade-relacionamento (E-R) é representar os objetos e suas relações.

II. As tabelas de objetos de dados podem ser "normalizadas", aplicando-se um conjunto de regras de normalização, resultando em um "modelo relacional" para os dados. Uma dessas regras especifica que: determinada instância de um objeto tem um e somente um valor para cada atributo.

III. Um objeto em potencial não poderá ser utilizado ou considerado durante a análise se a informação sobre ele precisar ser lembrada para que o sistema possa funcionar.

IV. Devido à característica da reusabilidade da orientação a objetos, a prototipação é um modelo de desenvolvimento de software que não pode ser considerado nem utilizado na análise orientada a objetos.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  • a) I e III
  • b) II e III
  • c) III e IV
  • d) I e II
  • e) II e IV