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Simulado Realismo | CONCURSO

Simulado Realismo

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Este Simulado Realismo foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Realismo
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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(1,0) 1 - 

Considere a seguinte análise sobre uma das principais obras da Literatura Brasileira e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
“Publicado pela primeira vez em 1899, Dom Casmurro é uma das grandes obras escritas por ______________ e confirma o olhar certeiro e crítico que o autor estendia sobre toda a sociedade brasileira. Também a temática do ciúme, abordada com brilhantismo nesse livro, provoca polêmicas em torno do caráter de uma das principais personagens femininas da literatura brasileira: Capitu”. (Guia do Estudante, 23/10/12, com adaptações).

  • a) Guimarães Rosa.
  • b) José Saramago.
  • c) Luís de Camões.
  • d) Machado de Assis.
#245284
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(1,0) 2 - 

O Escritor Machado de Assis (1839/1904) faz parte do Realismo brasileiro, movimento fundamentado por um “novo ideário”, conforme Alfredo Bosi, que assinala, também: “O tema da Abolição e, em segundo tempo, o da República serão o fulcro das opções ideológicas do homem culto brasileiro a partir de 1870.” (BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2006).

Assinale o que for correto com relação à obra de Machado de Assis e ao que Bosi assinalou.

  • a) Inserida em tal contexto, toda a obra ficcional de Machado de Assis se configura uma discussão da política brasileira e de problemas sociais decorrentes dessa política.
  • b) Apesar do contexto, Machado de Assis não trabalhou em sua obra ficcional os problemas decorrentes da proclamação da República ou da escravidão brasileiras.
  • c) No romance Dom Casmuro, a grande discussão é a permanência do Brasil como monarquia, desprezando-se qualquer possibilidade da República.
  • d) No romance Esaú e Jacó (1904), Machado de Assis retrata questões atinentes à proclamação da República brasileira e no conto Pai contra mãe (1906), dramas ligados à escravidão dos afrodescendentes.
#245285
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(1,0) 3 - 

Leia o texto crítico sobre o romance Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.

“A formação acadêmica de Brás é uma evidente sátira aos filhos da classe dominante brasileira do XIX, que buscam as novidades teóricas e políticas na Europa, não para adotá-las em seu país de origem, mas para usá-las como instrumento de legitimação e preservação de poder político e prestígio pessoal.” (SCARPELLI, Marli Fantini. “Pai contra mãe” de Machado de Assis: a negativa das negativas. In: Via Atlântica. Universidade de São Paulo, n. º 6, 2003, p.122).

O comentário crítico pode ser ilustrado com a seguinte passagem de Machado de Assis:

  • a) “Outrossim, afeiçoei-me à contemplação da injustiça humana, inclinei-me a atenuá-la, a explicá-la, a classificá-la por partes, a entendê-la, não segundo um padrão rígido, mas ao sabor das circunstâncias e lugares. ” (ASSIS, 1978, p.31)
  • b) “E foi assim que desembarquei em Lisboa e segui para Coimbra. A universidade esperava-me com as suas matérias árduas: estudei-as muito mediocremente, e nem por isso perdi o grau de bacharel. ” (ASSIS, 1978, p. 49).
  • c) “–Desta vez – disse ele –vais para a Europa; vais cursar uma universidade, provavelmente Coimbra: quero-te para homem sério e não arruador e gatuno. (...) Gatuno, sim senhor: não é outra coisa um filho que me faz isto...” (ASSIS, 1978, p. 42-43)
  • d) “Dormi, sonhei que era nababo, e acordei com a ideia de ser nababo. Eu gostava, às vezes, de imaginar esses contrastes de região, estado e credo. Alguns dias antes tinha pensado na hipótese de uma revolução social, religiosa e política (...)” (ASSIS, 1978, p. 168).
#245286
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(1,0) 4 - 

Sobre a obra de Machado de Assis, é correto afirmar que

  • a) desdobra-se em diferentes gêneros literários: poesia, teatro, prosa de ficção (romances, crônicas, contos), crítica literária. Nesse último gênero, o autor superou-se e suplantou todos os demais.
  • b) é avançada nos temas, ao figurar a sociedade brasileira da época, desde sua composição multicultural, até os dramas advindos das diferenças sociais. No entanto, é retrógrada em seus recursos expressivos.
  • c) é a representação máxima do Realismo brasileiro, ao traçar o homem inserto em uma sociedade regida por determinada ideologia, sem o determinismo biológico da corrente naturalista.
  • d) demonstra avanços técnicos, como o uso do discurso indireto livre e do monólogo interior, mas perde força por apresentar linguagem por demais formal para a época e por temas moralizantes.
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(1,0) 5 - 

Leia o trecho a seguir sobre a personagem José Dias, do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis.

“Era nosso agregado desde muitos anos; meu pai ainda estava na antiga fazenda de Itaguaí, e eu acabava de nascer. Um dia apareceu ali vendendo-se por médico homeopata; levava um Manual e uma botica. Havia então um andaço de febres; José Dias curou o feitor e uma escrava, e não quis receber nenhuma remuneração. Então meu pai propôs-lhe ficar ali vivendo, com pequeno ordenado. José Dias recusou, dizendo que era justo levar a saúde à casa de sapé do pobre.” (ASSIS, 1979, p.15-16)

Sobre a passagem da obra, é correto afirmar que a figura do agregado, bastante presente na obra machadiana,

  • a) representa um dos pilares do favor, em que se assentava a sociedade brasileira da época e que tornou-se herança malévola para a atual.
  • b) representa um dos pilares do favor, que, por ser excepcional para a sociedade brasileira da época, não chegou até a atual.
  • c) ilustra a benevolência da elite brasileira ao aceitar favorecer alguém em função de suas qualidades morais e éticas, sem receber nada em troca, como acontece na obra.
  • d) traz à tona, na obra, a importância de os mais fortes e mais argutos ajudarem os mais fracos de espírito, como acontece na relação de José com Bentinho.
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(1,0) 6 - 

Todas as afirmações, a seguir, fazem referência às narrativas de Machado de Assis, mas apenas uma opção tem relação CORRETA com o romance Memórias póstumas de Brás Cubas. Indique-a:

  • a) “– Vejo bem que o senhor gosta muito dela… E faz bem; ela gosta muito do senhor. Vá, vá, tranquilo. Olhe a escada, é escura; ponha o chapéu…” (Virgília, esposa de Lobo Neves e amante de Brás Cubas, aconselha-o a relacionar-se com Nhã-loló.)
  • b) “– Que paciência a sua de esperar acordado, enquanto o vizinho dorme! E esperar sozinho! Não tem medo de almas do outro mundo? Eu cuidei que se assustasse quando me viu.” (Marcela, o primeiro amor de Brás, admira-o por ficar esperando por ela durante horas em uma das noites de seus quinze meses de romance).
  • c) “Adverti que devia ser assim mesmo; eu pagara-lhe bem, pagara-lhe talvez demais. Meti os dedos no bolso do colete que trazia no corpo e senti umas moedas de cobre; eram vinténs que eu devera ter dado ao almocreve, em lugar do cruzado em prata.” (Reflexão de Brás Cubas depois do salvamento ao sentir remorso por achar que deveria ter dado moedas de cobre, de menor valor ao almocreve).
  • d) “Restringi o plano primitivo: distribuí alguma cousa aos pobres, dei a matriz da vila uns paramentos novos, fiz uma esmola à Santa Casa da Misericórdia, etc.: ao todo trinta e dois contos.” (Reflexão de Brás Cubas depois do falecimento de seu pai ao abandonar o plano de doação de sua fortuna aos pobres).
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(1,0) 7 - 

O Realismo, no Brasil, iniciou-se em 1881 com a obra:

  • a) Dom Casmurro
  • b) Memórias Póstumas de Brás Cubas.
  • c) O Mulato
  • d) O Ateneu
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(1,0) 8 - 

O escritor atinge a maturidade do realismo de sondagem moral que as obras seguintes iriam confirmar. Quando o romancista assumiu, naquele livro capital, o foco narrativo, na verdade passou ao defunto-autor delegação para exibir, com o despejo dos que já nada mais temem, as peças de cinismo e indiferença com que via montada a história dos homens. A revolução dessa obra, que parece cavar um fosso entre dois mundos, foi uma revolução ideológica e formal: aprofundando o desprezo às idealizações românticas e ferindo no cerne o mito do narrador onisciente, que tudo vê e tudo julga, deixou emergir a consciência nua do indivíduo, fraco e incoerente.

(Adaptado de: BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2000, p. 174-177)

O referente de “naquele livro capital” é o seguinte romance de Machado de Assis:

  • a) Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881).
  • b) Quincas Borba (1892).
  • c) Dom Casmurro (1900).
  • d) Esaú e Jacó (1904).
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(1,0) 9 - 

Leia as afirmativas a seguir:
I.
A obra O Ateneu, de Raul Pompeia, compõe-se de uma série de episódios e reflexões sobre a vida no internato, onde são narrados os relacionamentos entre os adolescentes, o ensino, os professores, as efemérides, apresentados pelo narrador memorialista Sandro. II. O universo de personagens criado por Lima Barreto está repleto de políticos ineficazes e poderosos, de ignorantes que passam por sábios, de militares incapazes e tirânicos. A esse mundo de privilegiados ele opõe as figuras do subúrbio, uma multidão de oprimidos, mostrando sua inspiração e sua revolta contra uma ordem social injusta.
Marque a alternativa CORRETA:

  • a) As duas afirmativas são verdadeiras.
  • b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • d) As duas afirmativas são falsas.
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(1,0) 10 - 

Na segunda metade do século XIX, a literatura romântica entrou em declínio, juntos com seus ideais. Os escritores e poetas realistas começam a falar da realidade social e dos principais problemas e conflitos do ser humano. Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta características do realismo.

  • a) Linguagem rebuscada, vocabulário culto, temas mitológicos e descrições detalhadas. Os autores diziam que faziam a arte pela arte. Graças a essa postura, foram chamados de criadores de uma literatura alienada.
  • b) Linguagem complexa, trocada por uma linguagem mais fácil. Os ideais de vida no campo são retomados (fugere urbem = fuga das cidades) e a vida bucólica passa a ser valorizada, assim como a idealização da natureza e da mulher amada.
  • c) Individualismo, nacionalismo, retomada dos fatos históricos importantes, idealização da mulher, espírito criativo e sonhador, valorização da liberdade e uso de metáforas.
  • d) Objetivismo, linguagem popular, trama psicológica, valorização de personagens inspirados na realidade, uso de cenas cotidianas, crítica social, visão irônica da realidade.