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Simulado Psicólogo Júnior | CONCURSO

Simulado Psicólogo Júnior

Simulado Psicólogo Júnior

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Este Simulado Psicólogo Júnior foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Psicólogo Júnior
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Psicólogo Júnior

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Boa sorte e Bons Estudos,

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#256683
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(1,0) 1 - 

Dentre as diversas possibilidades de intervenção nas organizações, o reprojeto estrutural consiste

  • a) em uma série de atividades projetadas para ajudar gerentes a analisar como os grupos de trabalho funcionam e como podem funcionar mais eficazmente, sendo feito geralmente fora do ambiente da organização e podendo durar alguns dias
  • b) em uma tentativa de aumentar a autoconsciência das pessoas e sua sensibilidade para com as demais por meio de uma reunião em que os participantes compartilham suas preocupações e sentimentos.
  • c) na condução de uma reunião de um dia de duração, com uma amostra representativa dos membros da organização, inclusive da alta administração, de onde deve advir uma lista de ações, sugeridas individualmente, que a administração possa implementar imediatamente
  • d) na equalização entre as demandas de um determinado cargo para que seja possível alcançar um equilíbrio ideal, além de envolver a análise das características da tarefa, dos trabalhadores dos cargos sobre os quais se intervém e a intervenção propriamente dita
  • e) na retirada de uma série representativa de trabalhadores da estrutura formal da organização, de modo temporário, para a participação em pequenos grupos de solução de problemas, envolvendo o realinhamento da estrutura da organização.
#256684
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(1,0) 2 - 

Existem autores especialistas em aprendizagem organizacional que afirmam que o incremento na quantidade de informações disponíveis em uma organização, por si só, não promove a aprendizagem corporativa.

Essa afirmação se sustenta porque a(o)

  • a) relação entre aprendizagem e aquisição de novas informações não existe, podendo haver aprendizagem sem modificação das informações existentes ou acréscimo de novas informações.
  • b) aprendizagem implica modificação na forma de ver a realidade e alterações significativas das capacidades pessoais, e o aumento de informações não gera necessariamente esse efeito
  • c) fator que determina a aprendizagem pessoal deriva de características imutáveis, como a inteligência e a memória, que não são determinadas ou influenciadas pelo fluxo de informações a que a pessoa tem acesso.
  • d) campo da tecnologia da informação se ocupa da disponibilização e do trânsito de informações no seio da organização, não se responsabilizando pelo uso desta para atividades de treinamento
  • e) aumento de informações serve para abastecer colaboradores que não influenciam o rumo da organização como um todo, ou seja, existe aprendizagem pessoal, mas não existe aprendizagem corporativa.
#256685
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(1,0) 3 - 

Um psicólogo é chamado a colaborar na implantação de um programa de gestão por competências.

Das etapas desse processo, o mapeamento das competências organizacionais é definido

  • a) como a localização das competências necessárias, em cada cargo, para que seu ocupante assuma atribuições que favoreçam a busca da missão e da visão da empresa
  • b) como a fase em que se promove a compreensão do programa, seus objetivos e suas etapas, angariando o envolvimento da direção, sanando dúvidas e discutindo as resistências ao processo
  • c) como a fase em que os próprios trabalhadores localizam as competências de que a organização precisa e dispõe para alcançar sua missão e visão, acrescido daquelas competências identificadas pela diretoria como essenciais.
  • d) pela realização da tarefa de elencar, objetivamente, os comportamentos de cada trabalhador, associando-os às competências correlatas e relacionando-os aos resultados alcançados ou não no exercício de sua função.
  • e) pela implantação de programas de desenvolvimento das competências necessárias a cada colaborador, em cada função, para que o exercício de suas atribuições colabore para a realização da visão e da missão da empresa.
#256686
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(1,0) 4 - 

Ao conduzir uma avaliação psicológica, é preciso que o psicólogo considere que

  • a) a escolha de um teste psicológico se justifica quando esse teste capta, exaustivamente, o construto/fenômeno psicológico a ser avaliado, não sendo adequado o uso de testes diferentes para avaliar um mesmo construto/fenômeno.
  • b) a utilização de testes psicológicos caracteriza uma abordagem da psicologia que é epistemologicamente incompatível com a utilização de outras formas de avaliação, como entrevistas, devendo o psicólogo evitar tal ecletismo ingênuo
  • c) os instrumentos psicológicos têm limitações e vantagens que não são absolutas; são relativas à população a que se destinam, às condições em que serão utilizados e aos objetivos da avaliação, tornando obrigatória uma análise crítica
  • d) o contratante da avaliação tem direito, assegurado por lei, à totalidade das informações produzidas no processo de avaliação, cabendo ao psicólogo garantir este direito.
  • e) se seu trabalho está sendo contratado/remunerado por uma pessoa distinta do avaliado, ele está desobrigado a apresentar os objetivos da avaliação, bem como os resultados desta ao avaliado.
#256687
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(1,0) 5 - 

Considerando o contexto de atuação do psicólogo organizacional, é bastante frequente assinalar a existência de duas posições distintas. Uma delas é a do psicólogo que usa seus conhecimentos para ajudar as organizações a funcionarem adequadamente, a serviço da produtividade. A outra é a do psicólogo que utiliza sua posição para favorecer o questionamento das relações de trabalho e promover o bem-estar dos trabalhadores.

Nessas circunstâncias, em sua atuação, o psicólogo

  • a) deve contribuir para uma relação empregado-empregador tão equânime quanto possível, sem esperar ingenuamente a anulação dos conflitos inerentes a essa relação.
  • b) deve assumir claramente, ao menos para si mesmo, a posição que irá conduzir sua atividade: se em prol do trabalhador ou a serviço da expropriação do trabalhador pela organização de trabalho.
  • c) possui uma importância estratégica muito pequena dentro das organizações de trabalho para que sua atuação exerça alguma influência, devendo, portanto, apenas cumprir as funções que lhe são atribuídas.
  • d) possui o ferramental necessário para promover o apaziguamento das tensões tanto do empregador quanto do empregado, devendo utilizar seu conhecimento para eliminar os conflitos entre tais posições
  • e) fica livre para operar como psicólogo do trabalho, ou seja, para focar a saúde psicológica do trabalhador, em detrimento do funcionamento organizacional, dada a existência de administradores exercendo funções correlatas às do psicólogo organizacional.