Processando...

Simulado Psicólogo Clínico | CONCURSO

Simulado Psicólogo Clínico

Simulado Psicólogo Clínico

Se você irá prestar algum concurso para o cargo de Psicólogo Clínico não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Psicólogo Clínico

 

São milhares de simulados para o cargo desejado para que você possa praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Psicólogo Clínico foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Psicólogo Clínico
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

Vejam outros Simulado Psicólogo Clínico

  1. Todos Simulados Psicólogo Clínico
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Psicólogo Clínico

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões para Psicólogo Clínico, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Psicólogo Clínico

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#253631
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

A saúde pública e a higiene mental são funções sociais da psicologia. A respeito dos objetivos da higiene mental, assinale a alternativa incorreta.

  • a) O primeiro objetivo, ou a primeira etapa, da higiene mental inclui o que se formulou como “fazer algo pelo doente mental”. Essa instrução refere-se, basicamente, ao plano assistencial, para um trato mais humano do doente mental e um melhoramento das instituições assistenciais.
  • b) O segundo objetivo da higiene mental é o diagnóstico tardio, pois detectar tardiamente as doenças mentais pode oferecer maiores chances para que o paciente desenvolva sua saúde mental sem a interferência de serviços hospitalares.
  • c) O terceiro objetivo da higiene mental refere-se à profilaxia ou à prevenção da doença. Nesse caso, o psicólogo trata dos aspectos psicológicos dessa tarefa, definindo como o emprego dos recursos psicológicos pode prevenir as doenças.
  • d) O quarto objetivo da higiene mental, ou sua quarta etapa histórica, é a reabilitação, que consiste na ajuda psicológica ao sujeito curado, ou curado com certo déficit, para que ele possa reintegrar-se à comunidade e à sua família, reduzindo o impacto dos fatores que desencadearam sua doença ou que possam torná-lo doente novamente.
  • e) O quinto objetivo da higiene mental, ou a quinta etapa, refere-se à promoção da saúde, que se torna independente da doença e constitui o campo específico da psico-higiene.
#253632
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Considerando a intervenção e a atuação do psicólogo nos três níveis de atenção à saúde pública e coletiva, julgue os itens subsecutivos.
I O primeiro nível de intervenção psicológica ocorre nos serviços de atenção primária de saúde (unidades básicas de saúde da família e centros de saúde). A prevenção primária, cuja característica central é a atuação nos problemas da população, deve estar diretamente relacionada e condicionada à promoção da saúde, investindo-se na construção de estilos de vida saudáveis e na evitação de comportamentos de risco. A intervenção primária do psicólogo na equipe de saúde, ainda que este desempenhe um papel específico, deverá ser realizada em uma perspectiva interdisciplinar e multiprofissional.
II A intervenção em nível secundário ocorre nos ambulatórios e(ou) centros de especialidades. Seu principal objetivo é dar acompanhamento ao paciente, ajudando-o no seguimento de seu tratamento e prevenindo o agravamento da doença. Nesse nível, o psicólogo pode oferecer assistência psicoterápica em suas várias modalidades e realizar psicodiagnósticos, porém sua atuação é isolada da dos demais profissionais de saúde, não sendo necessária na elaboração de programas de adesão aos tratamentos médicos.
III A intervenção em nível terciário está relacionada à assistência em problemas de alta complexidade. Em geral, é feita nos hospitais, mas também pode ser feita nos centros de especialidades. Os psicólogos podem apoiar e orientar pacientes hospitalizados e suas famílias, atuar nos cuidados paliativos e assistir outros profissionais de saúde.
Assinale a alternativa correta.

  • a) Nenhum item está certo.
  • b) Apenas o item II está certo.
  • c) Apenas o item III está certo.
  • d) Apenas os itens I e II estão certos.
  • e) Apenas os itens I e III estão certos.
#253633
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

A psicopatologia refere-se a modificações do modo de vida, do comportamento e da personalidade de um indivíduo que se desviam da norma e(ou) ocasionam sofrimento, o que configura um conhecimento importante para o psicólogo em sua atuação. No que se refere aos transtornos psicóticos, de humor, de ansiedade e relacionados a trauma, assinale a alternativa correta.

  • a) O espectro da esquizofrenia inclui esquizofrenia, outros transtornos psicóticos e transtorno da personalidade esquizotípica. Esses transtornos são definidos como anormalidades apenas nos seguintes domínios: delírios; pensamento desorganizado; e sintomas negativos.
  • b) Os transtornos depressivos têm como característica comum a presença de humor triste, vazio ou irritável, acompanhado de alterações somáticas e cognitivas que afetam significativamente a capacidade de funcionamento do indivíduo. O que difere entre eles são os aspectos de duração, o momento ou a etiologia presumida.
  • c) Os transtornos de ansiedade incluem transtornos que compartilham características de medo e ansiedade excessivos, sem perturbações comportamentais relacionadas.
  • d) Um possível critério diagnóstico da fobia específica, um dos transtornos fóbicos, que são transtornos de ansiedade, encontra-se no medo e na ansiedade acentuados acerca de situações sociais em que o indivíduo seja exposto à avaliação de outras pessoas.
  • e) O transtorno de estresse pós-traumático pode ocorrer a partir dos seis anos de idade, e seus sintomas geralmente se manifestam dentro dos primeiros três meses após o trauma, embora possa haver um atraso.
#253634
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Considerando as principais abordagensteóricas da psicologia, assinale a alternativa incorreta.

  • a) O processo analítico foi caracterizado por Freud como um processo de mudança no paciente que, uma vez iniciado, tem vida própria, independentemente do analista e, em certa medida, do próprio paciente, e que consiste em quatro elementos bem definidos: a associação livre; a resistência; a interpretação; e a elaboração.
  • b) O modelo cognitivo foi construído originalmente de acordo com as pesquisas conduzidas por Aaron Beck para explicar os processos psicológicos na depressão. O princípio fundamental da terapia cognitiva é o de que a maneira como os indivíduos percebem e processam a realidade influencia a forma como eles se sentem e se comportam.
  • c) Na psicoterapia psicodramática, criada por Moreno, o cliente é convidado a compartilhar seu mundo privado, dando vida a ele e concretizando-o. O psicodrama, enquanto método, utiliza principalmente três instrumentos: palco ou cenário; protagonista ou paciente; e diretor.
  • d) Segundo Carl Rogers, na abordagem humanista existencial, o processo psicoterápico gira em torno do funcionamento organísmico, por meio da tendência atualizante do cliente, e o papel do psicoterapeuta é facilitar que essa tendência atualizante possa fluir de forma natural e espontânea.
  • e) A abordagem comportamental baseia-se em alguns pontos gerais do pensamento de Skinner: o estabelecimento do comportamento como objeto de estudo; a suposição do comportamento como determinado; a pretensão de fazer uma análise científica do comportamento a partir da noção de ciência proposta pela ciência natural; o estudo realizado a partir do dado empírico; o afastamento entre a metafísica e o saber científico; e a proposta de previsão e controle.
#253635
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

A elaboração de documentos escritos pelo psicólogo, em sua prática profissional, tem sido pauta no sistema de Conselhos de Psicologia, com o objetivo de fornecer diretrizes e garantir maior uniformidade e qualidade na produção desses documentos. A Resolução n.° 6/2019 do Conselho Federal de Psicologia (CFP) instituiu regras para a elaboração de documentos escritos pelo psicólogo no exercício profissional e revogou resoluções anteriores. Quanto às modalidades de documentos psicológicos, assinale a alternativa correta.

  • a) A declaração consiste em um documento escrito que tem por finalidade registrar informações sobre a prestação do serviço realizado, contendo o registro de sintomas, de situações ou dos estados psicológicos.
  • b) O atestado psicológico consiste em um documento que certifica determinado funcionamento psicológico, desde que este não seja resultante de um processo de avaliação psicológica.
  • c) O laudo psicológico é o resultado de um processo de avaliação psicológica e apresenta informações técnicas dos fenômenos psicológicos, desconsiderando condicionantes históricos e sociais da pessoa, do grupo ou da instituição atendida.
  • d) A estrutura do laudo psicológico é composta exatamente de cinco itens: identificação; descrição da demanda; procedimento; análise; e conclusão.
  • e) O parecer psicológico é um pronunciamento, por escrito, que tem como finalidade apresentar uma análise técnica, em resposta a uma questão-problema do campo psicológico ou a documentos psicológicos questionados, e deve ser composto de cinco itens: identificação; descrição da demanda; análise; conclusão; e referências.