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Simulado Psicólogo | CONCURSO

Simulado Psicólogo

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Este Simulado Psicólogo foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Psicólogo
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

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Questões Psicólogo

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Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#251618
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(1,0) 1 - 

O Código de Ética Profissional do Psicólogo é um conjunto de diretrizes e princípios éticos que orientam a conduta dos psicólogos em sua prática profissional. Ele foi desenvolvido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e tem como objetivo assegurar a integridade, responsabilidade e cuidado no exercício da profissão. Analise as assertivas a seguir sobre as atribuições do psicólogo de acordo com o Código de Ética Profissional.
I. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.
II. O psicólogo poderá prestar serviços ou vincular o título de psicólogo a serviços de atendimento psicológico cujos procedimentos, técnicas e meios que estejam em vias de serem regulamentados ou reconhecidos pela profissão.
III. No relacionamento com profissionais não psicólogos, o psicólogo poderá compartilhar as informações do serviço prestado visando à construção de um trabalho em equipe multidisciplinar.
IV. Em caso de interrupção do trabalho do psicólogo, por quaisquer motivos, ele deverá zelar pelo destino dos seus arquivos confidenciais.
Quais estão corretas?

  • a) Apenas II.
  • b) Apenas III.
  • c) Apenas I e IV.
  • d) Apenas I, II e IV.
  • e) Apenas I, III e IV.
#251619
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(1,0) 2 - 

René Lourau foi um dos grandes teóricos que contribuiu para a construção de uma sociologia crítica das instituições. Sobre a teoria de Lourau, é INCORRETO afirmar que:

  • a) A sociologia das instituições proposta por René Lourau e seu grupo Recherches Institutionnelles propunha-se a fazer uma socioanálise das instituições, especialmente as pedagógicas, como escolas, universidades, como também a psicologia, família, igreja, organizações econômicas e sindicais.
  • b) Potencializada na Europa, cria-se uma abordagem das instituições que pudesse desvendá-las como dimensão fundamental de estruturação do poder na sociedade.
  • c) Ao mesmo tempo evidencia-se a verticalidade e a ubiquidade do poder institucional na organização social.
  • d) Tratava-se também de desenvolver uma perspectiva de análise do poder institucional influenciada pela psicanálise.
  • e) As categorias conceituais derivadas, como inconsciente institucional, analisador/analista, instituído/instituinte e implicação se aplicam, portanto, em uma perspectiva política visando esclarecer as relações de dominação/hegemonia no interior das instituições.
#251620
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(1,0) 3 - 

Silvia Lane foi uma das principais representantes da corrente conhecida como Psicologia Social Crítica, que busca compreender as relações entre indivíduo e sociedade, enfatizando a dimensão política e histórica dos fenômenos sociais. Ela foi uma voz ativa na luta pela democratização da psicologia e pelo reconhecimento da importância dos aspectos sociais e políticos na compreensão do ser humano. De acordo com a visão da autora, a psicologia social estuda a relação entre:

  • a) Indivíduo e sociedade, sua organização, costumes, valores e instituições.
  • b) Sujeito e família nuclear, como forma de alicerçar sua existência.
  • c) Indivíduo e meio ambiente, como maneira de proporcionar uma convivência social.
  • d) Indivíduo e psicólogo.
  • e) Sujeito social e os seus sintomas.
#251621
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(1,0) 4 - 

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, o consumo de bebidas alcoólicas teve um aumento significativo, principalmente entre as mulheres, passando de 23,9%, em 2013, para 26%, em 2019. Nesse sentido, técnicas de tratamento para abusadores ou dependentes de álcool são fundamentais na saúde pública. Ao receber pacientes abusadores ou dependentes de álcool na entrevista inicial, é importante abordar vários aspectos quanto ao uso. Sobre as condutas a serem tomadas pelo profissional nesses casos, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Investigar como está o apetite, sono e outros sintomas. ( ) Buscar os familiares próximos para solicitar mais informações sobre o possível uso e abuso. ( ) Evitar averiguar sintomas de abstinência para não constranger o paciente. ( ) Avaliar a culpa pelo consumo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) V – F – V – V.
  • b) F – F – V – F.
  • c) V – F – F – V.
  • d) F – V – F – V.
  • e) V – V – V – F.
#251622
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(1,0) 5 - 

Em relação à atuação do psicólogo em diferentes campos das políticas públicas no Brasil, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O trabalho da/o psicóloga/o nas políticas públicas tem como objetivo acolher o sujeito que sofre e que busca interlocução por meio da psicoterapia clínica.
( ) Os profissionais da psicologia devem refletir teoricamente sobre a cultura e os modos de vida nas diferentes classes sociais, sem classificá-las como inferiores ou desviantes e criar formas de intervenção que levem em conta outras formas de construção da subjetividade.
( ) A atuação da/o psicóloga/o deve ser efetivada a partir da política de benefícios e reparos.
( ) O CREPOP é uma inciativa dos Conselhos de Psicologia e tem como principal objetivo sistematizar e difundir o conhecimento sobre a interface entre psicologia e políticas públicas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) F – V – F – V.
  • b) V – F – V – F.
  • c) V – V – F – F.
  • d) V – V – V – V.
  • e) F – F – F – V.