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Simulado Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde | CONCURSO

Simulado Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde

Simulado Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde

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Este Simulado Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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Questões Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde

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ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#243786
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Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde
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(1,0) 1 - 

Ao analisar o texto da Convenção Internacional dos Direitos da Criança, de 1989, Irene Théry (2007) observa que tais direitos comportam dois sentidos contraditórios. De um lado, o sentido no qual a criança é vista como vulnerável, podendo ser irresponsável na medida em que não possui a autonomia do adulto. De outro lado, de influência anglo-saxônica, o sentido que pretende buscar menos a proteção integral do que a aquisição de “novos direitos" para a criança, sendo vista como responsável por seu destino e capaz de exercer direitos civis. Logo, há uma preocupante esfera de triunfo dessa última corrente, que pode ser detectada no direito de:

  • a) liberdade de opinião e expressão, de crença e culto religioso e de participar da vida familiar, comunitária e política, sem discriminação e na forma da lei;
  • b) proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso;
  • c) ser educada e cuidada sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto;
  • d) ser criada e educada no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária;
  • e) igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, de ser respeitada por seus educadores e de acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência. 
#243787
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(1,0) 2 - 

A Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos reconhece que “a identidade de um indivíduo inclui dimensões biológicas, psicológicas, sociais, culturais e espirituais”, e que decisões sobre “as questões éticas na medicina, nas ciências da vida e nas tecnologias associadas podem impactar indivíduos, suas famílias e grupos”. Dessa forma, estabelece como um de seus princípios a dignidade humana e os direitos humanos.

Com relação a esses princípios, a Declaração tem como um de seus objetivos

  • a) assegurar que os progressos da ciência e da tecnologia contribuam para a justiça e a equidade na saúde e na qualidade de vida dos indivíduos.
  • b) propor que todos os Estados e Governos se comprometam a resolver questões básicas de saneamento básico de sua população.
  • c) propor que haja uma cooperação internacional em torno das necessidades específicas dos países ricos e industrializados no desenvolvimento da engenharia genética.
  • d) garantir que todos os seres vivos sejam responsáveis pela gestão da qualidade da própria saúde.
  • e) capitalizar as pesquisas científicas para que tragam sempre benefícios à dignidade humana e social.
#243788
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(1,0) 3 - 

Muitas comunidades quilombolas ainda desconhecem os programas e serviços específicos a elas destinadas. A falta de informação aliada à burocratização continuam sendo impedimentos para o exercício da cidadania. O Programa Brasil Quilombola dá visibilidade e relevância às políticas públicas, e a partir de seu desdobramento, a Agenda Social Quilombola (Decreto n° 6261/2007) descreve ações pautadas em quatro eixos:

  • a) acesso à terra; qualidade de vida; inclusão produtiva e desenvolvimento local; direitos e cidadania.
  • b) habitação; infraestrutura e saneamento; eletrificação e edificação; comunicação e cidadania.
  • c) seguridade social; políticas públicas de saúde; previdência social; assistência social.
  • d) regularização fundiária das áreas de quilombo; seguridade social; infraestrutura e saneamento; assistência social.
  • e) direitos; cidadania; regularização fundiária das áreas de quilombo; regularização de convênios de saúde.
#243789
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(1,0) 4 - 

No que se refere a filhos de refugiados, as garantias ao direito ao acesso à documentação e regulamentação dos pais e responsáveis é respaldado

  • a) pelo ECA, que discorre sobre os direitos de todas as crianças e adolescentes.
  • b) pelo Comitê das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança desacompanhadas, principalmente afegãs e sírias.
  • c) por múltiplos fatores – socioeconômicos, culturais e políticos, previstos pelo ECA.
  • d) pela a nova lei de imigração (Lei n° 13.445, de 24 de maio de 2017).
  • e) pelos direitos constitucionais internacionais e Estatuto da Criança e do Estrangeiro.
#243790
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(1,0) 5 - 

“Mas os direitos humanos não têm a ver só com o acesso a serviços e __I___ Eles têm a ver com a cultura de toda a sociedade. Cultura que abarca símbolos, comportamentos, tradições e novidades. Cultura que dá o tom nas relações entre as pessoas. A cultura da sociedade não tem a ver com _____II____ ou renda econômica. Ela tem a ver com os valores mais humanos e profundos de uma comunidade. Quanto mais desenvolvida for a cultura da sociedade, mais reconhecidos e garantidos serão os direitos. Por isso é tão importante trabalharmos a favor de uma cultura e de uma ___III____ de direitos humanos”. (Site CRP-SP)

Assinale a alternativa que completa as lacunas do texto anterior de forma CORRETA:

  • a) I-bens de consumo; II-produção; III-segurança.
  • b) I-políticas públicas; II-escolaridade; III-educação.
  • c) I-saúde; II-sucesso; III-prevenção.
  • d) I-cultura; II-saúde; III-defesa.
  • e) I-educação; II-posição social; III - conservação.