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Simulado Psicologia e Organizações | CONCURSO

Simulado Psicologia e Organizações

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Este Simulado Psicologia e Organizações foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Psicologia e Organizações
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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Questões Psicologia e Organizações

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#243709
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Psicologia e Organizações
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(1,0) 1 - 

Nascida na década de 1930, a psicossociologia do trabalho constitui um campo de conhecimento cujos recursos contribuem para a investigação e a ação, por meio da articulação entre campo social, condutas humanas e vida psíquica. Tem como objetos privilegiados o grupo, a organização e a instituição, tendo sido elaborada a partir da influência de vários autores. Em relação à psicossociologia do trabalho, assinale a alternativa correta.

  • a) A psicossociologia atribuiu um lugar central ao trabalho, às atividades do sujeito sobre e no mundo e às práticas concretas.
  • b) O ideal do eu, como lembra Freud, tem um caráter social: da mesma forma, reúne uma família, uma classe, uma nação, mas também uma profissão, um coletivo de trabalho. São ideais sociais do eu que se originam em valores sociais elaborados na ação.
  • c) Erving Goffman, considerado um dos fundadores da sociologia do trabalho, elaborou esquema de análise sobre os danos que a especialização e o parcelamento de tarefas impõem ao homem, o que o acabou tornando um estranho ao seu trabalho e a si mesmo.
  • d) Para Gérard Mendel, a experiência subjetiva do trabalho não está vinculada ao grau de poder que o sujeito detém.
  • e) As regras (Molinier), o tipo do ofício (Clot) e os valores do coletivo de trabalho podem limitar o sentido do trabalho e seu reconhecimento.
#243712
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Psicologia e Organizações
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(1,0) 2 - 

O trabalho de grupos em atenção primária é uma alternativa para as práticas assistenciais. Estes espaços favorecem o aprimoramento de todos os envolvidos, não apenas no aspecto pessoal como também no profissional, por meio da valorização dos diversos saberes e da possibilidade de intervir criativamente no processo de saúde-doença de cada pessoa. (DIAS, SILVEIRA – 2009)
Considerando os papéis grupais, analise a definição a seguir e assinale a alternativa correspondente: “é aquele que assume as ‘culpas’ do grupo. Assume o papel de depositário dos conteúdos, percebidos como negativos, que provocam malestar no grupo, medo, culpa e vergonha.”

  • a) O líder de mudança.
  • b) O líder de resistência.
  • c) O bode expiatório.
  • d) O porta-voz.
  • e) O silencioso. 
#243713
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(1,0) 3 - 

Considerando as principais abordagens teóricas da psicologia, assinale a alternativa incorreta.

  • a) O processo analítico foi caracterizado por Freud como um processo de mudança no paciente que, uma vez iniciado, tem vida própria, independentemente do analista e, em certa medida, do próprio paciente, e que consiste em quatro elementos bem definidos: a associação livre; a resistência; a interpretação; e a elaboração.
  • b) O modelo cognitivo foi construído originalmente de acordo com as pesquisas conduzidas por Aaron Beck para explicar os processos psicológicos na depressão. O princípio fundamental da terapia cognitiva é o de que a maneira como os indivíduos percebem e processam a realidade influencia a forma como eles se sentem e se comportam.
  • c) Na psicoterapia psicodramática, criada por Moreno, o cliente é convidado a compartilhar seu mundo privado, dando vida a ele e concretizando-o. O psicodrama, enquanto método, utiliza principalmente três instrumentos: palco ou cenário; protagonista ou paciente; e diretor.
  • d) Segundo Carl Rogers, na abordagem humanista existencial, o processo psicoterápico gira em torno do funcionamento organísmico, por meio da tendência atualizante do cliente, e o papel do psicoterapeuta é facilitar que essa tendência atualizante possa fluir de forma natural e espontânea.
  • e) A abordagem comportamental baseia-se em alguns pontos gerais do pensamento de Skinner: o estabelecimento do comportamento como objeto de estudo; a suposição do comportamento como determinado; a pretensão de fazer uma análise científica do comportamento a partir da noção de ciência proposta pela ciência natural; o estudo realizado a partir do dado empírico; o afastamento entre a metafísica e o saber científico; e a proposta de previsão e controle. 
#243717
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(1,0) 4 - 

É no movimento do real que o trabalho enquanto concretude a ser compreendida pelo pensamento se transforma, levando-nos a conceitos que acompanham cada momento deste devir. Partindo do entendimento do trabalho como atividade humana, analise as afirmativas a seguir.
I. O trabalho não é mera atividade que tira da natureza elementos que satisfazem as necessidades da existência, mas ele transforma a natureza para que os objetos produzidos possam satisfazer necessidades propriamente humanas.
II. O ser humano não transforma apenas o material sobre o qual opera; ele imprime ao material o projeto que tinha conscientemente em mira, o qual constitui a lei determinante do seu modo de operar e ao qual deve subordinar sua vontade.
III. O trabalho não é mera ação entre o ser humano e a natureza, mas uma atividade orientada para um fim que, ao alterar a base material sobre o qual opera, mantém o ser humano inalterado.
IV. Ao alterar a natureza e produzir bens necessários, os seres humanos produzem novas necessidades. Para plantar ou arrancar raízes, ou preparar a terra para plantio, criaram-se instrumentos que passam a ser necessários e devem que ser produzidos.
Está correto o que se afirma apenas em

  • a) I e III.
  • b) II e III.
  • c) III e IV.
  • d) I, II e IV.
  • e) II, III e IV. 
#243720
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(1,0) 5 - 

Muitas vezes, a palavra “cultura” é empregada para indicar o desenvolvimento do indivíduo por meio da educação, da instrução. Nesse caso, uma pessoa “culta” seria aquela que adquiriu domínio no campo intelectual ou artístico. Seria “inculta” a que não obteve instrução. Sobre o conceito de cultura, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • a) A cultura pode ser definida como a totalidade das reações e atividades mentais e físicas que caracterizam o comportamento dos indivíduos que compõem um grupo social.
  • b) A cultura pode ser definida como o todo global consistente de implementos e bens de consumo, de cartas constitucionais para os vários agrupamentos sociais, de ideias e ofícios humanos, de crenças e costumes.
  • c) É possível definir cultura como um todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade.
  • d) Uma cultura é um modelo mais ou menos consistente de pensamento e ação; é apenas a soma de todas as suas partes resultando em um único arranjo e uma única interrelação das partes, do que resultou uma nova entidade.
  • e) A cultura pode ser entendida como a soma total de ideias, reações emocionais condicionadas a padrões de comportamento habitual que seus membros adquiriram por meio da instrução ou imitação e de que todos, em maior ou menor grau, participam.