Processando...

Simulado Psicologia da Educação | CONCURSO

Simulado Psicologia da Educação

Simulado Psicologia da Educação

Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Psicologia da Educação não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Psicologia da Educação

 

São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Psicologia da Educação foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Psicologia da Educação
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

Vejam outros Simulado Psicologia da Educação

  1. Todos Simulados Psicologia da Educação
  2. Simulados
  3. Questões de Simulados

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Psicologia da Educação e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Psicologia da Educação

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Psicologia da Educação, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Psicologia da Educação

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#243796
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Psicologia da Educação
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Avalie as afirmativas abaixo, considerando as “Recomendações de práticas não medicalizantes para profissionais e serviços de educação e saúde” (CFP, 2015).

I. Entende-se por medicalização o processo por meio do qual as questões da vida social são reduzidas a um tipo de racionalidade que vincula artificialmente a dificuldade de adaptação às normas sociais a determinismos orgânicos que se expressariam no adoecimento do indivíduo.

II. O campo educacional tem se configurado como um dos principais espaços de enfrentamento ao fenômeno social da medicalização da vida, o que permite observar, recentemente, uma diminuição nas práticas de encaminhamento a especialistas com a demanda de diagnósticos quanto a problemas de aprendizagem de alunos; tais problemas têm sido entendidos, cada vez mais, como produto de um contexto complexo e multideterminado.

III. Pode-se dizer que os processos de medicalização promovem a seguinte inversão: ao invés de se fabricarem remédios para doenças, fabricam-se doenças para remédios, com vistas ao aquecimento de um mercado que se abre para a indústria farmacêutica com a criação de supostas doenças.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • a) Nenhuma afirmativa está correta.
  • b) Todas as afirmativas estão corretas.
  • c) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  • d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
#243797
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Psicologia da Educação
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Segundo a teoria de Piaget no que se refere às fases do desenvolvimento humano, no período pré-operatório,

  • a) ocorre o aparecimento da linguagem e da fase egocêntrica da criança.
  • b) a criança desenvolve a sucção e os movimentos de coordenação.
  • c) as noções de causalidade, ordem e velocidade são adquiridas pela criança.
  • d) a criança consegue realizar operações matemáticas mentalmente e desenvolve a capacidade de interiorizar ações
#243798
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Psicologia da Educação
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Piaget, quando postula sua teoria sobre o desenvolvimento da criança, descreve-a, basicamente, em 4 estágios, que ele próprio chama de fases de transição (Piaget, 1975). Relacione a 2ª coluna com a 1ª coluna:

1ª COLUNA:

1 - Período Sensório-Motor.

2 - Período pré-operatório.

3 - Período Operatório Concreto.

4 - Período Operatório Lógico Formal.

2ª COLUNA:

( ) A linguagem está em nível de monólogo coletivo, ou seja, todos falam ao mesmo tempo sem que respondam as argumentações dos outros. Duas crianças “conversando” dizem frases que não têm relação com a frase que o outro está dizendo.

( ) A criança é capaz de pensar logicamente, formular hipóteses e buscar soluções, sem depender mais só da observação da realidade. As estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.

( ) Sua linguagem vai da ecolalia (repetição de sílabas) à palavra-frase("água" para dizer que quer beber água) já que não representa mentalmente o objeto e as ações. Sua conduta social, neste período, é de isolamento e indiferenciação.

( ) Neste estágio a criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, sendo então capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo:

  • a) 2, 4, 1, 3.
  • b) 1, 4, 2, 3.
  • c) 3, 2, 1, 4.
  • d) 2, 1, 4, 3.
#243799
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Psicologia da Educação
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Em relação à prática da leitura na educação infantil, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F(falso) e responda:

I. A perspectiva psicogenética da aprendizagem da leitura provocou mudanças significativas nos objetivos e nas estratégias metodológicas utilizadas na educação infantil.

II. A perspectiva histórico cultural contribuiu para novas formas de conceber e trabalhar a oralidade na educação infantil.

III. Na perspectiva behaviorista o desenvolvimento da oralidade da criança está diretamente relacionado às trocas discursivas entre o adulto e a criança.

A alternativa correta é:

  • a) VVV
  • b) VFV
  • c) VVF
  • d) FFV
#243800
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Psicologia da Educação
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

As teorias do desenvolvimento psicológico têm orientado as práticas pedagógicas de professores da educação infantil. Sobre a teoria de Piaget, analise as proposições abaixo:

I. Conforme a perspectiva piagetiana, a inteligência humana não representa uma forma de adaptação biológica.

II. Para Piaget, as pessoas não nascem providas das noções e categorias de pensamento, mas estas são elaboradas no decorrer do desenvolvimento.

III. De acordo com o pensamento piagetiano o processo de desenvolvimento é definido como uma sucessão de estágios qualitativamente diferentes e que se vinculam na aparição das diferentes estruturas.

Está(ão) correta(s) apenas:

  • a) II e III;
  • b) I, II e III;
  • c) I e III;
  • d) I e II;