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Simulado Psicologia Aplicada à Odontologia | CONCURSO

Simulado Psicologia Aplicada à Odontologia

Simulado Psicologia Aplicada à Odontologia

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Este Simulado Psicologia Aplicada à Odontologia foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Psicologia Aplicada à Odontologia
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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REGRA DO SIMULADO

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Questões Psicologia Aplicada à Odontologia

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#246834
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Psicologia Aplicada À Odontologia
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(1,0) 1 - 

Visando auxiliar a criança a deixar o hábito de sucção de chupeta, é indicado

  • a) recompensar a criança pelo seu esforço.
  • b) fazer comparações com outras crianças.
  • c) esconder a chupeta.
  • d) oferecer punições.
  • e) fazer ameaças à criança.
#246835
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(1,0) 2 - 

Ao realizar a educação de pacientes, é importante lembrar que os pacientes não têm uma grande aceitação em relação às recomendações feitas pelos profissionais de saúde mesmo que tenham uma grave doença. Assim, ao realizar recomendações, deve-se considerar que a mensagem deve fazer algum sentido para quem a está recebendo. O receptor da mensagem deve, portanto, ser capaz de fazer inferências para estabelecer um sentido próprio para a mensagem. Inferência é

  • a) conseguir estabelecer de onde (qual é o autor) o profissional está tirando aquela informação.
  • b) uma forma de demonstrar que simpatiza com quem está falando.
  • c) o processo de elaboração ativa de conhecimentos a partir de relações que estabelecemos entre o que é dito e o que conhecemos anteriormente.
  • d) a capacidade de “apagarmos” todas as informações equivocadas que tínhamos anteriormente para poder adquirir informações corretas a respeito de um assunto que não conhecemos ou conhecemos pouco.
  • e) estabelecer uma relação de cordialidade com a pessoa que está se comunicando conosco para que as informações possam ser passadas sem interferências externas.
#246836
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(1,0) 3 - 

A odontohebiatria é um estudo que aborda a necessidade de uma atenção odontológica sobre um grupo de pacientes específicos. Sobre este tema, é correto afirmar que este estudo se fez necessário

  • a) devido à demanda de tratamentos restauradores complexos e ao aumento da odontologia curativa que alcançamos no Brasil a partir de 1990.
  • b) devido ao aumento de atendimentos que se fizeram nos últimos 10 anos em idosos com o desejo de reabilitação bucal.
  • c) devido à mudança de hábitos de pacientes jovens, tornando comum o uso de piercings orais, falta de regularidade nas alimentações, uso de drogas e bulimia.
  • d) devido a um tratamento odontológico diferenciado para pacientes especiais que apresentam transtornos neuropsicológicos e merecem uma atenção especial do cirurgião-dentista.
  • e) objetivando a prevenção da cárie e de doenças gengivais de uma maneira biológica e mais natural, para que se diminua o índice CPOD abaixo de 1.2 em crianças de 2 a 6 anos de idade.
#246837
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(1,0) 4 - 

Na técnica de trabalho na clínica odontológica conhecida como “a quatro mãos”, o

  • a) instrumentador fica posicionado atrás do operador para facilitar a transferência dos instrumentos.
  • b) instrumentador transfere todos os instrumentos ao operador que fica com suas mãos próximas ao campo de trabalho.
  • c) instrumentador realiza as operações de sucção e transfere os instrumentos manuais, mas o operador acessa os instrumentos rotatórios, que ficam ao seu lado.
  • d) isolamento relativo do campo operatório não é realizado, pois o instrumentador realiza a sucção ou o paciente descarta diretamente na cuspideira.
  • e) operador recebe do instrumentador todos os instrumentos, mas acessa e manipula diretamente os materiais de restauração.
#246838
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(1,0) 5 - 

Paciente com 51 anos de idade, sexo feminino, tem indicação protética para extração dos dentes 44 e 45. Durante a anamnese, a paciente relata ter “rinite desde os 30 anos de idade”, ser “alérgica a aspirina” e ter um histórico de “crises de asma”. 

A anamnese I. deve ser específica e voltada ao objetivo principal do atendimento odontológico, abordando aspectos relacionados à indicação das exodontias. II. possibilita elaborar planos de tratamento a partir de histórias incompletas, devido ao grande período de tempo decorrido desde os primeiros sinais de doença sistêmica, sem que isso acarrete complicações à paciente. III. consiste no mecanismo inicial para identificar o estado de saúde da paciente antes de formular um diagnóstico e o plano de tratamento . IV. constitui um diálogo entre o profissional e a paciente e é específica porque cada fato relatado revela a necessidade de esclarecimentos e a possibilidade de encontrar novos problemas relacionados ao fato. Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) III e IV.
  • b) II e IV.
  • c) I e IV.
  • d) II e III.
  • e) I e II.
#246839
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(1,0) 6 - 

Acerca das rotinas de um consultório odontológico, assinale a alternativa correta.

  • a) Antes do início do atendimento, deve-se abrir e dispor todo o instrumental que será utilizado e aguardar a chegada do cirurgião-dentista e do paciente.
  • b) A cadeira, o refletor, o negatoscópio, as canetas de alta e baixa rotação, e os raios X devem ser inspecionados para que seja verificado se eles estão funcionando corretamente. Caso contrário, deve-se avisar o cirurgião-dentista ou contatar diretamente a assistência técnica.
  • c) Deve-se fazer a assepsia do consultório. Antes da primeira consulta, não há necessidade de paramentação, porque não houve contaminação dos equipamentos.
  • d) Entre um atendimento e outro, devem ser limpas, com álcool a 70%, apenas as superfícies em que houve contato do paciente. Naquelas em que só o cirurgião-dentista e (ou) só o TSB tocaram, não há necessidade, porque ambos estavam de luvas.
  • e) Deve-se dispor os prontuários ao alcance do cirurgião-dentista durante o atendimento e mantê-los expostos até a solicitação de recolhimento. Caso o cirurgião-dentista não faça tal solicitação, os prontuários deverão ser mantidos no consultório.
#246840
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(1,0) 7 - 

Com relação ao acolhimento e ao preparo do paciente odontológico, assinale a alternativa correta.

  • a) Boas maneiras e postura para falar não fazem parte do processo de acolhimento do paciente.
  • b) No processo de acolhimento, o TSB deve responder apenas às questões que fazem parte das suas atribuições e ignorar as perguntas acerca de outros setores do hospital, mesmo que ele saiba as respostas.
  • c) Durante o preparo do paciente, a postura de preparar silenciosamente os instrumentos e exibi-los ao paciente não afeta o nível de ansiedade deste em relação ao tratamento.
  • d) Ao fim do tratamento odontológico, manter-se sentado e distante do paciente revela profissionalismo.
  • e) Ouvir com atenção as necessidades do paciente durante todo o expediente é uma das formas mais ativas de acolhimento em clínica odontológica.
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(1,0) 8 - 

Durante a consulta para atendimento odontológico, paciente com 66 anos de idade, sexo feminino, relatou suas angústias e aflições, devido ao seu quadro de doença cardiovascular, que a impediam de viajar com a família. Considere as afirmativas abaixo:

I. No ambiente clínico, a paciente estabelece uma relação de confiança com os profissionais da Equipe de Saúde Bucal (ESB) e sente-se à vontade para expor aspectos de sua vida pessoal.

II. As situações relatadas pela paciente carregam uma carga emocional intensa, o que requer da ESB uma escuta cuidadosa e acolhedora.

III. Os fatos relatados pela paciente não se referem ao tratamento odontológico, assim, a ESB está desobrigada de guardar sigilo.

IV. A ESB atua na intimidade da cavidade bucal da paciente com cuidado e eficiência, e não pode dedicar tempo às suas queixas de ordem familiar.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) I e II.
  • b) I e III.
  • c) II e III.
  • d) II e IV.
  • e) III e IV.
#246842
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(1,0) 9 - 

Algumas crianças estranham muito o consultório odontológico e precisam de condicionamento para que aceitem o tratamento. Dentre as técnicas de manejo infantil, uma bastante utilizada é a denominada modelamento, em que o profissional

  • a) utiliza o exemplo de outro paciente, criança ou adulto, para que a criança se comporte da mesma maneira.
  • b) condiciona a criança utilizando o sistema de recompensas (se você se comportar bem, ganhará um presentinho ao final da sessão).
  • c) tenta distrair a atenção da criança utilizando histórias, filmes ou músicas.
  • d) primeiro explica o que será feito, depois mostra como será feito utilizando um modelo, por exemplo, e depois realiza o procedimento.
  • e) permite a presença da mãe somente se a criança se comportar como um modelo.
#246843
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(1,0) 10 - 

Tradicionalmente os pais têm sido afastados da sala durante o atendimento infantil e isso permite ao profissional desenvolver um relacionamento sem interferências com a criança. No entanto isso só é recomendado a partir da idade de

  • a) seis meses, quando a criança já pode ficar na creche sem os pais.
  • b) um ano, quando a criança já está habituada a ficar sozinha na escolinha.
  • c) dois anos.
  • d) três anos.
  • e) quatro anos.