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Simulado Psicologia | CONCURSO

Simulado Psicologia

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Este Simulado Psicologia foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Psicologia
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#264906
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(1,0) 1 - 

Avaliação Psicológica é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas. Os testes psicológicos, instrumentos auxiliares no psicodiagnóstico, devem possuir consistência técnico-científica e atender requisitos mínimos obrigatórios. Alguns estão listados a seguir, à EXCEÇÃO de um destes:

  • a) Apresentação de evidências empíricas sobre as características técnicas dos itens do teste, exceto para os métodos projetivos/expressivos.
  • b) Apresentação de fundamentação teórica, com especial ênfase na definição do(s) construto(s), descrevendo seus aspectos constitutivo e operacional.
  • c) Definição dos objetivos do teste e contexto de aplicação, detalhando a população-alvo.
  • d) Pertinência teórica e qualidade técnica dos estímulos utilizados nos testes.
  • e) Apresentação do sistema de validação pela comunidade científica em pelo menos três países, explicitando a lógica de sua estruturação em função do sistema adotado para a organização de respostas.
#264907
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(1,0) 2 - 

É síntese que a transformação da personalidade em consequência de processos resulta em limitação ou desintegração da personalidade. Conforme Karl Jaspers (1979), os estudos de psicopatologia sugerem que, nestes casos, os distúrbios podem ser classificados em três categorias:
A- Demência esquizofrênica. B- Demência por processo orgânico cerebral. C- Demência epiléptica.
São características destas:
1. Lentificação dos processos psíquicos, dificuldade de apreensão, alongamento considerável dos tempos de reação, tendências à obstinação, à fixidez afetiva, às estereotipias. 2. A reação chistosa em alguns tumores cerebrais, o mau humor nos alcoolistas, a maneira religioso-exaltada, fingida, ou os modos pedantescamente apurados nos epiléticos, a euforia na esclerose múltipla. 3. A diversidade em que se apresenta vai de alterações ligeiras na limitação da compreensibilidade até a quase completa desintegração. Destacam-se a falha de unitariedade no pensamento, no sentimento e na vontade, a luta entre os movimentos afetivos e o conteúdo ideativo momentâneo, a incapacidade de conceber a realidade como realidade e dar-lhe significação válida.
A combinação CORRETAdos conceitos e suas descrições é:

  • a) A-1, B-2, C-3.
  • b) A-3, B-2, C-1.
  • c) A-3, B-1, C-2.
  • d) A-2, B-3, C-1.
  • e) A-1, B-3, C-2.
#264908
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(1,0) 3 - 

Em relação à autonomia do sujeito, diversos teóricos do desenvolvimento elaboraram suas teses.
I- Cada indivíduo é absolutamente único e, por meio de seus processos psicológicos mais sofisticados, constrói seus significados e recria sua própria cultura. O indivíduo interioriza formas de funcionamento psicológico dadas culturalmente, mas, ao tomar posse delas, torna-as suas e as utiliza como instrumentos pessoais de pensamento e ação no mundo. II- Graças ao uso da razão, o sujeito pode, ele mesmo, estabelecer suas certezas, liberando-se do que a tradição procura pura e simplesmente impor às diversas consciências. A autonomia intelectual é fruto dos poderes da razão que, a crenças, substitui a demonstração. III- Aautonomia possível ao sujeito oscila entre os limites colocados pela biologia e aqueles construídos pela história humana, fonte dos conteúdos da mente. Ele será sempre um sujeito datado, preso às determinações de sua estrutura biológica e de sua conjuntura histórica.
Na sequência em que aparecem, as assertivas acima podem ser atribuídas às teorias do desenvolvimento de:

  • a) Wallon, Piaget, Vygotsky.
  • b) Vygotsky, Piaget, Wallon.
  • c) Vygotsky, Wallon, Piaget.
  • d) Piaget, Wallon, Vygotsky.
  • e) Piaget, Vygotsky, Wallon.
#264909
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(1,0) 4 - 

O comportamento é provocado por impulsos inconscientes, com base biológica, que exigem gratificação. Quando a expressão dessas exigências é bloqueada por constrangimentos morais, nós negociamos compromissos comportamentais centrados nas substituições ou nas representações simbólicas do objeto originalmente desejado.
Estas afirmações são coerentes com a Teoria da Personalidade proposta por:

  • a) Sigmund Freud.
  • b) Alfred Adler.
  • c) Carl Jung.
  • d) Harry Sullivan.
  • e) Karen Horney.
#264910
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(1,0) 5 - 

Há no Brasil um nítido avanço em relação à compreensão da teoria do envelhecimento, bem como merecem registro os importantes progressos no campo da ciência aplicada. Dentre estes progressos, que permitiram significativa melhoria na prevenção e promoção à saúde da pessoa idosa, ressaltam-se:
I- a revolução psicofarmacológica e o advento da neuroimagem funcional. II- o desenvolvimento de uma visão ampliada da velhice e do processo de envelhecimento, assegurando a proteção da lei e o acesso universalizado aos serviços de proteção à pessoa idosa. III- o desenvolvimento de técnicas cognitivas e comportamentais de reabilitação neuropsicológica.
Em relação aos itens anteriormente elencados, é CORRETO o que se afirma em:

  • a) I e II apenas.
  • b) I e III apenas.
  • c) I apenas.
  • d) III apenas.
  • e) I, II e III.