Simulado Professor - Sociologia | CONCURSO
Simulado Professor - Sociologia
Se você irá prestar algum concurso para o cargo de Professor - Sociologia não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
Vejam todos os simulados Professor - Sociologia
São milhares de simulados para o cargo desejado para que você possa praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado Professor - Sociologia foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Professor - Sociologia
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
Vejam outros Simulado Professor - Sociologia
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.
Questões Professor - Sociologia
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões para Professor - Sociologia, que também são grátis. Clique Aqui!
Vejam todos os simulados Professor - Sociologia
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #264721
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Como os teóricos da reprodução explicam as desigualdades educacionais? Capital cultural e ethos de classe definem a herança cultural que cada aluno leva consigo ao ingressar na escola, onde se confrontam os diversos habitus (os modos de ser e as habilidades de cada um) e a riqueza e/ou a adequação da herança cultural pessoal. Assim sendo, os alunos que pertencem às famílias privilegiadas obtêm os melhores resultados em termos de formação.
As afirmativas a seguir identificam corretamente os motivos do sucesso escolar dos alunos que pertencem às famílias privilegiadas, à exceção de uma. Assinale-a.
- a) Porque são dotados de um patrimônio de conhecimentos, habilidades e valores que facilitam o percurso formativo.
- b) Porque contam com o apoio material e moral dos pais e com o seu interesse e envolvimento no processo de instrução.
- c) Porque dispõem de recursos financeiros adequados para adquirir material didático e serviços complementares.
- d) Porque empenham mais tempo para estudar e, assim, adquirem maiores e melhores conhecimento.
- e) Porque o seu modo de ser – fala, vestimenta e boas maneiras – corresponde às expectativas positivas dos docentes.
- #264722
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Todo o pensamento liberal-democrático pode resumir-se na frase célebre de Bentham: ‘A maior felicidade para o maior número’. Não é difícil perceber que essa ideia está em contraste direto com qualquer forma de convívio humano baseada nos valores cordiais. Todo afeto entre os homens funda-se forçosamente em preferências.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
Considerando o trecho, é correto afirmar que, em termos weberianos, a incompatibilidade entre liberalismo e cordialidade funda-se no conflito desta última com o princípio:
- a) do estado de bem-estar.
- b) da burocracia moderna.
- c) da reprodução social.
- d) da consciência de classe.
- e) da liderança carismática.
- #264723
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Para se manter a possibilidade da autonomização relativa, é necessário um largo e intenso intercâmbio com certos países científica e tecnologicamente mais avançados. Portanto, o contrapeso da permanente e considerável influência externa deve ser encontrado em identificação e valores que combinem a absorção de conhecimentos, técnicas de investigação e talentos importados com uma forte intensificação da produção original.
FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
Assinale a opção que descreve corretamente o programa defendido no trecho.
- a) A defesa de medidas paliativas para a inadimplência brasileira nos campos da ciência e tecnologia.
- b) A possibilidade de superação da dependência tecnológica por meio de uma política de importações.
- c) A relativização da ideologia do progresso linear, que coloca certos países à frente de outros.
- d) A falta de caminhos para a participação brasileira nas produções tecnocientíficas de ponta.
- e) A condenação ao intercâmbio com os países capitalistas e à sua influência imperialista.
- #264724
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Se inibimos ou escondemos dos olhos do estrangeiro ou do inocente o ‘Você sabe com quem está falando?’, deixando de integrá-lo em nossa visão corrente do que fabrica o Brasil, é certamente porque o rito revela conflito e, vale reiterar, nós somos avessos aos conflitos. Em um mundo que tem que se mover obedecendo às engrenagens de uma hierarquia que deve ser vista como algo natural, os conflitos contidos nas interrogações contundentes tendem a ser tomados como irregularidades.
DAMATTA, Roberto. Você sabe com quem está falando? Rio de Janeiro: Rocco, 2020. Adaptado.
Segundo o autor, a expressão “Você sabe com quem está falando?”
- a) é expressão isolada do abuso de poder por parte de determinados indivíduos detentores de status.
- b) manifesta uma característica tipicamente brasileira aos olhos dos observadores estrangeiros.
- c) explicita de maneira perturbadora a naturalização tácita de papéis e posições sociais.
- d) mostra que mesmo em sociedades igualitárias é possível a ocorrência de situações de arbitrariedade.
- e) é uma exceção à sociabilidade brasileira, em que não há lugar para conflitos e hierarquias rígidas.
- #264725
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Caio Prado Júnior apresentou uma análise crítica sobre os efeitos da origem colonial da formação socioeconômica do Brasil.
As opções a seguir apresentam características do que o autor considerou como o “sentido da colonização”, à exceção de uma. Assinale-a.
- a) A escravidão foi a instituição central da produção, capaz de fornecer a força de trabalho.
- b) O povoamento obedeceu aos desígnios da metrópole e seus interesses econômicos exploratórios.
- c) A maior parte da riqueza gerada em território nacional manteve-se alimentando o mercado interno.
- d) O modo de produção hegemônico era baseado no grande latifúndio empregado para a monocultura.
- e) A colonização brasileira está situada na história da expansão do capitalismo mundial.