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Simulado Professor - Sociologia | CONCURSO

Simulado Professor - Sociologia

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Este Simulado Professor - Sociologia foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Professor - Sociologia
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

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Questões Professor - Sociologia

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#253421
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(1,0) 1 - 

A categoria trabalho foi pensada por diversos autores
(I) como valor; (II) como racionalidade capitalista; ou (III) como elemento de interação do indivíduo na sociedade em suas dimensões tanto corporativa como de integração social.

Adaptado de BNCC Ensino Médio, p 556, in: http://basenacionalcomum.mec.g...
O trecho se refere, de I a III, às concepções de trabalho de

  • a) Adam Smith – David Ricardo – Vilfredo Pareto.
  • b) Karl Marx - Max Weber - Émile Durkheim.
  • c) David Ricardo – Jeremy Bentham – Karl Marx.
  • d) Thomas Malthus – John Rawls – Max Weber.
  • e) Max Weber – John Stuart Mill – David Ricardo.
#253422
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(1,0) 2 - 

A influência do pensamento de Franz Boas permitiu que o sociólogo Gilberto Freyre desenvolvesse uma posição destoante em relação à visão então predominante sobre a natureza híbrida da sociedade brasileira.

  • a) a mistura biológica e cultural exacerbada comprometeria os esforços para a criação de uma civilização moderna no Brasil.
  • b) o caráter misto da sociedade brasileira exigiria do Estado uma penalização variada para crimes cometidos por indivíduos de raças distintas.
  • c) a democracia racial brasileira seria capaz de resultar em um processo benigno de branqueamento por meio da miscigenação.
  • d) o cruzamento de raças no Brasil seria capaz de criar um tipo mestiço ideal para alavancar a nova fase industrial brasileira.
  • e) a mestiçagem é a principal característica da cultura brasileira e gerou uma produtiva coexistência entre tradições culturais.
#253423
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(1,0) 3 - 

Todo o poder que exerce violência simbólica, isto é, todo o poder que consegue impor significações e impô-las como legítimas, dissimulando as relações de poder que estão na base da sua força, junta a sua própria força simbólica específica a essas relações de poder.
BOURDIEU, P., & PASSERON, J-C. Reproduction in education, society and culture. Londres: Sage Publications, 1977, p. 4. Adaptado.
As afirmativas a seguir caracterizam a violência simbólica de acordo com as premissas dos autores citados, à exceção de uma. Assinale-a.

  • a) O poder da violência simbólica consiste em impor significados.
  • b) As relações de poder são dissimuladas por processos de legitimação.
  • c) A violência simbólica é um ato consciente e deliberado de opressão.
  • d) O poder da violência simbólica fundamenta-se nas relações de poder.
  • e) A violência simbólica camufla as relações de poder, o que estabelece e aumenta a sua própria força.
#253424
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(1,0) 4 - 

O gentílico [brasileiro] se implanta quando se torna necessário denominar diferencialmente os primeiros núcleos neobrasileiros, formados sobretudo de brasilíndios e afro-brasileiros, quando começou a plasmar-se a configuração histórico-cultural nova, que envolveu seus componentes em um mundo não apenas diferente, mas oposto ao do índio, ao do português e ao do negro.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. São Paulo: Global, 2015.
Darcy Ribeiro entende que a formação do povo brasileiro

  • a) deu-se em continuidade e manutenção das tradições dos povos que participaram da configuração colonial.
  • b) foi o transplante da sociedade metropolitana ibérica e sua replicação no território colonial.
  • c) baseou-se na persistência da intimidade dos povos autóctones com seus territórios originários.
  • d) dependeu de uma situação em que cada etnia participante perdeu os seus caracteres culturais de origem.
  • e) produziu uma nação fragmentada nas diversas identidades constituintes e seus conflitos recíprocos.
#253425
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(1,0) 5 - 

Leia a sexta competência específica de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o Ensino Médio:
6. Participar, pessoal e coletivamente, do debate público de forma consciente e qualificada, respeitando diferentes posições, com vistas a possibilitar escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
Nesta competência específica, pretende-se

  • a) tratar da linguagem política mostrando como os termos passaram por mudanças ao longo da história e identificar demandas político-sociais.
  • b) exercitar a reflexão para compreender os fundamentos da ética em diferentes culturas, estimulando o respeito às diferenças (culturais, religiosas, étnico-raciais etc.).
  • c) compreender o significado de trabalho em diferentes sociedades, os processos de estratificação social e a desigualdade econômico-social.
  • d) analisar os paradigmas que conformam o pensamento e os saberes de diferentes sociedades e povos, levando em consideração suas formas de apropriação da natureza.
  • e) identificar a complexidade dos fluxos populacionais e da circulação de mercadorias por meio de linguagens, variadas com destaque para as novas tecnologias.