Simulado Professor - Sociologia | CONCURSO
Simulado Professor - Sociologia
Se você irá prestar algum concurso para o cargo de Professor - Sociologia não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
Vejam todos os simulados Professor - Sociologia
São milhares de simulados para o cargo desejado para que você possa praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado Professor - Sociologia foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Professor - Sociologia
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
Vejam outros Simulado Professor - Sociologia
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.
Questões Professor - Sociologia
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões para Professor - Sociologia, que também são grátis. Clique Aqui!
Vejam todos os simulados Professor - Sociologia
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #253421
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
A categoria trabalho foi pensada por diversos autores
(I) como valor; (II) como racionalidade capitalista; ou (III) como elemento de interação do indivíduo na sociedade em suas dimensões tanto corporativa como de integração social.
Adaptado de BNCC Ensino Médio, p 556, in: http://basenacionalcomum.mec.g...
O trecho se refere, de I a III, às concepções de trabalho de
- a) Adam Smith – David Ricardo – Vilfredo Pareto.
- b) Karl Marx - Max Weber - Émile Durkheim.
- c) David Ricardo – Jeremy Bentham – Karl Marx.
- d) Thomas Malthus – John Rawls – Max Weber.
- e) Max Weber – John Stuart Mill – David Ricardo.
- #253422
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A influência do pensamento de Franz Boas permitiu que o sociólogo Gilberto Freyre desenvolvesse uma posição destoante em relação à visão então predominante sobre a natureza híbrida da sociedade brasileira.
- a) a mistura biológica e cultural exacerbada comprometeria os esforços para a criação de uma civilização moderna no Brasil.
- b) o caráter misto da sociedade brasileira exigiria do Estado uma penalização variada para crimes cometidos por indivíduos de raças distintas.
- c) a democracia racial brasileira seria capaz de resultar em um processo benigno de branqueamento por meio da miscigenação.
- d) o cruzamento de raças no Brasil seria capaz de criar um tipo mestiço ideal para alavancar a nova fase industrial brasileira.
- e) a mestiçagem é a principal característica da cultura brasileira e gerou uma produtiva coexistência entre tradições culturais.
- #253423
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Todo o poder que exerce violência simbólica, isto é, todo o poder que consegue impor significações e impô-las como legítimas, dissimulando as relações de poder que estão na base da sua força, junta a sua própria força simbólica específica a essas relações de poder.
BOURDIEU, P., & PASSERON, J-C. Reproduction in education, society and culture. Londres: Sage Publications, 1977, p. 4. Adaptado.
As afirmativas a seguir caracterizam a violência simbólica de acordo com as premissas dos autores citados, à exceção de uma. Assinale-a.
- a) O poder da violência simbólica consiste em impor significados.
- b) As relações de poder são dissimuladas por processos de legitimação.
- c) A violência simbólica é um ato consciente e deliberado de opressão.
- d) O poder da violência simbólica fundamenta-se nas relações de poder.
- e) A violência simbólica camufla as relações de poder, o que estabelece e aumenta a sua própria força.
- #253424
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
O gentílico [brasileiro] se implanta quando se torna necessário denominar diferencialmente os primeiros núcleos neobrasileiros, formados sobretudo de brasilíndios e afro-brasileiros, quando começou a plasmar-se a configuração histórico-cultural nova, que envolveu seus componentes em um mundo não apenas diferente, mas oposto ao do índio, ao do português e ao do negro.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. São Paulo: Global, 2015.
Darcy Ribeiro entende que a formação do povo brasileiro
- a) deu-se em continuidade e manutenção das tradições dos povos que participaram da configuração colonial.
- b) foi o transplante da sociedade metropolitana ibérica e sua replicação no território colonial.
- c) baseou-se na persistência da intimidade dos povos autóctones com seus territórios originários.
- d) dependeu de uma situação em que cada etnia participante perdeu os seus caracteres culturais de origem.
- e) produziu uma nação fragmentada nas diversas identidades constituintes e seus conflitos recíprocos.
- #253425
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Leia a sexta competência específica de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o Ensino Médio:
6. Participar, pessoal e coletivamente, do debate público de forma consciente e qualificada, respeitando diferentes posições, com vistas a possibilitar escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
Nesta competência específica, pretende-se
- a) tratar da linguagem política mostrando como os termos passaram por mudanças ao longo da história e identificar demandas político-sociais.
- b) exercitar a reflexão para compreender os fundamentos da ética em diferentes culturas, estimulando o respeito às diferenças (culturais, religiosas, étnico-raciais etc.).
- c) compreender o significado de trabalho em diferentes sociedades, os processos de estratificação social e a desigualdade econômico-social.
- d) analisar os paradigmas que conformam o pensamento e os saberes de diferentes sociedades e povos, levando em consideração suas formas de apropriação da natureza.
- e) identificar a complexidade dos fluxos populacionais e da circulação de mercadorias por meio de linguagens, variadas com destaque para as novas tecnologias.