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Simulado Professor - Polivalência | CONCURSO

Simulado Professor - Polivalência

Simulado Professor - Polivalência

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Este Simulado Professor - Polivalência foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Professor - Polivalência
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Professor - Polivalência

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Boa sorte e Bons Estudos,

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#259499
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(1,0) 1 - 

Sara Pain classificou os fatores que interferem na aprendizagem como: orgânicos, específicos (cognitivos/perceptivos e motores), psicógenos e ambientais. Esses fatores possuem dimensões que se articulam biológica, social e cognitivamente, e também em função do próprio eu. No tocante à dimensão social, pode-se interferir positivamente no processo de aprendizagem escolar:

  • a) A forma como o professor estimula os alunos a lidar com o fracasso e com o sucesso.
  • b) A existência de lesões neurológicas ou desordem corticais.
  • c) A convivência com pessoas com baixos níveis de alfabetização.
  • d) Os traumas e frustrações vivenciados pelo aluno.
  • e) Um vocabulário restrito e rudimentar por parte do aluno.
#259500
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(1,0) 2 - 

Brincar e desenhar são atividades fundamentais da criança. Pela brincadeira e pelo desenho, ela fala, pensa e elabora sentidos para o mundo, para as coisas, para as relações. Piaget e Vygotsky têm pontos de vistas diferentes no que tange à função da brincadeira no desenvolvimento cognitivo infantil.
Dentre as alternativas que se seguem, assinale a VERDADEIRA:

  • a) A brincadeira, de acordo com Vygotsky, poderia obter maior importância se ela se configurasse como criadora de uma zona de desenvolvimento proximal.
  • b) Tanto Piaget quanto Vygotsky reconhecem o valor da brincadeira para o desenvolvimento do pensamento conceitual.
  • c) Vygotsky defende que, nas atividades cotidianas, a criança pré-escolar não encontra dificuldade em controlar voluntariamente seu comportamento e submetê-lo a regras.
  • d) Conforme Piaget, a criança brinca apenas para satisfazer uma necessidade afetiva.
  • e) Para Piaget, a brincadeira não provoca um aprimoramento das ações mentais da criança. Vygotsky, por outro lado, considera que, ao substituir um objeto por outro, a criança opera com o significado das coisas e dá um passo importante em direção ao pensamento conceitual.
#259501
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(1,0) 3 - 

As atividades de ensino são elaboradas a partir de um repertório de conhecimentos epistemológicos, filosóficos e pedagógicos. Isso indica que o ensino se efetiva por meio de uma intencionalidade, que não é meramente didática, mas interrrelaciona conhecimentos de vários campos. As proposições abaixo têm como foco a metodologia de projetos e revelam nuanças de sua operacionalidade em sala de aula.

Avalie como (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmações abaixo.

( ) Não há necessidade de ensinar os conteúdos disciplinares, pois o que move o projeto é o estudo de temas.
( ) Conteúdos apresentados de forma interdisciplinar e não linear.
( ) O professor é considerado um desencadeador de novos conhecimentos, instigando a iniciativa e a criatividade dos alunos.
( ) A avaliação não se constitui como prática necessária.

A sequência CORRETA é:

  • a) V, F, F, F.
  • b) F, V, V, F.
  • c) F, F, V, V.
  • d) F, V, F, F.
  • e) V, F, V, F.
#259502
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(1,0) 4 - 

Os materiais curriculares, também chamados de materiais de desenvolvimento curricular, são constituídos por todos os instrumentos que proporcionam ao educador referências e critérios para tomar decisões, tanto no planejamento como na intervenção direta no processo de ensino-aprendizagem e em sua avaliação. Observe a coerência interna entre o material curricular e a proposição equivalente, e, em seguida, marque a alternativa CORRETA:

  • a) A definição de critérios para avaliar a aprendizagem dos alunos não pode ser considerada como um material curricular, porque a função da avaliação é alimentar os sistemas de ensino nas esferas micro e macro da sociedade.
  • b) O livro didático tornou-se dispensável nos dias atuais, tendo em vista apresentar uma visão limitada dos fatos e fenômenos estudados no cotidiano da escola, principalmente nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
  • c) O plano de ensino tem como principal elemento desencadeador os objetivos educacionais. É a partir dos objetivos que as demais partes do plano são delimitadas.
  • d) Os materiais curriculares de que a escola brasileira necessita para se constituir como uma escola de qualidade são os recursos oriundos de tecnologias da informação e da comunicação.
  • e) Os resultados do IDEB e da Prova Brasil não podem ser considerados como materiais curriculares.
#259503
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(1,0) 5 - 

As pesquisadoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky, no final da década de 1980, desenvolveram relevantes estudos no campo das concepções sobre fala e escrita. Seus estudos, dentre outros, ajudaram a configurar práticas de alfabetização a partir de uma vertente construtivista, contempladas em propostas oficiais. A esse respeito, é CORRETO afirmar:

  • a) ABNCC orienta como o professor alfabetizar utilizando o método fônico.
  • b) Os estudos de Ferreiro e Teberosky não atendem mais às necessidades atuais da alfabetização referendada na BNCC.
  • c) As propostas de alfabetização de viés construtivista mobilizam as habilidades do professor para o diagnóstico do nível de escrita no qual a criança de encontra, a fim de propor situações desafiadoras que lhe permitam avançar para o nível seguinte.
  • d) A proposta de alfabetização presente na BNCC deve ser consolidada ao final dos dois primeiros anos do Ensino Fundamental.
  • e) Ao se remeter à alfabetização, a BNCC faz menção à alfabetização na perspectiva de letramento e à alfabetização científica. Esta última deve ser inserida no final do Ensino Fundamental.