Processando...

Simulado Professor - Língua Portuguesa | CONCURSO

Simulado Professor - Língua Portuguesa

Simulado Professor - Língua Portuguesa

Se você irá prestar algum concurso para o cargo de Professor - Língua Portuguesa não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Professor - Língua Portuguesa

 

São milhares de simulados para o cargo desejado para que você possa praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Professor - Língua Portuguesa foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Professor - Língua Portuguesa
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

Vejam outros Simulado Professor - Língua Portuguesa

  1. Todos Simulados Professor - Língua Portuguesa
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Professor - Língua Portuguesa

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões para Professor - Língua Portuguesa, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Professor - Língua Portuguesa

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#250943
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Segundo o uso e a difusão da LIBRAS e da língua portuguesa para o acesso das pessoas surdas à educação, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
( ) O professor da educação básica, bilíngue, aprovado pelo prolibras, pode exercer a função de tradutor e intérprete de LIBRAS - Língua Portuguesa, cuja função é distinta do professor docente. ( ) As instituições federais de ensino devem prover as escolas com professores de LIBRAS ou instrutores surdos para o ensino da língua portuguesa como segunda língua para os surdos, regente de classe com conhecimento da singularidade linguística dos alunos surdos e tradutor e intérprete de LIBRAS - Língua Portuguesa. ( ) Ofertar, obrigatoriamente, desde a educação infantil, o ensino da LIBRAS e da Língua Portuguesa como segunda língua para os surdos e o profissional tradutor e intérprete de LIBRAS - Língua Portuguesa. ( ) O professor da educação básica, bilíngue, aprovado pelo Prolibras, não pode exercer a função de tradutor e intérprete de LIBRAS - Língua Portuguesa, cuja função é distinta do professor docente.
A sequência correta é

  • a) V, V, V, F;
  • b) V, F, V, F;
  • c) V, V, F, F;
  • d) V, V, F, V;
  • e) F, V, F, F.
#250944
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Bechara, na obra Ensino da gramática. Opressão? Liberdade?, opõe o linguista ao professor de língua portuguesa. Para o autor, é compreensível que o linguista enfatize a língua oral, “porquanto a universalidade dos idiomas se patenteia na sua oralidade”; em contrapartida, aconselha o professor de língua portuguesa a:

  • a) ensinar a língua materna como se ensinaria uma língua estrangeira.
  • b) centrar sua atenção no padrão culto, que norteará a produção linguística do aluno.
  • c) adequar-se à realidade sociocultural que se impõe ao contexto da região do ensino.
  • d) reprimir a espontaneidade da língua transmitida no convívio da comunidade linguística, quando precária.
  • e) valer-se de ação corretiva toda vez que estiver diante do erro de gramática cometido pelo aluno.
#250945
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Ana Clara é professora bilíngue (Libras-Língua Portuguesa) com formação de nível superior em Letras-Libras. Ela foi convocada para lecionar em escola de ensino médio de sua cidade, mas esta não conta com tradutores/intérpretes de Libras-Língua Portuguesa.
Assinale a opção que apresenta, conforme o Decreto nº 5.626/2005, o encaminhamento dado às instituições de ensino, sobre professores bilíngues e tradutores/intérpretes de Libras-Língua Portuguesa.

  • a) Não havendo pessoas com titulação exigida para o exercício da profissão de tradutor/intérprete de Libras-Língua Portuguesa, pode-se recorrer a profissionais ouvintes e surdos de nível superior ou médio, para realizar a interpretação das duas línguas em instituições de ensino fundamental e médio.
  • b) Não havendo pessoas com titulação exigida para o exercício da profissão de tradutor/intérprete de Libras-Língua Portuguesa, nas instituições de ensino, pode-se recorrer a profissionais surdos de nível superior para atuar somente em instituições de ensino fundamental.
  • c) Contratar Tradutores/Intérpretes de Libras-Língua Portuguesa que atuam em eventos religiosos e culturais, promovendo o incentivo desses profissionais em busca de formação de nível superior, para atuar em instituições de ensino fundamental e médio e de educação superior.
  • d) Contratar Tradutores/Intérpretes de Libras-Língua Portuguesa que atuam em cursos e eventos para realizar a interpretação de línguas de sinais de outros países para Libras e em instituições de ensino fundamental e médio e de educação superior.
  • e) Não havendo pessoas com titulação exigida para o exercício da profissão de tradutor/intérprete de Libras-Língua Portuguesa, pode-se recorrer a profissionais ouvintes de nível superior ou médio, com aprovação em exame de proficiência promovido pelo MEC, para realizar a interpretação das duas línguas.
#250946
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Na Escola, numa perspectiva bilíngue, os professores necessitam ensinar aos alunos surdos a Língua Brasileira de Sinais como primeira língua e a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua. No que diz respeito ao ensino da Língua Portuguesa escrita para o aluno surdo, é correto afirmar que

  • a) deve ser ensinada por meio do uso do sign writing, com o objetivo de fortalecer a escrita das pessoas surdas.
  • b) deve ser ensinada com o objetivo de ser uma língua significativa para as pessoas surdas, possibilitando a aquisição da habilidade de ler e produzir a escrita da Língua Portuguesa.
  • c) deve ser ensinada com o objetivo de promover a aquisição da fala e da escrita da Língua Portuguesa.
  • d) deve ser ensinada por meio da Libras, privilegiando a construção da escrita para promover o ensino da oralidade.
  • e) deve ser ensinada com o objetivo de ser uma língua significativa para as pessoas surdas, possibilitando a aquisição da fala, o que permite o acesso à escrita da Língua Portuguesa.
#250947
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Na aula de Língua Portuguesa, o professor ouvinte bilíngue estava fazendo a análise linguística da Libras de algumas sentenças, destacadas de um texto, utilizando glosas para sua materialidade e posteriormente trabalhar a organização dos itens lexicais da língua escrita.
Humberto aluno surdo do 9º ano do Ensino Fundamental perguntou ao professor se a forma das frases escritas em glosas representava a Língua Portuguesa escrita.
Assinale a opção que apresenta a materialidade da Língua de Sinais.

  • a) A Escrita de Sinais é a representação da estrutura da língua de sinais usando palavras da Língua Portuguesa.
  • b) As Glosas representam a parte escrita de uma língua viso espacial para a análise linguística da Libras.
  • c) A Escrita de Sinais apresenta a representação explícita da Língua de Sinais e atua como recurso para análise linguística.
  • d) As Glosas e a Escrita de Sinais formam estrutura ideal para a análise linguística da Língua de Sinais e da Língua Portuguesa.
  • e) A Escrita de Sinais deve ser absolutamente absorvida para não ser interposta pela Língua Portuguesa.