Simulado Professor - Língua Portuguesa | CONCURSO
Simulado Professor - Língua Portuguesa
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Este Simulado Professor - Língua Portuguesa foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Professor - Língua Portuguesa
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
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Questões Professor - Língua Portuguesa
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ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #250943
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(1,0) 1 -
Segundo o uso e a difusão da LIBRAS e da língua portuguesa para o acesso das pessoas surdas à educação, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
( ) O professor da educação básica, bilíngue, aprovado pelo prolibras, pode exercer a função de tradutor e intérprete de LIBRAS - Língua Portuguesa, cuja função é distinta do professor docente. ( ) As instituições federais de ensino devem prover as escolas com professores de LIBRAS ou instrutores surdos para o ensino da língua portuguesa como segunda língua para os surdos, regente de classe com conhecimento da singularidade linguística dos alunos surdos e tradutor e intérprete de LIBRAS - Língua Portuguesa. ( ) Ofertar, obrigatoriamente, desde a educação infantil, o ensino da LIBRAS e da Língua Portuguesa como segunda língua para os surdos e o profissional tradutor e intérprete de LIBRAS - Língua Portuguesa. ( ) O professor da educação básica, bilíngue, aprovado pelo Prolibras, não pode exercer a função de tradutor e intérprete de LIBRAS - Língua Portuguesa, cuja função é distinta do professor docente.
A sequência correta é
- a) V, V, V, F;
- b) V, F, V, F;
- c) V, V, F, F;
- d) V, V, F, V;
- e) F, V, F, F.
- #250944
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(1,0) 2 -
Bechara, na obra Ensino da gramática. Opressão? Liberdade?, opõe o linguista ao professor de língua portuguesa. Para o autor, é compreensível que o linguista enfatize a língua oral, “porquanto a universalidade dos idiomas se patenteia na sua oralidade”; em contrapartida, aconselha o professor de língua portuguesa a:
- a) ensinar a língua materna como se ensinaria uma língua estrangeira.
- b) centrar sua atenção no padrão culto, que norteará a produção linguística do aluno.
- c) adequar-se à realidade sociocultural que se impõe ao contexto da região do ensino.
- d) reprimir a espontaneidade da língua transmitida no convívio da comunidade linguística, quando precária.
- e) valer-se de ação corretiva toda vez que estiver diante do erro de gramática cometido pelo aluno.
- #250945
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(1,0) 3 -
Ana Clara é professora bilíngue (Libras-Língua Portuguesa) com formação de nível superior em Letras-Libras. Ela foi convocada para lecionar em escola de ensino médio de sua cidade, mas esta não conta com tradutores/intérpretes de Libras-Língua Portuguesa.
Assinale a opção que apresenta, conforme o Decreto nº 5.626/2005, o encaminhamento dado às instituições de ensino, sobre professores bilíngues e tradutores/intérpretes de Libras-Língua Portuguesa.
- a) Não havendo pessoas com titulação exigida para o exercício da profissão de tradutor/intérprete de Libras-Língua Portuguesa, pode-se recorrer a profissionais ouvintes e surdos de nível superior ou médio, para realizar a interpretação das duas línguas em instituições de ensino fundamental e médio.
- b) Não havendo pessoas com titulação exigida para o exercício da profissão de tradutor/intérprete de Libras-Língua Portuguesa, nas instituições de ensino, pode-se recorrer a profissionais surdos de nível superior para atuar somente em instituições de ensino fundamental.
- c) Contratar Tradutores/Intérpretes de Libras-Língua Portuguesa que atuam em eventos religiosos e culturais, promovendo o incentivo desses profissionais em busca de formação de nível superior, para atuar em instituições de ensino fundamental e médio e de educação superior.
- d) Contratar Tradutores/Intérpretes de Libras-Língua Portuguesa que atuam em cursos e eventos para realizar a interpretação de línguas de sinais de outros países para Libras e em instituições de ensino fundamental e médio e de educação superior.
- e) Não havendo pessoas com titulação exigida para o exercício da profissão de tradutor/intérprete de Libras-Língua Portuguesa, pode-se recorrer a profissionais ouvintes de nível superior ou médio, com aprovação em exame de proficiência promovido pelo MEC, para realizar a interpretação das duas línguas.
- #250946
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(1,0) 4 -
Na Escola, numa perspectiva bilíngue, os professores necessitam ensinar aos alunos surdos a Língua Brasileira de Sinais como primeira língua e a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua. No que diz respeito ao ensino da Língua Portuguesa escrita para o aluno surdo, é correto afirmar que
- a) deve ser ensinada por meio do uso do sign writing, com o objetivo de fortalecer a escrita das pessoas surdas.
- b) deve ser ensinada com o objetivo de ser uma língua significativa para as pessoas surdas, possibilitando a aquisição da habilidade de ler e produzir a escrita da Língua Portuguesa.
- c) deve ser ensinada com o objetivo de promover a aquisição da fala e da escrita da Língua Portuguesa.
- d) deve ser ensinada por meio da Libras, privilegiando a construção da escrita para promover o ensino da oralidade.
- e) deve ser ensinada com o objetivo de ser uma língua significativa para as pessoas surdas, possibilitando a aquisição da fala, o que permite o acesso à escrita da Língua Portuguesa.
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(1,0) 5 -
Na aula de Língua Portuguesa, o professor ouvinte bilíngue estava fazendo a análise linguística da Libras de algumas sentenças, destacadas de um texto, utilizando glosas para sua materialidade e posteriormente trabalhar a organização dos itens lexicais da língua escrita.
Humberto aluno surdo do 9º ano do Ensino Fundamental perguntou ao professor se a forma das frases escritas em glosas representava a Língua Portuguesa escrita.
Assinale a opção que apresenta a materialidade da Língua de Sinais.
- a) A Escrita de Sinais é a representação da estrutura da língua de sinais usando palavras da Língua Portuguesa.
- b) As Glosas representam a parte escrita de uma língua viso espacial para a análise linguística da Libras.
- c) A Escrita de Sinais apresenta a representação explícita da Língua de Sinais e atua como recurso para análise linguística.
- d) As Glosas e a Escrita de Sinais formam estrutura ideal para a análise linguística da Língua de Sinais e da Língua Portuguesa.
- e) A Escrita de Sinais deve ser absolutamente absorvida para não ser interposta pela Língua Portuguesa.